segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COOMIC FARÃO ASSEMBLÉIA GERAL EM JANEIRO PARA FAZER PARECERIA COM INVESTIDORES



Publicado no dia 3 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
COOMIC FARÃO ASSEMBLÉIA GERAL EM JANEIRO PARA FAZER PARECERIA COM INVESTIDORES
A Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia – Coomic – irá convocar para janeiro de 2011 uma grande assembléia geral para fechar proposta de parceria com empresas interessadas na exploração do ouro primário da área da Cutia. A data ainda não está definida conforme informou o presidente Raimundo Lopes. Um edital convocando empresas para este fim será publicado em jornais de grande circulação no estado do Pará.

“Queremos fazer tudo dentro da lei para não sermos questionados depois”, explicou Raimundinho. A empresa Colossus, a mesma parceira da Coomigasp, se manifestou em apresentar uma proposta de pareceria junto a Cutia. Mas o presidente da Coomic afirmou que quanto mais propostas aparecerem, seja por parte da Colossus ou de outros grupos de investidores, melhor para a sociedade da Cutia que terá a possibilidade de optar pela proposta que oferecer mais vantagem de lucros. Raimundinho está no caminho certo.Parabens!

A DANÇA DAS CADEIRAS
Com a aproximação da posse da presidente eleita Dilma Rousseff a ser realizada no dia 1 de janeiro de 2011 e o inicio das “Danças das Cadeiras” na Esplanada dos Ministérios, muitos que ocupam os atuais cargos de confiança já estão limpando as gavetas. No Ministério de Minas e Energia, o ministro Marcio Zimmermann já fez isso. Os secretários executivos, diretores, presidentes, superintendentes e chefes de setores das e autarquias ligadas ao MME, como DNPM e CPRM, já estão fazendo o mesmo, independente se alguns deles irão continuar ou não no cargo. Ainda caso do Ministério de Minas e Energia é aguardada com forte expectativa o retorno do senador Edison Lobão (PMDB)  ao cargo de ministro. Lobão dessa vez retorna mais forte ao cargo do que a primeira vez que ocupou em janeiro de 2008. Lobão tem a confiança de Dilma conhece profundamente a pasta de minas e energia e pode mexer ou não na equipe de encontrar.

QUEM SE COMUNICA NÃO TRUMBICA
Depois das nossas duras reclamações e criticas sobre a ineficiência da assessoria de comunicação da parceria Coomigasp/Colossus, em artigo publicado na ultima quarta-feira em nosso site, com titulo “QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA”, o comando responsável pelo projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada, reuniu o setor jornalístico para exigir mais profissionalismo sobre a política de comunicação externa interna da empresa SPCDM. Luiz Carlos Celaro disse que a Agasp Brasil que alimenta com informações diárias dirigida aos mais de 40 mil garimpeiros sócios da Coomigasp terá que ter toda a atenção da assessoria de comunicação da parceria Coomigasp e Colossus.

Há mais de 40 dias a Agasp Brasil havia sugerido  a assessoria de comunicação da SPCDM uma pauta com alguns temas  que julgamos de grande relevância para bem informar a sociedade garimpeira da Coomigasp. Ninguém deu bolas para a nossa solicitação. Por isso o pau comeu. Ontem mesmo a assessoria de comunicação resolveu produzir a matéria sobre os avanços do projeto em Serra Pelada solicitada pela Agasp Brasil. A matéria será  publicada na próxima segunda-feira.

Publicado no dia 2 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
DELEGADOS SÃO COBRADOS A EXIGIREM MAIS RAPIDEZ NO FECHAMENTO DO QUADRO SOCIAL DA COOMIGASP
A reunião que os 14 delegados regionais da Coomigasp pretendem fazer antes do chamado visitão garimpeiro, marcado para a próxima terça-feira, dia 7, ao canteiro de obras da mina de Serra Pelada, pode definir muitas coisas, entre elas o fechamento do quadro social da cooperativa, que até agora, não se sabe ao certo, quem terá direito sobre a futura produção da mina que entra em operação daqui a 11 meses. Pelos menos os delegados começaram a entender que na altura do campeonato não pode mais haver perca de tempo para que sejam apurados os reais numero de sócios. Eles estão sendo fortimente cobrados sobre isso pelos garimpeiros em suas regiões.

A questão do fechamento do quadro social da Coomigasp foi estabelecido por uma assembléia geral ocorrida em julho de 2009, fato que ocorreria até dezembro do mesmo ano. Mas isso não aconteceu. Entre muitas reclamações durante a ultima AGE do ano passado a sociedade terminou esticando um prazo para mais 60 dias. Se a diretoria da Coomigasp seguisse a regra o fechamento do quadro social da cooperativa estaria finalizado em fevereiro deste ano.

É até compressivo que a dura luta empenhada pela Coomigasp para conseguir a sua portaria de Lavra, fato ocorrido no dia 7 de maio passado, tenha sido o principal entrave da diretoria em cumprir alguns pontos administrativos a exemplo do fechamento do quadro social. Mas a época das duras batalhas se passou. Nos últimos sete meses a Agasp Brasil de alguma forma vem apontando alguns caminhos que poderiam ser seguidos pela diretoria da Coomigasp no sentido de  aplicar uma nova política administrativa visando sanear a gestão e prepará-la para o grande advento da mineração industrial do ouro de Serra Pelada.

