terça-feira, 15 de novembro de 2011

ENCONTRO COM FILHOS DE GARIMPEIROS ADIADO


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
ENCONTRO COM FILHOS DE GARIMPEIROS ADIADO
A reunião com filhos e filhas de garimpeiros marcada para ocorrer neste próximo dia 30 em São Luis, foi cancelada. O motivo se deu pelo não fechamento da licitação que o Governo do Maranhão  irá fazer com empresas credenciadas a promover o reforço escolar. Samyra Nascimento, coordenadora do projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia ,informou que todas as providencias estão sendo tomadas. Cerca de dez municípios  do Maranhão terão salas de aulas instaladas  para atender a demanda garimpeira. A Agasp marcará o encontro para outra data. Todos os inscritos pela Agasp Brasil serão devidamente avisados  sobre o início das aulas através de cartas enviadas pelo governo do Estado. È só aguardar.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
ALVARÁ PODE SER ENTREGUE POR LOBÃO NO DIA 5 DE DEZEMBRO EM IMPERATRIZ
Se o PAE ( Plano de Aproveitamento Econômico ) for apresentado e aprovado pelo Departamento Nacional de Produção   Mineral e o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental )   for também aprovado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará  por todo o mês de novembro,  o tão sonhado “Alvará de Lavra” para a mina de Serra Pelada será assinado e anunciado pelo ministro de Minas e Energia ,Edison  Lobão, no dia 5 de dezembro.
O ato de entrega do alvará será feito inicialmente em Imperatriz, cidade que concentra a maioria dos garimpeiros e em seguida na própria Serra Pelada onde se localiza a sede da Coomigasp. O ministro Lobão determinou ao secretario de Geologia e Transformação Mineral, Cláudio Sclia , que desse toda a celeridade aos pleitos da Coomigasp dentro do Ministério de Minas e Energia e dentro de seus órgãos coligados como o DNPM. “Não posso deixar o ministério sem antes transformar em realidade o sonho de milhares dos nossos irmãos garimpeiros que é o de ter de volta a mina de Serra Pelada”, disse o ministro.  
A cobrança de Edison Lobão para que setores do MME redobrassem os esforços no sentido entregar o alvará de lavra aos garimpeiros antes do final desse ano, serviu, também, como um duro recado aos dirigentes da parceria Coomigasp e Colossus. Ele voltou a afirmar que os garimpeiros precisam estar unidos em torno desse propósito. Para que seja dado o alvará de lavra se faz necessário ser apresentado o mais rápido possível  o PAE ao DNPM. É através do Plano de Aproveitamento Econômico que a parceria vai dizer ao governo a forma que será construída a mina, qual investimento inicial e a forma operacional do empreendimento. Alem disso, o EIA-RIMA deverá ter sido aprovado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará e pelas audiências publica que serão realizadas na comunidade de Serra Pelada.
 “Estamos fazendo todo o esforço no sentido de cumprir com todas essas condicionantes”, disse heleno Costa, vice-presidente da Colussu Minells Inc., no Brasil. Ele informou que o relatório de impacto ambiental já se encontra na base de analise da Secretaria de Meio Ambiente como também o relatório final das pesquisas geológica encontra-se sob o analise dos técnicos do DNPM. Para o conjunto das lideranças garimpeiras a entrega do alvará de lavra para a Coomigasp será o maior presente de Natal que o povo garimpeiro receberá das mãos do ministro Edison Lobão.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
CPRM CONSTROI MAPA GEOLOGICO DE SERRA PELADA
O chefe do Departamento de Recurso  Minerais da CPRM, Reinaldo Brito , em entrevista ao programa de radio  Conexão Garimpeira da Agasp Brasil, disse que os trabalhos de mapeamento geológicos  que vem sendo executados em Serra Pelada já se encontram em 80% concluídos. De acordo com o geólogo os trabalhos foram divididos em três etapas.
“Essa  primeira etapa diz respeito a todo o mapeamento geológico da área do entorno do depósito  existente na grande cava pertencente a Coomigasp, alem de todo o entorno dos garimpos  como o da Cutia, Serra Verde e outros  existentes numa área de três mil quilômetros quadrados”, apontou Reinaldo Brito.
Ele explicou que o mapa geológico de Serra Pelada  irá servir para que o DNPM  possa julgar com mais seguranças em seus processos  se as  pesquisas geológicas realizadas  na área foram bem feitas ou não. Brito disse ainda  que esse mapa  será entregue em agosto do próximo ano para as cooperativas e associações ligadas  a Serra Pelada. A segunda etapa dos trabalhos, de acordo com o geólogo, irá enveredar pela geoquímica da área, ou seja, de como se encontra  a distribuição do ouro, mercúrio e de outros elementos concentrados na bacia do Rio Sereno. Esse  trabalho que será concluído no final de novembro. “O objetivo é detectar quais são as fontes de poluição natural e as  provocadas pela ação do homem e tentar diminuir os impactos dessa situação ao meio ambiente”, explicou Reinaldo Brito. A terceira etapa  se dará em torno de um estudo que irá revelar a distribuição dos metais pesados ou preciosos em todo o distrito mineiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!