segunda-feira, 28 de novembro de 2011

LULA IRÃO A SERRA NO DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO


Publicado no dia 25 de junho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
LULA IRÃO A SERRA NO DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO
Aprincipio o Dia 21 de julho, "Dia Nacional do Garimpeiro", é a data que está sendo trabalhado pelo Ministério de Minas e Energia, Presidência da Republica, Coomigasp e a Agasp Brasil ,para ocorrer a  visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva  em Serra Pelada. Apesar de o ministro de Minas e Energia. Macio Zimmermann se encontrar no Rio de Janeiro, mas mesmo assim, ele  determinou ao  seu chefe de gabinete, Francisco Romário Wojcicki e ao  secretario de Geologia e Transformação Mineral, Claudio Scliar, que   recebessem o presidente da  Coomigasp, Gesse Simão e o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, para tratar do assunto em  reunião realizada na manhã de ontem no MME.

 Um pacote de ações que visa beneficiar a comunidade garimpeira de Serra Pelada e ao  município de Curionópolis está sendo preparado para ser anunciado pelo próprio presidente Lula no dia de sua visita.”Não teria sentido nenhum o presidente ir ao encontro dos garimpeiros sem levar  em mãos alguma coisa, já que o alvará de lavra já foi entregue a Coomigasp”, disse o ex-ministro de minas e Energia  e senador, Edison Lobão, ao confirmar que o projeto da construção de dez mil casas  para os garimpeiros que vivem em Serra Pelada  se encontra praticamente pronto. Caberá ao prefeito Chamon apontar a área  em que as casas serão construídas. Alem disso o governo quer anunciar cursos de capacitação profissional voltado ao povo garimpeiro, cujo convenio deverá ser feito através da Prefeitura de Curionópolis.

sp;  ao secretario de Segurança total rigor  nas investigações. “Não vamos mais permitir a baderna e o crime  em Serra Pelada”, disse a governadora sobre esses acontecimentos. Ontem o delegado especial iniciou a tomada de depoimentos. A policia Militar também está na região. O serviço de inteligência da PM tem informações da atividade desse mesmo grupo  com o trafico de drogas e prostituição infantil.

“Esse mesmo grupo tentou na semana passada paralisar as sondas  que realizam as pesquisas geológicas. Não vamos ficar de braços cruzados e por isso  já tomamos providencias”, disse Gesse. Essas providencias apontadas por Gesse  veio através do deferimento pela Justiça de Curionopoolis  que concedeu liminar a cooperativa dos garimpeiros em recurso de interdito proibitório  contra  Etevaldo Arantes, Rodrigo Maia e Raimundo Moreira Benigno que ameaçam a paralisar as sondas e incitando o crime contra a implantação da mina. Em 2008  esses mesmo grupo foi condenado pela a justiça federal de Marabá  por ter invadido e sabotado a linha férrea da Vale.

A Coomigasp, Agasp Brasil, Abasp e Freddigasp  em carta enviada a governadora Ana Julia Carepa reafirmaram  o seu  repúdio  contra as ameaças de mortes  que vem sendo feitas pelo inescrupuloso rábula Rodrigo Maia contra as dirigentes da Associação das Mulheres de Serra Pelada. “A comunidade de Serra Pelada e suas entidades não cederão a qualquer tipo de ameaça e espera que os poderes , estadual e federal, tomem as medidas cabíveis para garantir a ordem pública, não só em decorrência do mandado judicial  contra a atividade criminosa desses elementos, como também em respeito à garantia da segurança pública, que é dever do Estado”, diz o manifesto dirigido a governadora.

