segunda-feira, 28 de novembro de 2011

OS NOVOS RUMOS DA SERRA PELADA

Publicado no dia 27 de julho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
OS NOVOS RUMOS DA SERRA PELADA

Desde a década de 90  os governos, os empresários, os acadêmicos e  até mesmo a mídia a exemplo das ações globais da TV Globo tem se movimentados para  atenuar os problemas sociais no país. Tudo começou  em  1992, quando foi i realizada no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que contou com a participação de chefes de Estado e entidades de 178 países.  Foi daí que gerou Agenda 21 –  que trata-se de um  plano de ação para promover a justiça social, eficiência econômica e proteção ambiental.

Ainda na década  de 90, Herbert de Souza conduziu a “Campanha contra a fome”, movimento que foi apoiado por organizações do mundo inteiro. Foram também criadas organizações cujo foco era as questões sociais, os direitos humanos e a sustentabilidade.  Apesar  de toda essa movimentação neste sentido o minúsculo povoado de Serra Pelada  e o resto do município de Curionópolis  continuou sendo brutalmente excluído de qualquer tipo de ajuda seja por parte dos governos ou mesmo de alguma empresa instalada próxima a região.

Em  séculos a política de mineração em nosso país sempre esteve a serviço das grandes mineradoras  e dos chamados Midas especuladores  da mineração . A eles, tudo. Aos pequenos mineradores organizados em suas cooperativas, nada. A guerra dos garimpeiros de Serra Pelada nunca foi entre eles próprios. Sempre foi contra o Estado brasileiro  que o explorou  de forma escrava por quase duas décadas  e depois  os condenou a falência social.

É contra o Estado que a categoria resolveu se organizar  de forma política para reaver o que era  seu. As entidades garimpeiras  no entanto tem travado o bom embate para chegar a onde chegou.  Os garimpeiros ainda  lutam para  voltarem  a mineralizar a área de 100 hectares, antes tomadas  e dada para  a gigante  Vale do Rio Doce por Collor de Melo em 1992.

 As entidades lutam para   reaver os mais de R$ 380 milhões das sobras do ouro e do paládio  que a Caixa Econômica embora condenada  pela mais alta corte de justiça  do país  diz na cara de pau que não deve absolutamente nada aos garimpeiros. Lutamos pelo sagrado  direito a aposentadoria  como qualquer outro trabalhador , cujo projeto de lei  que tramita na Câmara dos Deputados tem  sido alvo de alguns sacanas que  acham que esse direito irá provocar um rombo na Previdência. 

Para se ter um alvará de pesquisa em 2007  foi preciso se estrangular a Belém/Brasília. Nenhum grupo ou banco brasileiro quis fazer qualquer parceria  com os garimpeiros. Os sócios da endividada Coomigasp  jamais teriam dinheiro para  bancar  sozinhos o caro  projeto de   sondagem geológica e de impacto ambiental . Por isso, mesmo liberando o alvará de pesquisa, alguns  setores do próprio MME  achavam que o documento iria inspirar no seu prazo de validade  de três anos.

 Apenas  a Colossus Mineralls Inc., resolveu apostar todas as suas fichas nos garimpeiros e no ariscado projeto da mecanização da mina de Serra Pelada.  Em maio passado o ministro Marcio Zirmermmann  entregou aos garimpeiros em Curionópolis o tão sonhado alvará de lavra. Desde a  fase das pesquisas  até agora  o resultado da joint venture entre  COOMIGASP E COLOSSUS  propiciou uma aceleração do projeto rumo à sua fase de produção e tem gerado renda e emprego  em uma comunidade  que por mais de 30 anos esteve jogada  na extrema pobreza.

Ate 1997 as 600 famílias remanescentes dos garimpeiros sobreviviam apenas  com o que recebiam  com a bolsa família do  governo Lula. Agora inúmeras dessas famílias  tiveram aumento considerável  na receita familiar. Pelos menos cerca de 200 chefes de familias recebem trabalhando no projeto Serra Pelada. Esse alivio é percebido tanto pelo prefeito  de Curionópolis Wenderson Chamon   como também pela própria governadora  do Pará, Ana Julia Carepa.

