terça-feira, 29 de novembro de 2011

MINISTRO LOBÃO E O GOVERNADOR SIMÃO JATENE VISITARÃO SERRA PELADA NO PRÓXIMO DIA 27


Publicado no dia 4 de março de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
MINISTRO LOBÃO E O GOVERNADOR SIMÃO JATENE VISITARÃO SERRA PELADA NO PRÓXIMO DIA 27

Agora é oficial. O ministro de Minas e Energia Edison Lobão irá visitar o canteiro de obras da mina de Serra Pelada no Pará no próximo dia 27 de março, mesmo dia que ocorrerá a grande assembléia geral que irá reunir cerca de 25 mil garimpeiros sócios da Coomigasp. O governador do Pará , Simão Jatene, tambem vai.  O objetivo da visita do ministro é acompanhar pessoalmente a primeira inspeção oficial a ser realizada por técnicos ligados ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), pelo Serviço Geológico Brasileiro – CPRM e pela  Secretaria de Geologia e Transformação Mineral . Técnicos ambientais do Ministério do Meio Ambiente  também estarão acompanhado o ministro Edison Lobão nesta inspeção.

 Desde maio do ano passado quando o MME através do  então ministro Marcio Zimmermamm entregou a Portaria de Lavra para a Coomigasp na presença de mais de 15 garimpeiros  essa é a segunda vez  que o alto staff do Ministério de Minas e Energia volta a Serra Pelada para ver de perto como andam as coisas.  Uma coisa é certa: vão encontrar uma Serra Pelada radicalmente mudada tanto no seu aspecto econômico como no aspecto social. A construção da mina que deu inicio no segundo semestre do ano passado já está gerando renda e empregos  para 600  moradores da própria Serra Pelada. Um modelo que deve ser estendido para o resto do país para revitalizar cidades fantasmas que nasceram ao lado dos garimpos e sucumbiram  com o final deles. Pelo menos é assim que pensam as autoridades ligadas ao DNPM.

O geólogo João César de Freitas Pinheiro,  diretor-geral-adjunto do Departamento Nacional da Produção Mineral, afirma  que   hoje,  Serra Pelada,  através da parceria Coomigasp e Colossus,   é um modelo excepcional para revitalizar ex-garimpos e gerar renda e emprego para a sua gente. O governador  do Estado do Pará, Simão Jatene, já confirmou presença ao evento do dia 27.  O governador sabe da importância dos grandes projetos que vem se instalando no Sul do Pará, uma região potencialmente rica, mas que carrega com sigo uma população empobrecida. 

O governo de Jatene vem acompanhando de perto a evolução  de Serra Pelada e sabe que é necessário  a presença de políticas publicas que possam mitigar  os impactos  do crescimento econômico e  social que chegam na região. “O governo tem que chegar antes  para estruturar essas regiões e dar as condições para que projetos importantes sejam implantados sem os impactos negativos como a falta da infra-estrutura”, disse o governador ao ser entrevistado pela Agasp Brasil.  A falta de uma energia elétrica de boa qualidade em todo o Sul do Pará  é um dos problemas que requer imediata providencia. Por tanto a presença de  Simão Jatene  neste evento ao lado de Lobão  vai  alem  da  visita ao  canteiro de obras de uma mina. É uma oportunidade que o governo do Estado terá para sanar as suas demandas energéticas.

Publicado no dia 3 de março de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL VAI COM FORÇA PARA CIMA DOS DEPUTADOS DA COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO
*POR TONI DUARTE
Às 9 horas da manhã do próximo dia 16 de março, uma quarta-feira, garimpeiros de Serra Pelada mobilizados pela Agasp Brasil irão ocupar o plenário da famigerada Comissão de Finanças e Tributação para exigir aos 31 deputados que  a compõe, que coloque o mais rápido possível na pauta de discussão, o projeto de lei 5227/2009 que estabelece a aposentadoria aos garimpeiros e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada.

