terça-feira, 29 de novembro de 2011

GESSE TRAÇA AGENDA POSITIVA DA COOMIGASP PARA O PROXIMO ANO


Publicado no dia 18 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
GESSE TRAÇA AGENDA POSITIVA DA COOMIGASP PARA O PROXIMO ANO
igasp, Gesse Simão vai encerrar o ano  com uma pauta positiva para ser desencadeada  já no primeiro semestre de 2011 com dois importantes temas a serem apreciados por vocação da primeira assembléia geral do ano a qual irá determinar as tomadas de medidas que a  diretoria  terá que tomar em relação ao resultado do processo de auditoria do cartório da Coomigasp, trabalho que se inicia a partir do próximo dia 11 de janeiro.

A partir do próximo dia 11 a empresa Dimensão Contabilidade e Auditoria irá se passar para dentro do cartório da Coomigasp e terá como linha auxiliar a assessoria jurídica da cooperativa. O objetivo e colocar o cartório em ordem e saber quem são e quantos são os sócios da cooperativa. A ultima assembléia geral extraordinária convocada por Gesse Simão no mês de outubro passado, dos 45 mil sócios inscritos apenas 5.925 sócios estavam quites com as suas obrigações estatutárias.

 No grande universo dos devedores muita gente está acima dos seis meses de inadimplência . A partir  do dia 11 de janeiro os que estiverem devendo de seis meses a três anos terão suas matriculas suspensas por todo o período da auditoria que só acaba em março com o relatório devidamente concluído.

Quem irá determinar qual é o prazo para que esses sócios que tiveram as suas matriculas suspensas voltarem a se regularizar  é a assembléia geral de março. A expectativa de Gesse Simão é de que os sócios  inadimplentes corram para acertar suas anuidades. Ele afirmou  que decidiu agir dessa forma por ser uma exigência estatutária e porque já é uma determinação aprovada por assembléia  em dezembro de 2009. De lá para cá já se passou um ano  e apenas cinco mil dos 45 mil sócios resolveram  ficar em dias com a cooperativa.

Muitos batem o pé e diz que só irão pagar suas anuidades quando começar a produção. Pode perder tudo quem pensar assim. Para dar mais uma chance aos devedores o presidente da Coomigasp resolveu mudar o inicio dos trabalhos de auditagem  que seria para começar nesta segunda-feira, dia 20,  para iniciar em 11 de janeiro do próximo ano.  Quem  estiver na margem dos seis meses para cima de inadimplência  tem ainda a chance  de se regularizar  até essa data. Quem irá determinar se haverá novo prazo  de 30, 60 ou 90 dias  será a  assembléia geral de março.

Publicado no dia 17 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
ULTIMA CHANCE: FALTAM APENAS 26 DIAS PARA QUE SÓCIOS DEVEDORES DA COOMIGASP SE REGULARIZEM
Centenas de sócios da Coomigasp procuraram durante o dia de ontem os postos das 14 delegacias regionais espalhadas no Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Brasília para acertar as contas com a cooperativa que dará inicio a partir do próximo dia 11, o processo de auditoria para o fechamento do quadro social, conforme anunciou ontem em Brasília o presidente da Coomigasp, Gesse Simão de Melo.

 A “corrida” para regularizar a situação  foi provocada porque a Coomigasp irá estabelecer o critério de quem estiver atrasado em suas taxas de contribuições  a cima de seis meses até três anos terão suas matriculas trancadas a partir do dia 11 de janeiro quando inicia os trabalhos de auditagem. Já os que estão devendo acima de três anos serão excluídos definitivamente do quadro social a partir dessa mesma data.

 De acordo com a ultima assembléia geral extraordinária convocada por Gesse Simão em outubro passado, dos 45.925 sócios inscritos apenas 5.925 sócios estavam quites com as suas obrigações estatutárias. Esse numero permanece até hoje.  A maioria absoluta dos 40 mil sócios está enquadrada no critério dos que devem a cima de seis meses. Os devedores tiveram tempo de sobra para resolver suas pendências já que a decisão foi tomada pela assembléia geral extraordinária ocorrida há um ano.

