segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SEM LOCAL DEFINIDO, COOMIGASP CONVOCA ASSEMBLEIA PARA O DIA 27


Publicado no dia 14 de outubro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
SEM LOCAL DEFINIDO, COOMIGASP CONVOCA ASSEMBLEIA PARA O DIA 27
A Coomigasp convocou para o próximo dia 27 uma assembléia geral para apreciação do 4º  Aditivo  sobre o “ termo de compromisso” compactuado entre a cooperativa, Colossus e o Ministério de Minas e Energia ocorrido no dia 4 de maio passado. Ate agora a Coomigasp ainda não divulgou o endereço correto a onde será realizada a assembléia geral.

O dia 27 cai numa  quarta-feira e a Escola Almir Gabriel não poderá ser cedida por ser um dia normal de aulas. Outro espaço que foi cogitado pela cooperativa para a realização de sua assembléia seria o Teatro Municipal, mais foi negado o pedido, alem de que a capacidade de publico do teatro é de apenas 300 pessoas. Sem  contar com um espaço  próprio para essas ocasiões  em Curionópolis  só resta uma saída para a cooperativa: improvisar a sua assembléia em frente ao prédio onde funciona e no meio da rua.  A grande pergunta é: porque ao invés de quarta-feira essa assembléia não foi marcada num sábado como tradicionalmente ocorre?  Sem resposta.

VAI OU NÃO VAI????
Os diretores  da Coomigasp voltaram a ficar em duvida (como sempre) se realizam ou não a reunião interna entre os membros do Conselho Executivo e membros do Conselho Fiscal marcada  para a próxima quarta-feira, dia 14. O objetivo seria o de debater uma pauta  de assuntos relevantes de interesse dos mais de 40 mil garimpeiros sócios da cooperativa. Entre esses assuntos  consta   a implementação de um conjunto de ações que visam criar um novo modelo de gestão administrativa da entidade, bem como a sua participação,o seu papel e a participação dos lucros de sua sociedade  dentro da SPCDM.

Também seria debatido a contratação de uma auditoria externa para organizar  o quadro social e traçar  as estratégias jurídicas  para buscar o dinheiro da Caixa. Ontem o presidente da cooperativa Gesse Simão deu sinais de que não irá mais realizar a importante reunião. Não se sabe por quê. O tempo passa e a cooperativa foge do assunto como o diabo foge da cruz. Corre o  risco dos delegados e representantes, os quais são cobrados diariamente pelos garimpeiros  em seus municípios,  tomarem para si  essa iniciativa.

SERRA PELADA:  DIA DA CRIANÇA
peiros, com faixa etária entre 0 a 11 anos recebessem presentes e atenção especial da coordenação da Parceria Coomigasp/Colossus . Houve participação ativa da Prefeitura Municipal através de seus servidores, que não mediram esforços para fazer cada criança ali muito feliz. Uma turminha contratada pela parceria  agradou muito a garotada; A Turma da Mônica, acompanhada de outras personalidades, tais como; personagens da Disney, do Sítio do Pica-Pau amarelo, o Zorro, Pica-pau, Chiquinha (da turma do chaves), a família Flinston’s e outros personagens  da literatura infantil.

de projetos sociais  importantes a serem desenvolvidos na Vila Garimpeira pela Colossus e sua parceira Coomigasp. Dentro do Projeto Social da parceria já foram realizados vários outros de relevante importância, que vem mudando a qualidade de vida das famílias ali residentes e trazendo uma mentalidade nova, formando assim uma cultura de valores entre os diversos públicos a serem alcançados pelo projeto. A coordenação de eventos  tem um plano de trabalho que vem sendo seguido e o ponto alto são as oficinas que acontecem todos os finais de semana, inserindo esportes, teatro, cinema e outras atividades culturais, importantes para a formação da cultura local.
Fonte: Agência Bateia.

RESGATE COM SUCESSO
Terminou na noite de ontem o resgate dos 33 mineiros  que ficaram presos a uma profundidade de 700 metros na mina  de cobre San José, no Chile, durante 69 dias. O último trabalhador chegou à superfície às 21h56min (horário de Brasília), trazido pela cápsula Fênix 2. O drama dos mineiros começou em 5 de agosto, com o desabamento da jazida subterrânea. Após 17 dias sem informações, o governo do Chile anunciou que os trabalhadores estavam vivos. No mesmo dia, um jornal local divulgou as primeiras imagens dos mineiros.

Publicado no dia 13 de outubro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
FINALMENTE A DIRETORIA DA COOMIGASP CAI NA REAL QUE É PRECISO FAZER GESTÃO COM RESPONSABILIDADE
A diretoria da Coomigasp marcou para a próxima quarta-feira, dia 14, uma reunião entre seus  membros do conselho executivo e do conselho  fiscal para tratar de assuntos relevantes para a sua sociedade. Na pauta consta os mais variados assuntos como  a implementação de um conjunto de ações que visam criar um novo modelo de gestão administrativa da entidade, bem como a sua participação e o seu papel  dentro da SPCDM. 

Para o conjunto dos diretores  os novos rumos que surgiram com a criação da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa criada pela parceria Coomigasp e Colossus e o pleno desenvolvimento da implantação da mina requer de todos um grande esforço para  mudar radicalmente a velha forma  de administração da cooperativa. A idéia é a de realmente profissionalizar setores que  servirão como linha auxiliar dos diretores e que possa prepara-los para melhor comprender o que é uma SPE e como ocupar o espaço que cabe a cooperativa dentro dessa parceria.