 Nesta fase de implantação da mina a empresa formada entre a Coomigasp e Colossus irá gerar cerca de 700 empregos diretos e irá desenvolver  um grande centro de capacitação profissional  para preparar um banco de mão de obra local. Na terceira fase serão contratados  três mil trabalhadores para as mais diferentes áreas. O projeto de Serra Pelada  nasce  com  responsabilidade social e se integra uma idéia cada vez mais assimilada pelos empresários na gestão estratégica.

É lamentável  que alguns veículos de comunicação do nosso país  tentam desconstruir a luta e causa garimpeira de Serra Pelada. Uma matéria publicada pelo jornal o Estadão de São Paulo revela  bem isso. Tendenciosa. Condena o projeto dos garimpeiros por está fazendo as ações sociais voltadas para uma  comunidade  que  foi jogada ao limbo social.

Publicado no dia 26 de julho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
PODE SER QUE NA PROXIMA SEMANA SEJA VOTADO O PROJETO DE APOSENTADORIA
Ainda não está seguro de que o  projeto de aposentadoria da categoria garimpeira entrará em pauta da primeira reunião, pós recesso parlamentar, da Comissão de Finanças e Tributação  da Câmara dos Deputados marcada para o dia 4 da próxima semana. O deputado Pepe Vargas (PT-RS)  relator do PL 5227 e como presidente da Comissão de Finanças e Tributação chegou garantir que sim, antes do inicio do recesso parlamentar de julho. O problema todo é sempre a falta de quorum. Como estamos no período eleitoral o Congresso Nacional (Câmara e Senado)  deverá impor um regime especial de trabalho.

Os líderes partidários das duas Casas  já fizeram um acordo para que haja uma convocação para votações na primeira semana de agosto e outra na primeira semana de setembro. No esforço concentrado, os líderes deverão definir qual será a pauta de votações nas duas Casas. No restante do tempo, os parlamentares devem estar em campanha nos estados. Para não paralisar completamente os trabalhos, os parlamentares  usam a estratégia de juntar varias matérias  que precisam ser analisadas , debatê-las e votá-las todas juntas, em um único dia da semana.Quem sabe teremos a sorte grande de ter o projeto de aposentadoria nesse meio.

AGASP VAI AJUDAR OS GARIMPEIROS DE LOURENÇO
A Agasp Brasil foi convidada pelos garimpeiros de Lourenço no Amapá para realizar uma palestra  no próximo sábado , dia 31, sobre o projeto de aposentadoria especial  que tramita na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. A deputada federal Lucenira Pimentel (PR-AP), que integra a Frente de Defesa dos Garimpeiros do Brasil da Camara se fará presente a reunião. O minúsculo distrito de Lourenço já foi o Eldorado para os garimpeiros e um berço da fartura do ouro no Amapá. Mas, hoje, a localidade, que fica no extremo norte do país e a 140 quilômetros do Oiapoque, vive outro cenário: desemprego, miséria e ausência do Estado.

O estouro do garimpo  que ocorreu entre as décadas de 80 e 90, deixou apenas um rastro de abandono. No auge da extração, chegou a ser retirada uma tonelada de ouro da mina subterrânea Salamangone. Nessa fase de ouro do garimpo, a Salamangone era controlada pela Novo Astro, empresa ligada ao poderoso midas da mineração  Eike Batista. Ele deixou de explorar a reserva em 1995 e levou todo o maquinário.

 A população se ressente do que trata como abandono e lamenta a desativação da empresa na região. Ao mesmo tempo em que lembram da fase próspera, os garimpeiros se queixam desse  terrível  isolamento social que vivem agora.

Com a saída da Novo Astro, o governo do estado passou a concessão da exploração para a Cooperativa de Garimpeiros do Lourenço (Coogal). A mina esta interditada pelo DNPM , pois oferece perigo de desabamentos. Alguns trabalhadores já morreram soterrados. 

A presença da Agasp Brasil, alem de realizar palestra sobre a sua principal bandeira de luta que é o projeto de aposentadoria especial, irá também discutir junto com a sociedade garimpeira de Loureço e tentar buscar novas alternativas  que possam  tornar a cooperativa desses pequenos mineradores produtiva.

