terça-feira, 29 de novembro de 2011

AGASP BRASIL VAI CRIAR O CONSELHO NACIONAL DE DIRIGENTES


Publicado no dia 29 de janeiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL VAI CRIAR O CONSELHO NACIONAL DE DIRIGENTES
Na reforma estatutária da Agasp Brasil cuja assembléia geral extraordinária está sendo  convocada para o dia 1 de março, será criado o Conselho Nacional de Dirigentes da Entidade,  composto pelos presidentes e vice-presidentes das seccionais da Agasp Brasil nos estados do Tocantins, Maranhão, Pará, Piauí e de Goiás. O Conselho de Dirigentes  será presidido pelo presidente nacional, Toni Duarte, que terá o voto de minerva sobre as decisões tomadas pelo Conselho que se reunirá em Brasília uma vez ao ano. As Agasp`s  estabelecidas nas capitais desses estados deixarão de serem regionais e terão seus raios de abrangências por todo o estado de origem. Na próxima segunda-feira a Agasp de Palma, por exemplo,  deixará de ser uma  regional para se transformar numa Seção Estadual da Agasp Brasil no Tocantins. Ela  será presidida apenas por um Conselho Executivo, cujo seu presidente terá assento no Conselho Nacional de Dirigentes. A chapa única que será aclamada pelo conjunto da maioria dos garimpeiros que comparecerão a reunião está composta da seguinte forma: Presidente: Airton Valdir Portilho; Vice-Presidente: João Ezequiel da Costa Filhos; 1º Secretario: Ademar Pereira de Sousa; 2º Secretario: Geraldo Rodrigues de Andrade e Tesoureiro: Claudinete Barreto.

NOVA AGENDA
A direção nacional da Agasp Brasil resolveu adiar para o dia 25 de fevereiro em Belém  a criação da Seção Estadual da Entidade no Estado do Pará  e não mais para o dia 5 como havia sido marcado. A agenda ficou da seguinte forma: Dia 18 estão mantidas as assembléias extraordinárias para a criação da Agasp Brasil/ Seção - Maranhão que ocorrerá em São Luis; no dia 19, a criação da Agasp Brasil/ Seção Piauí na cidade der Teresina. No dia 25, Belém e 27, a criação da Agasp Brasil/ Seção- Goiás.

Publicado no dia 28 de janeiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
PRÉ-ASSEMBLÉIAS DA COOMIGASP COMEÇAM A PARTIR DO PRÓXIMO MÊS
A partir do próximo dia 1 de fevereiro o presidente da Coomigasp, Gesse Simão, começa a montar a sua agenda de pré-assembléias que ocorrerão nos quatro estados com maior concentração de garimpeiros sócios da maior cooperativa do Distrito Mineiro de Serra Pelada. As pré-assembléia funcionam como uma preparação prévia da sociedade espalhada pelo Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí. São delas que sai a posição pré-definida  sobre a pauta da grande assembléia geral extraordinária a ser convocada no final do mês de março.  Será nesta grande assembléia que a sociedade quites com as suas obrigações estatutárias irá tomar conhecimento do fechamento oficial do quadro social da cooperativa e irá decidir se dará oportunidades ou não aqueles  tidos como irregulares. Pelo andar da carruagem cerca de 8 a dez mil pessoas  encontram-se com sérios problemas de regularização junto a Coomigasp que vai desde  anuidades vencidas até mesmo de ordem documental. Os trabalhos do fechamento do quadro social continuam. No próximo dia 13 de fevereiro termina o prazo para os irregulares resolver suas pendências. Depois disso a porta fecha e adeus mamãe.

Publicado no dia 27 de janeiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
A COOMIC NÃO É A COOMIGASP . QUEM É BADERNEIRO VAI PARA O OLHO DA RUA
Depois de se posicionar favoravelmente pela destituição dos cargos, ocupados pelo diretor administrativo Jadiel de Jesus da Silva e pelo diretor financeiro Cleito Monteiro Silva por pratica condenáveis contra a sociedade e por tentativas de invasão contra a cooperativa, a Comissão de Sindicância da Coomic , instaurada pela Portaria 01/2010,  estará enviando o seu parecer para apreciação da assembléia geral extraordinária, convocada pelo presidente Raimundo Lopes para o dia 13 de fevereiro na sede da entidade. 

No edital de convocação a destituição dos dois diretores  que já haviam sidos afastados de suas funções  encontra-se na ordem do dia e será o terceiro item a ser debatido. O sentimento geral da sociedade é pela expulsão dos dois diretores  que no dia 27  lideram um grupo de baderneiros para invadir a sede da cooperativa. A ação criminosa não vingou. Os garimpeiros sócios da cooperativa moradores da região marcaram presença para defender a Coomic e prestar solidariedade ao presidente Raimundo Lopes que reagiu com firmeza para impedir que os baderneiros arrombassem a sede da entidade. Eles prometiam, inclusive, tocar fogo no arquivo de documentos da cooperativa.  A Policia Militar foi avisada e se fez presente para evitar qualquer tentativa criminosa contra o patrimônio da cooperativa. Cleito e Jadiel caíram fora e se esconderam  longe da sede da Coomic.

