segunda-feira, 28 de novembro de 2011

AGASP BRASIL FAZ REFORMA PARA SE TRASNFORMAR EM CONFEDERAÇÃO A PARTIR DE MARÇO



Publicado no dia 8 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL FAZ REFORMA PARA SE TRASNFORMAR EM CONFEDERAÇÃO A PARTIR DE MARÇO
A reforma do estatuto da maior entidade nacional da categoria garimpeira do país ocorrida ontem em Brasília irá proporcionar à transformação da Agasp na Confederação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil. A grande meta da entidade conforme anunciou o presidente Toni Duarte (foto) , é expandi-la por todo o território nacional e conquistar o patamar de 1 milhão de sócios nos próximos dois anos. Ao fazer um completo balanço das atividades durante o ano de 2010 o presidente da entidade  fez questão de destacar  que a Agasp Brasil foi o mais importante instrumento de luta para que a Coomigasp  conquistasse de forma definitiva a sua Portaria de Lavra fato ocorrido em maio passado.

 “Sem a nossa ajuda  e a união de todas as outras entidades garimpeiras o êxito não seria possível”, disse. Ele apontou  ainda  que caberá agora a atual diretoria da Coomigasp caminhar com seus próprios pés e não deixar que caia por terra  tudo que foi construído  com muita luta e muito sofrimento  pelo conjunto da sociedade garimpeira. “Gesse Simão terá que ser  mais presente dentro da Coomigasp e traçar as metas administrativas que visem realmente preparar  a cooperativa para o cenário produtivo que se aproxima”, afirmou.

No tocante da Agasp Brasil  , o foco da futura confederação, de acordo com o seu dirigente, irá se concentrar com toda a sua força na busca dos direitos previdenciários do povo garimpeiro e desenvolver um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida de todo o segmento no território nacional. Para isso ele anunciou uma  extensa agenda positiva a  ser aplicada a partir de janeiro de 2011. No primeiro mês do ano as Agasp Regionais de Belém (PA), São Luis (MA) e Palma (TO) serão transformadas em federações. Junto com elas serão criadas outras duas federações, a de Goiânia (GO) e a de Teresina (PI). Todas  passarão a ser chamadas de Federação Estadual das Associações  dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil  - FEGASP.

Cumprindo essa meta a Agasp Brasil será transformada automaticamente  em Confederação.”É com esse potente  instrumento de luta que iremos para cima do Congresso Nacional para que seja aprovado a curto prazo o projeto de aposentadoria dos garimpeiros”, prometeu o dirigente. Ele explicou que o projeto que tramita na Comissão de Finanças e Tributação foi prejudicado em seu andamento pelo extenso período eleitoral  ocorrido esse ano, mas sente um clima propicio, inclusive por parte do relator Pepe Vargas (PT-RS), para que o  projeto 5227/2009 seja aprovado entre janeiro e fevereiro do próximo ano.

Na agenda positiva da maior entidade de garimpeiros do país também estão inseridos os programas de capacitação profissionais  e de inclusão digital voltados para filhos e filhas de garimpeiros. No Maranhão  a segunda etapa do reforço escolar para cinco mil jovens foi prometido pela governadora Roseana Sarney para acontecer neste inicio de ano. Programa idêntico a entidade fará parceria com o governo de Simão Jatene no Pará e com o governo de Marconi Pirilo em Goiás. Um programa de inclusão digital está sendo trabalhado junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia. A Conagasp Brasil  também  será  preparada para oferecer a seus associados a chamada previdência privada , voltada para um plano de saúde.

REUNIÃO DA COOMIGASP
Ficou para o final de março o fechamento do quadro social. Apenas isso ficou acertado durante a reunião ocorrida ontem em Serra Pelada entre a  diretoria da Coomigasp  e os 14 delegados regionais da cooperativa. Intens importantes de como será feita a divisão dos lucros da mina entre os sócios só Deus sabe quando isso será discutido. A sociedade já começa a esperniar. 

