terça-feira, 15 de novembro de 2011

CHEGOU A HORA DE ACERTAR OS PASSOS


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
CHEGOU A HORA DE ACERTAR OS PASSOS
Neste, domingo, a partir das 8 horas, a Coomigasp dará inicio na sua primeira convocação da grande assembléia geral que ocorrerá na Escola Governador Almir Gabriel na cidade de Curionópolis. Alem de ser tratado a viabilidade produtiva da montoeira, a assembléia terá como tema principal a exposição sobre  o contrato de parceria  entre Coomigasp e Colossus e o encaminhamento do 3º  Termo Aditivo  a este mesmo  contrato firmado  entre as duas empresas no dia  16 de julho de 2007.
A assembléia geral também irá estabelecer prazos para os sócios inadimplentes com as taxas de contribuição social, sob pena de exclusão do quadro social. Todos esses temas foram de forma antecipados debatidos pela sociedade nos últimos 40 dias dentro das pré-assembléias realizadas pela Coomigasp em cidades do Maranhão, Tocantins, Brasília e do próprio Pará.
O presidente Gesse Simão explicou em cada uma dessas reuniões sobre a sua proposta de alteração contratual firmada pela parceria Coomigasp e Colossus. Regularizar a questão contratual da parceria é apenas um dos três itens que a cooperativa terá que cumprir para se habilitar  ao seu “alvará de lavra” que pretende  receber do DNPM.
Alem de resolver essa questão do contrato a cooperativa terá  que apresentar ao governo federal o Estudo de Impacto Ambiental  da área dos 100 hectares aprovado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará e  o Plano de Aproveitamento Econômico (PAE). Se tudo correr rápido a cooperativa pode ter seu alvará de lavra liberado antes do final deste ano.
Para a assembléia geral que ocorrerá neste domingo, centenas de garimpeiros de varias parte do país já se encontram em Curionópolis e outras centenas deverão chegar por todo o dia de hoje. De acordo com a direção da Coomigasp, apenas os sócios quites com as suas obrigações estatutárias terão acesso ao grande auditório da Escola Governador Almir Gabriel para participar da assembléia. As autoridades policiais e o prefeito Chamonzinho de Curionópolis proibiram os bares e botecos próximos ao local do evento de vender bebidas alcoólicas.
O presidente da Coomigasp Gesse Simão, convidou o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, para fazer uma ampla explanação sobre o projeto de lei que estabelece uma aposentadoria especial aos garimpeiros de todo o país e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. O projeto que já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família agora tramita na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.
O presidente Gesse Simão avalia que os garimpeiros estarão unidos em torno da implantação do projeto de Desenvolvimento Mineral de Serra Pelada que será tocado pela parceria Coomigasp e Colossus. “Como presidente da cooperativa  estou pronto para acatar aquilo que é da vontade da maioria conforme reza o nosso Estatuto”, disse Gesse.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS APROVAM POR UNANIMIDADE NOVA PROPOSTA CONTRATUAL
Cerca de 30 mil garimpeiros sócios da Coomigasp, aprovaram por  unanimidade a proposta  do  3º Aditivo do contrato realizado entre a cooperativa e a empresa Colossus em 2006, para a parceria de exploração da mina de  Serra Pelada. A proposta foi apresentada pelo presidente Gesse Simão depois de ampla discussão em pré-assembléias  realizadas em vários estados do país e levada para a aprovação final da assembléia geral ocorrida nesta  manhã de hoje na cidade de Curionópolis.]
A  mega reunião que  aconteceu na Escola Governador Almir Gabriel teve como pauta principal  a ratificação contratual . No contrato anterior aprovado pela assembléia geral em 2006 constava apenas o ouro. O aditivo apresentado por Gesse Simão  prevê o pagamento de todos os minérios  como ouro, paládio, platino, ródio e quaisquer outro metal que for produzido e comercializado. Gesse apontou que no contrato anterior o processo de diluição dos ganhos dos garimpeiros  deixava de ser 49% para diminuir para 10% lesando a sociedade.
