segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MÃE DE GESSE SIMÃO FALECE AOS 71 ANOS EM IMPERATRIZ


Publicado no dia 11 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
MÃE DE GESSE SIMÃO FALECE AOS 71 ANOS EM IMPERATRIZ
Faleceu nesta manhã aos 71 anos   com  falência múltiplas dos órgãos , a senhora Laurinda de Melo Simão , mãe do presidente da Coomigasp, Gesse Simão de Melo. Dona Laurinda encontrava-se internada no Hospital Santa Mônica em  Imperatriz/Maranhão há seis dias acometida por uma crise aguda de ulcera do duodeno. Ela era diabética e não resistiu ao tratamento. Parentes e amigos acompanharão  o féretro ao Cemitério Campo da Saudade em Imperatriz  que ocorre ás 9 horas deste domingo. Além de Gesse Simão, Dona Laurinda deixa outros quatro filhos e o esposo Pastor Jose Simão. A Agasp Brasil e a sociedade garimpeira de Serra Pelada prestam as condolências ao presidente da Coomigasp, Gesse Simão.

Publicado no dia 10 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
A AGASP BRASIL NO SEU DEVIDO LUGAR
*POR TONI DUARTE
Em 2011 a Agasp Brasil ficará cada vez mais distante da atual administração da Coomigasp enquanto a sua diretoria não entender, de que é necessário implementar novos conceitos em sua gestão administrativa , como forma de preparar a cooperativa  para o evento  da mineração do ouro da mina de Serra Pelada, programada para acontecer nos próximos 11 meses. A Agasp Brasil tem sido ao longo de muitos anos a fiel parceira de lutas do povo garimpeiro de Serra Pelada  e esteve na linha de frente nos bons  e nos trágicos momentos  que passou a sua cooperativa.

Nossas ações demandam desde  2002 ao convencermos o senador Edison Lobão que fizesse aprovar dentro do Senado da Republica o Decreto Legislativo de sua autoria que devolveu  a Coomigasp os 100 hectares que se encontrava sob domínio  da Vale do Rio Doce desde 1992 quando o garimpo foi fechado. Em 2005 fomos para cima do governo federal  o pressionando  para que fosse realizado  o processo de readequação.

" width="426" vspace="6" src="/UserFiles/Image/AGEBOA.jpg" alt="" />Com essa ação os garimpeiros que haviam sidos cortados do quadro de sócios da cooperativa tiveram a oportunidade de retornar ao quadro social. Ao lado da maioria  traçamos estratégias  que  culminaram  com a derrota da perversa e criminosa  dinastia Curió  ao elegermos   Valder Falcão para o comando da Coomigasp. No final de 2006 voltamos  a pressionar o Ministério de Minas e Energia para que outorgasse de uma vez por todas o  alvará de pesquisas da Coomigasp , ato que vinha sendo empurrado com a barriga  pela Secretaria de Geologia e Transformação Mineral.

O alvará saiu em fevereiro de 2007. Em junho desse mesmo ano a Coomigasp realizou um contrato de parceria com a empresa Colossus,  depois de recorrer a alguns bancos oficiais como BNDS,Banco do Nordeste, entre outros,  os quais se negaram a fazer negócios desse tipo com os garimpeiros de Serra Pelada.

 Estivemos pressentes em todos os momentos de grandes turbulências  e aflições que envolveu o povo garimpeiro. Em 2008 reagimos  sob protesto exigindo providencias enérgicas do governo do Pará para que mandasse evacuar o prédio da cooperativa ocupada de forma criminosa por um bando de sem-terra. Contrapomo-nos as  seguidas  tentativas de golpes  contra as legítimas decisões da sociedade ao exigir  intervenção rápida por parte do Poder Judiciário paraense e que a Corte  em conjunto com o Ministério Publico , Entidades  da Sociedade Civil organizassem  eleições limpas,  seguras e democráticas  para o comando da cooperativa. 

Gesse Simão de Melo, presidente da Freddgasp na época , foi o perfil encontrado para ser o candidato da legalidade naquele momento.  A nosso convite topou a parada. A união das entidades garimpeiras encabeçada pela Agasp Brasil caíram em campo rompendo os limites da cidade de Imperatriz  no Maranhão para popularizar o nome de Gesse no meio da sociedade garimpeira espalhada por todo o Brasil já que era pouco conhecido. Foi atendendo aos pedidos das entidades garimpeiras que  a sociedade  elegeu Gesse Simão com  quase 93% dos votos validos da eleição de janeiro de 2009. Foi com essa mesma união das entidades garimpeiras que foi possível brigar, até o ultimo momento, para que o Ministério de Minas e Energia outorgasse  em maio passado a tão sonhada Portaria de Lavra.

