terça-feira, 29 de novembro de 2011

CLAUDIO PUTY RECEBE AGASP BRASIL PARA VIABILIZAR O PROJETO DE APOSENTADORIA


Publicado no dia 6 de abril de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
CLAUDIO PUTY RECEBE AGASP BRASIL PARA VIABILIZAR O PROJETO DE APOSENTADORIA
O presidente da Comissão de Finanças e Tributação , Claudio Puty (PT-PA), receberá hoje, as 16 horas, o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, para discutir sobre a viabilidade do projeto de lei 5224/2009 que ainda se encontra em poder da mesa diretora da Câmara. O PL foi mandado para a Mesa Diretora pelo próprio autor Cleber Verde. Isso  terminou complicando o andamento do PL no curso normal das comissões. No encontro de hoje a tarde o presidente da Agasp Brasil fará um apelo ao presidente da  Comissão de Finanças e Tributação que peça  ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) que  mande de volta a proposta para ser analisado pela CFT. A Agasp Brasil também pedirá que o deputado Luciano Moreira (PMDB-MA) que também estará presente ao encontro, que faça um substitutivo ao PL 5227 apontando de onde sairá o recurso para pagar a aposentadoria especial aos garimpeiros. No projeto feito pelo deputado Cleber Verde não indica de onde sairia o dinheiro. Por causa disso o  relator Pepe Vargas não apresentou o seu relatório. Ele argumentou que se apresentasse seria pela rejeição da proposta.

Ontem o  sábio Pedro Paulo Delfino, garimpeiro sócio da Coomigasp,  nos socorreu com uma boa sugestão que deve ser absorvida pelo deputado Luciano Moreira. A  idéia sugerida pelo nosso companheiro  que mora em Porto Alegre,  o governo cobraria uma alíquota  tanto das mineradoras,  assim como da industria e do comercio de produtos minerais. A sugestão será analisada  pelo consultores legislativos da Câmara dos Deputados se isto é viável ou não. O fato é que estamos fazendo aquilo que Cleber Verde deixou de fazer. O deputado Claudio Puty sabe da importância do direito da aposentadoria para os garimpeiros e da pensão vitalícia aos ex-garimpeiro de Serra Pelada. Nesta audiência pedida pela Agasp Brasil que acontece na tarde de hoje pode resultar numa ação positiva para viabilizar o sonho do trabalhador garimpeiro.

UMA  PARGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
OS garimpeiros sócios da Coomigasp receberão as suas participações que terão na mina de Serra Pelada através de cotas ou ações?

Ninguém sabe ate agora de absolutamente nada. Os dirigentes da Coomigasp e Colossus  ainda não se conscientizaram que quando mais rápido responder  a pergunta a cima  é melhor para todos inclusive para a sobrevivência do próprio projeto.  E a SPE? A onde funciona? Quem são seus dirigentes? Na próxima reunião de garimpeiros seja em que lugar for Gesse Simão pode correr o risco de ficar na saia justa e  sem  saber o  que  responder. Acorda Gesse!!!

BOLA CHEIA
Adilton Cardoso, coordenador do Núcleo da Agasp Brasil em Curionópolis tem sido a figura mais procurada nos últimos dois dias pelos moradores de Serra Pelada. Todos querem mais informações sobre o os serviços jurídicos que a Agasp Brasil irá oferecer gratuitamente aos seus Associados a partir dessa sexta-feira (8) com a inauguração  do escritório da Agasp Brasil na Rua da Castanheiro centro de Curionópolis . Para falar com Adilton basta ligar para 94 91767590.  Nos  próximos seis meses Adilton Cardoso será tão popular e bem quisto pelo povo de Serra Pelada capaz de fazer inveja a alguns políticos.

FELIZ ANIVERSARIO AO AMIGO VITOR

va que não iria emplacar a tão nobre idade que separa o novo do mais experiente caminho da vida ao tirar um rim numa cirurgia complicada. Sobre as bênção de Deus conseguiu a nova chance. Venceu. Hoje amanhece feliz da vida com o ar de cinqüentão ao lado de Dona  Delma e dos filhos Felipe e Victor Hugo. Esse é o cara que toda a diretoria da Agasp Brasil e o mundo garimpeiro de Serra Pelada  rende  a ele as  mais sinceras homenagens. Parabéns ao nosso Vitor Albarado. Que Deus o proteja e que o faça muito feliz.

