terça-feira, 15 de novembro de 2011

MINISTRO LOBÃO E GOVERNADORA ANA JULIA SAIRAM EM DEFESA DOS GARIMPEIROS


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
MINISTRO LOBÃO E GOVERNADORA ANA JULIA SAIRAM EM DEFESA DOS GARIMPEIROS
Ministro de Minas e Energia Edison Lobão disse que não haverá qualquer  empecilho  no mundo que possa atrapalhar o sonho dos garimpeiros de implantar o seu projeto de desenvolvimento da mina de Serra Pelada que visa melhorar a qualidade de vida de todos.  A palavra de Lobão ressoou como um recado para que o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM - agisse com rapidez na assinatura da cessão de direito mineral para a Coomigasp. Já na quinta-feira o diretor geral Miguel Cedraz Nery cancelou reuniões importantes para dar total prioridade na analise de todo o processo enviado no inicio da semana a Brasília pelo 5º Distrito do DNPM do Pará.
O esforço concentrado da Procuradoria Jurídica finalizou os trabalhos às 18 horas de quinta-feira  para que o processo devidamente analisado fosse encaminhado via sedex de volta a Belém. Retornou   com o sinal verde e as benção do ministro Lobão para  ser entregue  aos garimpeiros. O ministro afirmou que o MME não tem motivos para  negar esse justo direito já que a Coomigasp cumpriu com todas as condicionantes exigidas pela legislação mineral, alem do que, é  do interesse dos  43 mil associados da cooperativa. “Ao longo da historia de Serra Pelada eu e a governadora Ana Julia lutamos juntos dentro do Senado da Republica  para ajudar os garimpeiros a realizar seus sonhos. Hoje como  governadora do Estado do Pará e eu como ministro de Minas e Energia continuamos juntos para transformar de  fato  o sonho dos nossos amigos garimpeiros  em realidade”, disse o ministro.
A posição do ministro Lobão e da governadora Ana Julia Carepa  foi comemorada pelos garimpeiros de Serra Pelada pelo Brasil a fora. A ameaça de que a cooperativa não receberia a cessão do direito mineral pelo DNPM foi para o espaço e já é coisa do passado. “Esse fantasma está morto e sepultado, nem fede e nem cheira”, disse o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte. O presidente Gesse Simão já combinou com Every Aquino, chefe do 5º Distrito do DNPM. O ato de assinatura da cessão do direito mineral da cooperativa ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 9, em Belém.
Várias lideranças do povo garimpeiro se farão presentes. Garimpeiros de Breu Branco, Paragominas, Xinguara, São Geraldo e da própria Serra Pelada também participarão do ato.  A governadora Ana Julia determinou ao  secretario da Casa Civil, Cláudio Puty, representar o Governo do Estado. Outras autoridades políticas do Pará farão parte da solenidade. O prefeito de Curionópolis, Wenderson Azevedo Chamom, que se entrincheirou em Belém juntos com as lideranças garimpeiras no DNPM, disse que a implantação da mina de Serra Pelada significa o marco do desenvolvimento econômico e social de seu município.
“É impossível não apoiar esse tipo de iniciativa”, apontou Chamonzinho. Ele afirmou ainda  que a Coomigasp hoje é uma grande parceira do município de Curionópolis ao desenvolver ações sociais voltadas para as mais de 600 famílias que moram em Serra Pelada. “O  presidente Gesse Simão tem feito tudo com muita responsabilidade e por isso tem a confiança dos garimpeiros e o reconhecimento das autoridades”, completou o prefeito. O vice-presidente da Colossus, Heleno Costa  assegurou que logo depois da apresentação do Estudo de Impacto Ambiental previsto para ocorrer ainda este mês de setembro a empresa  dará inicio aos cursos de capacitação profissional na preparação de mão de obra local. “Queremos que os garimpeiros trabalhem na mina”, disse Heleno.Essa iniciativa foi bem aceita pelos garimpeiros e em especial pela comunidade de Serra Pelada como também  pelo governo do Pará.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
QUARTA: "DIA D"
Cerca de 200 lideres garimpeiros entre representantes de cidades, delegados regionais   e dirigentes de entidades estarão seguindo para Belém para participar do ato de assinatura da cessão de direito mineral da Coomigasp. O ato ocorrerá nesta quarta-feira, 9, na sede do DNPM na capital paraense.  A governadora Ana Julia determinou ao  secretario da Casa Civil, Cláudio Puty, representar o Governo do Estado. Outras autoridades políticas do Pará farão parte da solenidade.
De Serra Pelada vem um ônibus com as lideranças representativas da comunidade. O ato servirá para mostrar que todos estão unidos em torno de um só propósito. Com a cessão do direito mineral a Cooperativa  estará autorizada pelo DNPM a implantar o projeto de desenvolvimento da mina de Serra Pelada. A cooperativa também pode começar a preparar profissionalmente  os garimpeiros que queiram trabalhar na mina a partir da construção das galerias. Renda e emprego vão aumentar  em  Serra Pelada.


