terça-feira, 29 de novembro de 2011

AGASP PEDE AJUDA A MASSA GARIMPEIRA PARA CONSTRUIR O MAPA GARIMPEIRO DO BRASIL


Publicado no dia 18 de janeiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP PEDE AJUDA A MASSA GARIMPEIRA PARA CONSTRUIR O MAPA GARIMPEIRO DO BRASIL
* POR TONI DUARTE

Quantos garimpos estão em atividades no Brasil? Informações nesse sentido são poucas. Nem mesmo o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM – sabe ao todo quantos são e a onde essas pessoas estão trabalhando nesta atividade econômica. Esse ano de 2011 a Agasp Brasil terá como uma de suas missões, realizar um minucioso levantamento para a construção do Mapa Garimpeiro do Brasil. Daí a importância da informação que cada garimpeiro possa a ajudar a Agasp Brasil a realizar esse levantamento. Se você é garimpeiro da Coomigasp ou de qualquer outra cooperativa ou sabe a onde tem um garimpo em atividade no seu Estado ou na sua cidade nos ajude a traçar esse mapa.Basta mandar a informação pelo email (agaspbrasil@hotmail.com) ou (agaspbrasil@gmail.com) sobre a sua localização (estado, cidade e a estimativa de quantos garimpeiros estão trabalhando).

Esse diagnostico da atividade garimpeira em nosso País permitirá que a Agasp Brasil desenvolva projetos importantes e uma pauta de reivindicações junto ao Governo Federal de melhoria das condições de segurança, saúde, higiene aos trabalhadores de todos os garimpos no Brasil.

A Agasp defende a criação urgente de um programa  educativo sobre medidas de prevenção  e controle dos efeitos do mercúrio. O garimpeiro que lida com o mercúrio metálico é o mais exposto aos vapores invisíveis desprendidos pelo produto. Eles são aspirados sem que a pessoa perceba e entra no organismo através do sangue, instalando-se nos órgãos. Centenas de trabalhadores garimpeiros carregam mutilações devido à contaminação pelo mercúrio, cujos problemas não podemos dar as costas.

Outra reivindicação que a Agasp Brasil não abrirá mão  é a de que o governo federal,  através do MME,  possa criar uma linha de credito através do BNDS para o fomento da atividade mineral produzida pelo garimpeiro agrupado em suas cooperativas  ou não. O BNDS já empresa dinheiro para Vale e para outras grandes mineradoras. Tem que emprestar também dinheiro ao garimpeiro prospector. Não dar mais para trabalhar no escuro dependendo da sorte em descobrir o minério. Queremos que a CPRM – Serviço Geológico do Brasil faça pesquisa e que o DNPM entregue a área pesquisada.

 Afinal , a LEI Nº 7.805, DE 18 DE JULHO DE 1989 D.O.U. 20/07/89 em seu artigo 15 prevê a atuação do poder publico nesse sentido. “Art. 15 - Cabe ao Poder Público favorecer a organização da atividade garimpeira em cooperativas, devendo promover o controle, a segurança, a higiene, a proteção ao meio ambiente na área explorada e a prática de melhores processos de extração e tratamento”.

Tudo isso será conseguido pela Agasp Brasil se tivermos em mãos uma completa radiografia dos garimpos brasileiros. Só quem pode construir esse mapa são os próprios garimpeiros. Daí, pedimos, mais uma vez, a cada companheiro a nos ajudar  nesta nobre tarefa.

BANCO POSTAL
Um grande numero de sócios da Coomigasp que moram na maioria dos estados que compõe a região Nordeste, Sudeste, Centro-oeste e Sul começaram a usar os serviços do Banco Postal dos Correios para enviar as taxas de quitações de seus débitos enviando-as diretamente para a Delegacia Regional de Brasília. Jose Freitas Moraes que mora em Bagé no Rio Grande do Sul  se fosse a Curionópolis no Pará teria que viajar cerca de 3.537 km de distancia  para poder pagar 14 meses de atraso junto a Coomigasp. Alem dos R$ 70 reais que desembolsaria para pagar sua divida  Freitas deveria ainda desembolsar cerca de R$ 3 mil para ir e voltar a sua cidade no Rio Grande do Sul. Ficou satisfeito ao poder quitar sua divida através do Banco Postal Ele agradeceu a Agasp Brasil ao sugerir ao presidente da Coomigasp, Gesse Simão, que autorizasse a Delegacia Regional de Brasília a fazer tal procedimento

