terça-feira, 29 de novembro de 2011

NÚCLEO DA AGASP BRASIL É INSTALADO EM CURIONÓPOLIS PARA ATENDER A COMUNIDADE DE SERRA PELADA



Publicado no dia 9 de abril de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
NÚCLEO DA AGASP BRASIL É INSTALADO EM CURIONÓPOLIS PARA ATENDER A COMUNIDADE DE SERRA PELADA
de ser descrita a inauguração do Núcleo da Agasp Brasil em Curionópolis, o evento reuniu diversas lideranças garimpeiras, presidentes de cooperativas, além da presença do diretor da empresa Colossus Minerals Dr. Darci Lindenmayer. O lider garimpeiro Adilton Cardoso  (foto)  foi empossado pelo sse, dentre elas, a contratação de um corpo jurídico que fará acompanhamento aos garimpeiros que precisarem de assessoria juridica nos demandas que envolvem interesse dos associados das diversas cooperativas existentes no município de Curonópolis. A presença de representantes de cooperativas como Coomigasp, Coomic, Coomisp e diversas outras, além de representantes do Poder Publico e lideranças eclesiásticas, fortaleceram a luta da Agasp Brasil em Curionópolis, que hoje concentra o maior projeto de mineração tocado pela Coomigasp em Parceria com a empresa Colossus, para onde se dirigem aproximadamente 15.000 garimpeiros em Assembléias Ordinárias e Extraordinárias várias vezes por ano. Darci Lindenmayer fez elogios a união das lideranças , frisou a importância da Agasp Brasil e lembrou que a atividade de forma desordenada deixou para traz o passivo social sofrido pelos que resistiram ao tempo na espera de soluções que segundo ele, só começou a ser possível a partir da organização de  associações e cooperativas, que levaram ao povo garimpeiro o conhecimento dos seus direitos e a persistência na busca pelos mesmos. “Somente com a união dos próprios garimpeiros é possível dar norteamento às áreas que outrora foram grandes garimpos e hoje se tornaram em cenários de desolação, como foi com Serra Pelada que hoje vive um novo tempo”, disse.

O presidente da Coomigasp Gessé Simão fez menção ao bom relacionamento das entidades e as conquistas da classe garimpeira. Gessé lembrou ainda que Toni Duarte tem grande participação em suas realizações frente à Coomigasp e que por isso tem pelo companheiro, gratidão e respeito. Raimundo Lopes presidente da Coomic, falou da importância da Agasp Brasil para sua cooperativa e destacou como excelente estratégia, a da criação do setor jurídico para a comunidade garimpeira. “Esse é certamente um caminho estratégico”, afirmou Raimundo Lopes. Os presidentes das Seccionais da Agasp Brasil no Pará, Maranhão e Tocantins também se manifestaram sobre esse novo momento de organização e fortalecimento da Entidade Nacional dos Garimpeiros. Para Vitor Albarado, presidente da Agasp Brasil Seccional do Pará, o Núcleo de Curionópolis terá a sua importância de destaque por ser o elo entre os garimpeiros moradores de Serra Pelada  e a entidade que luta diariamente pelos direitos sociais de toda a categoria. Gentil Jose, presidente da Agasp Brasil Seccional do Maranhão destacou o projeto da implantação de núcleos representativos da entidade nas cidades importantes dos Estados  como o do Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí nessa primeira fase  como algo ousado. “O nosso  líder Toni Duarte não para um só momento naquilo que escolheu que é fazer a defesa diária de um povo até pouco tempo totalmente desprotegido,”frisou Gentil.

Já o presidente da Agasp Brasil Seccional do Tocantins, Airton Portilho disse que a união da Agasp Brasil  com a Coomigasp é um casamento que jamais pode acabar. Ele destacou  que foi a luta de Toni Duarte e de Gesse Simão aliados a  inúmeras outras importantes lideranças do movimento garimpeiro que foi possível trazer Serra Pelada de volta. “Por isso, nem mesmo alguns conflitos de idéias, podem separar esses dois homens que tem os mesmos propósitos que são os de consolidar o projeto da Nova Serra Pelada sempre olhando, em primeiro lugar, o bem estar social e econômico do povo garimpeiro”, apontou Portilho. Finalizando as falas, o presidente nacional da Agasp Brasil, Toni Duarte fez um discurso focado na história da Agasp, seu sucesso ao longo dos anos e de sua expansão pelos estados brasileiros: “Teremos muito breve, mais núcleos da Agasp no Pará, Maranhão, Tocantins e no  Piauí. Depois do nosso Núcleo de Curionópolis o nosso próximo passo e instalar o escritório da Agasp Brasil na cidade de Imperatriz que será dirigido pelo nosso companheiro Nilbert Santos, vice-presidente da Agasp Brasil Seccional do Maranhão. Em seguida vamos instalar o Núcleo de Araguaina  que será comandada por João de Araguaina, vice-presidente da Agasp Brasil Seccional do Tocantins”, disse o dirigente da Associaçao Nacional.  Na oportunidade ele  apresentou o advogado Edivarley Rodrigues, que estará exercendo o papel de defensor jurídico da classe garimpeira em Curionópolis: “Os serviços de assessoria jurídica estarão disponíveis aos garimpeiros que tem demandas a resolver, seja na justiça estatal ou arbitral” afirmou.