De lá para cá a Agasp Brasil tem insistido junto com as outras entidades  para que a Coomigasp tome o caminho da boa gestão e que possa prepará-la para o esse grande momento da produtividade mineral que se aproxima. Sugerimos que a diretoria se cercasse de profissionais  que pudesse prestar consultoria na área administrativa e na área da mineração. É lamentável que até o momento a Coomigasp não sabe sequer qual é o real tamanho de sua sociedade. Não há por parte da cooperativa  qualquer acompanhamento do processo de sondagens na área dos 800 hectares.

Os relatórios são oferecidos pela Colossus mas pelo lado da Coomigasp não há nenhum profissional da geologia que possa ajudar a decifrar os números e coloca-los numa linguagem simples  para a neófita diretoria entender e passar a diante. Lamentavelmente as nossas sugestões tem sido desprezadas  e jogadas na lato do lixo.  Há uma grande dificuldade de se falar com Gesse. Nem mesmo os delegados regionais que estiveram reunidos na ultima terça-feira em Serra Pelada tiveram a oportunidade de falar o que pensam a uma diretoria que prefere subestimá-los. A reunião que deveria ocorrer logo após a visita à mina foi cancelada e tudo vai ficando pra depois. Mas uma vez Gesse perde a chance de converter boas idéias e a colaboraçao de seus parceiros numa grande vitrine de uma gestão agil e responsável sob o seu comando.Setimos que a bola do presidente cada vez está muchando diante dos olhos da sociedade.

De um lado dessa parceria observamos  os gringos cada vez mais organizados e respaldados por consultorias, seja na área da geologia, da mineração ou da gestão empresarial  e vem  cumprindo todas as metas para tornar Serra Pelada uma mina produtiva.  Tratam o projeto como um negocio como tem que ser e da forma profisssional. Do outro, uma Coomigasp a passos lentos , cuja diretoria acha  que  entende de tudo e que está no rumo certo.  Diante das evidencias de que a diretoria pode caminhar com seus próprios pés e sem pedir opinião a ninguem , a Agasp Brasil esta decidida a se distanciar cada vez mais das questões administrativas da cooperativa. Não falaremos mais nisso. Só uma coisa é importante dizer: da sociedade  a Agasp Brasil jamais deixará de ser  a sua  fiel  parceira e sua fiel escudeira.

Publicado no dia 9 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
NEUTON PAULINO INTEGRA O QUADRO DE LÍDERES DA AGASP BRASIL PARA COMANDAR A REGIÃO DE MARABÁ
O líder garimpeiro Neuton Paulino (foto) a partir de janeiro do proximo ano será o diretor do núcleo administrativo da Agasp Brasil de Marabá e Região. O plano da entidade em  criar um núcleo de atendimento na sul do Pará era pra ter ocorrido desde o inicio do ano diante do grande apelo dos quase seis mil garimpeiros que moram na região. Marabá é o municipio do Pará que mais concentra os chamados garimpeiros “carteiras amarelas”, aqueles que foram enganados  em 2005 pelo estelionatário  Luis Emanoel da Mata.

Na época o governo federal autorizou a Coomigasp em conjunto com as entidades garimpeiras a realizar o processo de readequação. Postos foram abertos em vários estados do Brasil, incluindo na cidade de Marabá. Enquanto milhares de garimpeiros corriam aos postos oficias montados pelo governo federal para fazer a  readequação, o estelionatário Luis da Mata promovia de forma criminosa outro  recadastramento cobrando R$30, de pobres e desavisados garimpeiros.

 Resultado: quem fez a readequação nos postos criados pelo governo federal hoje faz parte do quadro de sócio da Coomigasp. Quem se recadastrou com Luis da Mata ficou de fora da cooperativa. Mas nem tudo está perdido. Os chamados carteiras amarelas tem o direito a pensão vitalícia tão logo a lei seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da Republica. O meio mais facil para conseguir esse direito quando for estabelecido é se filiar a Agasp Brasil. É para atender essa grande massa de garimpeiros que a Agasp Brasil, a partir de janeiro, estará criando o seu núcleo de atendimento em Marabá. O líder garimpeiro Neuton Paulino aceitou ser o representante legal da Agasp Brasil na região. Para entrar em contato com Neuton Paulino basta liga (94) 91391555.

