segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SERRA PELADA MUDA PARA MELHOR


Publicado no dia 7 de agosto de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
SERRA PELADA MUDA PARA MELHOR
A presença de caminhões, maquinas e muitos homens trabalhando,  dão  sinal que o progresso chega a Serra Pelada. Pelo menos foi isso que sentir um grupo  de  70 garimpeiros sócios da coomigasp  ao visitar o canteiro de obras da mina. Uma área do tamanho de 20 campos de futebol  está sendo preparada para receber a grande plataforma de beneficiamento  do minério extraído.

O engenheiro Luiz Carlo Celario explicou a onde será aberto a boca do túnel da mina. Gesse Simão presidente da Cooperativa não escondeu a sua  empolgação  com o andamento dos trabalhos. Veja matéria feita por Toni Duarte através da nossa Agasp TV. É só Clicar.

io amanhã (domingo)  e que a gente faz questão de registrar é a grande líder garimpeira Lucia Costa de Abel Figueiredo no Pará. A Agasp Brasil parabeniza Lucia por esta importante data.

Publicado no dia 6 de agosto de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
O PROGRESSO CHEGA A SERRA PELADA
*POR TONI DUARTE

border="6" align="left" src="/UserFiles/Image/VISITAAMINA.jpg" alt="" />A primeira visita ao campo de obras de implantação da mina de Serra Pelada foi realizada  por um grupo de 70 lideres garimpeiros e dirigentes de entidades que tiveram detalhadas explicações sobre o projeto . Uma área de 190 mil metros quadrados, equivalente a 20 campos de futebol, (foto)  vem recebendo neste últimos 60 dias de intensos trabalhos, serviços de terraplanagem.  Esta área , segundo o engenho de minas, Luis Carlos Celaro, responsável pela implantação do projeto, está sendo preparada para  receber os equipamentos que comporão o parque industrial da mina. De acordo com o cronograma de obras até setembro será concretado a boca do grande túnel na área do emboque.
border="6" align="left" src="/UserFiles/Image/CELARO7.jpg" alt="" />
Luis Carlos Celaro listou algumas minas profundas no Brasil a exemplo da Morro Velho em Nova Lima , Minas Gerais, que atingiu pouco mais de 2.500 metros de profundidade. A mina de Serra Pelada terá uma  rampa de 3.200 metros de comprimento (foto) em forma espiral  e atingirá 400 metros de profundidade a partir do nível do emboque.Os trabalhos de engenharia se darão na construção da segurança do teto, ventilação e drenagem. De acordo com a estimativa de Celaro essa é a obra que levará mais tempo para ser construída num prazo de 10 meses.

border="6" align="left" alt="" src="/UserFiles/Image/EMBOQUEDAMINA.jpg" />Na área do emboque será construído um pátio para a concentração  de equipamentos alem do material a ser utilizado  nos trabalhos de engenharia na construção da rampa do subsolo  em plano inclinado descendente.Celaro também explicou que o método a ser utilizado na exploração da mina. Será pela técnica  cut-and-fill (corte e enchimento) o que  permite a produção de minério em larga escala. No fundo da mina terá um grande salão com galerias para a retirada do material mineralizado o qual será substituído pelo material estéril e cimentado. Isso irá dar mais segurança  para a sustentação do teto da câmara de lavra.

Na pa border="6" align="left" src="/UserFiles/Image/CAMPODAMINA.jpg" alt="" />rte superior será montada a partir do próximo mês  a gigantesca planta de beneficiamento direcionada para tratar 500 mil tonelada de material mineralizado por ano que equivale 1.000 toneladas por dia.Alguns equipamentos importados  com alta tecnologia para ser empregados no subsolo chegam ao Brasil  em agosto. Todo parque industrial da superfície segundo estimativa de Celaro ficará montado em seis meses. Quem entra no 16 até  Serra Pelada já sente a completa transformação que o projeto de desenvolvimento mineral  da parceria Coomigasp e Colosus esta fazendo em Serra Pelada.


