terça-feira, 15 de novembro de 2011

GESSE DIZ QUE NÃO IRÃO SE METER NA ELEIÇÃO DO NOVO CONSELHO FISCAL


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
GESSE DIZ QUE NÃO IRÃO SE METER NA ELEIÇÃO DO NOVO CONSELHO FISCAL
O presidente da Coomigasp Gesse Simão, tomou a posição de não se meter na disputa dos candidatos ao Conselho Fiscal cuja eleição, ainda sem data marcada, ocorrerá no mês de março. A decisão de Gesse foi dirigida ao presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, ao final da reunião do ultimo domingo que criou a delegacia regional da Coomigasp  de Teresina, capital piauiense. “Como presidente da cooperativa não devo me meter na disputa por entender que o Conselho Fiscal é um órgão independente e que tem a nobre  missão de fiscalizar os nossos atos", disse Gesse. A decisão de Gesse foi tomada depois de ouvir os membros de sua diretoria que o aconselhou a ficar devidamente neutro no assunto.
Para o dirigente da Agasp Brasil, a tomada de posição do presidente da Coomigasp é correta e responsável. Toni Duarte afirmou que a sociedade da mais importante cooperativa mineradora de Serra Pelada possui um quadro de grande líderes  que ajudou a eleger Gesse Simão em janeiro do ano passado e que tem o mesmo propósito de transformar a Coomigasp numa cooperativa produtiva.
Ele disse que a postura de magistrado de Gesse reforça a unidade do povo garimpeiro.  Importantes nomes como o de Adilton Cardoso, Pedro Gomes, João Paz, Fracisnaldo e Juvenal de Nunes Freire devem ser indicados pelas entidades representativas e que cabem as entidades comprometidas com o desenvolvimento de Serra Pelada como Agasp Brasil, Freddigasp, Abasp e Amosp  a trabalharem unidas em torno de uma chapa forte  para disputar e vencer a eleição para o novo Conselho Fiscal.
Entre todos esses nomes de grande lideres já existe esse consenso de união e entendimento pelo pleno desenvolvimento e implantação da mina da Coomigasp. “Não podemos permitir o retrocesso e a quebra da unidade e da confiança  num dos momentos mais importante que vive a cooperativa e o povo garimpeiro quando se prepara para receber o seu alvará de lavra das mãos do presidente Lula e o Ministro Lobão neste mês de março em Serra Pelada”, disse o dirigente da Agasp Brasil.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
LULA E LOBÃO VÃO A SERRA PELADA
*POR TONI DUARTE
A ida do ministro de Minas e Energia  Edison Lobão e o presidente Luis Inácio Lula da Silva a Serra Pelada deverá ocorrer entre os 20 primeiro dias do mês de março. A principio o alvará seria entregue no mês de fevereiro. Mas por questões de agenda do presidente Lula foi transferido para o mês de março. Até agora não existe uma data determinada. Mesmo assim os dirigentes da COOMIGASP, AGASP BRASIL,ABASP,FREDDIGASP E AMASP   já se movimentam para organizar o que está sendo chamado de “Mega Marcha Garimpeira”. As lideranças espalhadas pelos Maranhão, Pará, Tocantins, Piauí, Ceará, Brasília já anunciaram que querem colocar  em Serra Pelada cerca de 30 mil garimpeiros. “Será a maior concentração garimpeira  desses últimos 20 anos”, disse Gesse Simão presidente da Coomigasp.
Toda essa recepção popular é para receber Lula e Lobão que irão finalmente entregar o tão esperado  alvará de lavra  que dar direito a cooperativa  a implantar a mina na área dos 100 hectares. O presidente da Republica faz questão de ir a Serra Pelada para conversar pessoalmente com o povo garimpeiro. Quando ainda estava em campanha para a presidência da Republica em 2001 Lula garantiu aos garimpeiros de Serra Pelada  que resolveria os seus problemas e retornaria um dia para conversar com todos  como presidente da Republica. Lula ganhou as eleições e  foi durante o seu governo que as questões sobre Serra Pelada  paulatinamente começaram a serem resolvidas. Em 2004 a pedido do senador  Edison Lobão junto ao então ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi  constituída a Comissão Interministerial  sob o comando do professor Cláudio Scliar que teve participação importante como grande timoneiro  na condução do processo. 
Em 2005 foi realizada a readequação beneficiando mais de 40 mil garimpeiros que haviam sidos expulsos do quadro de sócios da Coomigasp pelo famigerado Curió. Em seguida houve eleição para o comando da cooperativa. A maioria derrotou a dinastia Curió que mandava e desmandava  em Serra Pelada desde 1976. Enquanto isso, o senador  Edison Lobão como presidente do Senado da Republica no ano de 2002, aprovava e sancionava o Decreto Legislativo de sua autoria  dando de volta os 100 hectares tomados  dos garimpeiros por Collor de Mello que havia dado a Vale do Rio Doce. Em 2006 com a interferência de Lobão o então ministro Silas Randau  com a ajuda do secretario de Geologia e Transformação Mineral , Cláudio Scliar, chama a Vale e exigem dela  o termo de anuência da área. O fato aconteceu com a liberação do alvará de pesquisa geológica num ato solene do Ministério de Minas e Energia.
O documento levado pessoalmente por Lobão a Serra Pelada  foi celebrado pelos milhares de garimpeiros como uma  grande carta de alforria. “O que foi prometido pelo presidente Lula esta sendo fielmente  cumprido”, disse Lobão ao discursar  para milhares de garimpeiros  dentro da Coomigasp  em março de 2007. De posse do alvará de lavra os dirigentes da cooperativa   faz convite através de jornais de grande circulação na busca de parceria para realizar as pesquisas. Bancos tais como BNDS, Banco do Nordeste, BASA, Caixa Econômica, banco do Brasil e até mesmo o Bradesco foram convidados. Apenas o BNDS deu uma tímida e deselegante resposta: “não temos interesse de fazer negócios com garimpeiros”. Apenas a empresa Colossus  apresentou proposta. Entre os anos de 2008 a 2009 a Coomigasp sofreu muitas atribulações  que iniciou com uma violenta invasão  de sua sede por um grupo de sem-terra. Para  piorar a situação uma juíza da Comarca de Curionópolis de forma irresponsável  obriga a retirada do presidente aclamado Valder Falcão e coloca o impostor José Maria.
As sondas foram paralisadas por oito meses causando grande prejuízo a parceria. Os garimpeiros fizeram um abaixo-assinado com mais de dez mil assinaturas pedindo intervenção apelo que foi  prontamente atendido pelo Poder Judiciário do Pará. Em janeiro do ano passado  foram realizadas   eleições limpas, democráticas e seguras. Gesse Simão foi eleito com quase 93% dos votos dos garimpeiros numa disputa que envolveu três chapas. De volta aos trilhos do desenvolvimento, a Coomigasp cumpriu  com toda as exigências feitas pelo DNPM. Em Outubro do ano passado entregou o relatório das pesquisas geológicas realizada na área dos 100 hectares. A audiência publica para  referendar o projeto de Impacto Ambiental foi realizada  com sucesso na cidade de Curionópolis aprovada  de forma unânime  pela comunidade.
No dia 23 do mês passado a parceria Coomigasp Colossus entregou o Plano de Aproveitamento Econômico (PAE) ao DNPM. Ainda no mês de dezembro o ministro Edison Lobão foi a Imperatriz, maior pólo garimpeiro de Serra Pelada no Maranhão  e anunciou  aos mais de 15 mil garimpeiros  que “não sairei do ministério sem antes entregar o alvará de lavra conforme prometeu o presidente Lula”. Para os garimpeiros e para as suas entidades representativas o mês de março significa  o mês da redenção garimpeira. Lula e Lobão serão esperados por 30 mil homens e  mulheres  e serão ovacionados na pequena Serra Pelada  como redentores de uma justa  causa.  