JÁ ESTÁ PRONTO O CENTRO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL
ro responsavel pelo projeto, é preciso que haja sempre cipio.

Devido  ao crescimento no setor da construção civil  e os investimentos principalmente por empresas de mineração em toda a região de Carajás, a mão-de-obra qualificada é cada vez mais escassa, situação que obriga as empresas que se instalam na região a importar mão-de-obra de outros estados, tirando dos trabalhadores braçais e serviços gerais a oportunidade de emprego.

 Para sanar este problema a SPCDM construiu dentro da Comunidade de Serra Pelada um centro de treinamento  que vai capacitar trabalhadores que atuarão  na área da construção civil, cuja demanda exige pedreiros, marceneiros, carpeinteiros, armadores e outros.  No centro de treinamento serão oferecidas também  capacitação nas áreas de meio ambiente, segurança do trabalhado e motivacional.

Ciciliane Mendes, coordenadora de recursos humanos do Projeto Serra Pelada diz que a criação de um centro de treinamento vem modificar a realidade profissional local, facilitando as contratações pela empresa e moldando empregados ao perfil necessário para cada área do Projeto.

Com a contratação de trabalhadores do municipio que sedia o projeto, a economia vem dando sinais positivos. Só nos útlimos quatro meses a estimativa de aquecimento no comercio de Curionópolis é de 35%, chegando a 40% na comunidade de Serra Pelada. A vila com pouco mais de seiscentas familias caminha para uma realidade nunca vista desde o fechamento do garimpo em 1992.
Fote: Agencia Bateia
 
LOBAO MINISTRO NOVAMENTE

,7 milhão de votos. Lobão continuará no Ministério de Minas e Energia, cargo que ele assumiu pela primeira vez em janeiro de 2008.

Durante a administração de Lobão no Ministério de Minas e Energia, o governo começou a debater as mudanças no marco regulatório do petróleo e a distribuição dos royalties do petróleo da camada pré-sal. Lobão também tratou de questões como a negociação com o Paraguai sobre o Tratado de Itaipu, o começo da construção das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau e das primeiras etapas do licenciamento ambiental para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

O futuro ministro de Minas e Energia nasceu em Mirador (MA), e tem 74 anos. Ele é formado em direito, mas atuou como jornalista em diversos veículos de comunicação no Rio de Janeiro e em Brasília. Lobão começou na vida pública em 1962, como assessor do Ministério de Viação e Obras Públicas, em Brasília.


AGASP BRASIL FAZ REFORMA PARA SE TRASNFORMAR EM CONFEDERAÇÃO A PARTIR DE MARÇO



Publicado no dia 8 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL FAZ REFORMA PARA SE TRASNFORMAR EM CONFEDERAÇÃO A PARTIR DE MARÇO
A reforma do estatuto da maior entidade nacional da categoria garimpeira do país ocorrida ontem em Brasília irá proporcionar à transformação da Agasp na Confederação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil. A grande meta da entidade conforme anunciou o presidente Toni Duarte (foto) , é expandi-la por todo o território nacional e conquistar o patamar de 1 milhão de sócios nos próximos dois anos. Ao fazer um completo balanço das atividades durante o ano de 2010 o presidente da entidade  fez questão de destacar  que a Agasp Brasil foi o mais importante instrumento de luta para que a Coomigasp  conquistasse de forma definitiva a sua Portaria de Lavra fato ocorrido em maio passado.

 “Sem a nossa ajuda  e a união de todas as outras entidades garimpeiras o êxito não seria possível”, disse. Ele apontou  ainda  que caberá agora a atual diretoria da Coomigasp caminhar com seus próprios pés e não deixar que caia por terra  tudo que foi construído  com muita luta e muito sofrimento  pelo conjunto da sociedade garimpeira. “Gesse Simão terá que ser  mais presente dentro da Coomigasp e traçar as metas administrativas que visem realmente preparar  a cooperativa para o cenário produtivo que se aproxima”, afirmou.