VISITÃO GARIMPEIRO
contêineres na entrada da mina. “Aqui nenhum operário passa sem antes ter uma supervisão geral em seu EPI e condições de trabalho,” explicou Celaro. Dentro do túnel to próximo dos 100%  e ao mesmo tempo em que conduzia o grupo o diretor fazia questão de dizer que estava feliz em receber os garimpeiros e os tratou como ntos serão disponibilizados também para a comunidade garimpeira. “A principio tínhamos idealizado um pequeno ambulatório, vimos a necessidade de tornar um grande ambulatório e hoje o projeto

Publicado no dia 7 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL VAI BRIGAR POR LINHA DE CRÉDITO VOLTADA PARA FINANCIAR OS PEQUENOS MINERADORES
Não dar mais para que o segmento garimpeiro brasileiro constituído por mais de 1 milhão e 500 mil trabalhadores  continue jogado ao limbo e a margem das políticas publicas do governo federal e dos governos estaduais.Nestes  dois mandatos do governo Lula que finda  em 1 de janeiro do próximo ano o Ministério de Minas e Energia, através do Departamento Nacional de Produção Mineral concedeu inúmeras PLG`s – Permissão de Lavra Garimpeira  a algumas dezenas de cooperativas de garimpeiros, mas se esqueceu de criar linhas de créditos para que essas cooperativas tocasse seus negócios.

 Pouco tem servido essas PLG`s para esses trabalhadores cooperados ou não que se cotizaram e pagaram muito caro para cumprir com toda a documentação exigida por lei  para que esse tipo de outorga seja liberada. Ao final de tanto esforço e sem dinheiro  essas mesmas cooperativas não tem como por em pratica a garimpagem do ouro secundário por falta de parceria ou de incentivo financeiro para a compra de equipamentos  necessários  a serem utilizados no processo de cata manual.

 Das sete cooperativas do distrito mineral  de Serra Pelada  três delas possuem PLG`S, mais as suas sociedades não sabem o que fazer delas por não terem os recursos necessários para tocar os seus garimpos. Lamentavelmente o governo federal exclui os trabalhadores garimpeiros  das políticas de incentivos  e acha que tudo esta muito bem. Não basta apenas o MME liberar essas permissões para garimpagem sem criar uma linha de credito através dos  bancos oficiais como o BNDS voltada para os pequenos prospectadores  de minérios  como deveriam ser chamados os garimpeiros, na mesma forma que é dado por  exemplo aos pequenos agricultores.

Nos Estados Unidos qualquer indivíduo que se dispõe a adquirir uma área para lavrar  de imediato recebe incentivos financeiros  do próprio governo ou da iniciativa privada. No Brasil  só que possui esses privilégios são as grandes mineradoras que podem pedir o quanto quiser ao  BNDS para financiar os seus projetos. 

O governo que dar todas essas facilidades aos grandes, nega aos pequenos. Os chamados “professores” que ocupam cargos  na área da mineração  do Ministério de Minas e Energia acham que  os pobres dos garimpeiros tem que continuar maltrapilhos , sujos de lama e cavando pequenos barrancos 3 por 3 sem nada achar e ainda por cima pegando malaria e outros risco de vida. Isso tem que acabar.

Não precisamos de “bolsa barranco” como ao longo dos tempos vem nos impondo de goela a baixo. Temos que exigir do próximo ministro a ocupar o cargo no Ministério de Minas e Energia linhas de financiamentos a ser empregadas aos pequenos mineradores. O MME tem que deixar de ser o tutelador do socialismo miserável  nos garimpos do Brasil. Em 2011 a Agasp Brasil vai brigar por linha de financiamentos destinado ao pequeno minerador brasileiro , ainda mais se o ministro for Edison Lobão.

AGASP BRASIL REUNE HOJE EM BRASILIA
Hoje é o dia da grande reunião da Agasp Brasil  na sua sede central em Brasília onde será debatida a reforma estatutária da entidade, alem de ser feito um completo balanço das atividade da maior associação nacional dos garimpeiros durante o ano de 2010. O presidente da entidade Toni Duarte irá divulgar uma agenda positiva para ser aplicada a partir de janeiro do próximo ano.  Entre essas atividades está a continuação da luta pela aprovação do projeto de aposentadoria especial a categoria e a instituição da  pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. Alem disso a Agasp Brasil dará entrada  de um processo judicial  na Corte Judicial de Brasília  contra o governo da União pelos danos morais causado pelo governo Collor  ao fechar o garimpo  de Serra Pelada, alem da  e a indenização do lucro cessante  ocorrido entre o período  de 1992 ate 2005 quando de fato o governo reconhece que o garimpo de Serra Pelada pertence aos garimpeiros e não a Vele do Rio Doce. Na agenda de 2011 também  constam as ações da Agasp Brasil  nas suas transformações para se tornar a Confederação  Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil – CONGASP BRASIL e a criação de sua federações nas capitais inicialmente na do  Maranhão,  do Pará, Tocantins, Piauí e na do Goiás.