Publicado no dia 24 de junho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
LUIZ CARLOS CELARO FALA SOBRE COMO VAI CONSTRUIR A MINA DE SERRA PELADA
00">O diretor-geral de Desenvolvimento da Mina de Serra Pelada, o engenheiro,  Luis Carlos Celaro,  em entrevista exclusiva ao blog da Agasp Brasil, anunciou que as obras da implantação da mina inicialmente vai gerar  cerca de 700 empregos diretos e terá um investimento de R$ 115 milhões. Diz ainda que uma infra-estrutura mínima como estradas de acesso, pista de pouso, alojamentos e limpeza da área está sendo preparada para receber o presidente da Republica, Luis Inácio Lula da Silva que deverá  visitar Serra Pelada durante o  mês de julho. Celaro detalha ainda sobre como vai ser a mina e defende a promoção de seminários como forma de envolver a comunidade garimpeira em todo o processo de sua  implantação. Eis a entrevista com Luis Carlos Celaro:

Agasp Brasil: Depois da liberação da portaria de lavra para SPE quando iniciarão as obras pesadas para a edificação da mina?

Dr.Celaro: Estamos na fase de engenharia, como é do seu conhecimento, obras importantes como é o caso de Serra Pelada são precedidas de muitos estudos, planejamento e muita documentação de engenharia, estamos na fase de revisão final destes estudos e trabalhos de engenharia para posteriormente entrar na fase de “obras pesadas”, pode-se dizer que a implantação da mina propriamente dita ainda não foi iniciada. Algumas obras de apoio e infra-estrutura como: estradas de acesso, pista de pouso, alguns alojamentos e alguns escritórios temporários, a limpeza da área prevista para a usina de beneficiamento e o Portal para a entrada da mina de subsolo já estão sendo iniciados. Estas poucas obras foram iniciadas para preparar uma infra-estrutura mínima visando os eventos de inauguração das obras e uma possível visita Presidencial. Seria no mínimo descaso receber convidados para comemorar o início das obras sem pelo menos ter limpado o mato. 

Agasp Brasil:  Como a SPE irá convocar trabalhadores para essa fase de construção e quantos empregos diretos e indiretos  deverão ser gerados com a construção da mina?

Dr. Celaro: Deveremos acertar com a Prefeitura e com a Cooperativa o cadastramento da mão de obra, qualificada ou não, para a fase de construção que deverá gerar mais de 700 empregos diretos. Estamos inicialmente preparando uma chácara na Serra para ser o Centro de Seleção e Treinamento para os empregados que serão contratados para a Obra, estamos conscientes que para gerar o maior número de empregos possível, em Serra Pelada e no Município, teremos um considerável trabalho de treinamento e qualificação de mão de obra e este é apenas o primeiro passo.

Agasp Brasil:  Quais são as empresas que foram contratadas para esses tipos de serviços e qual é o aporte financeiro que será investido nesta fase de implantação da mina?

Dr. Celaro: Daremos preferência, sempre que possível, a contratação de empresas da região e que utilizem a mão de obra local. Como as obras principais ainda não iniciaram as empresas contratadas foram: uma de terraplanagem para limpeza da área, pista de pouso e melhoria das estradas internas, uma de topografia e estamos contratando a melhoria da estrada que liga Serra Pelada a Curionópolis, pois esta estrada esta intransitável mesmo para a população local.Estamos atualmente cadastrando as empresas regionais, eu mesmo já visitei algumas, nossa experiência nos leva a usar o máximo os recursos locais, não só por motivos econômicos, mas também pela praticidade de se ter uma solução próxima, bem como para fomentar o desenvolvimento da economia da região.Os investimentos previstos para esta fase são de R$ 115 milhões.

Agasp Brasil: Qual é o método optado pela SPE para a implantação da mina de Serra  Pelada e por quê?

Dr. Celaro: Devido à complexidade da jazida de Serra Pelada o método previsto para lavra de subsolo será de “corte e preenchimento descendente” um método muito usado para minas no exterior de alto teor, se não estou errado será a primeira vez que será empregado no Brasil. Estamos preparando uma animação em computador para apresentar em tela grande para a comunidade de Serra Pelada.

Agasp Brasil:  Qual é a diferença entre a mina pertencente a  Mineração Aurizona, empresa controlada pelo grupo canadense Luna Gold Corp.,  antes supervisionada por você,  e  a  que está sendo implantada  sob o seu gerenciamento em Serra Pelada ?