No tocante da Agasp Brasil  , o foco da futura confederação, de acordo com o seu dirigente, irá se concentrar com toda a sua força na busca dos direitos previdenciários do povo garimpeiro e desenvolver um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida de todo o segmento no território nacional. Para isso ele anunciou uma  extensa agenda positiva a  ser aplicada a partir de janeiro de 2011. No primeiro mês do ano as Agasp Regionais de Belém (PA), São Luis (MA) e Palma (TO) serão transformadas em federações. Junto com elas serão criadas outras duas federações, a de Goiânia (GO) e a de Teresina (PI). Todas  passarão a ser chamadas de Federação Estadual das Associações  dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil  - FEGASP.

Cumprindo essa meta a Agasp Brasil será transformada automaticamente  em Confederação.”É com esse potente  instrumento de luta que iremos para cima do Congresso Nacional para que seja aprovado a curto prazo o projeto de aposentadoria dos garimpeiros”, prometeu o dirigente. Ele explicou que o projeto que tramita na Comissão de Finanças e Tributação foi prejudicado em seu andamento pelo extenso período eleitoral  ocorrido esse ano, mas sente um clima propicio, inclusive por parte do relator Pepe Vargas (PT-RS), para que o  projeto 5227/2009 seja aprovado entre janeiro e fevereiro do próximo ano.

Na agenda positiva da maior entidade de garimpeiros do país também estão inseridos os programas de capacitação profissionais  e de inclusão digital voltados para filhos e filhas de garimpeiros. No Maranhão  a segunda etapa do reforço escolar para cinco mil jovens foi prometido pela governadora Roseana Sarney para acontecer neste inicio de ano. Programa idêntico a entidade fará parceria com o governo de Simão Jatene no Pará e com o governo de Marconi Pirilo em Goiás. Um programa de inclusão digital está sendo trabalhado junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia. A Conagasp Brasil  também  será  preparada para oferecer a seus associados a chamada previdência privada , voltada para um plano de saúde.

REUNIÃO DA COOMIGASP
Ficou para o final de março o fechamento do quadro social. Apenas isso ficou acertado durante a reunião ocorrida ontem em Serra Pelada entre a  diretoria da Coomigasp  e os 14 delegados regionais da cooperativa. Intens importantes de como será feita a divisão dos lucros da mina entre os sócios só Deus sabe quando isso será discutido. A sociedade já começa a esperniar. 

VISITÃO GARIMPEIRO
contêineres na entrada da mina. “Aqui nenhum operário passa sem antes ter uma supervisão geral em seu EPI e condições de trabalho,” explicou Celaro. Dentro do túnel to próximo dos 100%  e ao mesmo tempo em que conduzia o grupo o diretor fazia questão de dizer que estava feliz em receber os garimpeiros e os tratou como ntos serão disponibilizados também para a comunidade garimpeira. “A principio tínhamos idealizado um pequeno ambulatório, vimos a necessidade de tornar um grande ambulatório e hoje o projeto

Publicado no dia 7 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL VAI BRIGAR POR LINHA DE CRÉDITO VOLTADA PARA FINANCIAR OS PEQUENOS MINERADORES
Não dar mais para que o segmento garimpeiro brasileiro constituído por mais de 1 milhão e 500 mil trabalhadores  continue jogado ao limbo e a margem das políticas publicas do governo federal e dos governos estaduais.Nestes  dois mandatos do governo Lula que finda  em 1 de janeiro do próximo ano o Ministério de Minas e Energia, através do Departamento Nacional de Produção Mineral concedeu inúmeras PLG`s – Permissão de Lavra Garimpeira  a algumas dezenas de cooperativas de garimpeiros, mas se esqueceu de criar linhas de créditos para que essas cooperativas tocasse seus negócios.

 Pouco tem servido essas PLG`s para esses trabalhadores cooperados ou não que se cotizaram e pagaram muito caro para cumprir com toda a documentação exigida por lei  para que esse tipo de outorga seja liberada. Ao final de tanto esforço e sem dinheiro  essas mesmas cooperativas não tem como por em pratica a garimpagem do ouro secundário por falta de parceria ou de incentivo financeiro para a compra de equipamentos  necessários  a serem utilizados no processo de cata manual.

 Das sete cooperativas do distrito mineral  de Serra Pelada  três delas possuem PLG`S, mais as suas sociedades não sabem o que fazer delas por não terem os recursos necessários para tocar os seus garimpos. Lamentavelmente o governo federal exclui os trabalhadores garimpeiros  das políticas de incentivos  e acha que tudo esta muito bem. Não basta apenas o MME liberar essas permissões para garimpagem sem criar uma linha de credito através dos  bancos oficiais como o BNDS voltada para os pequenos prospectadores  de minérios  como deveriam ser chamados os garimpeiros, na mesma forma que é dado por  exemplo aos pequenos agricultores.

