terça-feira, 29 de novembro de 2011

MINISTRO LOBÃO FAZ VISITA TÉCNICA AS OBRAS DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA MINA DE SERRA PELADA


Publicado no dia 28 de março de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
MINISTRO LOBÃO FAZ VISITA TÉCNICA AS OBRAS DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DA MINA DE SERRA PELADA
da programada o Ministro de Minas e Energia Edison Lobão desembarcou no Estádio Municipal Wilson de Souza na manhã de domingo (27), acompanhado do prefeito de Curionópolis Wenderson Azevedo Chamon e de deputados estaduais e federais dos estados do Pará e Maranhão. O ;o fez um breve discurso focado na luta garimpeira e lembrou que é muito importante a nova fase vivida em Serra Pelada com a implantação do projeto de mineração tocando pela Coomigasp e a empresa Colossus

Seguindo a programação a comitiva foi até o Teatro Municipal onde estava acontecendo o 1º Seminário de Geologia e Mineração de Curionópolis, o evento contou Além das mineradoras uma equipe o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM e do Serviço Geológico do Brasil – SPRM também deram explicações sobre a província mineral da região de Carajás voltado para o potencial e processo de exploração dessas reservas.

inistro e comitiva foi à visita técnica as obras de implantação do Projeto Serra Pelada. Lobão conheceu de perto como está sendo a escavação do túnel e a estrutura de segurança para os trabalhadores do setor. Na oportunidade os garimpeiros também puderam conferir de perto como está sendo implantada a mina e ouvir discursos das autoridades presentes sobre Gessé Simão. Em seguida o Ministro voltou a fazer um discurso. Em suas palavras Lobão frisou a importância do documento para implantação do projeto e da sua satisfação em ver que as obras estão caminhando em ritmo acelerado.

“É importante para os garimpeiros ver que os tilde;o ainda agradeceu a comenda especial recebida na solenidade que colocou a data na história do município de Curionópolis.

Fonte: Agencia Bateia

Publicado no dia 25 de março de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
MINISTRO DE MINAS E ENERGIA, EDISON LOBÃO, VISITARÁ NESTE DOMINGO A NOVA SERRA PELADA
Vinte  mil garimpeiros  associados da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) deverão participar neste domingo, 27, em Curionópolis, de mais uma assembléia geral que vai tratar dos itens constantes no edital de convocação da AGO. Dentre os temas estão a prestação de contas do exercício de 2010 e a eleição do novo Conselho Fiscal da cooperativa. Será apresentado também o novo quadro social da cooperativa, que foi reformado. “Tiramos do quadro social 6.500 nomes fictícios”, informou o presidente da Coomigasp, Gessé Simão.

SEMNARIO
A programaçao iniciará com um seminário  sobre “Mineração e Geologia no Sul do Pará”,  que ocorrerá no Teatro Municipal de Curionópolis evento organizado pela prefeitura e pela Coomigasp, cujos trabalhos serão  coordenados pelo secretário de Geologia Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar. Participarão do evento representantes da Vale, do Grupo de Mineração Leolar e da parceria  Coomigasp/Colossus.

O evento contará com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão,  deputados e senadores dos estados do Pará e do Maranhão, prefeitos da região, entre outras autoridades. As  12h30 o  ministro Edison Lobão acompanhado de técnicos do DNPM e CPRM se  deslocarão  até a mina de Serra Pelada, onde fará uma visita oficial àquele que já foi considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo.

BALANÇO
Ao fazer um balanço de suas atividades como presidente da Cooperativa de Mineração do Garimpo de Serra Pelada, Gessé Simão, afirmou que está cumprindo com sua missão. Explicou que todas as etapas foram cumpridas, de acordo com a legislação: apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA); debate e solicitação do direito minerário por intermédio da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM); elaboração do Plano de Aproveitamento Econômico - PAE, que foi discutido e aprovado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e obtenção da licença ambiental junto ao Conselho de Meio Ambiente do Estado do Pará; a liberação da Licença de Instalação (LI) e finalmente a liberação da concessão de lavra por parte do ministério de Minas e Energia.

PROJETO NOVA SERRA PELADA
Paralelo ao desenvolvimento do Projeto da Nova Serra Pelada, diversas ações para melhoria da qualidade de vida da comunidade estão sendo realizadas na vila. As ações atingem desde crianças até a melhor idade, mas principalmente os jovens em idade escolar, levando práticas esportivas e educativas que contribuem para que esses jovens saiam das ruas e não se envolvam com drogas e outras práticas ilícitas.
O ano de 2010, especialmente o segundo semestre, foi cheio de atrativos e de projetos na área social: reformas em escolas, projetos esportivos, baile para idosos roda de leitura, cinema, ação de cidadania, entre outros. Em 2011, mais programações foram planejadas para gerar bem estar social em Serra Pelada.