Dr. Celaro: Na mina de Aurizona a lavra é a céu aberto, o grande desafio foi implantar a mina, uma barragem de rejeitos e planta de beneficiamento mineral em curto espaço de tempo, iniciamos a supressão vegetal em junho de 2009 e terminamos tudo em junho deste ano, é só entrar no site da LUNAGOLD para conferir.

Agasp Brasil: Qual é a sua opinião em torno de que a SPE possa instalar seminários, fóruns de debates com a participação da sociedade garimpeira e com a comunidade de Serra Pelada em torno do projeto mineral da SPE?

Dr. Celaro: A informação é fundamental principalmente com relação a comunidade interessada no Projeto, como é o caso sociedade garimpeira, estamos atualmente em fase de estruturação da empresa e logo deveremos ter um plano para este trabalho. 

Agasp Brasil: Em quanto tempo está estimada a fase de construção da mina e quando definitivamente ela entrará  na fase produtiva?

Dr. Celaro: Deveremos iniciar a produção no final de 2011, embora se trate de uma mina complexa estamos bem preparados e esperamos não ter nenhuma surpresa desagradável no desenvolvimento do subsolo. O atraso de um projeto não é bom para os investidores e pode inviabilizar o empreendimento.

TRIBUTO GARIMPEIRO.
O povo garimpeiro de Serra Pelada pode até ser sofrido, porem entre todos os povos , ele é o mais  forte e valente. Se olharmos pelo retrovisor  da vida garimpeira vamos enxergar nestes últimos 25 anos de caminhada   como se fosse um filme com suas tragédias e  vitorias. Esse é o povo ga

Publicado no dia 23 de junho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
PEC QUE FAVORECE APOSENTADORIA SERÁ VOTADA HOJE NA CCJ
O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) vai apresentar hoje , quarta-feira, o relatório favorável  da  proposta de Emenda a Constituição  (PEC 405/2009) também de autoria do deputado Cleber Verde (PRB-MA) para votação na Comissão de  Constituição e Justiça da Câmara. A PEC altera a redação do parágrafo 8 do artigo 195 da Constituição Federal para assegurar ao garimpeiro e ao pequeno minerador o direito a aposentadoria. O relatório de Arnaldo Faria de Sá já  era para ter sido apresentado na quarta-feira da semana passada , mas a reunião da CCJ caiu por falta de quorum .Se aprovada nesta quarta-feira a PEC  será apreciada por uma Comissão Especial  formada pelo  presidente da Câmara Michel Temer (PMDB-SP). A  Comissão Especial  terá a função de  oferecer um parecer a ser enviado ao Senado da Republica. Para a Agasp Brasil a aprovação dessa PEC pela CCJ é muito importante para a categoria garimpeira de todo o país porque visa fortalecer ainda mais a aprovação do PL 5227/2009 que deve ser apresentado pelo relator Pepe Vargas (PT-RS) na próxima semana na Comissão de Finanças e Tributação.

UMA VISTA AO FUNDO DA MINA NA POLÔNIA
Hoje a Agasp Brasil TV  divulga um vídeo  sobre uma visita feita  na mineradora polonesa KGHM Polska Miedź  que está entre as  maiores de cobre e de prata do mundo.  A KGHM Polska  também mantém fundição e refino de atividades que transformam suas minas de cobre em cátodos, fio-máquina e tarugos de cobre redondo. Aproximadamente 80% das vendas vem de suas operações de cobre, cerca de 15% de prata. KGHM Polska Miedź também produz ouro, chumbo, agregados, sal, bem como estar envolvido na gestão de resíduos. Anteriormente estatal, a empresa iniciou a sua atividade pública em 1997. O polonês Estado da Fazenda ainda mantém cerca de 45%  da KGHM Miedź Polska.  O Grupo produz para o mercado interno na Polônia e para a exportação, principalmente para a Alemanha, França, China, República Tcheca, Grã-Bretanha e Bélgica. Tem uma série de filiais na Polônia e no estrangeiro. Para ver o vídeo é só clicar na  AGASP BRASIL TV no topo da nossa pagina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!