segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FAZER O CERTO, NÃO SAI CARO E NÃO CUSTA NADA!


Publicado no dia 16 de agosto de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
FAZER O CERTO, NÃO SAI CARO E NÃO CUSTA NADA!
*POR TONI DUARTE
Quarta-feira, dia 18, é o ultimo dia do prazo legal para que a Coomigasp publique o edital com uma pauta mais definida para submeter a aprovação da assembléia geral  que será realizada no proximo dia 28. E não estamos nos referindo ao edital  de convocação de assembléia extraordinária que se encontra publicado no site da cooperativa. Esse destaca apenas na sua ordem do dia a “ratificação da cessão dos direitos minerários da Coomigasp que será repassado para Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral.

Nele não está incluído nenhum item do chamado “Termo de Compromisso” documento firmado e assinado pelos principais diretores do comando da parceria Coomigasp e Colossus e do próprio MME. O documento dar total segurança melhorando o ganho dos garimpeiros dentro da parceria e a sua aplicação serviria  como condição fundamental para a  revalidação da Portaria de Lavra. Se isso não for feito num prazo de 80 dias a Portaria de Lavra entregue pelo ministro de Minas e Energia, Macio Zimermman no dia 7 de maio passado perderá a sua validade.

Esse é o ponto que começa a ser cobrado por delegados e representantes da cooperativa mas que continua sendo ignorado pela diretoria da Coomigasp. No ultimo dia 10 desde mês a Agasp Brasil colocava em duvida de que haveria  ou não assembléia geral no dia 28. Isto porque não havia sido feito os ajustes administrativos fruto do acordo assinado no MME na presença do ministro Zimmermann e referendado por ele.

Depois da noticia publicada pelo blog da Agasp a diretoria da Coomigasp e da Colossus  torceu o nariz mas prometeram se reunir  para  definir todos os pontos no que diz respeito  a transferencia  dos direitos minerarios  a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa criada  pelos garimpeiros e pelos investidores da Colossus  para tocar a mina de Serra Pelada. Não temos informações se  esta reunião aconteceu. O  fato é  que o edital de convocação para tal fim continua o mesmo. Inalterado.

Continuamos batendo na tecla que a parceria Colossus e Coomigasp terá que cumprir o acordo sugerido pelo Ministério de Minas e Energia. As mudanças que faltam serem feitas são boas para os garimpeiros. e todo mundo sabe disso. Depois de mais de 25 anos de luta e chegar aonde se chegou  não dar mais para retroagir ou negligenciar naquilo que está estabelecido e acordado. Por tanto é preciso se matar essa historia de uma vez por toda fazendo a coisa certa.

Os ajustes foram estabelecidos em nove clausulas. A primeiras delas fica o compromisso de que as partes ratificam e se comprometem que não há qualquer possibilidade de diluição da participação  da Coomigasp  na Serra Pelada – Companhia de Desenvolvimento Mineral, estando a participação  assegurada em 25% (vinte e cinco por cento), até  a completa implantação da  mina e o encerramento de suas operações.

No Parágrafo Único do Termo de Compromisso assinado no MME a Colossus compromete-se a alterar o item 6.7 do Terceiro Aditivo e Re-Ratificação  do Contrato  de  Parceria para Desenvolvimento de Empreendimento de Mineração, de forma que a participação de 25% (vinte e cinco por cento) da Coomigasp seja livre de qualquer reembolso e pagamento a Colossus  pelos investimentos feitos ate a implantação  da mina pela Colossus em nome da Coomigasp.

A nosso ver tudo isso terá que ser levado ao conhecimento da sociedade conforme demanda o seu Estratuto. A Coomigasp não pode transferir o direito minerario dos garimpeiros a SPE sem antes  exigir que a empresa parceira faça os ajustes que são necessários para a consolidação da boa e transparente parceria.É isso que desejam os garimpeiros e a Agasp Brasil, também. Fazer o certo não sai caro e não custa nada, seu Gesse e seu Celaro!

