terça-feira, 15 de novembro de 2011

GARIMPEIROS DE NOVO REPARTIMENTO APROVAM MUDANÇAS NO CONTRATO PROPOSTO POR GESSE SIMÃO



Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS DE NOVO REPARTIMENTO APROVAM MUDANÇAS NO CONTRATO PROPOSTO POR GESSE SIMÃO
Depois de explicar didaticamente sobre as negociações  realizada em Toronto, no Canadá , que objetivou a derrubada  de algumas clausulas  que diluíam a participação da sociedade da cooperativa na produção da mina, o presidente da Coomigasp, Gesse Simão, conseguiu aprovar  na primeira pré-assembléia realizada ontem  em Novo Repartimento no Pará , o 3º Aditivo, que altera o contrato firmado em 2006 pela parceria Coomigasp e  Colossus.
Os 1.163 garimpeiros que aprovaram e assinaram a ata de mudança contratual se deram por satisfeitos com a explicação e o empenho de Gesse Simão para tornar produtivo o mais rápido possível à mina de Serra Pelada. O presidente da cooperativa explicou também sobre as negociações que vem sendo realizadas junto a três empresas que se interessaram por uma parceria com a cooperativa para viabilizar a exploração da montoeira. “Quem irá decidir qual vai ser a empresa escolhida para ser a parceira da Coomigasp é assembléia geral que vamos realizar em novembro”, explicou o presidente.
A pré-assembléia de Novo Repartimento contou a participação do dirigente da Agasp Brasil, Toni Duarte, que falou sobre o projeto de lei 5227 que estabelece uma aposentadoria especial aos garimpeiros de todo o país e uma pensão vitalícia aos garimpeiros de Serra Pelada. O encontro também serviu para que a cooperativa criasse a sua mais nova delegacia regional para qual foi eleito o líder garimpeiro José Ribamar Lima. Ele também ficou autorizado a representar a Agasp Brasil em Novo Repartimento.
As próximas pré-assembléias ocorrerão nas seguintes datas: Dia 10 – São Luis, Dia 12 – Xinguara, Dia 17 – Santa Inês, Dia 18, Presidente Dutra,  Dia  24 – Araguaína, Dia 25 – Imperatriz, Dia 31 – São Domingos do Araguaia, Dia 01 de novembro – Palmas , Dia 03 de novembro -  Brasília e Dia 08 – Curionópolis.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
PEPE VARGAS GARANTE QUE LUTARÁ PELA APROVAÇÃO DO PROJETO
O deputado Pepe Vargas (PT-RS) voltou a garantir  ontem a tarde que irá dar inicio a construção do seu relatório em torno do Projeto de Lei 5227 de 2009  que estabelece a aposentadoria especial aos garimpeiros de todo o país e uma pensão vitalícia aos garimpeiros de Serra Pelada. Esta informação o parlamentar gaúcho fez questão de passar diretamente ao presidente da Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil, Toni Duarte.
O deputado afirmou que está convicto que o PL  ao ser apresentado dentro da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara  levará os deputados a optarem por sua aprovação. O dirigente da Agasp Brasil pediu ao parlamentar que desse agilidade no seu relatório e defendesse a proposta conforme estabelece o texto. Vargas prometeu fazer de tudo para  encaminhar a proposta o mais rápido possível para a sua votação.
Já o senador Lobão Filho (PMDB-MA) também entrou em ação para convessar com os deputados membros da Comissão de Finanças e Tributação  para informa-los sobre a importância do projeto. “É preciso que esse projeto ganhe agilidade na sua tramitação dentro da Câmara para que nós no Senado possamos aprová-lo de imediato”, disse o senador  ao se aliar na luta da Agasp Brasil. Ele afirmou ainda que “não há nenhuma possibilidade do Congresso Nacional e muito menos do Governo negarem esse direito tão elementar para uma categoria que ao longo dos anos tem contribuído imensamente para a riqueza do país”, apontou.