Alguns procuradores de justiça a titulo de sugestão orientaram a Coomigasp a cortar o grande numero de funcionários que possui. No inicio do mês passado Gesse anunciou um pacote de medidas visando esse objetivo
(Leia Aqui). Não se sabe o resultado disso.  O fato que cada dia é menos um dia para chegar novembro do próximo ano e a cooperativa ainda não sabe quanto são os seus sócios e como se dará a divisão dos lucros. Daqui a exatos 30 dias acaba o ano. Quando entrar 2011 certamente problemas de toda a ordem irão aparecer. Resta saber se a diretoria da Coomigasp com seus delegados até lá, estarão preparados para resolver a montoeira de pepinos. Ainda acreditamos que sim.

NOTA AO PUBLICO
Por problemas técnicos ainda não resolvidos pelo nosso provedor Loca Web, empresa contratada pela Agasp Brasil para abrigar o nosso domínio na internet, o programa Conexão Garimpeira deixou de ser levado ao ar pela nossa Radio Web Garimpeira nos últimos três dias. O mesmo problema também se apresenta com a TV Agasp. Ainda está no ar o programa da semana passada. O Agasp Noticias pronto para ser levado ao ar vem com muitas informações, entre elas, a reeleição de Manoel Rosa ao comando da Cooperserrado e uma entrevista com o governador eleito do Pará Simão Jatene sobre os grandes projetos  que surgem no sul do estado, a exemplo o de Serra Pelada. Acreditamos que o problema técnico seja resolvido ainda hoje.

Publicado no dia 1 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA!
* POR TONI DUARTE

Quando José Eduardo do Vale, o Zé Dudu, um dos mais lido e experiente  blogueiro do Pará telefonou  para ter informações mais precisa junto a assessoria de comunicação da  parceria Coomigasp /Colossus sobre uma liminar de reintegração de posse da área de lavra do garimpo de Serra Pelada, do outro lado da linha,  quem o atendeu, não soube o que falar. Pior: disse que depois daria informação, mas não deu.

Ze Dudu não teve alternativa a não ser aquela de noticiar o fato apenas com um lado da versão, de que,  um grupo de garimpeiros de Serra Pelada, estaria insatisfeito com o acordo celebrado entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP – e a Colossus Minerals, que criou a Serra Pelada – Companhia de Desenvolvimento Mineral, e que teria conseguido na justiça uma liminar de reintegração de posse da área de lavra da mina  de Serra Pelada.

Se o mesmo blogueiro Ze Dudu  tivesse a oportunidade de conversar com o advogado Daniel Vilas Boas, poderia ter a real informação de que, por traz da tal liminar dada por um juiz de Curionópolis, não está nenhum grupo de garimpeiros insatisfeito com o projeto. A unica insatisfaçao desde muito sempre, contra tudo e contra  todos,  é da  família Arantes que reclama a posse de um pedaço de terra o qual  nem atinge o projeto.

A onde está o erro da falta de comunicação? Claro que estar dentro da pareceria Coomigasp/Colossus que até agora ainda não aprendeu a falar com o publico externo a exemplo dos que acessam o blog do  Zé Dudu e outros veículos de comunicação e muito menos com o publico   interno aquele que lê o blog da Agasp Brasil.

Há mais de 40 dias sugerimos uma pauta com um tema que julgamos de grande relevância para a sociedade garimpeira sobre como a parceria está lidando com a segurança do trabalho na escavação da mina; como o projeto se preparou na área da saúde e se está em curso algum projeto de reflorestamento numa das áreas mais maltratada do ponto de vista ambiental, triste  legado deixado pelo ex-garimpo de Serra Pelada fechado em 1992.

Ate hoje esperamos pelo material. Não estão dando à mínima para bem informar a sociedade.  É preciso que a assessoria de comunicação do Projeto de Desenvolvimento Mineral de Serra Pelada entenda de uma vez por toda que a comunicação empresarial é uma poderosa ferramenta para  que a empresa possa dialogar com a sociedade, dar satisfação de seus atos e conhecer expectativas, alem de que, é um instrumento fundamental para construir e solidificar a sua imagem.

Uma política de comunicação clara e definida é reconhecida como fator estratégico para o sucesso da corporação. A parceria Coomigasp e Colossus não pode continuar no amadorismo de sempre com uma assessoria capenga  que apenas produz colunismo social. Isso não interessa.

Criar e implantar uma política de comunicação é uma tarefa árdua antes de tudo, e quase sempre, é preciso mudar mentalidades, não apenas da alta direção, mas principalmente, da média gerência. Em muitos casos quem está no topo sentem-se dono das informações e as guardas para si. Essas mentalidades têm que mudar para que os funcionários de um empreendimento, em todos os níveis, entendam a importância da comunicação para a sobrevivência de um projeto ou de uma empresa. Ta na hora da parceria ter uma assessoria de comunicaçao mais profisional e com gente tarimbada e experiente para lidar com a informação interna e externa da empresa.

É preciso haver a consciência de que a informação tem valor estratégico e como tal faz parte do negócio. A sociedade tem direito à informação e as ações de comunicação empresarial sejam para o público interno ou externo, visam informar e esclarecer fatos. O projeto de desenvolvimento mineral que também é de propriedade dos garimpeiros de Serra Pelada não pode continuar levando porrada por falta de informações ou contra-dito. Ou a parceria se profissionaliza neste setor ou vai ter que conviver com a noticia ostentando apenas um lado da estória. É como diria o velho e saudoso guerreiro Chacrinha. “Quem não se comunica se trumbica! ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!