segunda-feira, 28 de novembro de 2011

QUE SEJAM DISTRIBUIDAS AS AÇÕES, JÃ!

Publicado no dia 17 de setembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
QUE SEJAM DISTRIBUIDAS AS AÇÕES, JÃ!
POR TONI DUARTE

Hoje fazem 134 dias da entrega da importante Portaria de Lavra e 21 dias  da ocorrência da ultima assembléia geral extraordinária que ratificou os direitos minerarios para a SPCDM. Mas, até agora,  a  Coomigasp permanece calada quanto a  participação dos Quarenta e Cinco Mil, Quinhentos e Setenta sócios da cooperativa dentro da empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral. Os garimpeiros não sabem  se permanecerão cotista ou acionistas da referida empresa formada pela parceria Coomigasp e a Colossus para explorara a mina.

Esse tema  vem sendo  abordado pela Agasp Brasil, seguida pela Freddigasp  já algum tempo. A direção da Coomigasp não tem dado  ouvidos para o assunto  tão importante que já começa a tomar corpo no meio dos representantes, delegados  que  exigem uma posição clara sobre o tema. Ninguem quer mais saber do velho e rançoso discurso de que foi uma luta para "atravessar o inferno" como gosta  de sair por ai proferindo o presidente da cooperativa. O discurso agora tem que ser outro.

Hoje a grande pergunta dos garimpeiros sócios da Coomigasp, é : quando vão  botar o dinheiro no bolso e de que forma. Uma pergunta que Gesse parece não saber responder.  A Agasp Brasil defende e sugere que a participação dos garimpeiros sejam através de ações  e que elas sejam distribuídas de imediato a cada sócio garimpeiro e não diretamente para a cooperativa. É muito mais seguro ser  acionista  da  potente Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa que ira explorara a mina, do que continuar como cotista da pobre e problemática Coomigasp carregada de dividas e de processos por todos os lados. Isso tem que ser feito  já.

Quando uma  empresa é aberta, seu patrimônio em diversas  ações, são distribuídas a investidores que, assim, se tornam seus donos. Ou seja, possuir ações da Serra pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral  é o mesmo que possuir um pedaço dela. Em tese, o acionista garimpeiro será  dono de uma fração de cada prédio, equipamentos, maquinas , automóvel, peça de mobília e qualquer outro bem da empresa. E quanto mais ações possuir, maior é sua parcela. Ações são, muitas vezes, chamadas de papéis. Isso porque, historicamente, ações de companhias eram títulos impressos em papel, que conferiam ao portador sua fração dos direitos da sociedade. Uma ação pode ser vendida ou adquirida a qualquer tempo no mercado financeiro.

Hoje em dia, os títulos em papel são parte da história e suas “ações” são mantidas em registros eletrônicos em sua corretora de valores e em outras entidades do mercado financeiro, mas o termo “papel” ainda é muito usado ao se referir a ações e outros ativos financeiros.

Ser dono (possuir ações) da SPCDM  não significa que o acionista garimpeiro participará da administração da empresa ou tomará decisões que afetem seu rumo. Também, isso não lhe dá diretamente a possibilidade de entrar na sala do diretor pra questionar esta ou aquela decisão.

Isso porque em empresas de grande porte como a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral  listadas em bolsa de valores , a direção da companhia é entregue a executivos com experiência para gerir o negócio. Estes executivos trabalham para proteger e aumentar a riqueza dos acionistas e, por isso possuem alguma liberdade para decidir os caminhos da empresa.

Note que, ao possuírem grande quantidades de ações da empresa, estes  acionistas  têm também grandes interesses que ela tenha ótimo desempenho, portanto não participar das decisões não é motivo para muitas preocupações.

Se perguntar aos garimpeiros se eles querem continuar como cotistas  ou serem transformados em acionistas a segunda opção é a vontade da maioria. Só falta Gesse Simão entender que é melhor seguir esse sentimento do que protelá-lo ou passar por cima do que o povo quer. Esta passando da hora  de botar o papel no bolso do acionista garimpeiro.