ENQUNTO ISSO...
O  bicho vai pegar em Curionópolis na reunião entre os 14 delegados e a diretoria da Coomigasp. Os delegados querem mais rapidez no fechamento do quadro de associados ação que já deveria ter sido feito  no ano de 2009. O problema é que a empresa contratada há dois meses para a missão ainda não mexeu no cartório a onde estão armazenada todas as matriculas. Pelo andar da carruagem será humanamente impossível  saber do real numero de associados antes de findar o ano. A empresa não fará esse minucioso levantamento antes de 60 dias. 

Publicado no dia 6 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
LUIZ CARLOS CELARO ADOTA MEDIDAS DE SEGURANÇA NA ESCAVAÇÃO DA MINA QUE CHEGA PERTO DE 100 METROS
r="#ffff00">Ao se aproximar neste ultimo final de semana dos 100 metros de chão adentro da mina de Serra Pelada, com a utilização das maquinas Road Headers, conhecidas como “tatus de túnel”,  o fator segurança tem sido a peça-chave usada por  Luiz Carlos Celaro ao redobrar toda  a sua atenção na segurança dos operários que trabalham na escavação da mina e fortificação da rampa de acesso ao subsolo.  Os trabalhos avançam de forma acelerada na construção do túnel que deve atingir 3.930 metros de plano inclinado com profundidade de 400 metros.

a de Gerenciamento de Risco, que segundo Roberval Gomes ( foto a baixo) , chefe da os os profissionais a serem admitidos passarão por treinamento de segurança com duração de 40 quipamento de Proteção Individual.

Além da preocupação em garantir a utilização dos na sinalização da área da mina e na estrada que dá acesso a ela. São profissionais treinados para gerar uma sinalização que indica setores de maior risco, os EPI´s a serem usados em cada setor e que profissionais podem ter acesso a esse setor, tudo sob a supervisão da coordenação de segurança do trabalho.

Dois grandes ventiladores e exaustores já estão em funcionamento para garantir a ventilação inicial no subsolo. Os equipamentos trabalharão de forma alternada, sendo um equipamento reserva que atuará em caso de manutenção do principal.

Haverá no túnel saídas de emergência além da saída principal, permitindo a saída rápida dos mineiros, caso haja necessidade. A princípio as saídas de emergência serão de fundamental importância para levar ar fresco aos operários em atividade no subsolo. A primeira saída de emergência será construída quando o túnel tiver alcançado 630 metros de abertura, a segunda com 1.250 metros e a terceira com 2.150 metros. Além da infraestrutura de segurança em cada fase do projeto as orientações necessárias serão repassadas aos trabalhadores e será realizada sempre que preciso revisões nos procedimentos de segurança.

A segurança dos visitantes também é verificada, e nenhuma pessoa que tenha acesso a área da mina chega até lá sem estar utilizando os equipamentos de segurança necessários. As ações já deram resultado, e a empresa até o momento não registrou nenhum acidente segundo o engenheiro do trabalho. O registro dos dias trabalhados sem acidentes de trabalho está localizado em uma placa na entrada da mina.



AGASP BRASIL  PASSARÁ POR TRANSFORMAÇÕES
sidente Toni Duarte fará um grande balanço das atividades das Agasp Brasil durante o ano de 2010 e irá apresentar uma agenda positiva que será cumprida por todo o ano de 2011.

A partir de janeiro a luta da Agasp Brasil vai se concentrar diretamente dentro do Congresso Nacional pela completa consolidação do projeto de aposentadoria e de pensão vitalícia dos garimpeiros. A Agasp também irá criar no mês de janeiro mais duas Agasp`s Regionais nas cidades de Teresina (PI) e Goiânia (GO). Todas, incluindo as já criadas Agasp`s Regionais existentes nas capitais como São Luis (MA), Bel&e

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!