 Agora todos os inadimplentes terão apenas 26 dias para se regularizar e fazer parte do quadro social definitivo da cooperativa que será oficialmente reconhecido pela assembléia extraordinária convocada no mês de março. Gesse explicou, no entanto, que a exclusão de matriculas que exauriu-se por falta de pagamento das anuidades ou aquelas  tidas como produto de fraudes passará pela decisão da sociedade convocada  em assembléia para este fim. “Quem irá determina se corta ou não corta é a sociedade. O meu papel será o e cumprir a decisão da maioria”, avisou o presidente.

Por causa da grande procura daqueles que querem resolver as suas pendências junto a cooperativa as delegacias regionais da Coomigasp que paralisariam as suas atividades no próximo dia 20, farão plantão extra neste finalzinho de ano.

Por outro lado a decisão de Gesse em contratar uma empresa de auditagem e independente para  colocar em ordem o cartório da Coomigasp,  foi comemorada  por todas as lideranças garimpeiras. O delegado da Coomigasp e presidente da Agasp Regional de Palmas, Airton Portilho, disse que a tomada de posição de Gesse em relação ao saneamento cartorial trata-se de uma das decisões mais importantes  já tomada por ele.

“Em mais de 20 anos de existência da Coomigasp podemos afirmar que Gesse foi o único presidente que teve coragem de mandar investigar a famosa caixa preta da cooperativa por uma empresa de auditagem independente e sem vínculos com ninguém”, disse. Vitor Albarado, delegado regional de Belém, afirmou que a medida tomada por Gesse só faz aumentar a credibilidade  da cooperativa no meio da sociedade. Ele também lembrou o papel relevante que a Agasp Brasil, principal parceria da luta garimpeira, tem desempenhado no sentido de valorizar cada vez mais a Coomigasp. 


AGASP BRASIL FAZ REUNIÃO  EM SÃO LUIS NO DIA 26.
A Agasp Brasil quer fechar o ano  com uma grande reunião a ser realizada em São Luis no próximo dia 26 (domingo)  para fazer um balanço de suas atividades  durante 2010  e estabelecer a sua agenda positiva começando o ano de 2011 com  a transformação da Agasp Regional da capital maranhense em uma  “federação”, alem da realização da segunda etapa do reforço escolar voltado para cinco mil jovens filhos e filhas de garimpeiros, programa desenvolvido pela Associação Nacional e o governo do Maranhão. A reunião da Agasp Brasil  ocorrerá  no salão do Recanto Bar , Rua Don Pedro II, 331, Bairro de Fátima. O líder garimpeiro Jose Brandão, presidente da Agasp Regional e o delegado da Coomigasp, Gentil José,  já estão mobilizando  os garimpeiros e suas lideranças da região que engloba 12 municípios. O deputado Cleber Verde deve comparecer na reunião.

Publicado no dia 16 de dezembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
CARTORIO DA COOMIGASP SERÁ AUDITADO E TERÁ QUADRO SOCIAL FECHADO EM MARÇO
f00">Vamos ter que mexer na caixa preta da cooperativa se quisermos prepará-la para esse novo momento em que todos vivemos. Carteiras  fraudulentas ou com vícios serão eliminadas , não por mim, mas por ato de decisão da próxima assembléia geral”. (Gesse Simão)

As 45 mil fichas armazenadas no cartório da Coomigasp passarão  a partir do dia 11 de janeiro  por uma minuciosa “operação pente fino” por auditores especializados  cujo resultado será anunciado em março durante uma assembléia geral a ser convocada  para este fim e outros.  A medida foi acertada ontem durante reunião em Brasília que contou com a presença do presidente da Coomigasp, Gesse Simão, com o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, com Jairo Leite do Departamento Jurídico da cooperativa e  com a presença do auditor fiscal e contábil, Alaerte dos Santos Silva, representante da Dimensão Contabilidade e Auditoria, empresa com 15 anos de atividades no mercado.

 A reunião em Brasília serviu para atender e por em pratica algumas medidas sugeridas pela Agasp Brasil que são  a de implantar gestões administrativas mais eficazes e   saneadoras, alem de promover investigações com objetivo de detectar possíveis fraudes  no cartório e o fechamento do seu quadro social. “Vamos ter que mexer na caixa preta da cooperativa se quisermos prepará-la para esse novo momento em que todos vivemos. Carteiras  fraudulentas ou com vícios serão eliminadas não por mim, mas por ato de decisão da próxima assembléia geral”, disse Gesse  ao assinar o contrato com a Dimensão Contabilidade e Auditoria que irá atuar em conjunto com a Assessoria Jurídica da Coomigasp.

