terça-feira, 29 de novembro de 2011

QUEM ESTÃO POR TRAZ DO "JORNALIXO" DE O LIBERAL?


Publicado no dia 24 de fevereiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
QUEM ESTÃO POR TRAZ DO "JORNALIXO" DE O LIBERAL?
A matéria mentirosa  assinada pela irresponsável  repórter Enize Vidigal publicada na edição de domingo passado  sem ouvir a cooperativa dos garimpeiros pegou muito mal para o jornal O Liberal de Belém avaliado como um dos mais conceituado   do Estado do Pará. A mentira publicada pelo jornal dava  conta que a Coomigasp havia expulsado de uma vez só  45 mil associados e que por causa disso haveria um banho de sangue na Serra Pelada. Pelo sensacionalismo da noticia ate mesmo Gesse Simão havia expulsado ele proprio.

A repórter exagerou no seu factóide chupando um texto  antigo e também sem ouvir  na época a cooperativa , publicado pelo mesmo jornal no dia 22 de junho de 2010. O tal texto havia sido fruto de um planfeto do bizarro Edison Vidigal que nunca esteve em Serra Pelada, não conhece os garimpeiros  e, que por consciência, tem o mesmo sobrenome da dita cuja jornalista.

Um  jornal  como O Liberal não pode manter em seus quadros jornalistas ante-profissionais  e sem ética sob pena de não fazer o bom jornalismo. O que levaria a repórter Inize Vidigal ,assessora da deputada estadual  Bernadete ten Caten (PT) , a plantar  tal mentira num dos mais  conceituado jornal  do Pará?  Ela está a serviço de quem?  Temos o direitro de questionar.

Se o jornal tivesse ouvido a direção da Coomigasp sobre quem está quites com a suas obrigações  estatutárias poderia saber que 21.365  (VINTE UM MIL TREZENTOS E SESSENTA E CINCO) garimpeiros sócios  estão em dias. Até o dia da assembléia marcada para o dia 27 de março centenas  de sócios que devem até três meses podem quitar as suas anuidades. Em nenhum momento a Coomigasp publicou de forma oficial o numero exato do quadro  de sócios , ato que só deverá ser feito quando os trabalhos neste sentido forem cessados . 

Jornal  como  O Liberal  que prega a violência  cultuando  “um banho de sangue”como tenta  empurrar de golela a baixo da opinião publica, não conhece os garimpeiros de Serra Pelada e nem sabe da importância e o papel  do projeto de desenvolvimento  mineral de Serra Pelada   para o Pará e, em especial,  para a pobre comunidade  garimpeira . Os veículos de comunicação do Pará tem que saber que o tempo das manchetes  como “Serra Pelada um barril de pólvora prestes a explodir” já não cola mais.

Os garimpeiros foram capazes de construir um caminho de paz e de desenvolvimento, cuja  mesma capacidade não tiveram  os seguidos governos. Nem do  Pará e nem federal. A comunidade de Serra Pelada que há três décadas ficou esquecida e jogada no limbo social com as suas mazelas, hoje se ergue e tem sua dignidade restabelecida graças ao projeto Serra Pelada tocado pela parceria Coomigasp e Colossus o qual  gera cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos na comunidade.  Ate o inicio de 2012 quando o funcionamento da mina de Serra Pelada entrar com força total em sua produção será triplicada as vagas de empregos cuja  prioridade está voltada para a família garimpeira. 

As entidades garimpeiras  que  resgataram o velho garimpo que estava perdido para a poderosa  Vale do Rio Doce  e que lutaram  contra tudo e contra todos, inclusive contra a chamada “imprensa vendida” não abre mão de continuar defendendo  aquilo que é melhor para o povo garimpeiro.  Repudiamos qualquer tipo de “jornalixo” parta de onde partir.  A nossa pronta intervenção contra a mentira publicada por O Liberal no domingo passado fez com que o jornal paraense se redimisse com a verdade. Era o mínimo que deveria fazer.

Publicado no dia 23 de fevereiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
O LIBERAL MENTE AO ANUNCIAR BANHO DE SANGUE NA SERRA PELADA
O Jornal Liberal de Belém publicou uma matéria baseado nas infundadas  informações de Raimundo Maligno e do estelionatário Luis da Mata de que a Coomigasp estaria expulsando de uma vez só 45 mil associados. Seria o cumulo do absurdo se isto fosse verdade. Pela informação irresponsável publicada pelo jornal  paraense até o próprio Gesse Simão estaria de fora. Por causa da publicação a diretoria da Coomigasp e as lideranças garimpeiras reagiram firmes e foram a Belém na manhã de ontem para contestar a falsa noticia. Cerca de 21 mil 365 associados conseguiram se quitar junto a cooperativa com o termino do prazo estabelecido por Portaria e exigida por assembléia geral. A diretoria estima que, de 45 mil associados, ficarão entre 30 a 35 mil associados quites com as suas obrigações estatutárias. O completo fechamento do quadro social  é um exigência estabelecida por assembléia geral da cooperativa. O Jornal O liberal praticou o mal jornalismo em não procurar a direção da Coomigasp para estes esclarecimentos. Preferiu embarcar na mentira. Amanhã o jornal de comprometeu em divulgar a verdade.

DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!