Nos Estados Unidos qualquer indivíduo que se dispõe a adquirir uma área para lavrar  de imediato recebe incentivos financeiros  do próprio governo ou da iniciativa privada. No Brasil  só que possui esses privilégios são as grandes mineradoras que podem pedir o quanto quiser ao  BNDS para financiar os seus projetos. 

O governo que dar todas essas facilidades aos grandes, nega aos pequenos. Os chamados “professores” que ocupam cargos  na área da mineração  do Ministério de Minas e Energia acham que  os pobres dos garimpeiros tem que continuar maltrapilhos , sujos de lama e cavando pequenos barrancos 3 por 3 sem nada achar e ainda por cima pegando malaria e outros risco de vida. Isso tem que acabar.

Não precisamos de “bolsa barranco” como ao longo dos tempos vem nos impondo de goela a baixo. Temos que exigir do próximo ministro a ocupar o cargo no Ministério de Minas e Energia linhas de financiamentos a ser empregadas aos pequenos mineradores. O MME tem que deixar de ser o tutelador do socialismo miserável  nos garimpos do Brasil. Em 2011 a Agasp Brasil vai brigar por linha de financiamentos destinado ao pequeno minerador brasileiro , ainda mais se o ministro for Edison Lobão.

AGASP BRASIL REUNE HOJE EM BRASILIA
Hoje é o dia da grande reunião da Agasp Brasil  na sua sede central em Brasília onde será debatida a reforma estatutária da entidade, alem de ser feito um completo balanço das atividade da maior associação nacional dos garimpeiros durante o ano de 2010. O presidente da entidade Toni Duarte irá divulgar uma agenda positiva para ser aplicada a partir de janeiro do próximo ano.  Entre essas atividades está a continuação da luta pela aprovação do projeto de aposentadoria especial a categoria e a instituição da  pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. Alem disso a Agasp Brasil dará entrada  de um processo judicial  na Corte Judicial de Brasília  contra o governo da União pelos danos morais causado pelo governo Collor  ao fechar o garimpo  de Serra Pelada, alem da  e a indenização do lucro cessante  ocorrido entre o período  de 1992 ate 2005 quando de fato o governo reconhece que o garimpo de Serra Pelada pertence aos garimpeiros e não a Vele do Rio Doce. Na agenda de 2011 também  constam as ações da Agasp Brasil  nas suas transformações para se tornar a Confederação  Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil – CONGASP BRASIL e a criação de sua federações nas capitais inicialmente na do  Maranhão,  do Pará, Tocantins, Piauí e na do Goiás.

ENQUNTO ISSO...
O  bicho vai pegar em Curionópolis na reunião entre os 14 delegados e a diretoria da Coomigasp. Os delegados querem mais rapidez no fechamento do quadro de associados ação que já deveria ter sido feito  no ano de 2009. O problema é que a empresa contratada há dois meses para a missão ainda não mexeu no cartório a onde estão armazenada todas as matriculas. Pelo andar da carruagem será humanamente impossível  saber do real numero de associados antes de findar o ano. A empresa não fará esse minucioso levantamento antes de 60 dias. 

Publicado no dia 6 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
LUIZ CARLOS CELARO ADOTA MEDIDAS DE SEGURANÇA NA ESCAVAÇÃO DA MINA QUE CHEGA PERTO DE 100 METROS
r="#ffff00">Ao se aproximar neste ultimo final de semana dos 100 metros de chão adentro da mina de Serra Pelada, com a utilização das maquinas Road Headers, conhecidas como “tatus de túnel”,  o fator segurança tem sido a peça-chave usada por  Luiz Carlos Celaro ao redobrar toda  a sua atenção na segurança dos operários que trabalham na escavação da mina e fortificação da rampa de acesso ao subsolo.  Os trabalhos avançam de forma acelerada na construção do túnel que deve atingir 3.930 metros de plano inclinado com profundidade de 400 metros.

a de Gerenciamento de Risco, que segundo Roberval Gomes ( foto a baixo) , chefe da os os profissionais a serem admitidos passarão por treinamento de segurança com duração de 40 quipamento de Proteção Individual.