Publicado no dia 17 de janeiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
SÓCIOS INADIMPLENTES DA COOMIGASP SÓ TERÃO UM MÊS PARA QUITAR SUAS DIVIDAS
Os inadimplentes sócios da Coomigasp terão ate o dia 12 de fevereiro para quitarem seus débitos para com a cooperativa. A decisão foi tomada pelo Conselho Administrativo cuja portaria foi amplamente divulgada por jornais de grande circulação e pelo Diário Oficial do Pará. De acordo com a Portaria com base no Estatuto Social e na Lei 5.764/71, serão eliminados pelo Conselho de Administração, a partir de 14/02/2011, todos os associados que estiverem inadimplentes com a Cooperativa por prazo superior a 18 (dezoito) meses. 

O Conselho de Administração comunicará a eliminação ao associado inadimplente por meio de portaria publicada nesses mesmos jornais, para que o associado eliminado, se quiser, apresente recurso à Assembléia Geral da cooperativa que será convocada para o devido fim no final do mês de março. Na mesma assembléia geral será feita a apresentação e deliberação da prestação de contas do Conselho de Administração referente ao Exercício findo de 2010, devidamente elaborada e aprovada pelo Conselho Fiscal, alem da eleição e posse dos membros para renovação do Conselho Fiscal, mandato eletivo para o período de março de 2010 a março de 2011.

Na entrevista concedida pelo Dr. Lauro Neri, consultor administrativo da cooperativa   ao repórter Daniel Soares da AGASP TV, ele explica de forma detalhada sobre a Portaria que dita as regras para o fechamento do quadro social da Coomigasp. Para acompanhar a entrevista é só clicar na sua Agasp TV.

BANCO POSTAL DOS CORREIOS
Muitos sócios da Coomigasp que moram no Ceará, Pernambuco, Bahia. Minas gerais, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo que tem a dificuldades de se deslocarem até a Coomigasp na cidade de Curionópolis buscam a forma mais cômoda de pagar seus débitos junto a Cooperativa, através do  Banco Postal dos Correios, enviando as suas taxas de quitações para a Delegacia Regional de Brasília. 

A autorização foi dada pelo próprio presidente da Coomigasp, Gesse Simão no intuito de não prejudicar esses sócios que moram distantes.  "Vamos ter que cumpiri a lei , mas  sem prejudicar os que moram longe de uma delegacia da Coomigasp", explicou o presidente. Para usar os serviços do Banco Postal dos Correios o sócio deve levar a quantia em espécie até uma agência dos Correios DE SUA CIDADE  e fornecer o endereço da Delegacia Regional da Coomigasp de Brasília que fica localizada no  Setor de Diversões Sul / Edifício Venâncio III, Sala 404, Asa Sul, Brasília – Distrito Federal, CEP : 70393-902. CNPJ: 10.301.833/0001-46. Para melhores esclarecimento é só ligar para a Senhora Erika Viegas pelos telefones: 61 3321 -2375/3321-2254 ou  (61) 85939128.

O PÉ NA ESTARDA  DO RAIMUNDO LOPES
A campanha “pé na estrada” que vem sendo feita pelo presidente da Coomic, Raimundo Lopes  com objetivo de realizar as pré-assembléias e preparando a base societária da Coomic para a grande assembléia geral que ocorrerá no dia 13 de fevereiro  continua nesta semana até quarta- feira  em vários municípios do Pará. Ontem foi realizada a pré-assembléia de Altamira e hoje será a vez de Breu Branco e Tucuruí. Amanhã, terça-feira serão a vez de Goianesia e Jacundá.