A Agasp Brasil promete fazer muito barulho na primeira reunião convocada para acontecer na primeira semana útil depois do carnaval. O recado " width="300" vspace="6" alt="" src="/UserFiles/Image/BASTA(1).jpg" />foi dado diretamente ao presidente Claudio Puty (PT-PA), eleito para dirigir a Comissão de Finanças e Tributação  ao lado do deputado maranhense Luciano Moreira (PMDB-MA) escolhido ontem como vice.

Puty sabe da importância da aprovação desse projeto para os mais de 20 mil garimpeiros do seu estado do Pará, entre eles, 17 mil são ligados a Serra Pelada.  Luciano Moreira, o seu vice, também tem consciência de que os mais de 25 mil garimpeiros maranhenses não podem mais ser embalados e sacaneados  por uma Comissão  que tem o desgraçado hábito  de enterrar projetos importantes  de interesses das categorias trabalhadoras. No mesmo grau de entendimento está o deputado Junior Coimbra (PMDB-TO) que é garimpeiro da Coomigasp e que antes de entrar para a vida publica subiu e desceu as escadas “adeus mamãe” no garimpo ao lado dos milhares de seus iguais.

 Desde  que o projeto  de aposentadoria dos garimpeiros aportou na Comissão de Finanças e Tributação tem sido  perigosamente  ameaçado de  ser enterrado vivo  pelo seu  "coveiro-mor de plantão" , o deputado Pepe Vargas (PT-RS). Só não aconteceu pela forte reação da Agasp Brasil com os seus “apitaços”  que ensurdeceram muitas das  reuniões da Comissão de Fianças e Tributação no ano passado.Será assim daqui para frente dentro do Congresso.

Vamos cobrar com veemência o  respeito a um povo que há mais de 500 anos não é respeitado  nos seus mais legítimos direitos. Que vive de bolsa familia numa situação bem pior do que o pescador e o trabalhador rural. Se de forma implacável iremos cobrar dos deputados que não  obtiveram um voto sequer do povo garimpeiro, saberemos ser mais implacável ainda,  na cobrança sobre aqueles deputados  que saíram das urnas  com a força do voto garimpeiro.

É o caso do deputado Cleber Verde (PRB-MA). Por ter apenas gestado o PL 5227 os garimpeiros  lhes deram a  metade dos seus 126.896  votos durante as eleições do ano passado. Cleber Verde não deixa de agradecer todas as vezes que encontra um garimpeiro por aí.  Ao Cleber já dissemos: chega de  salamaleques e de  agradecimentos. O que queremos mesmo é vê-lo mais decidido, trabalhando e mais  atuante para  que o PL de sua autoria seja aprovado na Comissão de Finanças  e Tributação, para  a qual o deputado não fez nenhum esforço, para ser, pelo menos,  suplente dela. Uma lastima.

 “Se não temos Cleber, mas tem nós na fita”, sustenta com sabedoria o nosso incansável guerreiro e vice-presidente da Agasp Brasil ,  Raimundo Ramalho, no alto dos seus 83 anos. A aprovação desse direito  só vai mesmo depender exclusivamente de nós. No dia 16, às 9 horas, vamos todos entupir o plenário 9 da Comissão  de Finanças e Tributação para dizer aos seus 31 deputados que basta: não aceitaremos  mais o Pepe Vargas sentado sobre os nossos sonhos.

COM AS MÃOS NA MASSA
" width="277" vspace="6" alt="" src="/UserFiles/Image/agaspbelem2.jpg" />Tudo pronto para que os dirigentes da Agasp Brasil / Seccional do Pará comecem a trabalhar na impalntaçao dos  núcleos da maior associação dos garimpeiros do Brasil no Estado. Depois de serem aclamados por uma assembléia geral  ocorrida no ultimo sábado em Belém e de serem empossados no mesmo dia nos cargos pelo presidente Toni Duarte,  os dirigentes (da esquerda para direita) Ribamar (Novo Repartimento) Neuto Paulino (Marabá e São Geraldo) Vitor Albarado (Belém) e Antonio Benigno (Xingura) tem a missão de ajudar os mais de 20 mil garimpeiros paraenses a realizarem o recadastramento nacional que inicia a partir do dia 10.

