terça-feira, 29 de novembro de 2011

COOMIGASP RESOLVEU ARROCHAR CONTRA A CAIXA ECONOMICA A DEVOLVER DINHEIRO DO OURO


Publicado no dia 11 de fevereiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
COOMIGASP RESOLVEU ARROCHAR CONTRA A CAIXA ECONOMICA A DEVOLVER DINHEIRO DO OURO
O que antes era apenas da responsabilidade do setor jurídico agora  o  presidente da Coomigasp resolveu gerenciar e acompanhar  pessoalmente toda a tramitação do processo que cooperativa move contra a Caixa Econômica  dentro dos tribunais especialmente o  Tribunal Regional Federal de Brasília. Acompanhado da Agasp Brasil  Gesse esteve com o advogado Mario Gilberto de Oliveira (foto)  em seu escritório no Lago Sul para entender e conhecer melhor sobre o processo que levou a condenação a Caixa Econômica Federal  em 2002 a devolver em dinheiro com juros e correção monetária os 901.666,58 gramas de ouro  extraído do ex-garimpo de Serra Pelada. O valor chega a R$ 400 milhões. Mario Gilberto fez um amplo relato sobre o processo e sua tramitação dentro do TRF depois de vários recursos impetrado pelo setor jurídico da Caixa que reconhece a asp sobre a Caixa.

Publicado no dia 10 de fevereiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
GESSE REAGEM E EXIGE DE ADVOGADOS MAIS ATENÇÃO NO PROCESSO CONTRA A CAIXA
O presidente da Coomigasp Gesse Simão de Melo já se encontra em Brasília para acompanhar de perto  a situação do processo 394-G/86 ajuizado pela cooperativa contra a Caixa  e que se encontra no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília. Hoje pela manhã ele terá um encontro com o advogado  Mario Gilberto de Oliveira com quem irá ter todas as informações sobre o caso. A vinda de Gesse a Brasília para se inteirar sobre o processo judicial  que obriga a Caixa Econômica Federal a devolver com juros e correções monetárias o equivalente  aos 901.666,58 gramas de ouro  que pertence aos garimpeiros, foi motivada pelas duras cobranças feitas pela Agasp Brasil  depois de verificar que a ação judicial correria  o extremo risco de ser arquivada  pelo Mutirão Judicial do TRF de Brasília que inicia no próximo dia 18.  A Agasp Brasil aludiu a falta de acompanhamento do caso  pelo setor jurídico da Coomigasp . A reunião de hoje o presidente da cooperativa irá exigir toda a atenção que o caso requer e irá propor  aos dois antigos advogados do feito (Mario Gilberto e Sergio Couto)  que dêem ciência detalhada  sobre cada ação impetrada.  A Agasp Brasil irá também participar da reunião.

INSPESÃO DO MME NA SERRA
Hoje , pode ficar decidida a data exata da primeira inspeção a ser feita pelo Ministério de Minas e Energia no  mês de março nas obras de construção da mina de Serra Pelada.  A ida do ministro Edison Lobão com todo o corpo técnico do DNPM, CPRM pode ocorrer no dia 27, ultimo domingo do mês de março. Essa data não está definida, mas pode ser batido o martelo ainda hoje.

SERRA PELADA SEM LUZ
as. No caso de vacina, o problema é mais grave. A constante falta de energia as câmaras frias não garantiriam a eficácia do injetável preventivo. Se alguém tiver um corte e precisar de uma antitetânica ou for mordido por um cão ou gato, e precisar de uma vacina anti-rábica, terá que se deslocar até Curionópolis. Melhorar o fornecimento de enregia eletrica na pequena comunidade é um  pleito que as entidades irão fazer  a Lobão.

Publicado no dia 9 de fevereiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL SE PREPARA PARA A LUTA EM DEFESA DA APOSENTADORIA DENTRO DO CONGRESSO
O deputado federal Luciano Moreira (PMDB-MA), foto,  em entrevista pela Radio Web Garimpeira que está sendo exibido nesta quarta-feira, anunciou que  irá brigar pela relatoria do projeto de lei 5227/2009 que estabelece uma aposentadoria especial ao garimpeiro e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada . Por toda a semana que vem as Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados terão as suas composições definidas e o inicio dos trabalhos dessa legislatura. Luciano Moreira que é economista e que chega a Câmara no seu primeiro mandado será titular da Comissão de Finanças e Tributação a aonde irá pleiteia o cargo de vice-presidente.

O projeto de lei 5227/2009 é um dos 240 PL`s que se encontra na Comissão de Finanças e Tributação para entrar em pauta de discussão. O projeto encontra-se atualmente em poder do deputado Pepe Vargas desde o final de 2009 depois que foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Seguridade Social e Família, sob o comando da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA).  A Agasp Brasil pede a todos os garimpeiros do país , em especial os do Maranhão que ligue para o gabinete do deputado Luciano Moreira  pedidno a ele que brigue pela relatoria do projeto 5227 que trata da aposentadoria do garimpeiro. O telefone  do gabinete de Luciono é : (61) 3215-5831 ou mande um email: dep.lucianomoreira@camara.gov.br.