“ Hoje temos um percentual de  25% livre  e mais os prêmios que iniciam em  12% livre  e que podem atingir o topo de 17% e sem qualquer diluição para a sociedade”. Gesse explicou que os prêmios que seriam  pagos pela reserva publicada, com o novo aditivo  serão pagos aos garimpeiros pela produção e a comercialização  de todos os produtos retirados da mina. O presidente também conseguiu  na mesa de negociação com a empresa parceira a equiparação do preço do paládio, além de todos os minérios agregados no mesmo valor do ouro.
No que diz respeito a montoeira  o presidente da Coomigasp  apresentou  a proposta  da Amazon Mineração, empresa  sediada em Belém do Pará. A proposta depois de lida,  Gesse Simão explicou a sociedade da necessidade de a empresa apresentar a sua capacidade financeira para tocar a produção do ouro da montoeira a ser apresentada em 30 dias e  30 dias depois iniciando os trabalhos.
A questão da inadimplência também fez parta da pauta de discussão da assembléia. De acordo com  a secretaria geral da cooperativa apenas 25% da  sociedade está quites com as suas obrigações estatutárias. A assembléia decidiu pelo prazo de até o dia 31 de dezembro para que os inadimplentes regularizarem as suas situações. Apenas o quinto item  da pauta  foi retirado em cumprimento a uma recomendação da justiça de Parauapebas. O item encaminhava a exclusão do quadro da sociedade um grupo de baderneiros que em maio do ano passado invadiu e quebrou a sede da cooperativa.
Esse mesmo grupo também paralisou os trabalhos da sondas por oito meses acarretando um grande prejuízo a sociedade. Gesse Simão irá primeiro notificar cada um dos acusados para que o Conselho Deliberativo  conforme determina o Estatuto Social da cooperativa tome as devidas  providencias de punições que cada caso requer.À medida que cada item da pauta era devidamente debatido o presidente Gesse Simão encaminhava a aprovação. No final tudo foi aprovado por unanimidade.  
 ESQUEMA DE SEGURANÇA
A Policia Militar  através do 23º  BPM de Parauapebas  comandado pelo Coronel Heder Ribeiro  da Silva deu todo apoio de segurança durante toda assembléia. A venda de bebidas alcoólicas foi devidamente proibida nas proximidades do evento ocorrido na Avenida Minas Gerais no centro da cidade de Curionópolis. A reunião ocorreu dentro da máxima tranqüilidade.
PENSÃO VITALICIA
O presidente da Agasp Brasil , Toni Duarte, aproveitou para explicar aos milhares de garimpeiros  sob re o projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados que estabelece uma aposentadoria especial aos garimpeiros de todo o país e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. O presidente da Agasp explicou sobre a importância da realização de uma audiência publica na Comissão de Finanças e Tributação a ser realizada  provavelmente no dia  18 de novembro. “Essa é a forma que que possamos dotar de todas as informações ao membros da comissão e para que o deputado Pepe Vargas possa fazer um relatório defendendo a nossa proposta”, disse o dirigente da Agasp Brasil.
A deputada estadual Bernadete tem Caten (PT)  foi bastante aplaudida pelo povo garimpeiro de Serra Pelada . Num discurso bastante emocionante a parlamentar declarou que  já solicitou ao secretario de meio Ambiente do Estado do para que faça a rápida liberação do Estudo de Impacto Ambiental que a parceria Coomigasp e Colossus precisa para a implantação da mina. “Tenho a clara convicção da importância desse projeto que vai gerar renda e emprego para todos”, disse a deputada. Ela também afirmou que irá participar da audiência publica da Câmara Federal que vai debater o PL 5227 de 2009 que cria a aposentadoria e a pensão vitalícia. “Vamos mobilizar toda a bancada de deputados do Pará para se unirem em torno dessa proposta”, afirmou Bernadete.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
PRESIDENTE DA AGASP ENCONTRA-SE EM SÃO LUIS PARA DEFINIR INICIO DE REFORÇO ESCOLAR
O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte se encontra hoje pela manhã em São Luis, com o secretario de Ciência e Tecnologia do Estado, Waldir Maranhão. O objetivo do encontro é definir a data exata do inicio do “reforço escolar” para filhos e filhas de garimpeiros que ocorrerá ainda por todo este mês. De acordo com o projeto desenvolvido pela SECTEC cerca de 100 salas de aulas serão instaladas em dez municípios maranhenses que conta com maior concentração de famílias garimpeiras.