No ultimo domingo, durante a reunião com mais de 1.000 garimpeiros da região do Novo Repartimento no Pará, o presidente da Agasp Toni Duarte clamou por ajuda de cada garimpeiro a se engajar na luta pela aprovação do projeto. Ele voltou a insistir que o apoio das câmaras de vereadores é de grande importância. Mas que cada um pedisse também  aos seus  deputados federais em cada estado.
Por outro lado, o presidente da Agasp regional de Palmas, Airton Portilho fez o mesmo pleito ao deputado Cláudio Vignatti (PT-SC) que preside a Comissão de Finanças e Tributação. Portilho é de Chapecó e tem ligações estreitas com Vignatti que é natural da mesma cidade catarinense.
O presidente da Agasp Brasil lamentou a ausência e a inoperância dos sindicatos e cooperativas de garimpeiros de varias partes do país e até mesmo algumas da própria Serra Pelada que continuam de braços cruzados para defender um dos mais importantes direitos da categoria. Ele exaltou o espírito de luta e compromisso de Gesse Simão, presidente da Coomigasp como o único que tem se empenhado com ele na luta pela instituição da aposentadoria “É uma lastima se perceber a omissão, a incompetência e o pouco caso que a maioria desses dirigentes de cooperativas e de sindicatos fazem em relação à luta e a vontade de mais de 1 milhão e 500 mil trabalhadores garimpeiros no Brasil”, criticou. Toni Duarte destacou a importância dos bravos garimpeiros de Serra Pelada que nunca  se acovardam da luta na constante busca de seus direitos e que tem se colocados ao lado da Agasp Brasil e da Coomigasp nesta dura caminhada que será coroada de vitória.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
TONI DUARTE VAI A SÃO LUIS E PALMAS PARA TRATAR SOBRE REFORÇO ESCOLAR AOS FILHOS DE GARIMPEIROS
Amanhã, quinta-feira, o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, estará em reunião com Waldir Maranhão, secretario de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Maranhão para definir os municípios maranhenses que serão instalados as salas de aulas para o reforço escolar de matemática e português direcionado aos filhos e filhas dos garimpeiros de Serra Pelada. As aulas de reforço escolar estão programadas para o inicio de novembro com termino em dezembro.
O objetivo é o de preparar jovens e adultos com a idade mínima de 18 anos inscritos ao exame nacional que será realizado em janeiro do próximo ano pelo PROMINP - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural,  ligado a Petrobras, que visa qualificar profissionalmente e capacitar milhares de pessoas  para postos de trabalho na refinaria Premium a ser construída no Maranhão.
Antes do inicio do reforço escolar conseguido junto ao Governo do Maranhão a Agasp Brasil realizará uma grande reunião no dia 30 de outubro com todos os jovens filhos e filhas de garimpeiros em São Luis. Para a reunião a Agasp Brasil irá convidar a governadora Roseana Sarney, o ministro Edison Lobão, o secretário de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão, e varias lideranças  garimpeiros.
Por outro lado, na próxima semana, Airton Portilho, presidente Regional da Agasp Palmas já está articulando uma audiência com a secretaria de Ciência e tecnologia, Maria Fernanda Varanda Carneiro e com o secretario de Educação, Leomar Quitanhilha. Aos dois secretários vamos solicitar ajuda do governo Tocantinense no sentido de oferecer o reforço escolar aos filhos e filhas dos garimpeiros moradores no Estado com vistas a prepará-los para o exame nacional da Petrobras. O mesmo pedido será extensivo ao governo do Pará. O exame nacional que será realizado pelo PROMINP em janeiro ocorrerá em São Luis. Quem se sair melhor no provão automaticamente será convocado ao curso de capacitação profissional e ficará a disposição da Petrobras. A Agasp Brasil ajuda e torce para que os filhos e filhas de garimpeiros se saiam bem nas provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!