Dentre outros assuntos importantes, o presidente, falou de uma de suas principais bandeiras de luta; O Projeto de Lei que trata da aposentadoria do garimpeiro e suas sugestões aos parlamentares na busca de aprovação do Projeto. “Essa é uma luta minha de anos e que a cada dia fica mais próxima de se concretizar. A comissão que trata do assunto não havia encontrado os recursos que seriam destinados a essa demanda, e sugerimos; “Porque não um percentual dos Royalties da mineração?”. Sugestão essa que está sendo estudada pela Comissão de Tributação e Finanças da Camara Federal”, explicou. Após os discursos o presidente nacional da Agasp Brasil todos seguiram  para a Sede do Núcleo da entidade onde foi descerrada a fita inaugural e por fim puderam conhecer as instalações que ficarão a disposição da comunidade garimpeira de Serra  Pelada.

Agencia Bateia

Publicado no dia 8 de abril de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
EMPRESA LIGADA A COLOSSUS MINERALS APRESENTA PROPROSTA DE PARCERIA PARA A COOMIC
Depois de 51 dias da realização da assembléia geral extraordinária da  Cooperativa de Mista do Garimpo da Cutia – Coomic  ocorrida no dia 13 de fevereiro passado  em que foi  aprovada a convocação de empresas interessadas a desenvolver trabalhos de pesquisas e mineração da área do Alvará de Pesquisa n° 11.380/2010, apenas a empresa Grifo Geologia e Participações LTDA (empresa do grupo Colossus Minerals Inc), apresentou  proposta de parceria que será analisada pela diretoria e pelo departamento jurídico da cooperativa. O convite para que empresas interessadas em fazer parceria com a Cutia foi publicado no Diário Oficial do Estado do Pará e no jornal Diário do Pará veiculo de o passo será a realização de uma pesquisa na área para se reavaliar qual a diversidade mineral   e chegar ao  potencial do antigo garimpo.  Raimundo Lopes  estar acompanhado todo o processo de negociações junto à assessoria jurídica da entidade,  aproveitou para reforçar o convite aos sócios a participarem da AGE. “Estamos em uma fase muito importante para a cooperativa é extremamente necessária a participação dos sócios nas decisões para que todos tomem conhecimento da forma transparente pela qual está sendo conduzido o processo”, apontou Raimundo Lopes

ENTREVISTA EXCLUSIVA
Na próxima segunda-feira publicaremos a entrevista exclusiva com o executivo da Colossus, Darci Lindenmayer que respondeu ao nosso questionário de perguntas sobre a Sociedade de Propósito Especifico – SPE – formada pela parceria Coomigasp e o grupo canadense para explorar a mina de Serra Pelada. Com a entrevista o diretor da Colossus esclarece vários pontos sobre quem são os diretores da Serra pelada Companhia de Desenvolvimento  Mineral –SPCDM – e  qual é o seu capital integralizado. Darci também responde na entrevista sobre os dividendos, ou seja os lucros obtidos pela exploração da mina pela SPCDM  que serão divididos na proporção  da participação de cada uma das partes na empresa que é de 25% para a Coomigasp, alem dos prêmios acordados e 75% para a Colossus. Ele disse que compete a COOMIGASP a definição sobre como seus cooperativados serão beneficiados. A entrevista será publicada na integra na manhã da próxima segunda-feira.

ACORDA GESSE!!!
Enquanto a Colossus sabe como irá dividir os lucros da produção da mina de Serra Pelada entre seus acionistas, os 36.633 sócios da Coomigasp estão  longe de saberem como irão receber cada qual o quinhão que tem direito na produção da mina. Esse é um assunto que desde o ano passado estamos tentando sem êxito fazer com que a cooperativa se debruçasse sobre o assunto. A Agasp Brasil chegou até mesmo  sugerir a direção da Coomigasp que contratasse uma empresa especializada no assunto para indicar a melhor forma de divisão dos lucros aos sócios garimpeiros.Ou o Gesse não entende o que falamos ou faz que não entende. Na próxima semana a Agasp Brasil irá encaminhar um questionário de perguntas ao presidente da Coomigasp. Aguardem.

