terça-feira, 29 de novembro de 2011

JÃ ESTÃO PASSANDO DA HORA DA SPCDM COMEÇAR A MOSTRAR A CARA


Publicado no dia 26 de janeiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
JÃ ESTÃO PASSANDO DA HORA DA SPCDM COMEÇAR A MOSTRAR A CARA


* POR TONI DUARTE
A Coomigasp e Colossus precisam se desencanar de vez do projeto de desenvolvimento da mina de Serra Pelada para ser realmente a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral – SPCDM que desde maio do ano passado é detentora da portaria de lavra, cuja transferência do direito mineral, está devidamente consolidada através de decisão de assembléia geral, realizada pela Coomigasp em outubro do ano passado. Apesar da portaria de lavra seja de propriedade da SPCDM,empresa constituída sob o conceito de Sociedade de Propósito Especifico (SPE), porem pouco tem se ouvido falar de suas atribuições no atual contexto.

Nos últimos tempos temos dado muito importância ora para a Coomigasp, ora para a Colossus no que diz respeito a implantação da mina e temos nos esquecido ou pouco falamos da SPCDM. Aqui vale perguntar: Quem constrói a mina, é a Coomigasp e Colossus ou a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral que representa a fusão das duas?  Como funciona a SPE e qual é o seu capital integralizado? Ela tem funcionários? Equipamentos?

Na verdade pouco se sabe sobre a empresa em que os garimpeiros sócios da Coomigasp são donos com os seus 25% de participação. Pelo que se sabe uma SPE é uma sociedade com personalidade jurídica, escrituração contábil própria e demais características comuns às empresas limitadas ou S/As. É também uma sociedade patrimonial que, ao contrário dos consórcios, pode adquirir bens móveis, imóveis e participações.
A criação da SPE denominada de Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral foi à única forma que a Coomigasp encontrou no sentido de blindar ou proteger os dividendos dos seus sócios devido ao amaranhado de problemas produzidos aos longos dos anos por má gestões dentro da cooperativa.

A menos de 11 meses que faltam para a mina de Serra Pelada entrar em produção pouco se tem comentado sobre Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral que terá  desafios reais  pela frente. Está na hora de se saber mais sobre a SPCDM. Com a palavra os seus gestores ( Celaro e Gesse) para melhores explicações. Vamos aguardar.

REUNIÃO GARIMPEIRA EM PALMAS
O presidente da Agasp regional de Palmas, Airton Valdir Portilho afirmou ontem que tudo esta sendo devidamente organizado para que  o grande encontro dos garimpeiros ocorra com todo sucesso no próximo dia 31 na capital tocantinense. A reunião contará com a participação dos  garimpeiros sócios da Cutia, alem dos garimpeiros sócios da Coomigasp e de outros garimpos do Tocantins. Neste dia será realizada a pré-assembléia da Coomic com a presença do  presidente Raimundo Lopes. Em seguida será feito a assembléia para alteração estatutária da Agasp Regional de Palmas que passará ser Agasp Regional do Tocantins com abrangência em todo o estado. O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte e o presidente da Coomigasp, Gesse Simão, estarão presentes ao grande evento.  A reunião ocorrerá dia 31 ás 13h00min horas nas dependências do Colégio Tempo Integral localizado na Quadra 301 Norte, Avenida LO-08, APM 01, Palmas.

Publicado no dia 25 de janeiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
ADIADA A CRIAÇÃO DA CONAGASP BRASIL QUE ESTAVA MARCADA PARA O DIA 1 DE MARÇO
Por questões puramente burocráticas fica adiada a criação da Confederação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil – Conagasp Brasil , marcada para acontecer no dia 1 de março.  O mesmo ocorrerá com a criaçao de suas federaçoes. O problema passa pela  dificuldades encontradas pela direçao nacional para a criação de algumas entidades que possam validar a fundaçao  de duas das cinco federações que terão que ser criadas para consolidar o pedido de registro sindical da Conagasp junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Diante de tal situação a Agasp Brasil por enquanto fará alterações estatutárias das Agasp regionais, mantendo o calendário de reuniões com este objetivo. No próximo dia 31, faremos alterações estatutária da Agasp Regional do Tocantins. Em seguida, dia 05 de fevereiro, será a vez da Agasp regional do Pará. Dia 18 e dia 19 passarão por alteraçoes estatutarias as Agasp Regional do Maranhão e do Piauí, respectivamente. No dia 26 do mesmo mês ocorrerá a criação da Agasp Regional de Goiás e finalmente, dia 1 de março faremos alteraão estatutaria da Agasp Brasil. As alterações estatutárias  foram a saída para não ocorrer nenhum vaco juridico   com o projeto futuro dos garimpeiros brasileiros de ter finalmente uma Confederação Nacional, já que existe um Sindicato Nacional da categoria registrado no Ministério da Previdência e Emprego, mais que se encontra sem cadastro e inoperante.

Publicado no dia 24 de janeiro de 2011 às 0:00 por Toni Duarte.
COMEÇA EM FEVEREIRO A MARATONA DE PRÉ-ASSEMBLÉIAS NO MARANHÃO, PARÁ,TOCANTINS, PIAUÍ E DF
Começa a partir da primeira semana de fevereiro a maratona de pré-assembléias realizadas pela Coomigasp nos estados do Maranhão, Tocantins, Pará, Piauí e Distrito Federal como forma de preparar a sociedade para a grande assembléia-geral extraordinária marcada para acontecer no final do mês de março em Curionópolis. A assembléia do mês de março é para homologar o fechamento do quadro social da entidade e decidir o que fará com os casos de sócios irregulares se terão outra chance ou não de se reintegrarem ao quadro.

 Alem da realização da grande assembléia de março outros eventos importantes acontecerão no mesmo dia. Um deles trata-se da primeira vistoria oficial que será feita pelo Ministério de Minas e Energia nas instalações da grande mina de Serra Pelada que está sendo construída sob a responsabilidade do engenheiro Luiz Carlos Celaro. Todo o campo de obra e funcionamento interno do projeto de desenvolvimento mineral tocado pela Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa criada pela fusão Coomigasp e Colossus, será vistoriado por técnicos do MME ligados ao DNPM, CPRM e Secretaria de Geologia e Transformação mineral, alem de técnicos ligados a outros órgãos como Meio Ambiente e Ministério do Trabalho.

Sobre as pré-assembléias  Gesse Simão, presidente da cooperativa inicialmente cumprirá a sua pauta de reuniões pelo Maranhão, estado com a maior concentração de garimpeiros de Serra Pelada  sócios da Coomigasp. Depois será a vez do Pará em seguida o Tocantins, Piauí e Brasília. Os delegados e representantes serão previamente avisados sobre o calendário das reuniões e terão a tarefa de mobilizar a base garimpeira em seus respectivos estados.

SERRA PELADA VOLTA AO SEU APOGEU
mento  do comercio local. A comerciante Moemia Barbosa (foto) contou ao jornalista que antes da construção da mina de Serra Pelada ela vivia  vendendo com muita dificuldade as suas “paneladas” na frente de sua vibra com o fortalecimento de sua loja que aumentou consideravelmente a sua clientela em Serra Pelada.  “De 100 pessoas que fazem suas compras no setor lojista de Serra Pelada 99% pagam suas contas em dias”, explica o empresário. Quem er Wenderson conversou com Adenilton da Silva  dono de uma lan house que acredita que daqui por diante Serra Pelada será outra historia. PARA VER A MATERIA BASTA CLICAR NA AGASP TV NO TOPO DA PAGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!