Além da preocupação em garantir a utilização dos na sinalização da área da mina e na estrada que dá acesso a ela. São profissionais treinados para gerar uma sinalização que indica setores de maior risco, os EPI´s a serem usados em cada setor e que profissionais podem ter acesso a esse setor, tudo sob a supervisão da coordenação de segurança do trabalho.

Dois grandes ventiladores e exaustores já estão em funcionamento para garantir a ventilação inicial no subsolo. Os equipamentos trabalharão de forma alternada, sendo um equipamento reserva que atuará em caso de manutenção do principal.

Haverá no túnel saídas de emergência além da saída principal, permitindo a saída rápida dos mineiros, caso haja necessidade. A princípio as saídas de emergência serão de fundamental importância para levar ar fresco aos operários em atividade no subsolo. A primeira saída de emergência será construída quando o túnel tiver alcançado 630 metros de abertura, a segunda com 1.250 metros e a terceira com 2.150 metros. Além da infraestrutura de segurança em cada fase do projeto as orientações necessárias serão repassadas aos trabalhadores e será realizada sempre que preciso revisões nos procedimentos de segurança.

A segurança dos visitantes também é verificada, e nenhuma pessoa que tenha acesso a área da mina chega até lá sem estar utilizando os equipamentos de segurança necessários. As ações já deram resultado, e a empresa até o momento não registrou nenhum acidente segundo o engenheiro do trabalho. O registro dos dias trabalhados sem acidentes de trabalho está localizado em uma placa na entrada da mina.



AGASP BRASIL  PASSARÁ POR TRANSFORMAÇÕES
sidente Toni Duarte fará um grande balanço das atividades das Agasp Brasil durante o ano de 2010 e irá apresentar uma agenda positiva que será cumprida por todo o ano de 2011.

A partir de janeiro a luta da Agasp Brasil vai se concentrar diretamente dentro do Congresso Nacional pela completa consolidação do projeto de aposentadoria e de pensão vitalícia dos garimpeiros. A Agasp também irá criar no mês de janeiro mais duas Agasp`s Regionais nas cidades de Teresina (PI) e Goiânia (GO). Todas, incluindo as já criadas Agasp`s Regionais existentes nas capitais como São Luis (MA), Bel&e

COOMIC FARÃO ASSEMBLÉIA GERAL EM JANEIRO PARA FAZER PARECERIA COM INVESTIDORES



Publicado no dia 3 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
COOMIC FARÃO ASSEMBLÉIA GERAL EM JANEIRO PARA FAZER PARECERIA COM INVESTIDORES
A Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia – Coomic – irá convocar para janeiro de 2011 uma grande assembléia geral para fechar proposta de parceria com empresas interessadas na exploração do ouro primário da área da Cutia. A data ainda não está definida conforme informou o presidente Raimundo Lopes. Um edital convocando empresas para este fim será publicado em jornais de grande circulação no estado do Pará.

“Queremos fazer tudo dentro da lei para não sermos questionados depois”, explicou Raimundinho. A empresa Colossus, a mesma parceira da Coomigasp, se manifestou em apresentar uma proposta de pareceria junto a Cutia. Mas o presidente da Coomic afirmou que quanto mais propostas aparecerem, seja por parte da Colossus ou de outros grupos de investidores, melhor para a sociedade da Cutia que terá a possibilidade de optar pela proposta que oferecer mais vantagem de lucros. Raimundinho está no caminho certo.Parabens!

A DANÇA DAS CADEIRAS
Com a aproximação da posse da presidente eleita Dilma Rousseff a ser realizada no dia 1 de janeiro de 2011 e o inicio das “Danças das Cadeiras” na Esplanada dos Ministérios, muitos que ocupam os atuais cargos de confiança já estão limpando as gavetas. No Ministério de Minas e Energia, o ministro Marcio Zimmermann já fez isso. Os secretários executivos, diretores, presidentes, superintendentes e chefes de setores das e autarquias ligadas ao MME, como DNPM e CPRM, já estão fazendo o mesmo, independente se alguns deles irão continuar ou não no cargo. Ainda caso do Ministério de Minas e Energia é aguardada com forte expectativa o retorno do senador Edison Lobão (PMDB)  ao cargo de ministro. Lobão dessa vez retorna mais forte ao cargo do que a primeira vez que ocupou em janeiro de 2008. Lobão tem a confiança de Dilma conhece profundamente a pasta de minas e energia e pode mexer ou não na equipe de encontrar.

