terça-feira, 29 de novembro de 2011

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARÁ FAZ AUDIENCIA PUBLICA PARA DEBATER UMA MENTIRA


Publicado no dia 15 de março de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARÁ FAZ AUDIENCIA PUBLICA PARA DEBATER UMA MENTIRA
Cerca de 500 garimpeiros de Serra Pelada desembarcarão nesta quarta-feira em Belém do Pará para participarem de uma audiência publica na Assembléia Legislativa do Estado  e acabar de vez com a velha e mentirosa novela levantada pelo estelionatário Luis da Mata de que o CNPJ da Coomigasp pertenceria a sua  fajuta cooperativa a qual ele deu o nome de Coogasp.

 Em 2004 quando as lideranças garimpeiras iniciaram a campanha pela readequação com o apoio do governo federal para que os garimpeiros excluídos voltassem ao quadro de sócios da Coomigasp, o estelionatário Luis da mata fazia o papel contrario. Na lábia convencia garimpeiros desavisados, centenas deles de Marabá (Pará)  e da cidade de Bacabal  (Ma) para que não fizesse a readequação  e sim o cadastramento com ele ao custo de trinta reais. Resultado: quem preferiu  fazer o tal cadastramento com Luis da Mata  terminou por ficar de fora do processo de readequação oficial feito pelo governo federal.

 Para se safar junto a centenas de garimpeiros que ele enganou  Luis da Mata ressuscitou uma antiga cooperativa de nome Coogasp e anunciou que esta era dona do  CNPJ/MF. 05.023.221/0001-07 que pertence a COOMIGASP. Da Mata foi mais alem montou documentos falsos e questionou na justiça a validade do CNPJ da Coomigasp.

 Por causa disso a direção da Coomigasp pediu  que o Senado da Republica solicitasse  através de requerimentos  que o Ministério da Fazenda fizesse uma minuciosa investigação na Receita para que não pairasse nenhuma duvida sobre  a quem pertencia o CNPJ/MF. 05.023.221/0001-07.

Diante  de investigações feitas  em vários setores da Receita Federal e Junta Comercial do Pará , as autoridades da Receita Federal  constataram   através de farta documentação  que o CNPJ/MF. 05.023.221/0001-07 pertence à Coomigasp e não a Coogasp.

Foi baseado nessa documentação  remetida pelo Ministerio da Fazenda ao Senado e posteriormente  a Presidência da Republica que o Ministério de Minas e Energia outorgou ä Coomigasp o seu  alvará de pesquisas em 2005. O sepultado caso agora volta a tona através de uma audiência publica na Assembléia Legislativa do Pará.

É para dentro dessa audiência que as entidades garimpeiras  com  suas lideranças desembarcarão amanhã em Belém. A Agasp Brasil ocupará a  primeira fila para reagir firme  contra qualquer argumento  maluco seja feito por Luis da Mata ou por qualquer mal intencionado deputado.

ASSEMBLEIA DA CUTIA
O  presidente da Coomic. Raimundo Lopes que deverá publicar edital de convocação no final deste mês  para o próximo dia 13 de abril para a grande reunião de assembléia geral  com objetivo de homologar propostas de empresas interessadas em fazer uma parceria  com os sócios da Cutia  para iniciar os trabalhos de pesquisas geológicas na sua área de 629 hectares no Distrito Mineiro de Serra Pelada.

AGASP BRASIL INSTALA SUA  SECCIONAL EM GOIÁS
as mais diversas cooperativas de mineração, a maioria da Coomigasp. O presidente da Agasp Nacional, Toni Duarte, depois  de falar sobre a importância da criação da Seccional  da Agasp Brasil no Estado do Goiás, colocou em votação para compor a diretoria estadual os nomes dos lideres garimpeiros Vicente Correia para presidente estadual  seguido dos lideres garimpeiros Joel Carvalho, Jose Mendes Bueno, Pastor Henrique e Luiz de Anápolis. Todos foram aclamados por unanimidade. O presidente estadual Vicente Correia pode ser contactado pelo telefone (62)81571192.

Publicado no dia 14 de março de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL ORGANIZA NESTA QUARTA-FEIRA PROTESTO GARIMPEIRO NA CÂARA
Nesta quarta-feira, dia 16, a  Agasp Brasil se movimenta para fazer um apitaço dentro da Comissão de Finanças e Tributação  da Câmara dos Deputados  que terá a sua primeira reunião dessa legislatura sob o comando do deputado paraense Claudio Puty (PT). Os garimpeiros comandados pela Agasp Brasil irão protestar e exigir dos 31 parlamentares com assento na Comissão de Fianças e Tributação  que  incluam na pauta de discussão o projeto de lei 5227/2009 que estabelece a aposentadoria especial a categoria. O PL se encontra em poder do relator Pepe Vargas (PT-RS) desde outubro de 2009. A presença dos garimpeiros tem como objetivo de pressionar os deputados a tomar posições em relação a aprovação  do PL conta com  a rejeição do Governo e de alguns deputados petistas membros da Comissão de Fianças e Tributação. Em decorrência disso ninguém sabe até agora qual vai ser a posição de Claudio  Puty  que conhece bem a situação de penúria  do povo garimpeiro do seu Estado, o Pará.    