Publicado no dia 23 de julho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
VAMOS ELEGER NEUTON PAULINO NO PARÁ
A Nação Garimpeira se prepara para lançar oficialmente a campanha  de Neuton Paulino  que disputa uma vaga para a Assembléia Legislativa do Pará pelo PRB  nestas eleições de outubro. A festa de lançamento ocorrerá neste 30 de julho em São Geraldo do Araguaia, principal reduto eleitoral de Neuton. A Agasp Brasil entende que não chegaremos a lugar algum se não estivermos preparados politicamente para eleger os nossos candidatos  que historicamente sempre estiveram ao nosso lado. Vale destacar  o  relevante papel  desempenhado pelo grande líder garimpeiro Neuton Paulino em todas as frentes de lutas travadas  em torno da Serra Pelada.  A crescente adesão à candidatura do companheiro Neuton assume cada vez mais o caráter de um movimento revolucionário e ideológico. Lideranças garimpeiras, representantes, dirigentes de entidades e de cooperativas declaram espontaneamente seu apoio a um projeto comprometido com o povo garimpeiro. Alem disso parcelas significativas dos inúmeros municípios do Pará vêm somar-se ao a candidatura de Neuto Paulino. É com esse sentimento que a Agasp Brasil chama  todos os garimpeiros do  Pará a se unirem em torno  da candidatura de Neuton Paulino para Deputados Estadual votando no numero 10.567. VAMOS JUNTOS RUMO A VITÓRIA!

REUNIÃO DA COOMIGASP EM BRASILIA
Está marcada para o dia  3 de agosto a  pre-assembleia  da Coomigasp  em Brasilia. Os garimpeiros sócios moradores da região centro-oeste  comparecerão em massa para tratar sobre o tema da ratificação  contratual da parceria Coomigasp e Colossus.  Esse messmo assunto já foi debatido e em reuniões no Maranhão, Pará, Tocantins. Falta apenas debater  em Brasilia a onde está instalada a Delegacia  da Regional da  Coomigasp  do Planalto Central.

O ULTIMO ADEUS A JOVINO
Garimpeiros de Serra Pelada  prestaram  as ultimas homenagens ao secretario da Coomigasp, Carlos Jovino, enterrado ontem a tarde no cemitério  Jardim das Rosas no  bairro Parque Alvorada da cidade de Imperatriz no Maranhão. Jovino encontrava-se ha nove dias internado no Hospital das Clinicas mais não resistiu ao grave  Acidente Vascular Cerebral (AVC). O corpo do líder garimpeiro foi velado na Igreja  Batista Memorial  a onde compareceram centenas de pessoas durante todo o dia de ontem. Durante as homenagens póstumas comandada pelo pastor Paulo  Rogério ,  amigos e familiares deram seus testemunhos  sobre  a trajetória de vida de Carlos Jovino. O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte  foi a Imperatriz  prestar as condolências a senhora Elsa Bandeira, esposa de Jovino e aos seus três filhos.

CONDOLENCIAS
Foi com consternação que recebi por intermédio do seu Blog a triste notícia do passamento do nosso amigo Carlos Jovino. É motivo de tristeza para todos nós que convivemos de perto com Carlos Jovino e sambemos quanto empenho ele depositava na parceria Coomigasp / Colossus. Ele queria ver Serra Pelada produzir de novo com segurança, através de uma mina moderna e eficiente, tendo os garimpeiros como sócios. Perdemos Jovino, mas seu sonho está em curso e ele sempre será realizado. Para a família envio minhas sinceras condolências, rogando a Deus que em seus desígnios reconforte e ilumine a todos.
Heleno Costa

“DO MEU CHURRASCO ELE NÃO COME”.
Que não coloquem na mesma mesa o delegado da Coomigasp em Santa Inês e o grande líder garimpeiro de Pindaré no Maranhão, José Maria Reis. Zé Maria que está realizando um grande churrasco em comemoração ao Dia Nacional do Garimpeiro transcorrido, 21, já anunciou que o tal delegado não participará da boca livre que será realizada, sábado, no clube da Sucan em Pindaré. “Do meu churrasco ele não come”, sentenciou . Um boi caipira de 300 quilos, criado no quintal será abatido para servir de churrasco para os seus convidados. Muitos garimpeiros de Pindaré, Santa Luzia do Paruá, Pinheiro, Moção, Zé Doca e Região participarão da churrascada. O que será que o delegado da Coomigasp em Santa Inez andou fazendo de tão grave contra Zé Maria? Boa coisa não foi para o cabra ficar arretado desse jeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!