terça-feira, 29 de novembro de 2011

NORMAS DE SEGURANÇA NA MINA DE SERRA PELADA SÃO INTENSIFICADAS POR LUIZ CARLOS CELARO


Publicado no dia 13 de janeiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
NORMAS DE SEGURANÇA NA MINA DE SERRA PELADA SÃO INTENSIFICADAS POR LUIZ CARLOS CELARO
O engenheiro de minas Luiz Carlos Celaro  (foto) anunciou que as normas de segurança no canteiro de obras da mina de Serra Pelada ficarão ainda mais exigentes com essa etapa das escavações do túnel e que todos os empregados admitidos já estão passando por treinamentos rigorosos por pessoal habilitados   conforme as Normas Reguladoras de Mineração –NRM. O  Centro de Treinamento e de Capacitação Profissional  conforme informou o Dr. Celaro transformou-se no   principal instrumento de política de inserção do empreendimento  do ser humano no centro do processo produtivo.

“Estamos devidamente prontos  para que o projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada possa receber em março a primeira inspeção do Ministério de Minas e Energia prometida pelo ministro Edison Lobão”, disse o engenheiro responsável pela implantação da mina. De acordo com Celaro, daqui  para frente, cada turno trabalhado sem acidentes tem que ser visto como uma grande vitoria. A palavra de ordem do engenheiro de minas é repetida a cada turno de trabalho pelos quase 600 trabalhadores que desenvolvem suas atividades  tanto na superfície como  no subsolo.

“É do Centro de Treinamento que sai a valorização da mão de obra em condições favoráveis de trabalho sob a orientação  da  engenharia de segurança e técnicos de segurança do trabalho que  representam o desejo dos filhos, esposas e familiares para que funcionários voltem sãos e salvos de qualquer eventualidade”, explicou Celaro.  Para proporcionar tudo isso a SPCDM, segundo ele, já está implantando a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, alem de medidas de segurança como a  implantação do uso de EPI - Equipamento de Proteção Individual (quando necessário)   utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

Outras medidas de segurança tomadas pelo empreendimento para eliminar riscos é quanto o uso dos Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC -  que  tratam-se de dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos, tais como o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, dentre outros.

Alem disso as  medidas são de higiene e melhoria das condições operacionais para promover o controle ambiental do local de trabalho de acordo com as normas vigentes são rigorosamente observadas pelos técnicos da empresa. “Estamos seguindo todas as normas de  segurança de acordo com padrões nacionais e internacionais utilizando equipamentos modernos de proteção coletiva por dispormos de um valorizado capital humano comprometido,organizado e disciplinado  por uma equipe de  alto senso de responsabilidade”enfatizou Luiz Carlos Celaro.

SIMBOLO DA LIBERDADE E DA VITORIA
logomarca da Agasp Brasil, mas acrescentando novos  elementos como a coroa de ouro imitando dois ramos de laurel adornando o globo azul que  simboliza a vitoria e a liberdade do povo garimpeiro. Anderson se inspirou no mais importante adereço de cabeça usados pelos grandes generais  romanos do século III a. C.  que depois do triunfo de suas legiões eram coroados  com os cobiçados e desejados  ramos de ouro. A  lutas do povo garimpeiro encabeçadas  pela Agasp Brasil , entidade que se transformará em  CONAGASP BRASIL, sem duvida merece ostentar na sua logomarca o símbolo da liberdade e os louros da vitoria. Parabéns ao nosso bravo e inteligente Anderson Souza pela belíssima criação. Quem quiser contratar Anderson ou parabenizá-lo é só ligar (99) 81041717.

– que tem 500 sócias vem se destacando gradativamente com o processo de desenvolvimento da mina de Serra Pelada na geração de renda e empregos na pequena Vila. A parceria Coomigasp e Colossus realizou  contrato de prestação de serviços com a Amasp para o  fornecimento das refeições para os funcionários que trabalham na construção da mina. Inicialmente serão 45 mulheres contratadas para prestarem serviços no refeitório. Rosilene Freitas Viana, presidente da AMASP, na entrevista concedida ao jornalista Daniel Soares da TV Agasp , fala de um tempo sofrido que as famílias levavam na Serra e  sobre o atual cenário de desenvolvimento que esta melhorando a qualidade de vida de todos. Para ver a entrevista é só clicar na TV Agasp .

