segunda-feira, 28 de novembro de 2011

GARIMPEIROS DA CUTIA PODEM FAZER CONTRATO DE PARCERIA COM A COLOSSUS AINDA ESTE ANO


Publicado no dia 29 de outubro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS DA CUTIA PODEM FAZER CONTRATO DE PARCERIA COM A COLOSSUS AINDA ESTE ANO
A  Cooperativa Mista dos Garimpeiros da Cutia – COOMIC  e a Colossus Geologia e Participações devem  realizar um contrato de parceria ainda este ano ou no inicio de janeiro de 2011. A informação foi dada por um executivo da propria Colossus durante o ato do lançamento da pedra fundamental do futuro Centro Administrattivo da Coomigasp ocorrido na ultima quarta-feira. Para que isso ocorra o presidente da Cutia , Raimundo Lopes, está apenas esperando receber o alvará de pesquisa requerido junto ao DNPM , cujo pedido já se encontra em analise final. Em maio passado a cooperativa recebeu diretamente das mãos do ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmerman e do diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguiel Cedraz,  a  PLG -Permissão de Lavra Garimpeira no mesmo dia em que a Coomigasp recebeu a sua Portaria de Lavra na cidade de Curionópolis.

Como a PLG  só  dar direito a explorar o ouro secundário ( aquele que está em cima da terra)  e de forma artesanal, Raimundo Lopes com o total apoio da sociedade garimpeira da Cutia resolveu transformar a PLG num Alvará de Pesquisas para que possa lá na frente ter a sua Portaria de Lavra igual a da Coomigasp.

Nos últimos três meses Raimundo Lopes tem se empenhado e tem conseguido em ritimo acelerado  grandes  avanços no processo de mudança da PLG para alvará de pesquisa. O parecer técnico já foi concluído por uma equipe de geólogos e um engenheiro ambiental contratada pela cooperativa. Toda a documentação já se encontra no DNPM/PA.

O alvará de pesquisa que deve sair neste mês de   novembro ou dezembro,  permitirá que a Cutia  possa realizar os trabalhos de exploração mineral e avaliar a viabilidade técnico-econômica da área.  Para que isso ocorra Raimundo Lopes avaliou que a sociedade do garimpo da Cutia terá que buscar uma parceria que possa  bancar as sondagens  geológicas. 

A Colossus que já tem uma parceria com a Coomigasp desde 2007 e que ora está  implantando  a mina de Serra Pelada, anunciou que topa fazer a parceria com a Coomic para a exploração do ouro primário na área de 633,33 hectares que pertence a Cutia. Uma área rica em minério com muitos furos já sondados pela Vale e que está  fora do alcance de ser explorada pelos garimpeiros da Cutia se não for através de uma parceria.A proposta de parceria entre Cutia e Colossus esta cada vez mais próxima de acontecer. Quem irá mesmo decidir, se é isso que todos querem é a sociedade. Mais uma vez, Raimundo está de parabéns.

A CUTIA AVANÇOU POR TER UM GRANDE PRESIDENTE
*POR TONI DUARTE

Jamais as cooperativa da Cutia daria um  passo tão importante para se tornar realmente uma cooperativa produtiva e que possa gerar lucros,   se a sua sociedade não tomasse a firme posição de  mudar para melhor elegendo  o líder garimpeiro Raimundo Lopes como seu presidente. Em pouco mais de um ano a frente do comando da Cutia, Raimundo Lopes demonstra profissionalismo no que faz, visão empreendedora e responsabilidade administrativa.

 Nesse pouco tempo como  presidente, Raimundo Lopes conseguiu  definitivamente  a sua PFL e agora de forma ousada a transforma em Alvará de Pesquisa para em seguida ter a sua Portaria de Lavra. Raimundo costura ao mesmo tempo uma forte parceria ao lado da empresa Colossus Geologia e Participações para exploração do ouro primário. Enquanto faz tudo  isso, Raimundo também cuida em dar uma nova roupagem na Cutia que vive o seu melhor momento em toda a sua historia.

O que antes era apenas uma casa velha caindo aos pedaços  e perdida no meio do mato, foi transformada numa sede administrativa, equipada e  organizada. Raimundo fez questão de inaugurá-la na presença de muita gente  no inicio do mês passado para anunciar que a Cutia também vive o seu novo tempo. É isso que a sociedade quer e dar total apoio a Raimundo Lopes.

Publicado no dia 28 de outubro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS APROVAM POR UNANIMIDADE O TERMO DE COMPROMISSO EXIGIDO PELO MME

Cerca de 15 mil garimpeiros aprovaram ontem pela manhã  em assembléia geral extraordinária  o Termo de Compromisso, feito entre Coomigasp, Colossus que  se comprometem que não haverá qualquer possibilidade de diluição da participação dos garimpeiros  na Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral assegurada em 25% livre até a completa implantação da mina e o encerramento de suas operações.  Essa foi  uma das exigências feitas pelo Ministério de Minas e Energia para a validação da Portaria de Lavra emitida em maio passado em favor da Coomigasp  pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.