Publicado no dia 15 de agosto de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL VAI ESTIMULAR A CRIAÇÃO DE NOVAS COOPERATIVAS
O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, disse durante uma grande reunião corrida na tarde de ontem  em Palmas no Tocantins que a entidade nacional irá incentivar  e estimular a criação de novas cooperativas de garimpeiros por todo o país  com objetivo de requererem o maximo de áreas com potencial  mineral  junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM .

Ele falou que  o Tocantins é o quarto estado  com maior potencial mineral  do Brasil cujas áreas estão concentradas nas mãos dos grande mineradores e de grande empresas enquanto os pequenos mineradores (garimpeiros)  ficam  sem nada. Ele disse  ainda que ao longo dos tempos os garimpeiros tem feito  apenas  a  tarefa de  descobrirem as boas áreas, mas logo chega o DNPM dizendo que as mesmas já tem donos. Os garimpeiros são  taxando de clandestinos e isso só ira acabar quando a categoria  se organizar  em  torno de cooperativas e entrarem com requerimentos solicitando as áreas para garimpagem”, disse Toni Duarte.

Ele apontou que no Estado do Tocantins a onde vivem cerca de 7 mil garimpeiros  e  que já são sócios das inúmeras cooperativas do Distrito Mineriro de Serra Pelada no ,  podem perfeitamente optarem também pela criação do novas cooperativas para atuarem no  Tocantins. Ele apontou que o cenário da mineração no  Estado  passou por uma mudança significativa com um aumento considerável no número de áreas requeridas para pesquisa mineral . A maior parte desses requerimentos é voltada para minério de ferro, níquel, cobre e ouro .

Por outro lado as atividades de mineração estão presentes  praticamente  em todos os municípios , seja na extração de material para a construção civil (com predominância das indústrias de cerâmica), seja pela riqueza de minérios como grafita, talco, cobre, ouro, calcário, zirconita, gesso, granito (verde, vinho, preto e movimentado), entre outros. Inclusive, as pedras-semipreciosas (granada) já estão na pauta de exportações do Tocantins, tendo a Hong Kong como principal comprador.

tivos estaduais e o Congresso Nacional. No caso do Tocantins ele pediu voto para o líder garimpeiro Airton Portilho  que disputa uma vaga para deputados estadual pelo PDT.Precisamos eleger Airton Portilho  para que possamos abrir as portas do governo estadual para consolidar os nossos projetos futuros”,disse o dirigente.

Publicado no dia 13 de agosto de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
OU FICA COM NÓS OU FICA CONTRA NÓS
* POR TONI DUARTE

Faltam 52 dias para as eleições em todo o país.Dezenas de segmentos da sociedade brasileira colocaram seus candidatos a apreciação popular. Cerca de 530 candidatos a depu"6" align="left" src="/UserFiles/Image/depneutonpaulino.JPG" alt="" />tados estaduais, federais e senadores estão afinados  em defesa dos interesses dos trabalhadores rurais.  Os ruralistas contam com um batalhão de 240 candidatos  com o discurso ante sem-terra. Os médicos, engenheiros, comerciários  e funcionários públicos também tem seus representantes apoiados por cada uma dessa categorias a ocupar os legislativos.Não existe outro caminho para o fortalecimento dos segmentos sociais e profissionais no Brasil que não seja  através de suas bancadas parlamentares  nas assembléia legislativas e no Congresso Nacional. Nos últimos 509 anos o segmento garimpeiro  tem votado em candidatos que não tem nenhum compromisso   com a nossa causa. Nos últimos 30 anos são poucos os políticos que temos contado  dentro do Congresso Nacional e que ajuda a nossa luta.  Lobão é um desses  poucos políticos que goza do reconhecimento dos garimpeiros do Maranhão e do Brasil. Não há registro nas assembléias legislativas  de  algum deputado estadual que podemos citar como defensor da causa garimpeira. Por causa disso a Agasp "6" align="left" src="/UserFiles/Image/airton.jpg" alt="" />Brasil como entidade política e representativa da nossa categoria estimulou duas candidaturas  do meio garimpeiro. No  estado do Pará temos a candidatura do bravo líder garimpeiro Neuton Paulino (PRB) e no estado do Tocantins a candidatura do nosso líder garimpeiro Airton Portilho  (PDT). Neuto e  Airton tem reais chances de vitorias . O seus nomes crescem  dentro  e fora do segmento garimpeiro.