Publicado no dia 12 de janeiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
AGORA É PRA VALER: COOMIGASP BAIXA PORTARIA DE FECHAMENTO DEFINITIVO DO QUADRO SOCIAL
A Coomigasp determinou  a publicação da Portaria que vai ditar as regras para o fechamento do quadro social da cooperativa, cujo os trabalhos de auditagem iniciaram durante o dia de ontem. A Portaria será publicada pelo Jornal o Liberal de Belém, Jornal o Estado do Maranhão, Jornal do Tocantins e no Diário Oficial da União. A Portaria ficará também fixada em lugar visivel em todas as Delegacias e Postos Avançados da Coomigasp  em vários estados.  A Portaria convoca  todos os associados, procuradores legalmente habilitados, inadimplentes com a Cooperativa, com a finalidade de quitarem seus débitos até o dia 11/02/2011. Esse é o ultimo prazo a ser dados aos irregulares. Veja a integra da Portaria.
Portaria  01/2011, de 10/01/2011.

O Presidente da COOMIGASP - Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, no uso das atribuições que lhe confere o estatuto social em seu Artigo 58, inciso XV, e na Lei 5.764/71, Artigos 33, 34 e 35, inciso IV.

CONSIDERANDO que devem ser tomadas medidas com vista a revisão do quadro social da COOMIGASP, tendo em vista possíveis distorções, aí se incluindo inadimplências e descumprimentos de ordem legal, nos termos da legislação que rege a Entidade:

 RESOLVE:
Artigo Primeiro – Convocar todos os associados, procuradores legalmente habilitados, inadimplentes com a Cooperativa, com a finalidade de quitarem seus débitos até o dia 11/02/2011;

Artigo Segundo – Com base no Estatuto Social e na Lei 5764/71, resolve ELIMINAR, a partir de 12/02/2011, todos os associados que estiverem em débito, por prazo superior a 18 (dezoito) meses;

Artigo Terceiro – Ficam, desde já, NOTIFICADOS todos aqueles ASSOCIADOS que se enquadrarem nos termos do artigo anterior, devendo, no entanto, apresentarem suas defesas no prazo de 30 dias, a contar de 13/02/2011.

Artigo Quarto – Os Associados que até a data de 15/03/2011 não apresentarem suas defesas, estarão definitivamente eliminados do Quadro Social da Entidade, cujo referendamento acontecerá na Assembléia Geral Ordinária - AGO do dia 27/03/2011.

Artigo Sexto - A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
Cumpra-se, publique-se e afixe-se.
   
Curionópolis - PA, 11 de Janeiro de 2011
Gessé Simão de Melo
Presidente
RADIO WEB GARIMPEIRA
No programa de hoje da Radio Webe Garimpeira, o chefe do setor jurídico da Coomigasp, Jairo leite dar uma entrevista sobre a Portaria 01/2011 e detalha sobre o porquê que o Conselho Deliberativo tomou a decisão. Para ouvir o nosso programa basta clicar em cima da RADIO WEB GARIMPEIRA.

Publicado no dia 11 de janeiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
INVESTIDORES VAO DISPUTAR PARCERIA COM A COOMIC NO DIA 13 DE FEVEREIRO
Grandes investidores da área da mineração estão de olho na Coomic o que pode ocorrer uma boa disputa pelo posto preferencial de parceria a qual será consolidada no dia 13 de fevereiro através da assembléia geral convocada para esta data pelo presidente Raimundo Lopes. Dois grupos canadenses, entre eles a Colossus Minrels Inc. e um grupo de investidores de São Paulo estão interessados em enviar propostas para formar parceria para a exploração do ouro e platina existentes na área de 629 hectares pertencentes à Cutia.

Na próxima semana, dia 17, Raimundo Lopes terá em Brasília duas tarefas. A primeira é conseguir com que as autoridades ligadas ao Departamento Nacional de Produção Mineral e a Secretaria de Geologia e Transformação Mineral, ambos do Ministério de Minas e Energia, para que solicite da Vale todo o banco de informações geológicas da área da Coomic ,inclusive os testemunhos retirados dos furos sondados em poder da mineradora. Se Raimundo Lopes conseguir isso será uma grande vitoria. Quando o governo mandou fechar o garimpo da Cutia a Vale encampou toda a área que é rica em platina realizando sondagens geológicas.

 Outra missão  de Raimundo Lopes em Brasília é se encontrar com dois representantes de um grupo canadense (que não é a Colossus) que chegam ao Brasil no próximo sábado e permanece por aqui ate terça-feira. Eles querem mais informações sobre a área da Cutia. Como se vê a Coomic pode selar uma boa e concorrida parceria no próximo dia 13 de fevereiro que pode ir alem das expectativas de seus associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!