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS EM FESTA
Na presença de 200 representantes e dirigentes de entidades garimpeiras, foi assinado hoje, por volta das 11:45 minutos,  no 5º Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM  em Belém do Pará, a cessão de direito mineral da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – Coomigasp.O documento foi assinado pelo chefe do 5º Distrito , Every Aquino e conta ainda com as assinaturas do presidente da Coomigasp, Gessé Simão de Melo e do vice-presidente de Operações da Colossus Mineralls, Heleno Costa. “É um momento de grande importância para o nosso povo de Serra Pelada”, destacou o presidente Gesse Simão ao agradecer o empenho do ministro de Minas Energia , Edison Lobão, da governadora Ana Julia Carepa e de todas as  autoridades do DNPM  representadas pelo Dr. Every Aquino. Gesse  comemorou o fato da Coomigasp dar um passo importante saindo do simplório nível de uma cooperativa até então improdutiva para o patamar de um empresa  rentável  que vai gerar emprego e renda para os seus associados. “ Essa nossa missão só pode ser consolidada mediante ao apoio e a confiança da sociedade em torno da nossa gestão”, disse o presidente sob aplauso. O chefe do 5º Distrito Every Aquino reiterou mais uma vez  de que o DNPM estava cumprindo com a sua obrigação ao outorgar a cessão de direitro mineral a Coomigasp conforme ordena a legislação mineral. “Como técnicos temos obrigação de falar que a Coomigasp cumpriu com todas as exigências ditadas pela lei”, explicou Every. Ele também pediu que todos os delegados e representantes de entidades ligadas a causa garimpeira subscrevesse o documento. “Esse gesto irá reforçar  de que aqui não está somente uma diretoria, mas a força representativa da sociedade garimpeira”, disse o dirigente do DNPM. Daí por diante segui-se um serie de agradecimentos por parte dos lideres garimpeiros. Manifestações de representantes de entidades como a Agasp Brasil  e da Freddigasp  deram o tom da unidade do povo garimpeiro de Serra Pelada  em torno de tão importante ato. Por fim o vice presidente da Colossus, Heleno Costa , fez questão de enaltecer a união dos garimpeiros em torno da implantação da mina de Serra Pelada  e a confiança que os investidores da  empresa canadense tem sobre o povo garimpeiro. “ Essa semente plantada a por Valder  e tão bem  regada com a determinação diária de Gesse Simão começa a dar frutos que serão igualmente divididos entre todos”, disse Heleno. Ele afirmou ainda que a parceria  Coomigasp e Colossus já  gera empregos para  181 pessoas da comunidade de Serra Pelada. “Com a implantação da mina vamos gerar muito mais empregos e transformar a comunidade de Serra Pelada numa comunidade digna e saudável”, garantiu Heleno.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!