Quem desejar dar os parabém ao grande líder garimpeiro Vitor Albarado, presidente da Agasp Brasil Secional do Pará é só ligar: 91 91153067.

Publicado no dia 5 de abril de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
O QUE FALTA PARA A COOMIGASP E COLOSSUS ATENDER O QUE O POVO QUER?
Quando o maranhense e ex-garimpeiro de Serra Pelada, Domingos Rodrigues da Silva, 69 anos, sócio da Coomigasp ouviu pela primeira vez a expressão “SPE” a sua pronta reação foi: “Não sei. Que diabo é isso?” O teste foi feito no meio da assembléia geral da cooperativa ocorrida no ultimo dia 27 em Curionópolis. Assim como Domingos, que se diz homem sem estudo e calejado pela dura  vida,  os exatos 36 mil 632 sócios da Coomigasp,  também, não sabem,  o que é uma (SPE) Sociedade de Propósito Especifico - e muito menos, sobre aquela que foi  criada há mais de  dois anos pela parceria Coomigasp e Colossus com  o objetivo de implantar e tocar a mina de Serra Pelada. A maioria absoluta dos que foram abordados pela Agasp Brasil dentro da Escola Almir Gabriel, local em que aconteceu a assembléia da Coomigasp, não sabe a onde a SPE que carrega o nome de fantasia - “Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral” – funciona e quem são seus dirigentes.

Desde quando foi liberada a Portaria de Lavra para a parceria Coomigasp e Colossus que a Agasp Brasil vem insistentemente cobrando para que a sociedade tenha mais informações sobre a SPCDM e como ela irá fazer para dividir o lucro da produção entre os ex- garimpeiros cooperados. A direção da Coomigasp não tem dado a devida atenção a sua sociedade para responder perguntas obvias. “Daqui para frente não quero mais ouvir o Gesse falar sobre a estória de que atravessou o inferno.É necessário que ele seja mais pratico e fale como vamos ganhar o nosso dinheiro”, reagiu  Amauri dos Santos, filho de um garimpeiro já falecido  e que substitui o pai como sócio da cooperativa. Estudante do 2 Grau e bastante falante, Amauri diz acreditar na Agasp Brasil  por desempenhar  um importante  papel na defesa do povo garimpeiro e  na cobrança de ações que visam melhorar a mentalidade administrativa da cooperativa.

Esse sentimento de cobrança do povo garimpeiro sentido pela Agasp Brasil há algum tempo pouco tem produzido preocupações à parceria Coomigasp e Colossus. A Coomigasp que se preparou o tempo todo para os campos de batalhas não se preparou para o campo da alta gestão administrativa apesar de ter sido cobrada insistentemente pela Agasp Brasil para isto. Nos últimos tempos, Gesse Simão, presidente da Coomigasp, não tem aceitado sugestões neste sentido. Gesse considera que não deve aceitar pitacos mesmo daqueles que o ajudaram a eleger-se. O cabra tá de pescoço grosso.

 Já a Colossus, por seu turno, segue em completo silencio sepulcral achando que esse não é um problema seu. Na ultima quinta-feira a Agasp Brasil enviou um questionário de perguntas ao diretor da Coloussus, Darci Lindenmayer. Queremos saber mais sobre a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, onde ela funciona, qual é o seu capital integralizado e quem são os seus diretores.  Perguntamos também porque a Colossus continua no processo  da parceria se quem é detentora da Portaria de Lavra é a SPE. Também perguntamos quando finalmente a SPE irá falar aos garimpeiros sobre de que forma irão receber as suas participações no empreendimento da mina de Serra Pelada e se já não está passando da hora de falar sobre esse assunto aos garimpeiros como forma de conscientizá-los para esse novo momento. Amanhã fará uma semana que pedimos respostas para oito perguntas básicas sugeridas pelo próprio povo garimpeiro. Continuamos aguardando, Senhor Darci Lindenmayer.


