segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ASSEMBLEIA DA COOMIGASP FOI CERCADA DE EXITO

Publicado no dia 29 de agosto de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
ASSEMBLEIA DA COOMIGASP FOI CERCADA DE EXITO
Foi um sucesso a grande visita dos quase 20 mil garimpeiros ao canteiro de obras da mina de Serra Pelada ocorrida ontem, (sábado). Antes os garimpeiros aprovaram o termo de ratificação que repassa os direitos minerarios pertencente à  cooperativa  para Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa criada pela parceria Coomigasp e Colossus. Amanhã daremos informações mais detalhada sobre a grande festa ocorrida ontem em Serra Pelada.

pios de Piçarra, Curionópolis, São Domingos, Abel Figueiredo, Brejo Grande do Araguia, Novo Repartimentro, Xinguara, Jacundá, Rondon , Bom Jesus, Goianeses e Canaã dos Carajás.

Estão sendo esperado cerca de 5 mil pessoas. O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, e o presidente da Coomigasp, Gesse Simão estarão presentes ao encontro. Alem dessa lideranças os vereadores de Jacundá Jose Wilson , o vereador Tatu  de Goainesse  e o ex-prefeito de São Geraldo Raimundo Lima também se farão presentes ao ato.

A candidatura de Neuton Paulino  se agiganta junto a população do sul e sudeste paraense. Neuton que já teve um mandado de vereador pela sua cidade (São Geraldo)  faz uma campanha arrojada e vai com tudo para ocupar uma das 41 vagas de deputados na Assembléia Legislativa O numero de Neuton Paulino que disputa pelo PRB  é : 10.567.

Publicado no dia 28 de agosto de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
A JUSTIÇA DOS HOMENS TARDA MAIS CHEGA
“Não é recomendável  determinar  a suspensão da Assembléia .Primeiramente é uma violência  cercear a liberdade de manifestação das pessoas. Se os garimpeiros pretendem confirmar ou não a cessão  dos direitos minerarios como forma de explorar  o garimpo, deve ser-lhes assegurado a liberdade de fazê-lo”. Esse  foi o entendimento do Juiz federal Carlos Henrique Bolido Addad, da Comarca de Marabá, ao julgar improcedente o pedido do Ministério Público que propôs uma ação civil pública contra a parceria Coomigasp e Colossus, assinada pelos procuradores da República André Casagrande Raupp e Tiago Modesto Rabelo. Eles tentaram impedir a realização da assembléia geral extraordinária dos garimpeiros de Serra Pelada  que será realizada neste sábado.

O juiz Carlos Henrique Addad desmontou em quatro pontos os fracos argumentos do Ministério Publico Federal que exigia a anulação da parceria feita entre Colossus e Coomigasp em 2007, alem de impedir a realização da  assembléia  que ratifica o repasse dos direitos minerarios a empresa  Serra Pelada Companhia  de Desenvolvimento Mineral.

Haddadd  entende que a questão envolve peculiaridades  que enfraquecem as alegações  do MPF  de que  o processo das assembléias da Coomigasp desenvolve-se marcados por irregularidades.

 “Não deve ser fácil  colher a manifestação de vontade de um grupo  superior a 5.000 pessoas , boa parte dele composto por pessoas  de baixo nível educacional, porque sempre dedicado ao labor rústico e sem recursos financeiros, para , ate mesmo, movimentasse  ao local da reunião”, julgou.

O juiz aponta ainda em sua decisão  que o órgão ministerial  não apresentou nenhuma  alternativa  de como deveria ser a coleta da vontade externada pelos garimpeiros. Ele julga também que o  Judiciário não deve  intervir em entidades , com exclusivos interesses econômicos  e como devem ser administrados.

Outro ponto observado pelo juiz  foi que somente ontem (quinta-feira),  o MPF resolveu ajuizar a ação contra a realização de uma assembléia geral dos garimpeiros que acontece neste sábado. Para ele não há nenhuma  duvida de que o deslocamento  de milhares de pessoas  acarreta  ônus significativos , demanda muita logística e gera profunda expectativas. Impedir a realização da assembléia  pode causar tumultos , alem de acarretar prejuízos financeiros generalizados.

Na conclusão de sua decisão, Carlos  Haddad diz que é preciso finalmente resolver essa questão. “Muitos recursos financeiros devem ter sidos investidos pela empresa  que celebrou o contrato de parceria  e existe grande expectativa  dos garimpeiros  com a possibilidade  de ganhos financeiros. A suspensão da assembléia seria a única  medida  que nenhum efeito benéfico produziria”, concluiu. JUIZ FEDERAL DE MARABÁ NÃO ACEITA AÇÃO DO MPF E MANDAR COOMIGASP REALIZAR SUA ASSEMBLEIA GERAL QUE OCORRE HOJE. CLIQUE EM BAIXO PARA VER A DECISÃO

Publicado no dia 27 de agosto de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
"VISITÃO GARIMPEIRO" ACONTECE NESTE SÁBADO A MINA DE SERRA PELADA
Centenas  de garimpeiros já se encontram em Serra Pelada  nesta manhã de sexta-feira. Até o final da tarde estima-se que a cidade de Cuirionópolis receba cerca 350 veículos entre ônibus e vans  que partiram de varias cidades brasileiras.  Mais do que participar de apenas uma assembléia de retificação os garimpeiros querem mesmo é participar da visita coletiva ao imenso canteiro de obras da mina subterrânea tocado pela parceria Coomigasp e Colossus.

 A vista esta sendo organizada para ocorrer a partir das 12 horas . Comboios intercalados de 30 a 30 ônibus lotados de garimpeiros serão despachados em horários intercalados de 30 minutos para a Serra Pelada. A estrada de 30 quilômetros que  dar acesso a pequena vila  foi totalmente recuperada. Mesmo assim foi tomada uma serie de medidas preventivas contra acidentes. Por isso neste horário será permitido apenas  uma mão e esse controle terá o apoio da Policia Militar.

omo a Coomigasp, alem das outras entidades representativas da classe garimpeiras formada apor 17 mil famílias no estado do Pará  estão empenhadas para reeleger Ana Julia Carepa.

O gesto garimpeiro tem motivos para ser justo e verdadeiro. Ana Julia quando era senadora da Republica teve papel importante na causa do povo garimpeiro de Serra Pelada dentro do Congresso Nacional. Como Governadora de Estado foi mais importante ainda ao se empenhar na liberação da Licença Ambiental que autorizou a implantação da mina. “Nós temos lado. O nosso lado é o de Ana Julia”, disse o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte compartilhando do mesmo sentimento do presidente da Coomigasp, Gesse Simão.

Depois de agradecer o apoio dos garimpeiros  a sua reeleição Ana Julia justificou a sua impossibilidade de vir ao encontro com os garimpeiros neste sábado a Serra Pelada  mas determinou que o secretario de Meio Ambiente, Anibal Picanso,  representasse oficialmente o governo na visita ao canteiro de obras. Picanso estará às 14 horas em Serra Pelada. Um pequeno palanque foi improvisado para que o engenheiro Luis Eduardo Celaro faça uma exposição dos trabalhos realizados ate agora para a  construção da mina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!