segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CARTA ABERTA AO POVO GARIMPEIRO


Publicado no dia 15 de setembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
CARTA ABERTA AO POVO GARIMPEIRO
Amigos garimpeiros.

Estamos juntos há muitos anos travando as lutas que interessam ao povo garimpeiro de Serra Pelada e do Brasil na busca de mudar  a história desse segmento trabalhador para melhor neste País. Muitas dificuldades fizeram parte dessa caminhada. Mas sob a bandeira da união de todos e a confiança depositada na Agasp Brasil, temos conseguido vencer barreiras e realizar sonhos, como a liberação da Portaria de Lavra que vai tornar o ex-garimpo de Serra Pelada numa mina rica e produtiva.

Como Entidade representativa da classe garimpeira, não abrimos mão em desenvolver ações que possam beneficiar os pequenos mineradores e que sejam assegurado a todos o pleno acesso ao bem mineral do subsolo brasileiro. Daí o nosso apoio pela aprovação do Novo Marco Regulatório da Mineração, projeto  do Governo que se encontra no Congresso Nacional.  Com ele as cooperativas de mineração estarão mais bem asseguradas em seus pleitos.

Depois do nosso empenho pela aprovação do Estatuto do Garimpeiro o qual reconhece a profissão de mais de 1 milhão e 500 mil trabalhadores em atividades no Brasil, agora redobramos as nossas forças para aprovar na Câmara e no Senado o projeto de aposentadoria especial para a nossa categoria  e uma pensão vitalícia para os ex-garimpeiros de Serra Pelada. 

9" border="6" align="left" width="317" vspace="6" src="/UserFiles/Image/lobaonosbracosdopovo.JPG" alt="" />Esse sonho vamos realizar juntos, tenho certeza disso. Como também tenho a certeza de que os jovens filhos e filhas de garimpeiros terão as oportunidades oferecidas pelo alvissareiro mercado de trabalho, com ações empreendidas através da Agasp Brasil, como os chamados reforços escolares e de capacitação profissional como o ocorrido no Estado do Maranhão, cuja segunda etapa iniciará por todo mês de outubro. Esse mesmo programa faremos, também ,nos Estados do Pará e do Tocantins

Para que possamos seguir juntos na luta pela implantação de novas políticas públicas e melhorar a vida do nosso povo é preciso que estejamos fortalecidos no Congresso 8" border="6" align="left" width="316" vspace="6" alt="" src="../../../UserFiles/Image/GARIMPEIRADA.jpg" />Nacional e nas Assembléias Legislativas. Estamos a menos de 18 dias da realização do importante pleito eleitoral que irá escolher deputados, senadores e o Presidente do Brasil. Nenhuma categoria trabalhadora se fortalece se não se envolver nas campanhas políticas e nela tentar eleger aqueles  que tem compromisso com a nossa luta.

Como dirigente da Agasp Brasil posso afirmar com toda  convicção que o êxito da nossa luta e das nossas reivindicações depende do apoio político de deputados e senadores identificados com as nossas causas. Sem nenhuma duvida o Senador Edison Lobão, ao longo dos anos, tem contribuído decisivamente pela melhoria da qualidade de vida do povo garimpeiro de Serra Pelada e do Brasil.

Por isso, em nome dessa história e dessa caminhada, peço a cada companheiro garimpeiro, o seu voto e de sua família, para que possamos eleger aqueles candidatos  que tem compromissos com a nossa categoria. Lobão precisa continuar no Senado da Republica para seguir ajudando o Povo Garimpeiro do Brasil. Esse é um pedido sincero desse  velho amigo e sempre companheiro.

Toni Duarte/Presidente da Agasp Brasil.

Publicado no dia 14 de setembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
MAQUINAS PARA FAZER RAMPA DA MINA ESTÃO SENDO ESPERADAS ANCIOSAMENTE POR MILHARES DE GARIMPEIROS
As máquinas mineradores contínuos tipo “Road header”, que serão utilizadas no  desenvolvimento de galerias de subsolo da mina de Serra Pelada , já se encontram no porto de Vitória – Espírito Santo prontas para serem transportadas em caminhões especiais.

 As maquinas entram em operação , antes do final desse mês de setembro , segundo estimou   Luis Carlos Celaro, engenheiro responsável pela implantação da mina.  A chegada dessas maquinas em Serra Pelada está sendo esperada com entusiasmos pela sociedade garimpeira.

 “Até hoje é difícil de imaginar que tudo isto foi possível  graças o sonho e a persistência  da garimpeirada  que lutou por muitos anos para ver  Serra Pelada funcionar novamente”, afirma Adilton Cardoso, líder garimpeiro residente na cidade de Xinguara.