NEUTO PAULINO DESTACA A IMPORTANCIA DA AGASP
cessário para a formação de um grande banco de dados que será encaminhado pela Agasp Brasil  a Previdência Social para fins de aposentadoria”, apontou.

Publicado no dia 4 de abril de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL SE INSTALA EM CURIONÓPOLIS NO PRÓXIMO DIA 8
No  próximo dia 8 , um dos mais importantes núcleos da Agasp Brasil Seccional do Pará, será instalado na cidade de Curionópolis, para atender  aos garimpeiros da região, em especial, aos moradores da comunidade de Serra Pelada. O líder garimpeiro Adilton Cardoso (foto) , depois da desistência de Francisco Aderbal, será empossado  como Coordenador Geral do Núcleo daquela região.  O escritório da Agasp Brasil   irá funcionar na Rua Castanheira, em frente a Lanchonete Amazonas,  no centro de Curionópolis, próximo a sede da Coomigasp e da Coomic. O Núcleo irá oferecer aos seus associados  assistência jurídica aos que precisarem de um  advogado em caso relacionado ao projeto da nova Serra Pelada no que diz respeito a indenizações de suas posses que esteja na área de interesse da implantação da mina. Para isso contratou para o seu departamento jurídico o advogado Edvarley  Rodrigues da Costa.

O Núcleo também vai organizar o recadastramento dos associados e tratar do plano de saúde, bem como, da aposentadoria e da pensão vitalícia tão logo o projeto de lei 5227/2009 seja aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da Republica, fato que deverá ocorrer ainda este ano. A inauguração do Núcleo contará com a participação de toda a diretoria da Agasp Brasil Secional do Pará , de delegados, representantes, presidentes de Entidades  Garimpeiras e moradores de Serra Pelada. Na oportunidade será servido um café da manhã a todos os presentes. Para entrar em contato com Adilton Cardoso:( 94) 91767590

COMPORTAMENTO PRA LÁ DE  ESTRANHO
Curionópolis, em especial o Projeto Nova Serra Pelada da parceria Coomigasp e Colossus vem refletindo positivamente no mercado imobiliário. A principal mostra desse novo tempo no município foi o lançamento do Loteamento Serra Leste, o primeiro da cidade, que aconteceu no sábado dia 02. Empresas de vários estados brasileiros que neste momento revendem seus produtos na região, adquiriram lotes para construção de imóveis que sediarão suas atividades, bem como trabalhadores de outros estados que prestam serviços para as mineradoras Vale, Vertical, Coomigasp/Colossus e outras.

DÉFICIT HABITACIONAL
empresaros1.JPG" alt="" />Diogo Naves e Junior Naves (foto), donos do empreendimento dizem reconhecer que as inúmeras oportunidades de emprego tem atraído a atenção de muitos, que tem procurado a região e  está faltando moradia para trabalhadores que prestam serviços no município. “O loteamento traz a possibilidade e dá condição para o trabalhador adquirir e construir sua casa, escolhendo pagar parcelas a partir de 79,00 ao mês”, disseram os investidores.  Só neste ano de 2011 as mineradoras com projetos em implantação, irão oferecer mais de 4.000 vagas de empregos diretos e inúmeros indiretos.

INCENTIVO
Neste primeiro momento a principal responsável pelo crescimento de Curionópolis é o projeto tocado pela parceria Coomigasp e Colossus Minerals, que já está em processo avançado de implantação. Semana passada, mais de 15.000 garimpeiros lotaram Curionópolis e muitos deles ficaram na cidade para o lançamento do loteamento e adquiriram lotes para construção de casas residenciais.


TRANSPORTES COLETIVOS
A pequena distancia entre Parauapebas , Curionópolis e Serra Pelada; de apenas 30 km, já desperta interesse de empresas de transporte a buscarem parcerias com os governos municipais  para criar uma linha de transporte coletivo com custo baixo, a fim de facilitar a ida e vinda de trabalhadores ligados à famílias que tem membros prestando serviços em mais de uma localidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!