Publicado no dia 17 de setembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS ESTARÃO EM ARAGUATINS EM APOIO A CANDIDATURA DE AIRTO PORTILHO
O candidato a deputado estadual e  líder garimpeiro Airton Portilho,  que disputa uma vaga na Assembléia Legislativa do Tocantins  será recebido hoje pela grande massa garimpeira na cidade de Araguatins localizada na  região do Bico do Papagaio.  A reunião em apoio a candidatura de Airton  ocorrerá as 17 horas no Clube da Maçonaria. O presidente da Agasp Brasil Toni Duarte e o presidente da Coomigasp, Gesse Simão se farão presentes a reunião. Ainda não esta confirmado mais o candidato  do PMDB ao governo de Tocantins, Carlos Gaguim,que  lidera a disputa com 47% das intenções de voto, também se faria presente ao encontro  ao lado do presidente da Assembléia Legislativa, Junior Coimbra, que disputa uma vaga para a Câmara Federal.

COTAS OU AÇÕES?
A partir da próxima semana o site da Agasp Brasil estará fazendo varias entrevistas com especialistas em gestão de empresas na tentativa de buscar a melhor maneira dos  garimpeiros receberem seus ganhos com a produção da mina de Serra Pelada. Acreditamos que através de ações distribuídas diretamente para cada sócio da Coomigasp seria a melhor saída. No entanto especialistas do ramo são categóricos em afirmar que a cooperativa por  ser uma  empresa sem fins lucrativos seus associados só podem receber seus dividendos através de cotas.

 O sistema funcionaria mais ou menos assim. A SPCDM repassaria  a parte que cabe a sua sócia Coomigasp que por sua vez redistribui a sua sociedade. Parece simples, mais não é diante dos antigos  conflitos jurídicos travados pela cooperativa na justiça. Claro que buscar uma solução rápida e segura não ‘;e uma prerrogativa e nem pode ser depositada apenas nas costas de Gesse Simão. Na verdade cabe ao Conselho Deliberativo da Serra pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), empresa formada por Coomigasp e Colossus a se debruçar e descobrir a melhor formula de aquinhoar os garimpeiros sócios da cooperativa.

Publicado no dia 16 de setembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
NÃO HAVERÁ MAIS A GRANDE REUNIÃO DE GARIMPEIROS EM IMPERATRIZ
/strong>: O  presidente Lula e a candidata a presidente da Republica, Dilma Roussef,  cancelaram a visita que fariam na próxima semana na cidade de Imperatriz no Maranhão, ato que ocorrerá somente no segundo turno ( se houver ) da campanha que está sendo disputada pela governadora Roseana Sarney. Com isso também foi cancelado a mobilização garimpeira que vinha sendo feita por suas entidades com objetivo de ir ao encontro do presidente Lula na segunda maior cidade do Maranhão. Segundo avaliaram os marqueteiros da  campanha de Dilma e de  Roseana tanto uma como a outro estão no topo das pesquisas de intenções de votos e não há necessidade da presença de Lula no Maranhão , pelo menos agora.

Essa é a terceira vez que a vontatde dos garimpeiros de Serra Pelada de um dia  ficar  frente a frente com Luis Inácio Lula da Silva não se concretizar. As duas primeiras vezes ocorreram antes mesmo  da entrega da Portaria de Lavra para a Coomigasp, fato acontecido em maio passado. Estava tudo pronto para Lula ir a Serra Pelada  quando a sua assessoria resolveu cancelar tudo. Apesar dos desencontros os garimpeiros não abrem mão de continuar admirando e aplaudindo o Presidente mais popular da historia do Brasil.

No caso da visita que o presidente Lula faria a cidade de Imperatriz no Maranhão não tinha nada haver com os garimpeiros. Seria uma visita política  em sustentação da campanha de Roseana Sarney  que disputa a sua reeleição ao governo do Maranhão que poderia ser feita em Imperatriz ou não.

Mas a ideia da mobilização garimpeira que seria organizada pelas entidades represenmtativas da categoria  era  a de aproveitar a presença de Lula para  entregar a ele um manifesto reivindicando a pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada e o apoio na aprovação do  direito a aposentadoria para a categoria. Esse manifesto assinado pelas entidades, Agasp Brasil, Abasp, Freddigasp, Amasp, será  agora encaminhado diretamente a Presidência da Republica com cópias para a propria Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!