QUEM SE COMUNICA NÃO TRUMBICA
Depois das nossas duras reclamações e criticas sobre a ineficiência da assessoria de comunicação da parceria Coomigasp/Colossus, em artigo publicado na ultima quarta-feira em nosso site, com titulo “QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA”, o comando responsável pelo projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada, reuniu o setor jornalístico para exigir mais profissionalismo sobre a política de comunicação externa interna da empresa SPCDM. Luiz Carlos Celaro disse que a Agasp Brasil que alimenta com informações diárias dirigida aos mais de 40 mil garimpeiros sócios da Coomigasp terá que ter toda a atenção da assessoria de comunicação da parceria Coomigasp e Colossus.

Há mais de 40 dias a Agasp Brasil havia sugerido  a assessoria de comunicação da SPCDM uma pauta com alguns temas  que julgamos de grande relevância para bem informar a sociedade garimpeira da Coomigasp. Ninguém deu bolas para a nossa solicitação. Por isso o pau comeu. Ontem mesmo a assessoria de comunicação resolveu produzir a matéria sobre os avanços do projeto em Serra Pelada solicitada pela Agasp Brasil. A matéria será  publicada na próxima segunda-feira.

Publicado no dia 2 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
DELEGADOS SÃO COBRADOS A EXIGIREM MAIS RAPIDEZ NO FECHAMENTO DO QUADRO SOCIAL DA COOMIGASP
A reunião que os 14 delegados regionais da Coomigasp pretendem fazer antes do chamado visitão garimpeiro, marcado para a próxima terça-feira, dia 7, ao canteiro de obras da mina de Serra Pelada, pode definir muitas coisas, entre elas o fechamento do quadro social da cooperativa, que até agora, não se sabe ao certo, quem terá direito sobre a futura produção da mina que entra em operação daqui a 11 meses. Pelos menos os delegados começaram a entender que na altura do campeonato não pode mais haver perca de tempo para que sejam apurados os reais numero de sócios. Eles estão sendo fortimente cobrados sobre isso pelos garimpeiros em suas regiões.

A questão do fechamento do quadro social da Coomigasp foi estabelecido por uma assembléia geral ocorrida em julho de 2009, fato que ocorreria até dezembro do mesmo ano. Mas isso não aconteceu. Entre muitas reclamações durante a ultima AGE do ano passado a sociedade terminou esticando um prazo para mais 60 dias. Se a diretoria da Coomigasp seguisse a regra o fechamento do quadro social da cooperativa estaria finalizado em fevereiro deste ano.

É até compressivo que a dura luta empenhada pela Coomigasp para conseguir a sua portaria de Lavra, fato ocorrido no dia 7 de maio passado, tenha sido o principal entrave da diretoria em cumprir alguns pontos administrativos a exemplo do fechamento do quadro social. Mas a época das duras batalhas se passou. Nos últimos sete meses a Agasp Brasil de alguma forma vem apontando alguns caminhos que poderiam ser seguidos pela diretoria da Coomigasp no sentido de  aplicar uma nova política administrativa visando sanear a gestão e prepará-la para o grande advento da mineração industrial do ouro de Serra Pelada.

Alguns procuradores de justiça a titulo de sugestão orientaram a Coomigasp a cortar o grande numero de funcionários que possui. No inicio do mês passado Gesse anunciou um pacote de medidas visando esse objetivo
(Leia Aqui). Não se sabe o resultado disso.  O fato que cada dia é menos um dia para chegar novembro do próximo ano e a cooperativa ainda não sabe quanto são os seus sócios e como se dará a divisão dos lucros. Daqui a exatos 30 dias acaba o ano. Quando entrar 2011 certamente problemas de toda a ordem irão aparecer. Resta saber se a diretoria da Coomigasp com seus delegados até lá, estarão preparados para resolver a montoeira de pepinos. Ainda acreditamos que sim.

NOTA AO PUBLICO
Por problemas técnicos ainda não resolvidos pelo nosso provedor Loca Web, empresa contratada pela Agasp Brasil para abrigar o nosso domínio na internet, o programa Conexão Garimpeira deixou de ser levado ao ar pela nossa Radio Web Garimpeira nos últimos três dias. O mesmo problema também se apresenta com a TV Agasp. Ainda está no ar o programa da semana passada. O Agasp Noticias pronto para ser levado ao ar vem com muitas informações, entre elas, a reeleição de Manoel Rosa ao comando da Cooperserrado e uma entrevista com o governador eleito do Pará Simão Jatene sobre os grandes projetos  que surgem no sul do estado, a exemplo o de Serra Pelada. Acreditamos que o problema técnico seja resolvido ainda hoje.