Pela primeira vez na historia poderemos contar a partir de janeiro de 2011 com dois deputados estaduais  em seus respectivos estados. A pergunta agora é: o que esta faltando para que o presidente da Coomigasp  Gesse Simão saia de cima do muro e arregace as mangas em torno desses dois projetos? Não podemos concordar  que  forasteiros e pára-quedistas de plantão  abocanhe os nossos votos sem nenhuma contrapartida como vem acontecendo ao logo dos tempos.

 Não podemos concordar com o que vem fazendo o prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon ao cooptar e acuar as nossas lideranças para que votem no seu candidato  a deputado estadual que  nunca ninguém viu mais gordo. É preciso o prefeito entender que  Neuton Paulino  tem muito mais  importância para a categoria garimpeira  de Serra Pelada e para o paupérrimo  município de Curionópolis do que qualquer outro candidato do seu bolso.

Se hoje o município de Curionópolis caminha para o desenvolvimento econômico e social  com o processo de  implantação da mina de Serra Pelada é porque teve o empenho e a participação diária do cidadão  e líder garimpeiro Neuton Paulino.  O nosso líder de São Geraldo do Araguaia teve participação decisiva pela melhoria da qualidade de vida  que passam atualmente as 600 famílias da  empobrecida Serra Pelada.  A geração de  renda e emprego  de Curionópolis é um processo que nasceu sob a égide e do ideal  de um grupo de lideres garimpeiros que lutou por isso por muito anos , enquanto  os políticos curionopolenses  estavam de costas para a nossa  causa e,  em especial, para as mazelas do povo  que mora em Serra Pelada.

Se duvidar nos últimos dez anos Neuto ajudou muito mais Curionópolis do que o próprio Chamon que foi vereador e agora prefeito.  Por todo esse histórico  Chamon definitivamente não tem o direito de acuar, cooptar as nossas lideranças impedindo-as que não votem no Neuto Paulino.  O senhor prefeito tem toda a legitimidade do mundo para  ajudar eleger o seu candidato preferido.  O que não pode é empurrar de goela abaixo  do nosso segmento qualquer entulho. Isso a Agasp  Brasil e o conjunto da sociedade garimpeira não aceita .  A Coomigasp  na pessoa de Gesse Simão também não deveria aceitar. Ou está aceitando? Nesse jogo uma coisa tem que ficar clara:  Neuton Paulino e Airton Portilho são os nossos candidatos por  quem nos esforçaremos para vê-los deputados e para isso teremos que pedir os votos. Não podemos abrir  mão das nossas convicções e  posição política doa a quem doer. Por tanto está na hora de Gesse  decidir qual será o seu rumo. A palavra de ordem é: "Ou  fica com nós ou  fica  contra nós".

POLICIA NA ÁREA
Cerca de 40 policiais militares desembarcaram ontem pela manhã em Serra Pelada  para repelir qualquer tentativa de invasão da área a onde está sendo construída a mina conforme vem ameaçando um grupo de criminosos comandados pelo aloprado prefeito de Parauabepas Darci Lemann .  E de se perguntar: porque Darci está fazendo isso? O fato é que o irresponsável prefeito já fez a mesma coisa no passado contra a cooperativa dos garimpeiros ao apoiar a  sua invasão  em maio de 2008. A governadora Ana Julia Carepa determinou que a PM reprimisse qualquer tipo de baderna na área da Coomigasp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!