segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SOCIEDADE DA COOMPRO QUER GENTIL COMO PRESIDENTE


Publicado no dia 22 de junho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
SOCIEDADE DA COOMPRO QUER GENTIL COMO PRESIDENTE
A candidatura do líder garimpeiro s  Gentil José para a presidência da  Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros Proprietários de Catas - COOMPRO,  cresce no meio da sociedade  que está decididamente  dar um basta na atual diretoria  nas eleições marcadas para o dia 25 de julho. O atual presidente Otacilio Rodrigues da Rocha é apontado pelos mais de seis mil sócios da cooperativa  como o presidente mais incompetente  que já passou pela  historia da Compro.

 “A Compro não se desenvolveu porque o erro está no comando da cooperativa .Essa diretoria que aí está comandada por  Otacilio se destaca como  o simbolo do atraso e da incompetência  que empurrou a Coompro ao  patamar das piores cooperativas de garimpeiros  do distrito mineiro de Serra Pelada”, diz Gentil  em seus discursos . Até agora ela já visitou cerca de 15 cidades maranhenses , 6 do Pará onde pretende visitar mais algumas nesta  sua caminhada por todo o mês de junho. No mês que vem Gentil visitará as cidades do Tocantins e algumas do Piauí.

 “Não  estamos apenas  apontado os erros e equívocos dessa atual diretoria. A nossa campanha  para Presidente está sendo feita em cima de uma proposta séria que visa tornar a Coompro numa cooperativa produtiva  a curto prazo. Há quase três anos a nossa cooperativa tem uma PLG que continua na gaveta da atual diretoria  que não sabe o que fazer com ela. Sou candidato a presidente para desengavetar esse documento e junto com toda a sociedade buscar uma boa  parceria  que possa fazer crescer a Coompro que é dona de uma área potencialmente rica  em minérios”, explica  Gentil José.

A candidatura de Gentil que atualmente exerce o cargo de delegado da Coomigasp na região de São Luis e é diretor da Agasp Regional da capital maranhense tem o apoio de todas as entidades garimpeiras de Serra Pelada.  Para o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte a candidatura do líder garimpeiro  cresce mediante a um  sentimento de mudança que a sociedade da Coompro vem nutrindo há muito tempo. Há mais de seis anos que Otacilio Rodrigues está no cargo de presidente.

É um longo período de agonia  que levou uma das mais importantes cooperativas de Serra Pelada  ao fundo do poço. Para  que a Coompro  conseguisse  a Permissão de Lavra Garimpeira (PLG)  a sociedade chegou a desembolsar mais de 300 mil reais. A PLG da Coomic comandada por Raimundo Lopes  saiu por muito menos. Alem disso essa mesma sociedade continua a pagar suas taxas  que se evaporam  e viram pó nos bolsos da atual diretoria.

A sociedade tem razão de sobra para fazer uma completa limpeza na direção da Coompro.  Em 2008 Otacilio emprenhou o quadro social da Coompro  colocando cerca de 267 sem-terra  de Palmares II num compromisso que resultou na invasão criminosa da Coomigasp. A eleição do dia 25 de julho está sendo visto como  um grande dia. O dia que Gentil Jose se tornará presidente de uma cooperativa que tem tudo para crescer e se tornar produtiva . Basta a sociedade querer.

Publicado no dia 22 de junho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
QUEM NÃO TEM CÃO CAÇA COM GATO
Equanto os dirigentes da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral -SPE- continuam na mesma timidez de mostrar a sociedade garimpeira como realmente funciona uma mina, a Agasp Brasil se adianta aos fatos e tenta mostrar isso através de imagens. A partir de hoje estaremos exibindo alguns vídeos explicativos sobre o assunto através da Agasp Brasil TV no topo de nossa pagina. Vamos fazer o que a SPE já deveria ter feito antes mesmo de ter recebido a Portaria de Lavra. Vale dizer que nesses tempos modernos da computação, as imagens 3D que substituiram as  velhas  maquetes, pode  revelar com precisão, como vai ser no futuro uma obra, cujo projeto de engenharia se inicia neste momento. 

Seria de muito valor educacional e de vasto conhecimento para a comunidade garimpeira de Serra Pelada se a SPE formada pela parceria Coomigasp e Colossus tomassem isso como um dever de casa. Por enquanto a construção da mina e como ela será no futuro próximo, está apenas na cabeça do engenheiro responsável  construtor e de alguns privilegiados  diretores da Colossus. Do outro lado ninguem sabe de absolutamente nada. Por isso, tomamos a decisão de  cobrar informaçoes sobre a mina e ao mesmo tempo contribuir  com quem não entende nada de mina subterrânea mostrando a todos  alguns vídeos produzidos por grandes mineradoras.

O vídeo de hoje mostra como funciona a mina de potássio  de Taquari-Vassouras em Sergipe. foto).Ela foi construída em 1979, pela Petrobrás Mineração S.A. (Petromisa), e inaugurado em 1985 e atualmente estar arrenda para a Vale.A mina apresenta características peculiares e  exigiu de técnicos brasileiros e franceses  o desenvolvimento de uma complexa tecnologia de lavra subterrânea.Além de estar situada a grande profundidade (450 m), a mina encontra-se em uma zona geológica onde há ocorrência de gases explosivos, em razão da existência de campos petrolíferos nas proximidades. Veja o vídeo explicativo através da Agasp Brasil TV. É só clicar.