Na quarta-feira será a vez de Rondon no período da tarde. No dia seguinte, quinta feira a campanha pé na estrada do presidente Raimundo Lopes chega ao Maranhão. Na quinta-feira promove reunião em Santa Inês e na sexta-feira em Ararí. No domingo desce para São Luis para fazer a pré-assembléia com os sócios da Coomic  da  grande região da capital maranhense.

A caminhada segue no território maranhense passando por Chapadinha na segunda-feira, Presidente Dutra na quarta-feira e  Estreito na quinta-feira. Depois é a vez das cidades tocantinenses. O resto da pauta de reuniões da Coomic  divulgaremos na próxima semana. A maratona de viagens chefiada por Raimundo Lopes terá como objetivo informar a sociedade garimpeira da Coomic  sobre a importância da assembléia que será convocada em fevereiro para fechar parceria com empresas interessadas em investir na mina da Cutia.

FILME SOBRE SERRA PELADA
ma história incrível que precisa ser levada ao público. Foi a maior concentração de trabalhadores desde a construção das pirâmides do Egito", diz o diretor Heitor Dhalia, o mesmo de "O cheiro do ralo".  O problema é que o diretor do filme não mais encontrará uma Serra Pelada como antigamente e muito menos como uma terra sem lei. No lugar  do velho garimpo  se levanta um dos mais arrojado impedimento mineral da Coomigasp e Colossus  que gera renda e emprego para  a ex-sofrida população de Serra Pelada. O cenário agora é outro.

Publicado no dia 14 de janeiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
DELEGACIA DE BRASILIA ESTÁ AUTORIZADA A RECEBER QUITAÇÕES VIA BANCO POSTAL DOS CORREIOS
Por determinação do presidente da Coomigasp, Gesse Simão, todos os sócios da Coomigasp que moram nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e estados que integram a região sul do País, que tenham dificuldades de se deslocarem a Curionópolis ou até mesmo irem a delegacia mais próxima para regularizar as suas quitações, estão autorizados a  fazer o procedimento  pelo Banco Postal dos Correios, enviando as suas taxas de quitação para a  Delegacia Regional da Coomigasp de Brasília, utilizando o endereço e o CNPJ da AGASP BRASIL. CNPJ: 10.301.833/0001-46. Endereço: SDS/ Edifício Venâncio III, Sala 404, Asa Sul, Brasília – Distrito Federal, CEP : 70393-902. TELEFONES : 061 3321 -2375/3321-2254. Falar com a Senhora Érica Viégas (61) 85939128 para melhores explicações.

COOMIGASP TERÁ NOVO DELEGADO EM BRASILIA
A Delegacia Regional de Brasília, a partir de 1 de fevereiro,será comanda  por um novo  delegado regional. Manoel Alves da Silva  tomará posse do cargo pelo presidente da Coomigasp, Gesse Simão, no lugar de Olivério Garcia que sai para se aposentar. O líder garimpeiro Manoel Alves é  remanescente de Serra Pelada e maranhense da cidade de Tumtum. Em 2001 a 2004 exerceu o mandato de vereador da importante cidade de Águas Lindas do Goiás.  Como líder garimpeiro, Manoel é fundador da Agasp Brasil, faz parte do Conselho Fiscal da Entidade e é um dos maiores defensores do direito da aposentadoria projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados.

FEGASP-TOCANTINS NASCE NO DIA 31
Esta marcada para o próximo 31 deste mês a realização da pré-assembléia da Coomic  que ocorrerá  no auditório do Colégio Integral, Quadra 301 Norte, APM 01, Palmas/ Tocantins a partir das 13 horas. Na mesma reunião haverá o ato de criação da Federação Estadual dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Tocantins – FEGASP –TOCANTINS -  que será presidido pelo líder garimpeiro Airton Portilho. A Fegasp – Tocantins irá substituir a Agasp Regional de Palmas e será órgão ligado a COONASGASP BRASIL que por sua vez irá  substituir a Agasp Brasil a partir de março. O presidente da Coomigasp , Gesse Simão, alem de varias autoridades políticas do Tocantins estarão presentes ao ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!