segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MORRE O GRANDE LIDER CARLOS JOVINO


Publicado no dia 22 de julho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
MORRE O GRANDE LIDER CARLOS JOVINO
Faleceu o líder garimpeiro e secretario da Coomigasp, Carlos Jovino, depois de nove dias internado no Hospital das Clinicas em Imperatriz, Maranhão a onde tentava se recuperar  do grave Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido  como derrame cerebral. O falecimento de Jovino se deu por voltas das 23:30. O enterro ocorrerá às 16 horas desta quinta-feira. A professora Elsa Bandeira, esposa de Carlos Jovino, informou que ha quatro dias ele  havia saído do coma e de forma lúcida chegou a falar.

Mas diante de uma nova crise Carlos Jovino não resistiu. O presidente da Coomigasp, Gesse Simão que se encontra em Fortaleza empenhado na criação da Delegacia Regional do Ceará determinou que a família de Jovino fosse totalmente assistida. O presidente da Freddigasp, Jafir  Salvador e o delegado da Coomigasp na cidade de Imperatriz, Francisco Furtado, estão convidando todos os garimpeiros da região para dar o ultimo adeus aos grande líder Jovino.
TRIBUTO A UM GRANDE GUERREIRO

Aos 61 anos de idade o nosso respeitado e aguerrido  companheiro de tantas lutas não conseguiu vencer a ultima  batalha pela vida que travou nestes últimos nove dias que se encontrava no Hospital das Clinicas em Imperatriz. Desligou-se ás 23:horas e 30 minutos. Mas soube resistir com bravura a cada hora , cada minuto  e a cada segundos  deste  dia 21 de julho,  data maior  em que o seu povo celebra o Dia Nacional do Garimpeiro. Só assim, Carlos Jovino partiu em paz e sob o manto da sabedoria e do dever cumprido.

Apesar dessa sua façanha ou teimosia , o nosso guerreiro se foi sem alcançar seu último objetivo: ver a Serra Pelada pela qual tanto lutou voltar a produzir. Mas, ainda assim, partiu satisfeito, sabendo que contribuiu em muito para colocar nas mãos do povo garimpeiro uma Portaria de Lavra e a certeza de um futuro melhor para todos.

Desde quando chegou no maior garimpo a céu aberto do mundo na década de 80  Jovino era apenas um no meio dos milhares de seus iguais. Entrou como furão, trabalhou escravamente para tentar a sorte  e gastou o que não tinha. Depois do fechamento de Serra Pelada, injustiçado e sem qualquer direito, o nosso velho guerreiro  incorporou o sentimento  de que era preciso continuar lutando para recuperar o que foi perdido.

Surgiu como surge os grandes guerreiros que desembainham suas espadas prontos para as eternas batalhas. Em 2007 criou a Frente de Defesa e dos Direitos dos Garimpeiros de Serra Pelada (FREDDIGASP). Ao lado de Gesse Simão marchou com seu exercito e estrangulou a Belém/Brasília. A ação serviu como moeda de troca para exigir do Ministério de Minas e Energia mais respeito  ao povo garimpeiro e a rápida liberação do alvará de pesquisa.

Jovino ajudou a  unir os desunidos. Estimulou os sonhos e compartilhou de tantas vitorias. A dimensão de sua luta e do seu trabalho só agora podem ser constatadas e enaltecidas. Merece todas as nossas honras.O reconhecimento chega com sua partida. Do amigo e companheiro de tantas batalhas, nós, da Agasp Brasil, temos uma definição: “Jovino não passou despercebido pela nossa  historia, porque  foi  e soube ser a própria historia”.  O movimento garimpeiro de Serra Pelada  e do Brasil  perde um grande lider e brilhante homem. Expressamos aqui os nossos mais profundos sentimentos.

Com Pesar.
Toni Duarte
Presidente da Agasp Brasil

Publicado no dia 21 de julho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
MENSAGEM DE EDISON LOBÃO AOS GARIMPEIROS PELO SEU DIA
Meus amigos, irmãos garimpeiros,

Hoje, 21 de julho, quero celebrar com todos vocês o “Dia Nacional do Garimpeiro”. Uma conquista conseguida com muita luta e com  o poder de organização dos garimpeiros, cuja profissão foi reconhecida pela Lei que instituiu o “Estatuto do Garimpeiro”. Sem duvida foi uma grande vitoria  seguida de tantas outras.