O reforço escolar será em torno de matemática e português, matérias que serão usadas no exame nacional a ser realizado pelo Programa de Mobilização Nacional de Petróleo e Gás da Petrobras (PROMINP) a ser realizado no dia 10 de janeiro do próximo ano. “O nosso objetivo é dar todas as condições e oportunidades aos filhos e  filhas de garimpeiros  de Serra Pelada para que tenham um melhor desempenho e que possam concorrer de igual para igual  com os outros concorrentes ao exame nacional que será feito pela Petrobras e uma vez aprovados serão chamados a se submeterem aos diversos cursos de capacitação profissional  voltados para a  Refinaria Premium a ser instalada no Maranhão”, explicou o dirigente da Agasp Brasil, Toni Duarte.
REFORÇO ESCOLAR NO TOCANTINS
O secretario de Educação do Estado do Tocantins, senador Leomar Quintanilha  garantiu que irá desenvolver igual projeto ora realizado pelo governo do Maranhão  no sentido de oferecer um reforço escolar aos filhos e filhas de garimpeiros residentes no estado. A iniciativa de Quintanilha foi anunciada ao presidente da Agasp Brasil durante uma reunião com 2 mil garimpeiros na cidade de Araguatins no inicio do mês. Estavam presentes também a reunião o presidente da Assembléia legislativa, deputado Junior Coimbra, alem do prefeito Rocha Miranda . “Vamos fazer de tudo para dar igual oportunidades aos jovens filhos de  garimpeiros do Tocantins”, disse o secretario de Educação.
MILAGRE DE DEUS
Foi milagre de Deus. Foi assim que o presidente do Conselho Fiscal da Coomigasp, Pedro Gomes explicou ainda esta com vida depois do grave acidente automobilístico ocorrido na noite de sábado (07) na  perigosa  estrada entre Curionópolis a Parauapebas. Pedro vinha dirigindo o seu carro e não observou o desvio passando direto por cima de uma pequena ponte de concreto  inacabada. O veiculo com mais duas pessoas dentro despencou se chocando com as pilastras de concreto e em seguida pegando fogo. Passageiros de uma van que vinha um pouco atrás saíram  a tempo em socorro das vitimas. Pedro Gomes com pequenas escoriações já se encontra em casa. O veiculo ficou completamente destroçado.
O COMPROMISSO DE BERNADETE COM O POVO GARIMPEIRO
Depois da assembléia ocorrida no ultimo domingo em Curionópolis o presidente da Coomigasp, Gesse Simão, viajou para Belém para um encontro o secretario de Meio Ambiente do Estado do Pará, Aníbal Pessoa Picanço. O encontro foi intermediado pela deputada Bernadete tem Caten (PT) que participou e foi bastante aplaudida pelo povo garimpeiro durante a assembléia ocorrida no ultimo domingo em Curionópolis. Bernadete em seu discurso afirmou que iria trabalhar no sentido da SEMA acelerar os analises técnicos que vem sendo feito em cima do Relatório de Impacto Ambiental  (EIA-RIMA)  realizado pela Coomigasp na área dos 100 hectares para a exploração da mina.Ontem a deputada  cumpriu o que falou aos garimpeiros. Os trabalhos serão acelerados e o EIA-RIMA pode ser liberado  ainda nos próximos 15 dias para a realização de audiências publicas na pequena comunidade de Serra Pelada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!