 Para que a Coomigasp contatasse a Dimensão , Gesse teve que fazer ajuste na folha de pagamento diminuindo em pelo menos 40% inicialmente. “Não tive outra opção a não ser demitir”, disse.

Desde a sua fundação em 1988  é a primeira vez que o cartório da Coomigasp será auditado por profissionais  especializados e sem qualquer vinculo com funcionários ou diretores. A ultima auditoria cartorial realizada na Coomigasp foi feita  durante a gestão de Valder Falcão. Quem fez foi os próprios diretores da cooperativa. Não se tem conhecimento de eliminação de alguma carteira,  embora muitas delas  tenham sido encontradas sem assinaturas dos seus respectivos sócios e outras com suspeitas de fraudes.  Há informações, não oficiais,  de que pelo menos cerca de cinco a sete mil carteiras  estariam eivadas de problemas como esses as quais serão certamente detectadas . 

A missão dos auditores da Dimensão Contabilidade e Auditagem é passar o pente-fino nas irregularidades. Após a diligência, poderá ser emitida nota técnica sobre os assuntos levantados, contendo as revelações, conclusões, recomendações e ações corretivas adotadas, conforme cada caso diligenciado.  Alem da situação cadastral de cada carteira no cartório da Coomigasp a auditoria também irá mapear o tamanho da inadimplência de cada sócio.

Os que tiverem a cima de três anos sem pagar as anuidades exigidas pelo Estatuto serão considerados como excluídos do quadro social. Os que estiverem  inadimplentes de seis meses  a três anos  terão suas matriculas suspensas por um período de 90 dias, prazo que terão para regularizar a situação.

Para Alaerte dos Santos,  diretor da empresa Dimensão, esse trabalho de auditoria no cartório da Coomigasp  tem como objetivo macro prestar ajuda à Administração, possibilitando-lhe o conhecimento da forma como desenvolve suas atividades, oferecendo condições para um desempenho adequado de suas obrigações, proporcionando análise, apreciações, recomendações e comentários objetivos e/ou convenientes acerca das atividades investigadas.

Ele disse ainda que somente após o saneamento do cartório e o fechamento definitivo do quadro social e a divulgação  de quem realmente é sócio da Coomigasp é que a sua empresa terá todas as condições técnicas de apresentar um estudo que possa apontar alternativas sobre a divisão dos lucros da produção da mina de Serra Pelada. “Antes, temos  que realmente saber quantos são os que têm direito sobre isso”, afirmou.

LOBAO E LULA EM SERRA PELADA

beu (Gesse, Toni e Jairo)  em audiência  no final da tarde para anunciar que irá a Serra Pelada no próximo mês de março como Ministro de Estado de Minas e Energia, cargo que assumirá a partir do dia 1 de janeiro a convite da presidente Dilma Rousseff. “Vou convidar o presidente Lula para irmos juntos a Serra Pelada por ser esse um velho desejo seu”, disse o futuro ministro. 

Lobão e Lula irão ao mesmo dia da realização da assembléia geral que será convocada por Gesse Simão para o ultimo sábado do  mês de março. O senador disse que quer fazer como ministro de Minas e Energia  a primeira inspeção oficial  na execução dos trabalhos de implantação da mina de Serra Pelada acompanhado do presidente Lula e de todo o corpo técnico do MME,DNPM, CPRM, alem de  técnicos  ligados ao Ministério do Meio Ambiente.

A presença do governo federal em Serra Pelada sem duvida será de grande importância para o projeto de desenvolvimento mineral da mina tocada pela parceria Coomigasp e Colossus. A conclusão dos trabalhos de  implantação  esta prevista para o mês de novembro, conforme estimativa do engenheiro  Luis Carlos Celaro.  Lula e Lobão  alem de visitar os milhares de garimpeiros que estarão em Serra Pelada neste mesmo  dia  terão também a oportunidade de olhar com seus próprios olhos  um grande e promissor cenário que esta mudando a realidade econômica e social de um povo.

Ate março já deverão estar concluídos de 150 a 200 metros de túnel em plano inclinado.  Lobão e Lula ficarão impressionados com o trabalho desenvolvido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!