Quando estive no comando do Ministério de Minas e Energia a convite do Presidente Lula, firmei  compromisso com os pequenos mineradores e suas cooperativas de atender seus justos pleitos. Aos meus irmãos garimpeiros de Serra Pelada direcionei toda a minha atenção no sentido de transformar um velho sonho em realidade.

No dia 7 de maio passado pude sentir e compartilhar da mesma felicidade do povo garimpeiro ao entregar pessoalmente, como sempre fiz, a valiosa Portaria de Lavra  em  Curionópolis e na presença de todos. Sem duvida esse documento representa a redenção de um povo que agora tem em suas mãos uma autorização que lhe dar o direito de fazer da mina de Serra Pelada uma mina produtiva.

Como ministro de Minas e Energia fui mais alem. Lutei e conseguiu aumentar área da Coomigasp com mais 700 hectares. Agora, ao todo, são 800 hectares prontos para ser mineralizados.

Como Senador da Republica, tenho redobrado o meu esforço em defesa do projeto de Aposentadoria dos garimpeiros em atividade e uma pensão vitalícia aos meus irmãos garimpeiros de Serra Pelada. Tenho plena certeza de que vamos ganhar mais essa batalha. 

Por tudo isso, este 21 de julho, Dia Nacional do Garimpeiro, temos grande motivos para comemorar com alegria. Parabéns, meus amigos garimpeiros. Contem sempre com este Senador amigo de todos vocês e de suas familias!

NOTA DA REDAÇÃO: VEJA A MENSAGEM DE LOBÃO EXIBIDA PELA AGASP BRASIL TV NO TOPO DA PAGINA. É SÓ CLICAR.

Publicado no dia 20 de julho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL COMEMORA HOJE O DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO
A Agasp Brasil comemora hoje (terça-feira),  a partir das 9:30, em Brasília, o Dia Nacional do Garimpeiro que transcorre amanhã dia 21. O local será no auditório do Edifício  Venâncio III no CONIC a onde será servido um café da manhã e o sorteio de uma televisão LCD  aos garimpeiros  moradores de Brasília e das cidades do Entorno do Distrito Federal. O presidente da Agasp Toni Duarte irá fazer um minucioso balanço da luta empreendida pela entidade e os avanços ocorridos com ela no que diz respeito ao projeto da aposentadoria especial e pensão vitalícia  que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados. Algumas autoridades foram convidadas para tratar desse assunto entre elas está o Dr. João Donadon diretor do Departamento do Regime Geral da Previdência; o deputado federal Cleber Verde autor do projeto e  o ex-deputado e candidato a Deputado Distrital, Fabio Barcelos que terá a sua candidatura lançada pelos garimpeiros de Brasília.

MENSAGEM DE LOBÃO
O senador Edison Lobão grava hoje mensagem  alusiva ao Dia Nacional do Garimpeiro e ocupará a manhã a tribuna do Senado para fazer um discurso sobre o mesmo tema. Na mensagem de Lobão que será divulgada pela Agasp Brasil TV , o senador  exalta a conquista do reconhecimento da profissão de garimpeiro através da Lei 11.685/2008 que instituiu o “Estatuto do Garimpeiro", conseguida muita luta e com a insistência e o poder de organização dos garimpeiros de todo o País, e em especial pelos garimpeiro de Serra Pelada. Lobão fala da felicidade que compartilhou  ao lado de milhares de irmãos seus  ao levar pessoalmente no dia 7 de maio passado a tão sonhada Portaria de Lavra da Coomigasp. O senador também afirma a sua convicção de que o projeto de  aposentadoria dos garimpeiros em atividade e uma pensão vitalícia aos  garimpeiros de Serra Pelada será mais uma batalha ganha dentro do Congresso Nacional.

AÇÃO PARLAMENTAR DE LOBÃO
E por falar em Lobão a Agasp Brasil TV  mostra um vídeo hoje sobre a trajetória de um dos mais importantes políticos do nosso País e porque o povo do Maranhão irá elegê-lo novamente Senador da Republica. É só clicar pra ver.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de saber o nome completo de carlos jovino

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!