Publicado no dia 1 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA!
* POR TONI DUARTE

Quando José Eduardo do Vale, o Zé Dudu, um dos mais lido e experiente  blogueiro do Pará telefonou  para ter informações mais precisa junto a assessoria de comunicação da  parceria Coomigasp /Colossus sobre uma liminar de reintegração de posse da área de lavra do garimpo de Serra Pelada, do outro lado da linha,  quem o atendeu, não soube o que falar. Pior: disse que depois daria informação, mas não deu.

Ze Dudu não teve alternativa a não ser aquela de noticiar o fato apenas com um lado da versão, de que,  um grupo de garimpeiros de Serra Pelada, estaria insatisfeito com o acordo celebrado entre a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP – e a Colossus Minerals, que criou a Serra Pelada – Companhia de Desenvolvimento Mineral, e que teria conseguido na justiça uma liminar de reintegração de posse da área de lavra da mina  de Serra Pelada.

Se o mesmo blogueiro Ze Dudu  tivesse a oportunidade de conversar com o advogado Daniel Vilas Boas, poderia ter a real informação de que, por traz da tal liminar dada por um juiz de Curionópolis, não está nenhum grupo de garimpeiros insatisfeito com o projeto. A unica insatisfaçao desde muito sempre, contra tudo e contra  todos,  é da  família Arantes que reclama a posse de um pedaço de terra o qual  nem atinge o projeto.

A onde está o erro da falta de comunicação? Claro que estar dentro da pareceria Coomigasp/Colossus que até agora ainda não aprendeu a falar com o publico externo a exemplo dos que acessam o blog do  Zé Dudu e outros veículos de comunicação e muito menos com o publico   interno aquele que lê o blog da Agasp Brasil.

Há mais de 40 dias sugerimos uma pauta com um tema que julgamos de grande relevância para a sociedade garimpeira sobre como a parceria está lidando com a segurança do trabalho na escavação da mina; como o projeto se preparou na área da saúde e se está em curso algum projeto de reflorestamento numa das áreas mais maltratada do ponto de vista ambiental, triste  legado deixado pelo ex-garimpo de Serra Pelada fechado em 1992.

Ate hoje esperamos pelo material. Não estão dando à mínima para bem informar a sociedade.  É preciso que a assessoria de comunicação do Projeto de Desenvolvimento Mineral de Serra Pelada entenda de uma vez por toda que a comunicação empresarial é uma poderosa ferramenta para  que a empresa possa dialogar com a sociedade, dar satisfação de seus atos e conhecer expectativas, alem de que, é um instrumento fundamental para construir e solidificar a sua imagem.

Uma política de comunicação clara e definida é reconhecida como fator estratégico para o sucesso da corporação. A parceria Coomigasp e Colossus não pode continuar no amadorismo de sempre com uma assessoria capenga  que apenas produz colunismo social. Isso não interessa.

Criar e implantar uma política de comunicação é uma tarefa árdua antes de tudo, e quase sempre, é preciso mudar mentalidades, não apenas da alta direção, mas principalmente, da média gerência. Em muitos casos quem está no topo sentem-se dono das informações e as guardas para si. Essas mentalidades têm que mudar para que os funcionários de um empreendimento, em todos os níveis, entendam a importância da comunicação para a sobrevivência de um projeto ou de uma empresa. Ta na hora da parceria ter uma assessoria de comunicaçao mais profisional e com gente tarimbada e experiente para lidar com a informação interna e externa da empresa.

É preciso haver a consciência de que a informação tem valor estratégico e como tal faz parte do negócio. A sociedade tem direito à informação e as ações de comunicação empresarial sejam para o público interno ou externo, visam informar e esclarecer fatos. O projeto de desenvolvimento mineral que também é de propriedade dos garimpeiros de Serra Pelada não pode continuar levando porrada por falta de informações ou contra-dito. Ou a parceria se profissionaliza neste setor ou vai ter que conviver com a noticia ostentando apenas um lado da estória. É como diria o velho e saudoso guerreiro Chacrinha. “Quem não se comunica se trumbica! ”