PARCERIA
A parceria da Coomigasp/Colossus tem fortalecido a economia da região do sul do Pará. O município de Curionópolis vem recebendo novas empresas e, com isso, tem aumentado o número de trabalhadores na área. Os poucos hotéis e restaurantes existentes não são suficiente para atender a demanda. A exploração mecanizada da mina de Serra Pelada começa a dar outra cara para a região e as perspectivas são as melhores em termos de fortalecimento e desenvolvimento econômico e social para a Vila de Serra Pelada e para Curionópolis. De acordo com informações sobre o projeto a parceria vem investindo em Serra Pelada quase R$ 30 milhões somente em pesquisas. Até o final de 2011, a parceria investira  US$ 120 milhões quando o minério começa a ser explorado.

Publicado no dia 22 de março de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL FORMA A SUA FRENTE PARLAMENTAR PARA SALVAR O PROJETO DE APOSENTADORIA
A Agasp Brasil  tomou a iniciativa de forma a sua própria frente parlamentar para defender o projeto 5227/2009 que estabelece uma aposentadoria especial aos garimpeiros e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. 
próxima semana deputados como Paulo Pereira (PDT-SP), presidente da Força Sindical, Luciano Moreira (PMDB-MA), Lazaro Botelho (PTB-TO),Giovane Queiroz (PDT-PA), Elcione Barbalho (PMDB-PA), Alberto Silva (PMDB-MA), Junior Coimbra (PMDB-TO) e Sandes Junior (PP-GO) estão dispostos a acompanhar a Agasp Brasil numa audiência marcada para a próxima semana  com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). 

O encontro servirá para convencer o presidente da Casa para  mandar de volta o projeto de aposentadoria dos peiros a Comissão de Finanças e Tributação . O projeto saiu de lá, segundo explicaram na semana passada  o presidente Claudio Puty (PT-PA) e o próprio  relator Pepe Vargas (PT-RS)  através de um requerimento feito no ano passado pelo autor Cleber Verde encaminhado ao  ex- presidente da Câmara Michel Temer (PMDB-SP) ..

No requerimento Cleber  Verde pediu  que  o PL de sua autoria seguisse direto para a Comissão de Constituição e Justiça , já que o relator Pepe Vargas havia perdido todos os prazos. Pepe Vargas disse que não apresentou o relatório  porque aria a categoria garimpeira já que o PL não aponta de onde sairá o dinheiro para pagar as aposentadorias. “Posso fazer o relatório hoje, mas vou ter de dizer que o projeto é inadequado, embora seja um pleito justo. Não fiz o relatório para que haja tempo de se fazer negociações”, disse. Como o PL  seguiu para a Mesa Diretora  os deputados da Comissão de Finanças e Tributação dependem da decisão do presidente da Câmara, Marco Maia, para que a proposta de aposentadoria e pensão vitalícia dos garimpeiros volte  a ser discutida  no âmbito daquela comissão. 

sponder as indagações feita pelo líder garimpeiro Manoel Alves, que é membro do Conselho Executivo  Nacional da Agasp Brasil, o deputado Luciano Moreira que é vice - presidente da Comissão de Finanças e Tributação, ressaltou que,  se o PL retornar  para a CFT   a proposta tramitará em  caráter conclusivo , rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. Se o presidente Marco Maia aprovar o requerimento de Cleber Verde solicitando que  a proposta  siga direto para a Comissão de Constituição e Justiça a aposentadoria dos garimpeiros   corre o risco maior de ser reprovada por inadequação forçamentária  financeira  pelo Plenário da Câmara.

Daí a preocupação da Agasp Brasil em formar a sua própria frente parlamentar para tentar resgatar na próxima semana o PL 5227 e  para que ele volte para a Comissão de Finanças e Tributação . Com o apoio desse  mesmo grupo de deputados  negociar junto  ao Ministério da Previdência Social e Ministério do Planejamento  a sua adequação orçamentaria financeira  . VEJA A ENTREVISTA COM LUCIANO MOREIRA  QUE FALA SOBRE O ASSUNTO, ATRAVES DE SUA TV AGAS. É SÓ CLICAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!