Publicado no dia 7 de abril de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
DINHEIRO DA APOSENTADORIA DOS GARIMPEIROS PODE VIR DOS ROYALTIES DA MINERAÇÃO
Na luta em busca de uma solução para que o PL da aposentadoria tenha parecer favorável e a sua aprovação pelas Comissões que deve passar até chagar ao plenário da Câmara, a Agasp Brasil sugeriu ao deputado Luciano Moreira, vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação, que apresente um substitutivo ao Projeto de Lei criando uma alíquota sobre os roylties da produção mineral arrecadada pelo Governo.

No ano passado o Ministério da fazenda registrou uma arrecadação recorde de R$ 1,08 Bilhão, cerca de 45,84% superior ao valor registrado em relação ao volume do ano de 2009. Esses recursos foram recolhidos pelo governo a titulo da Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais (CFEM) como é chamado os roylties do setor. A sugestão foi acatada pelo parlamentar que vai colocá-la ao analise dos consultores legislativo da Câmara antes de apresentá-la como proposta definitiva a ser incluída ao projeto 5227/2009.

 “O governo arrecada todo esse dinheiro e ninguém sabe para onde vai. Pelo menos dessa vez vamos saber de que parte dele servirá para ajudar a pagar a aposentadoria dos  trabalhadores do setor mineral brasileiro como os garimpeiros”, justifica Luciano Moreira que deve tomar a frente da relatoria do projeto de lei que antes de seguir para a mesa diretora da Câmara estava em poder  do deputado Pepe Vargas (PT-RG).

O presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Claudio Puty (PT-PA) adiou para a próxima quarta-feira a audiência marcada para acontecer ontem as 16 horas a qual receberia o presidente  nacional da Agasp Brasil , Toni Duarte,alem dos deputados Luciano Moreira (PMDB-MA) e Junior Coimbra (PMDB-TO), ambos membros titulares da CFT. A reunião de trabalho tem o objetivo em buscar uma solução no que diz respeito a indicação da  fonte dos recursos financeiros item importante que deveria constar no PL 5227/2009 que institui uma aposentadoria especial aos garimpeiros.

O cancelamento da reunião se deu em face da convocação do presidente da Comissão de Finanças e Tributação Claudio Puty com os demais presidentes de Comissões Temáticas da Câmara e do Senado para uma reunião de emergência na Casa Civil da Presidência da Republica no  Palácio do Planalto. A reunião com a Agasp Brasil foi adiada para a próxima quarta-feira.

EM BAIXA
Diante da movimentação da Agasp Brasil e de dezenas de deputados de vários estados, incluindo deputados do Maranhão como Luciano Moreira e Alberto Filho na luta para salvar e aprovar  o projeto 5227/2009, finalmente o deputado Cleber Verde, tomou a iniciativa de sair em defesa do PL que criou. Ontem, no final da tarde, ele ocupou a tribuna da Câmara para pelo menos fazer um discurso.  Cleber Verde anda zangado da vida com a Agasp Brasil por ter lhe cobrado mais ações no sentido de salvar o PL tão importante para o povo garimpeiro de todo o país. Afinal, os garimpeiros do Maranhão lhe deram na eleição do ano passado, a pedido da Agasp Brasil, a metade da sua votação formada por 126 mil votos. Temos o direito de cobrar, ou não?

JUSTIFICATIVAS
Por falar em cobrança ontem a Agasp Brasil recebeu a informação através do diretor executivo da Colossus, Darci Lindenmayer que ainda esta semana responde ao nosso questionário de perguntas com objetivo de dar mais esclarecimento à sociedade garimpeira da Coomigasp sobre a SPCDM e vários outros assuntos. Darcy justificou que se encontrava em Belém onde para receber a emissão de posse da mina no  DNPM  e fez parte de uma audiência com o governador do Pará, Simão Jatene. Vamos aguardar, Senhor Lindenmayer.

O PRESTIGIO DE ADITON
Tudo pronto para a instalação do Núcleo da Agasp Brasil na cidade de Curionópolis, ato que ocorrerá nesta sexta-feira, dia 8, as 8 horas da manhã. Cerca de 100 pessoas, incluindo vários moradores de Serra Pelada, foram convidadas para a solenidade. Delegados e lideres garimpeiros do estado do Pará se farão presentes. Todos serão recebidos com um café da manhã como forma de celebrar o evento. Airton Portilho, presidente da Agasp Brasil Seccional do Tocantins e Nilbert Santos, vice-presidente da Agasp Brasil Seccional do Maranhão já estão a caminho. A instalação do escritório da maior entidade garimpeira do Brasil na cidade de Curionópolis é um dos atos mais importantes feito pela Direção Nacional da Agasp Brasil. O núcleo será o grande elo do povo garimpeiro que mora em Serra Pelada com a Agasp Brasil. O líder garimpeiro Adilton Cardoso pode vestir o terno para ser empossado como coordenador geral do núcleo. Parabéns Adilton, por aceitar de coração essa grande e nobre missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!