border="6" align="left" src="/UserFiles/Image/TONIECELARO.jpg" alt="" />Maquinas e homens trabalham intensamente  na recuperação dos 31 quilômetros de estrada que liga do “16” ao “30”. O velho aeroporto esta pronto para receber aeronaves mais possantes com seus 1 quilometro e 200 metros de pista. O projeto já emprega cerca de 300 pessoas nas mais diversas áreas. Elisa Batista, 45 anos (foto), que chegou na Serra Pelada em 1984 atrás do marido  ganhou um emprego de apontadora no canteiro de obras. Disse que esta feliz e que nunca imaginava que pudesse um dia se empregar em Serra Pelada. Com carteira assinada e o salário que recebe dar para viver mais folgada. Já os mais jovens que nasceram e se criaram na pequena currutela vivem a expectativa  de ganhar uma vaga no centro de treinamento profissional que está em fase de montagem. José Carlos Matias, 19 anos, sonha  em se capacitar para trabalhar com maquinas de alta tecnologia no fundo da mina.

A border="6" align="left" src="/UserFiles/Image/ELISABATISTA.jpg" alt="" /> transformação de Serra Pelada sem duvida esta estampada no rosto das pessoas. A pequena vila acostumada com a receita provida do programa Bolsa Família  do governo federal, começa gradativamente a receber um novo reforço : a renda gerada pela parceria Coomigasp /Colossus.“O comercio esta vendendo mais”, informa Dona Adelaide, dona de uma pequena lojinha que vende roupas e calçados localizada na rua principal da currutela. No ano passado pensou fechar as portas, mas preferiu apostar nos novos ventos que soprariam na economia da pequena vila. O novo tempo chegou. Tudo isso é só o começo da nova cara de Serra Pelada que  começa a bamburar para uma vida  melhor.

Publicado no dia 4 de agosto de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
LIDERENÇAS GARIMPEIRAS REFORÇA A UNIÃO PELA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO SERRA PELADA
Foi uma reunião bastante positiva. Pelo menos foi assim que diretores, delegados e dirigentes de entidades garimpeiras saíram do encontro realizado ontem em Curionópolis com os principais executivos da parceria Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral. A reunião serviu para dirimir duvidas e levar mais informações sobre o projeto de implantação da mina de Serra Pelada que se encontra em fase de construção.

O engenheiro de minas, Luis Carlos Celaro, responsável pela implantação da mina fez um completo relato sobre os trabalhos desenvolvidos ate o momento. Algumas áreas próximas a grande cava já foram adquiridas pela SPE para a montagem do parque industrial e para a construção de três quilômetros de rampa que chegará a 400 metros de profundidade. Um filme virtual em 3D foi exibido o que deu uma noção próxima do que vai ser a mina de Serra Pelada. A mão de obra está sendo contratada e a prioridade das vagas está sendo oferecidas aos moradores da comunidade de Serra Pelada.

posto de saúde foi reequipado e uma escola reconstruída.

A Associação das Mulheres de Serra Pelada irá fornecer todo o fardamento dos trabalhadores da SPCDM. Para isso, o projeto montou uma fabrica de costura industrial cuja ferramenta possibilitou a Amasp em formar a parceria. O novo cenário que desponta na Serra Pelada, comunidade com pouco mais de 600 famílias já é percebido em cada membro de sua população.

Os postos de trabalhos estão sendo gradativamente ocupado pelos moradores da Vila. Isso é apenas o começo de um projeto que tem o mês de dezembro de 2011 para iniciar a sua produção. Na reunião de ontem ficou também estabelecido que a cada primeira terça feira de cada mês diretores da Colossus e Coomigasp, delegados e dirigentes de entidades garimpeiras se reunirão para tomarem ciência sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos na implantação da mina.
Hoje, as 10 horas, o mesmo grupo irá visitar cada ponto de instalação da mina  em Serra Pelada. Para os dirigentes garimpeiros não resta nenhuma duvida de que esse entrosamento é ponto de equilíbrio que faltava para consolidar de vez um projeto que visa melhorar a qualidade de vida de todos. Amigo Garimpeiro

ez mais vêm recebendo a adesão do povo garimpeiro do seu Estado do Tocantins. Por causa disso fizemos questão de publicar a sua carta:

“Venho através desta com muito respeito e apreço pedir o seu apoio, dos seus familiares e amigos para a minha candidatura à Deputado Estadual pelo PDT com o nº 12.333. Com a sua ajuda e as benções de Deus, juntos teremos a voz e a força política para defender a nossa classe garimpeira na Assembléia Legislativa".
Conto com seu Voto!
Nº 12.333
AIRTON PORTILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!