Com a  aprovação do Termo de Compromisso  através do 4 Aditivo a  cooperativa cumpre totalmente as exigências do governo federal  cujo ato torna valida em caráter definitivo a sua Portaria de Lavra. Nunca ninguém viu tanta gente em Curionópolis em um dia de quarta-feira. Os garimpeiros começaram a chegar na cidade no dia anterior oriundos de vários parte do País. As 9 horas o pátio da  Escola Almir Gabriel e a área externa do colégio   já estavam literalmente ocupados por mais de 15 mil pessoas que atenderam a convocação feita pela Coomigasp para sacramentar o ultimo e mais importante ato da cooperativa.

Antes, às 8 horas, o presidente Gesse Simão fez o lançamento da pedra fundamental em uma área de 11 mil metros quadrados a onde será construída as futuras instalações do grande Centro Administrativo da Coomigasp. Cercado por centenas de garimpeiros e acompanhado por presidentes de entidade e autoridades do município de Curionópolis, alem de dirigentes da Colossus, Gesse fez o hasteamento das bandeiras e falou sobre a importância do grande momento que passa a Coomigasp. “Agora é o momento de prepararmos a  nossa cooperativa para o  advento que se aproxima com a produção do ouro da mina de Serra Pelada”, disse.

 O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte,  ressaltou que a construção do Centro Administrativo da  Coomigasp é o marco revolucionario de um novo tempo que já começa a ser vivido pelo povo garimpeiro. Na assembléia o clima era de festa e aprovação  da pauta encaminha em discussão era inevitavel. Os garimpeiros compreenderam da  importância da aprovação  do  termo de compromisso firmado por diversos órgão do governo federal, assinado pelo ministro de Minas e Energia , Macio Zimermmann  no dia 4 maio.

Um dia antes da realização da assembléia  a "Banda Podre da Serra" tentou impedir a reunião induzindo ,mais uma vez ao erro, o sempre vigilante  Ministério Publico Federal. O MP alegou a justiça que o edital de convocação da assembléia estava fora do prazo estabelecido por seu Estatuto. A Coomigasp provou  ao contrario do que alegava o Ministerio Publico. O  edital foi publicado dentro do prazo legal o que fez com que a realização da assembléia fosse mantida. Mais uma vez os garimpeiros foram vitoriosos.

Ao final, os milhares de garimpeiros  com suas carteiras nas mãos votaram de forma unida pela aprovação do 4 Aditivo. Foi uma das melhores assembléias realizadas pela Coomigasp até hoje.  

Publicado no dia 26 de outubro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
DEZ MIL GARIMPEIROS DEVEM LOTAR CURIONÓPOLIS NESTA QUARTA-FEIRA
Curionopolis, com pouco mais de 18.000 habitantes, será mais uma vez impactada pelos garimpeiros associados à Coomigasp – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada. Com mais de 45.000 associados e pouco mais de 13.000 quites com suas obrigaçóes estatutárias, devem comparecer na próxima quarta-feira, cerca de 10.000 garimpeiros,que farão Discussão e Votação do “Quarto Aditivo do Contrato de Parceria para Desenvolvimento de Empreendimento de Mineração” celebrado entre Coomigasp e  Colossus  em 16/07/2007, que tem por objeto atender às disposições do Termo de Compromisso assinado pelas contratantes  com  o Ministerio de Minas e Energia  em maio passado. 

A pequena Curionópolis, em vésperas e realizações das  Assembléias da Coomigasp, tem seu comercio aquecido pela geração de renda, produzida pela mobilização dos garimpeiros que chegam de vários Estados. Centenas de bancas que vendem comidas, lanches, refrigerantes e  venda de utensílios em geral, se instalam proximo a Escola Almir Gabriel a onde se realiza as assembleias da cooperativa.

O unico hotel da cidade lota tres dias antes do evento. Para os moradores e, em especial, para os comerciantes, é como a cidade estivesse em festa. Aqueles que antes viam o movimento garimpeiro de Serra Pelada  com certa reserva de desconfianças, hoje sabem da sua importancia na geraçao de emprego e renda para Curionopolis. Hoje o garimpeiro é respeitado na cidade.

Desde o início da implantação da mina, o município de forma  progressiva e  ordenada, tem mudado seu aspecto na geração de emprego e renda para a sua populaçao  produzidos pelo  avanço do projeto de impantação da mina de Serra Pelada.
Fonte : Agência Batéia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!