 Uma advogada conhecida pelo esquisito nome de klehydyff Cleidice Miranda Sosa histericamente pulava de um lado para outro e  aos berros  prometia cassar o mandato de Raimundo Lopes .  Ao ser vaiada pelos garimpeiros  ela começou a  xingar os  presentes os chamando de “bando de  abestados”. Quase pega porrada. Saiu  de mansinho ao se ver cercada por  gente de pouca conversa.

PORQUE OCORRE TUDO ISSO
Por muitos anos  as improdutivas cooperativas do Distrito Mineiro de Serra Pelada tinham apenas como habito o de  cobrar anuidades sem no entanto avançar naquilo mais importante que é a busca da documentação para torná-las viáveis junto ao DNPM e produtiva junta a suas sociedades. Por muitos anos, por exemplo, a Coomigasp foi assim. Dirigentes roubavam garimpeiros os  enganado a cada assembléia que serviam apenas para arrecadar dinheiro da empobrecida  sociedade. Esse conceito  só começou a mudar, no caso da Coomigasp ,  depois da administração de Valder Falcão e agora com a administração de Gesse Simão. Hoje a sociedade da Coomigasp inaugura um tipo de modelo através de parceria que a fez ganhar  a confiança do governo e das instituições privadas. Esse modelo deve se espalhar por todo o Brasil.

De todas as cooperativas  do Distrito Mineiro de Serra Pelada apenas a Coomic  segue o mesmo caminho feito pela Coomigasp, com o objetivo de  transformar o velho garimpo da Cutia estendido nos  seus 629 hectares  numa grande e produtiva mina de ouro e de  platina. Ate o final do ano de 2009   a sociedade do garimpo da Cutia  não tinha nenhuma perspectiva de futuro.  Em fevereiro do ano seguinte  essa mesma sociedade entendeu que Raimundo Lopes seria o melhor nome para ser o presidente da Coomic  e que por isso o elegeu com a  unanimidade dos votos.Como presidente Raimundo Lopes correu atrás do propósito coletivo  batendo de gabinete a gabinete dentro do DNPM em Belém e dentro do DNPM em Brasília. No mês de maio conseguiu para a sociedade da Coomic  uma PLG – Permissão de Lavra Garimpeira . Em outubro conseguiu transformar essa outorga num alvará de pesquisa  para brevemente obter  uma Portaria de Lavra.

Por causa dessas ações positivas  de Raimundo Lopes varias empresas ( Duas do Canadá, entre elas , a  Colossus , alem de  um grupo de investidores de São Paulo),  desejam  apresentar propostas  de parceria  voltadas para a exploração do ouro primário existente na área da  Cutia. E não fica apenas por aí o gigante trabalho que Raimundo Lopes vem fazendo na frente da Cutia.

Na próxima semana ele estará em Brasília para tratar junto a Secretaria  de Geologia e Transformação Mineral do MME sobre os testemunhos  e sobre o histórico geológicos que se encontra em poder da Vale. Raimundo irá pedir ao secretario Claudio Scliar  ajuda no sentido de fazer a Vale devolver o que pertence a Cutia. É por conta de  tudo isso que  a sociedade não irá permitir que os baderneiros coloquem  as estrategias da Coomic na lata do lixo. Os representantes e delegados da cooperativa darão todo o apoio ao presidente Raimundo Lopes. A Agasp Brasil e o conjunto das entidades como Freddgasp, Abasp e Amasp , tambem.

A Coomic tem um alvará de pesquisa que tem duração de três anos. Ela precisa  ser colocada  em pratica. A assembléia do dia 13 pode decidir o futuro promissor do conjunto da sociedade. Essa opção passa pela condenação de qualquer tipo de movimento ou sacanagens,  parta da onde partir , que possam  impedir a Coomic  de se tornar uma cooperativa produtiva e que faça seus sócios felizes. 
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA

O Presidente da Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia – COOMIC, inscrita no CNPJ sob o nº 34.624.122/0001-70, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 22 do Estatuto Social, vem, em retificação do Edital de Convocação publicado no Jornal “O Regional” de 17.01.2011 (Edição 455), CONVOCAR, através deste instrumento, os 2.013 (dois mil e treze) associados atualmente quites com suas obrigações estatutárias, para participarem da ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA – AGO/E, que será realizada em sua sede, situada na Rua Principal, sem número, Vila de Cutionópolis, município de Curionópolis-PA, no dia 13/02/2011, com instalação, em primeira convocação e chamada, às 07:00 hs., com a presença de 2/3 (dois terços) dos associados quites com suas obrigações estatutárias e em condições de votar, ou, em segunda convocação e chamada, às 08:00 hs., com a presença da metade mais um dos associados quites com suas obrigações estatutárias e em condições de votar, ou, ainda, em terceira convocação e última chamada, às 09:00 hs., com o mínimo de 10 (dez) associados quites com suas obrigações estatutárias e em condições de votar, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!