Publicado no dia 21 de junho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
TÁ NA HORA DA SPE MOSTRAR A SUA CARA (II)
Dpois de quase 40 dias que foi liberado a portaria de lavra, finalmente o engenheiro de minas, Luis Carlos Celaro, promete para amanhã, dia 22 , conceder uma entrevista ao blog da Agasp Brasil para falar sobre  pontos importantes  sobre a implantação da mina de Serra Pelada. Celaro  foi contratado por Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa formada entre Coomigasp e Colossus, para gerenciar o projeto de desenvolvimento da mina. Na ultima sexta-feira, em artigo assinado  e postado no blog pelo dirigente da Agasp Brasil, Toni Duarte,  ele externou  a sua preocupação  por falta de informações mais precisa sobre a implantação da mina.

Para o dirigente da Agasp, sem duvida  a  Mineradora Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral  foi buscar e escolheu o que há de melhor no seleto mercado brasileiro de profissionais com quilate curricular para dirigir uma mina da grandeza de Serra Pelada. Mais o que irá acontecer daqui por diante? O que é uma mina? Como será construída? Quais são as empresas que participarão do processo de sua construção? De que forma o cidadão trabalhador morador de Serra Pelada será aproveitado nessa fase do alvissareiro mercado de trabalho? Vai ter curso de capacitação profissional para preparar mão de obra recrutada no meio garimpeiro? Esses foram os questionamentos. 
Ato continuo Toni Duarte enviou email ao próprio Celaro.

Ao  Sr Luiz Carlos Celaro,
Diretor- Geral de Desenvolvimento da Mina de Serra Pelada
            Prezado Senhor,
            Com o objetivo de melhor informar a grande comunidade garimpeira de Serra Pelada  sobre o  empreendimento tocado por Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral – SPE-  consocio formado entre Coomigasp e a Colossus , a Agasp Brasil se dirige  a vossa senhoria no sentido de   nos conceder uma entrevista  a cerca das perguntas  abaixo relacionadas:

Depois da liberação da portaria de lavra para  SPE quando iniciarão as obras pesadas para a edificação da mina?

Como a SPE irá convocar trabalhadores para essa fase de construção e quantos empregos diretos e indiretos  deverão ser gerados com a construção da mina?

Quais são as empresas  que foram contratadas  para esses tipos de serviços e qual é o aporte financeiro que será investido nesta fase de implantação das mina?

Qual é o método optado pela  SPE para a implantação da mina de Serra  Pelada e por que?

Qual é a diferença entre a mina  pertencente a  Mineração Aurizona, empresa controlada pelo grupo canadense Luna Gold Corp.,  antes supervisionada por você,  e  a  que está sendo implantada  sob o seu gerenciamento em Serra Pelada ?

Qual é a sua opinião  em torno  de que a  SPE possa instalar seminários, fóruns de debates com a participação da sociedade garimpeira e  com a comunidade de Serra Pelada em torno  do projeto mineral da SPE?

Em quanto tempo está estimado a fase de construção da  mina  e quando definitivamente ela entrará  na fase produtiva?

           Grato por suas informações,

Toni Duarte
Presidente da Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada
Agasp Brasil
agaspbrasil@hotmail.com/agaspbrasil@gmail.com


Em resposta ao nosso email o Sr. Luiz Carlos Celaro respondeu:
Caro Sr. Toni Duarte,
Poderemos agendar um encontro para a próxima terça dia 22 de junho para responder as perguntas conforme sua solicitação.
Entraremos em contato para combinar o melhor lugar.
At.
Luiz Celaro



PEPE VARGAS CONCLUI SEU RELATÓRIO AINDA ESTA SEMANA
O deputado Pepe Vargas (PT-RS) pegou no pesado neste ultimo final de semana no Projeto de Lei 5227/2009 que estabelece a aposentadoria especial aos garimpeiros e uma pensão vitalícia ao ex-garimpeiros de Serra Pelada. Conforme prometeu na semana passada o deputado gaucho  espera enviar a proposta já relatada  ainda esta semana ao Dr. João Donadon , diretor do Departamento do Regime Geral da Previdência órgão ligado ao Ministério da Previdência. A medida visa dar todas as garantias de constitucionalidade ao PL 5227 para que ele  seja apresentado pelo relator na Comissão de Finanças e Tributação sem nenhum problema para a sua aprovação. Se tudo correr bem o projeto de aposentadoria  será colocado em votação, dia 30,  na ultima reunião desse mês de junho  da Comissão de Fianças e Tributação.
de 1989 assinada pelo ex-presidente Jose Sarney  que instituiu uma pensão vitalícia  aos seringueiros pelo esforço de guerra feito em 1945 e lembrou ainda a Medida Provisória 373, de 24 de maio de 2007, assinada pelo presidente Lula   que instituiu a pensão vitalícia  hansenianos.

 “Uma MP que beneficie os ex-garimpeiros de Serra Pelada  talvez será um dos gestos mais  humanitário da historia republicana  pois visa beneficiar  esses  trabalhadores que ajudaram  o Brasil a pagar suas dividas externas  durante 20 anos de intenso trabalho forçado e no final ficaram sem qualquer indenização por isso”, disse.  Lobão explicou ainda que grande parte desses trabalhadores  encontram-se impossibilitados de sustentar suas famílias  pelas doenças crônicas  contraídas causadas pelo mercúrio, pela malária e pela hanseníase durante a suas atividades no garimpo.

Alerm dessa iniciativa feita por Lobão via Senado federal, o deputado Pepe Vargas, presidente da Comissão de Finanças e T

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!