A partir da próxima semana a Agasp Brasil voltará a fazer uma campanha ostensiva para pressionar os deputados pela aprovação do projeto. A Agasp mandou confeccionar 200 coletes com a palavra de ordem “quero a minha aposentadoria” que serão distribuídos aos garimpeiros que farão parte da campanha mobilizadora pela aposentadoria dentro da Comissão de Finanças e Tributação. Ontem, o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte esteve  em contado com deputados da bancada maranhense, paraense e do Tocantins pedindo apoio para se manifestarem na tribuna da Câmara em defesa da aposentadoria do povo garimpeiro do Brasil.

 Lazaro Botelho e Junior Coimbra do Tocantins serão os primeiro a se pronunciarem  sobre o tema. O deputado Alberto Filho do Maranhão e Elcione Barbalho do Pará farão o mesmo.  O dirigente da Agasp Brasil criticou o fato dos inúmeros sindicatos que levam o nome da categoria continuarem omissos e calados  diante de uma bandeira de luta tida como uma das mais importantes para os trabalhadores garimpeiros do Brasil. Os sindicatos com base no Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Bahia são apenas recolhedor do dinheiro dos garimpeiros sem dar a eles a contra-partida merecida. Se um dia o garimpeiro do Brasil tiver o direito a uma aposentadoria será graças ao empenho e ao esforço diário da Agasp Brasil.

EMPRESAS DE OLHO NA COOMIC
O presidente da Coomic, Raimundo Lopes , faz os últimos preparativos para a realização da grande e concorrida assembléia geral convocada por ele para o próximo dia 13 na sede da Cutia no município de  Curionópolis. Esta assembléia será apenas para preparar a Coomic através de algumas alterações em seu estatuto para que ela possa fazer parceria com empresas interessadas em investir em pesquisa em sua rica área. A Colossus deverá anunciar uma proposta com o mesmo percentual que fez com a Coomigasp, ou seja: 25% batido. A Colossus acha que está sozinha no páreo. Ledo engano. De surpresa pode  surgir duas outras empresas, uma do Canadá e uma de São Paulo, cujos  investidores estão dispostos a cobrir a proposta da Colossus. Os associados  torcem por isso. Afinal, quem sairá lucrando com a boa concorrência é a própria  sociedade da Coomic  que pode optar pelo melhor negocio.

RECADASTRAMENTO AGASP
l e Medial Saúde.

O recadastramento nacional servirá também para que a Agasp Brasil tenha dados completos sobre cada sócio a pleitearem o seu direito pela aposentadoria junto ao INSS tão logo o projeto de lei seja devidamente aprovado pelo Congresso Nacional  e sancionado pela Presidência da Republica. O recadastramento de sócios iniciará com a inauguração do novo site da Agasp Brasil que entrará no ar a partir do dia 5 de março. O recadastramento pode ser feito diretamente pelo sócio na nossa pagina na internet ou com representantes devidamente credenciados pela Agasp Brasil nos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Tocantins e Ceará. A Agasp está fazendo um convenio com a Caixa Econômica que irá gerar um boleto para pagamentos das anuidades. Uma nova carteira será expedida as quais deverão ser requeridas novamente pelos sócios.

A PERGUNTA DO DIA
Quando realmente a literalmente anônima, Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral –SPCDM -  irá dizer aos seus sócios ligados a Coomigasp, sobre a forma de como  irão receber o que tem direito sobre a produção do ouro da mina de Serra Pelada? Será através de cotas ou de ações? Estão deixando mais um problema se avolumar...


E O DINHEIRO DA CAIXA?
Continua rendendo  o debate aberto esta semana pela Agasp Brasil em torno do dinheiro que a Caixa Economica deve aos garimpeiros de Serra Pelada . Sobre as informações do advogado Mario Gilberto de Oliveira publicada ontem em nosso site , o veterano garimpeiro Pedro Paulo Delfino tem as seguintes opinião:

Caro Toni Duarte,
Nos causa estranheza, que segundo o Senhor Mario Gilberto, a Caixa Econômica Federal tenha ingressado com uma ação de nulidade do processo e que tal ação esteja aguardando pronunciamento do Relator Desembargador Jirair Aran Meguerian. A vingar tal afirmativa e ação, me parece, salvo melhor juizo, que todo o ordenamento jurídico do país desmorona. O referido processo já foi apreciado, segundo me consta, pelo STF que posicionando-se sobre a questão a remete a instância subordinada que frente a criação de um fato novo a remete as

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!