SERRA PELADA: UMA GRANDE MINA
A concentração de ouro em Serra Pelada é considerada excepcional, na avaliação dos geólogos que conduzem  as pesquisas  na área dos 100 hectares pertencentes a Coomigasp. Eles identificaram nas jazidas concentrações de ouro que podem variar de 7,5 a 20 gramas por tonelada de minério bruto. Para efeito comparativo, pode ser citada a mina de ouro em Paracatu, Minas Gerais, que apresenta uma média de 0,45 grama de ouro por tonelada. A concentração de ouro em Serra Pelada chega a superar em 45 vezes a média da mina de Paracatu. O declínio de  3.500 metros no subsolo está progredindo conforme planejado, com mais de 200 metros concluída. De acordo com um dos engenheiros que trabalha na construçao da mina a partir deste mes de abril  as expectativas são de que o desenvolvimento subterrâneo irão acelerar significativamente a uma taxa de antecedência aproximada de 10 metros por dia quando entrar em operaçao uma nova projeçao  rockbolter. O projeto da nova Serra pelada tocado pela parceria Coomigasp e Colossus  iniciará  a construçao da barragem de rejeitos  no mes de maio e deverá ser concluida  em  outubro deste ano.

Publicado no dia 12 de março de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
LOBÃO RECEBE A AGASP BRASIL E DIZ QUE IRÁ SE EMPENHAR NA LUTA PELA APROVAÇÃO DA APOSENTADORIA

O ministro de Minas e Energia Edison Lobão  ao receber em audiência o presidente da Agasp Brasil , Toni Duarte,  disse que irá se empenhar  junto ao seu partido o PMDB da Câmara dos Deputados no sentido de garantir a aprovação do Projeto de Lei 5227/2009 que estabelece a aposentadoria especial aos garimpeiros e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. O ministro que é senador da Republica pelo Maranhão  foi quem mais lutou pela aprovação do “Estatuto do Garimpeiro” ocorrido   em 2008 pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da Republica.

Ele afirmou que embora tenha sido uma grande vitoria da categoria obter a sua profissão de garimpeiro reconhecida, porem o Estatuto deixou a desejar no que diz respeito ao direito a aposentadoria dos trabalhadores  garimpeiros.  Ele destacou o trabalho que vem sendo feito pela Agasp Brasil  dentro da Câmara dos Deputados, em especial,  junto a Comissão de Finanças e Tributação com o objetivo de ter o Projeto de aposentadoria aprovado. “A união de todos os garimpeiros em torno da Associação Nacional é de fundamental importância para a grande vitoria”,disse.

 Por outro lado o presidente da Agasp Brasil esteve na Comissão de Finanças e Tributação a onde entregou pessoalmente uma carta direcionado ao presidente  Claudio Puty (PT-PA). Na carta a Agasp Brasil fala sobre a importância do direito previdenciário aos garimpeiros  e pede que o PL 5227 seja colocado em discussão em que seja aprovado.   Toni Duarte avisou ainda ao deputado Claudio Puty que a categoria está pronta para fazer pressão total dentro da Comissão que ele dirige a partir da próxima quarta-feira.

 A idéia é iniciar o dia com um grande “apitaço”  com o objetivo de chamar a atenção dos deputados para a aprovação  do projeto de aposentadoria que se encontra naquela  Comissão deste outubro de 2009 sob a guarda do deputado Pepe Vargas (PT-RS) que se encontra sentado encima do mesmo. “Se ele não quer relatar o projeto que deixe a tarefa para outro deputado fazer,”reclamou o presidente da Agasp Brasil  ao recém-eleito vice-presidente  da Comissão de Fianças e Tributação, deputado Luciano Moreira (PMDB-MA). Numa outra ponto o presidente da Agasp Brasil entrevistou o ex-garimpeiro e  deputado Junior Coimbra (PMDB-TO) pedindo a ele ao mesmo tempo o apoio necessário para aprovação do projeto de aposentadoria. Veja a entrevista  clicando na TV Agasp.

O QUE É UMA SPE???
Depois da assembléia geral convocada pela Coomigasp para o dia 27, dia também que haverá uma inspeção realizada por técnicos do Ministério de Minas e Energia nas obras de construção da mina de Serra Pelada, a Agasp Brasil irá iniciar uma serie de reportagens sobre a SPE. O garimpeiro precisa saber de forma mais detalhado o que é uma “Sociedade  de Propósito Especifico”, em especial , aquela que foi criada com o nome de fantasia “Serra Pelada Companhia  de Desenvolvimento Mineral” na parceria formada entre a Coomigasp e Colossus Minerls Inc.  Afinal, é a SPE que  detém a Portaria de Lavra. Quando março terminar esse é um tema que a Agasp Brasil não irá abrir mão de esmiuçá-lo cumprindo o seu bom e relevante papel de informar a garimpeirada. Que nos aguardem.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!