 A organização do quadro social é uma tarefa que será tratada com prioridade e que até o final deste ano deverá ser concluído por uma auditoria externa que será contratada para este fim. Também até o final desde ano a Coomigasp levará ao conhecimento do seu corpo societário a sugestão do modelo a ser aplicado para a divisão dos ganhos de cada sócio referente a prospecção do minério a ser explorado pela SPCDM.

No campo jurídico a direção da Coomigasp também dará total atenção no que diz respeito ao dinheiro da Caixa Econômica e dos precatórios. Em fim, a diretoria tomou consciência que não dar mais para ficar de braços cruzados sem acompanhar a modernidade e das oportunidades surgidas para o povo garimpeiro de Serra Pelada. Ao ponto de vista da Agasp Brasil, principal parceira da Coomigasp na luta pela conquista do seu maior patrimônio que foi a sua Portaria de Lavra conseguida em maio passado, a cooperativa agora depende cada vez mais do percentual de inovação, tecnologia e inteligência a ela incorporados.

Estes fatores, a empresa que souber tratá-los de forma eficiente, estará sempre em posição de destaque no seu mercado de atuação. Para atingir este intento, todo o corpo diretivo da Coomigasp, a começar pelo seu presidente, deve reconhecer que o conhecimento se tornou o ativo mais importante, e indispensável neste atual momento. O desafio da cooperativa que saiu do garimpo para se tornar uma mineradora recai na criação de um ambiente propício para identificar, criar e disseminar o conhecimento, o que pode agregar valor à empresa e colocá-la no rumo de suas metas.

Diante destas questões, o grande objetivo é estruturar uma metodologia que permita estimular a criação de um ambiente propício à captação de novos conhecimentos e reutilização daqueles já existentes. Para sair do atraso e alcançar uma nova gestão administrativa  a Coomigasp terá que buscar a ajuda de empresas de consultorias da área de gestão empresarial.

Essa reunião da próxima quarta-feira com todos os diretores da Coomigasp  poderá  ser o primeiro grande passo para inserir a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada no trilho da modernidade e a caminho de uma  administração mais responsável e eficiente. 

Prezado Amigo Toni Duarte,
O que é dito em seu comentário está coberto de razões e apenas ressoa as inquietações dos associados da COOMIGASP e que paulatinamente, de forma perigosa vem se alastrando. Primeiramente deveria ser dado a conhecer as bases  da parceria COOMIGASP/COLOSSUS que até hoje ninguem sabe e é uma obrigação da SPCDM. Em decorrencia de tal fato, insistimos em saber a questão da COOMIGASP na gestão da SPCDM, quantos postos dispõem dentro da Cia., em termos de diretorias ou chefias setoriais. Estes aspectos são importantes, uma vez que acreditamos, que por ocasião de celebração do acordo de parceria se instituiu uma sede para a SPCDM, local para onde a COOMIGASP deslocaria sua precária sede e se aparelharia de forma a ter condições de atender as demandas dos acordos feitos. Se isso não foi feito alguem "dormiu no ponto" e de forma muito feia. Insistimos em afirmar que as questões de gestão passam diretamente pela participação efetiva da COOMIGASP dentro da SPCDM porque esta é a forma correta, qualquer outra é venda pura de ilusão pois não se terá como dar respostas verdadeiras e concretas sobre assuntos que necessitam de conhecimento e ordenamento juridico. Qualquer coisa fora do aqui dito, salvo melhor juizo, é inificaz.

Atenciosamente,
Pedro Paulo Delfino/ Porto Alegre/RS


lde;o de 4 minutos e será apresentado pelo presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte. Dar  mais dinâmica na informação televisiva trata-se de um projeto que vem sendo  estudado desde o inicio desse ano. Agora será colocado em pratica.  Chamadas neste sentido já estão sendo feitas pelo próprio apresentador  do esperado programa através da Agasp Brasil TV. Se liga.

Publicado no dia 13 de outubro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
CONTINUA O RESGATE DE MINEIROS NO CHILE
Os 33 mineiros que estão soterrados  ha mais de 2 meses  na mina de cobre San Jose no Chile começaram a ser resgatados no inicio dessa madrugada de terça-feira para quarta-feira. Eles estão sendo trazidos de voltas através de uma capsula desenvolvida especialmente para fazer esse tipo de resgate.

Recebidos pela família e as autoridades chilenas, os mineiros ate o momento resgatados do fundo da mina chegaram a superfície em aparente bom estado de saúde e de óculos escuros, para preservar a vista da luminosidade, que a mais de 600 metros de profundidade era pouca. O tempo médio da retirada de cada operário – incluindo a descida e a subida da cápsula – tem durado cerca de 45 minutos, como o previsto.

Os 33 trabalhadores ficaram mais de 60 dias longe da luz do sol, com temperaturas acima de 35ºC, alta umidade, pouco espaço para exercícios, renovação de ar e condições de higiene bastante precárias. Em resumo, uma agressão generalizada ao corpo. Cerca de 1500 jornalistas do mundo inteiro encontram-se  acompanhando resgate que deve termina só na sexta-feira ou no sábado se não houver nenhum problema.  Os especialista da área de segurança da mineração  avaliam  que esse  acidente deve ser um marco decisivo, no sentido de rever equipamentos de segurança na mineração de todo o mundo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!