Publicado no dia 2 de março de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
RECADASTRAMENTO NACIONAL DA AGASP BRASIL COMEÇA A PARTIR DO DIA 10
Depois da reforma estatutária aprovada por unanimidade pela assembléia geral extraordinária  ocorrida  ontem pela manhã em Brasília , a Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil dará inicio a partir do próximo dia 10 , o recadasstramento nacional de todos os filiados da Agasp Brasil  que poderá ser feito diretamente na sede de cada secional da entidade  que  funcionam nas delegacias da Coomigasp  nas capitais como Teresina, São Luis, Palmas,  Belém  e Goiânia ou através do próprio site da Agasp Brasil. O recadastramento é uma necessidade  para a nova construção do novo banco de dados da entidade o qual será exigido pelo INSS para fins previdenciários tão longo o projeto de lei 5227 que estabelece uma aposentadoria especial e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada seja aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Previdência da Republica.  O recadastramento dos associados e o cadastramento de novos associados servirão para que a Agasp Brasil  assine convenio de um plano de saúde a custo baixo para os seus associados.

AGASP BRASIL  INSTALA  SECCIONAL EM GOIÁS
Esta marcado para o próximo dia 12 , as 15 horas a grande assembléia geral convocada pela Agasp Brasil para a criação as  sua Seccional/ Goiás que será instalada em Goiânia. A reunião se dará no auditório do Augutus  Hotel  localizado na Rua 4 com a Avenida Araguaia no centro da capital. O líder garimpeiro Vicente  Correa Neto será aclamado pela assembléia presidente da Agasp Brasil Secional de Goás.  Ate o próximo dia 12 , já são  cinco seccionais criadas  e instaladas pela Agasp Brasil nas capitais como Teresina, São Luís, Palmas,  Belém  e Goiânia. Outras  seccionais da Agasp Brasil serão instala por todo o mês de abril nas cidades de Boa Vista (RO), Macapá (AP) Peixoto de Azevedo (MT) e Monsenhor Tabosa (CE).

CONCENTRAÇÃO GARIMPEIRA EM MARABÁ
Estão sendo mobilizados dez mil garimpeiros pela Agasp Brasil, Freddigasp, Abasp e Amasp  para a grande concentração garimpeira  marcada para o próximo dia 9 na cidade de Marabá a qual servirá como  apoio as medidas tomadas pelo presidente da Coomigasp Gesse Simão  que visam  excluir carteiras fantasmas  colocada  por ex-presidentes da época do Curió como a que foi presidida por  João Amaro Lepos.  

OPINÃO FARROUPILHA
Caro Toni Duarte, Meus cumprimentos por mais essa ação decisiva nos destinos de milhares de garimpeiros pelos quais sempre lutasses de forma digna, operosa e compromissada em levar dignidade a uma classe tão sofrida. Na ampliação proposta às atividades da AGASP BRASIL, entendemos Caro Amigo, que a mesma desde muito altrapassou sua vocação, pois eis que hoje não somente beneficia ao povo garimpeiro mas também, da mesma forma, beneficia outros segmentos da sociedade brasileira fomentando a instrumentação do atendimento das necessidades básicas do ser humano. Veja-se o caso de Serra Pelada que através do consórcio da COOMIGASP/COLOSSUS, concretizado através  dos seus bons trabalhos, levam o desenvolvimento e melhores condições de vida aos moradores não somente de Serra Pelada mas também a todos os de Curionópolis. Nesse sentido, vislumbra-se o alcance dos novos compromissos da Instituição que o Amigo Preside e deixamos aqui nossa modesta sugestão de que as finalidades propostas sejam entendidas a outros brasileiros no entendimento que de uma forma ou de outra já os tem beneficiado e muito, assim como por exemplo, a comunidade de Curionópolis. Sempre na intenção de colaborar, salvo melhor juizo,
Atenciosamente,
Pedro Paulo Delfino/ Porto Alegre/RS
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!