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
DECRETADO: SOCIEDADE FARÁ ELEIÇOES NA COOMIC NO DIA 14
Queira ou não Jorge Bandeira, o fato é que a sociedade da Coomic realizará no próximo dia 14 de fevereiro eleições para o novo Conselho Administrativo e  para o novo  Conselho Fiscal  da cooperativa da Cutia. Jorge Bandeira ameaçou em não publicar o edital de convocação das  eleições e ainda por cima tentou passar uma procuração cartorial para o seu filho Cot que nunca foi membro da diretoria. Graças ao empenho de Raimundo Lopes que é vice-presidente a cooperativa do Garimpo da Cutia avançou em muito e está a um passo de ter a sua PLG nas mãos.
Diante do impasse provocado por Jorge Bandeira  que quer empurrar a cooperativa para a ilegalidade  sem uma diretoria eleita pela assembléia geral conforme determina o estatuto esta fazendo com que a liberação da Permissão de Lavra Garimpeira –PLG – seja adiada até que a situação  seja resolvida. Há mais de quatro anos os mais de seis mil garimpeiros sócios da Cutia esperam  pela liberação da PLG. Raimundo Lopes lutou quase que solitariamente para conseguir cumprir todas as exigências feitas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM .
Na semana passada o DNPM estava pronto para liberar tudo. O problema é que o mandato da atual diretoria já inspirou e a cooperativa tem que realizar de forma urgente uma nova eleição. Jorge Bandeira que nunca   correu atrás do prejuízo da Cutia  resolveu  se julga no direito de  levar a entidade para o buraco. Ninguém vai deixar que isso ocorra. Por isso um grande contingente de garimpeiros sócios da Coomic  estarão presentes no próximo dia 14 de fevereiro  para forçar a realização das eleições.A luta de Raimundo Lopes lhe deu legitimidade e respeito no meio da sociedade da Cutia que quer tê-lo como novo presidente da entidade. Raimundinho tem o apoio da Agasp Brasil e todas as suas Regionais  espalhadas no Maranhão no Pará e no Tocantins , alem da Freddigasp, Abasp e Amasp.
Chapa União Maligna
Quem disse que o bando maldito foi soterrado se enganou. Na semana passada o trio ,Maligno, Etevaldo e João Lepos  se reuniram no morumbi em Serra Pelada para debater a possibilidade de preparar a chapa “União Maligna” para disputar a eleição do novo Conselho Fiscal da Coomigasp  que ocorrerá em março.  Zé Maria, o mesmo que ficou por três meses como presidente impostor da Coomigasp, seria o candidato do grupo para disputar a presidência do Conselho Fiscal.  Consultado ele preferiu ficar de fora. A saida foi convidar o picareta  Luis da Mata. Este ainda não disse se aceita ou não. João Lepos  seria o segundo nome seguido por  Alexandre do falecido singasp. Como se vê a   chapa “União Maligna” enfrenta muitas dificuldades para se compor. Ate "Carioca Preto" de Imperatriz já foi cionsultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!