A transformação radical  de Serra Pelada com tanto aparato tecnológicos  vai  muito alem da imaginação de pessoas simples como Adilton e de outras centenas de garimpeiros sócios da Coomigasp que pela primeira vez começam a entender o que é uma mina de verdade.

O ex-formigueiro humano entulhado de homens sujos de melechetes  que funcionou entre as décadas de  70, 80 até 1992, agora é uma mina que será explorada com a mais  alta tecnologia.

m em aproximadamente US$ 1,5 milhão.

Na área da superfície toda a engenharia para receber a  planta metalúrgica para o beneficiamento do minério já encontra-se  bastante avançada. Os equipamentos serão instalados ate o final de outubro.

O projeto de desenvolvimento mineral tocado pela Coomigasp e Colossus  vai gastar aproximadamente R$ 10,0 milhões só com   equipamentos da planta metalúrgica.Os equipamentos da planta metalúrgica são na sua maioria de fabricação nacional, somente as centrífugas são importadas.

A planta metalúrgica deverá ficar completamente montada ate março do próximo ano e terá capacidade operacional  para beneficiar 1.000 toneladas dia  de minério bruto ROM. Ela será ultilizada no beneficiamento da montoeira em acordo a ser firmado entre a parceria no inicio do proximo ano.

Os trabalhos no campo de obras do Morumbi encontram-se em ritmo acelerado. Todos tem pressa para iniciar a  produção do ouro prevista para o próximo ano.

Publicado no dia 13 de setembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
LOBÃO DISPARA NA CORRIDA PELO SENADO E PODE SER O SENADOR PROPORCIONALMENTE MAIS VOTADO DO BRASIL

O senador Edison Lobão lidera disparado a corrida para o Senado no Maranhão. De acordo com a  ultima pesquisa Escutec/O Estado do Maranhão, se as eleições fossem hoje, Lobão teria 53,5% dos votos maranhenses.  Lobão tem votos nos 217 municípios do Maranhão. Destacamos São Luis  e Imperatriz  como o 1º e como o 2º maiores colégios eleitorais  respectivamente, onde  Lobão receberá a sua maior fatia de votos no próximo dia 3 de outubro. As 25 mil familias de garimpeiros que moram no Maranhão votam em Lobão.

Lobão está sendo chamado como o pai dos grandes empreendimentos como a Refinaria Premium que está sendo instalada no Maranhão a qual oferecerá 150 mil empregos ao povo maranhense. Durante a campanha eleitoral, Lobão vem contado  com dois grandes cabos eleitorais que pedem votos para ele. Lula e Dilma. O presidente Lula não se cansa de falar :  " Lobão  como ministro de Minas e Energia, me ajudou a trazer para o Maranhão a Refinaria Premium da Petrobras”, diz o presidente mais popular da historia desse País.

Já  a candidata à Presidência da República, Dilma Roussef,  afirmou que o senador Edison Lobão foi “um dos melhores ministros do Governo Lula” . Segundo a candidata, Lobão, como seu substituto no Ministério de Minas e Energia, teve atuação decisiva na solução de questões fundamentais para o desenvolvimento do país, como a elaboração da Lei do Gás, a definição de um novo marco regulatório para o petróleo com a descoberta do pré-sal e na elaboração de uma proposta de lei para a mineração no País.

“Por tudo isso”, disse a ex-ministra Chefe da Casa Civil em vídeo divulgado no horário eleitoral, “é muito importante Lobão voltar ao Senado para continuar trabalhando pelo Brasil e, muito mais, pelo Maranhão”. Lobão é um dos nomes mais fortes para voltar a ser ministro de Minas e Energia no proximo Governo  comandado por Dilma Rousseff.Veja o vídeo.

space="6" height="139" border="6" align="left" width="238" vspace="6" src="/UserFiles/Image/raimundinhodacuitia.jpg" alt="" />CUTIA PODE FAZER PARCERIA COM A COLOSSUS
O presidente da Coomic, Raimundinho Lopes (foto) , disse ontem que a cooperativa da Cutia depois de terrecebido a sua Permissão de Lavra Garimpeira  (PLG) busca agora junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral  em Belém um alvará de pesquisas para que a sua sociedade possa fechar uma parceria  com  algumas empresas mineradoras interessadas,  entre elas a Colossus, atual parceira da Coomigasp. Toda a documentação desse pedido já foi dado entrada junto ao DNPM . Raimundinho anunciou  que a papelada esta sob analise e deve ser aprovado  até o final desse ano.

A   Cutia com seus 600 hectares,  de acordo com o analise de vários geólogos,  trata-se  de uma  área  rica em minérios (a segunda mais importante depois da área da Coomigasp)  de todo o Distrito Mineiro de Serra Pelada. Os sócios da Cutia estão dando maior apoio ao presidente Raimundinho e o sentimento é de que seja feita uma parceria o mais rápido possível e que a cooperativa  comece a produzir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!