segunda-feira, 28 de novembro de 2011

UM NOVO TEMPO


Publicado no dia 29 de maio de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
UM NOVO TEMPO
Definitivamente Serra Pelada entra para um novo cenário de desenvolvimento econômico e social. Essa é a opinião externada pelo presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, ao avaliar o ato de entrega da Portaria de Lavra  para a Coomigasp pelo Ministério de Minas e Energia  ocorrido no inicio do mês. Acompanhe um trecho da entrevista do dirigente através da Agasp Brasil TV.  É só clicar no topo da pagina.

Publicado no dia 28 de maio de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
TODA PRESSÃO EM CIMA DE PEPE VARGAS
O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte (foto), pediu ontem  aos membros da Frente Parlamentar em Defesa dos Garimpeiros do Brasil, criada no ano passado na Câmara dos Deputados que façam gestões junto a Comissão de Finanças e Tributação no sentido de pressionar  o deputado Pepe Vargas apresente o relatório do PL 5227 que trata da aposentadoria dos garimpeiros ou designe um outro relator. Ontem o deputado Cleber Verde autor da proposta solicitou um audiência junto ao ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas a qual foi marcada para a próxima terça-feira.

 “Nesta audiência que contará com a nossa presença vamos negociar o dinheiro da Caixa Econômica que pertencem aos garimpeiros  como uma contrapartida para ser usados pelo Ministério para o pagamento da pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada”, disse Toni Duarte. O presidente da Agasp Brasil acusou o deputado Pepe Vargas de protelar o maximo possível o debate em cima do projeto dentro da Comissão de Finanças e Tributação. “Por isso nós estamos convocando todos os garimpeiros para se fazerem presentes na próxima quarta-feira, dia 02 , a partir das 9 horas, na Comissão de Finanças e Tributação para uma manha de protesto. Não podemos ficar de braços cruzando ou calados  enquanto apenas um deputado tripudia de um dos direitos mais sagrados de uma categoria  que é o direito a aposentadoria”, disse Toni Duarte.

O DESAFIO DO MINISTRO
Depois do desafio feito pelo ministro de Minas e Energia, Marcio Zimmermann ao estipular o dia 22 de junho como a data para que o presidente Lula possa ir a Serra Pelada presenciar o início das obras da implantação da mina, o geólogo Heleno Costa, vice-presidente da Colossus no Brasil, reiterou que a Serra Pelada  Companhia de Desenvolvimento Mineral fará de tudo para que as obras sejam iniciadas neste dia. No nosso programa desta sexta-feira Heleno Costa  fala sobre o assunto. Para acompanhar o “Conexão Garimpeira” é só clicar na Radio Web no topo da pagina.

Publicado no dia 27 de maio de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
PEPE VARGAS ESTAR BRINCANDO COM O POVO GARIMPEIRO
gas ( PT-RS) (foto),  presidente da Comissão de Finanças e Tributação e relator do Projeto de Lei  que estabelece uma aposentadoria aos garimpeiros e uma pensão vitalícia para os ex-garimpeiros de Serra Pelada, definitivamente faz o jogo do governo. Desde o ano passado ele não apresenta o projeto do qual é o relator. Numa entrevista concedida ao programa “Conexão Garimpeira levado ao ar na ultima segunda-feira, o deputado gaúcho , afirmou que o autor do projeto, deputado Cleber Verde (PRB-MA), não aponta a fonte de onde sairá o recurso para pagamento da aposentadoria e da pensão vitalícia. Pepe Vargas continua fazendo ouvido de mercador apesar de saber  que no caso da aposentadoria especial a fonte pagadora pode ser a mesma utilizada para pagamento da aposentadoria dos agricultores e pescadores, conforme a Constituição.
No caso da pensão vitalícia os mais de R$ 380 milhões de reais podem ser usados pelo governo como um fundo junto ao Ministério da Previdência para tal fim. No programa de hoje o “Conexão Garimpeira” traz uma entrevista sobre o assunto com o próprio deputado Cleber Verde. Por outro lado o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, disse que estar na hora de Cleber Verde reagir dentro da Comissão de Finanças e Tributação da qual é membro. O presidente da Agasp convocou os garimpeiros e promete  realizar um “apitaço” na próxima quarta-feira em sinal de protesto dentro da Comissão de Finanças e Tributação. Para ouvir o programa Conexão Garimpeira desta quinta-feira basta clicar na “Radio Web” no topo da página.
MINISTRO ZIMMERMANN LANÇA DESAFIO A COLOSSUS
O ministro de Minas e Energia, Macio Zimmermann  durante o ato de entrega da Portaria de Lavra em Curionópolis , disse que Serra Pelada  foi o primeiro caso de garimpo  a céu aberto  a ser transformado em uma mina  que o governo tinha que resolver  bem. Ele disse em seu discurso que a concessão da lavra é importante para ver o garimpeiro organizado e uma Coomigasp forte, tão quanto  a empresa parceira que veio com investimentos e  now haal para tornar Serra Pelada viável. Esse documento que está sendo assinado não é só para um mês, não é só para um ano,mas para a vida inteira”,disse.
 Zimmermann destacou a sensibilidade do presidente Lula  que já vinha acompanhando a causa garimpeira com o ministro Edison Lobão,  em 2003 com a ministra Dilma Rousseff e com a governadora do Pará, Ana Julia Carepa. “Ele pediu que eu transmitisse a vocês que no dia 22 de junho o presidente fará todo o esforço para  está aqui com todos vocês.  Aqui lanço um desafio a Colossus  e vocês  garimpeiros . Vinte e dois de junho tem que ser  a data que a Colossus  terá que iniciar os trabalhados para a exploração da mina de Serra Pelada“, desafiou o ministro. Para acompanhar o  discurso do ministro de Minas e Energia Marcio Zimmermann você pode acompanhar através da Agasp Brasil TV clicando no topo da página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!