terça-feira, 15 de novembro de 2011

TRISTE E POBRE SECRETARIO



Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
TRISTE E POBRE SECRETARIO
A prefeitura de Imperatriz não quis ajudar os 280 jovens alunos daquele município disponibilizando as  salas de suas escolas que ficam completamente ociosas aos finais de semana. ‘“Esse tipo de programa não interessa muito pra gente”, disse Zesiel Ribeiro, secretario de Educação daquele município. Talvez para ele não, que vive de forma nababesca ganhando o salário pago pelo povo imperatrizense. Mas para os jovens filhos de garimpeiros que nunca tiveram oportunidade na vida, o programa desenvolvido pela Agasp Brasil  com o apoio do Governo do Maranhão é a chance que todos terão para se inserirem dignamente ao mercado de trabalho.
Os mais de oito mil garimpeiros de Serra Pelada moradores de Imperatriz e o conjunto das suas entidades representativas lamenta a postura do secretario Zesiel. “Um prefeito que tem um auxiliar como o esse não precisa fazer campanha para reeleição”, criticam as lideranças garimpeiras.. Não será por falta de apoio da Prefeitura de Imperatriz  que os filhos de garimpeiros daquele município ficarão prejudicados. A Agasp Brasil solicitou  as salas de aulas das escolas da rede estadual e será atendida. Até mesmo os templos evangélicos já ofereceram seus espaços.
Fora isso, tudo corre bem para a abertura solene do reforço escolar voltado para 2.400 cidadãos que ocorrerá neste sábado, às 17 horas, no salão nobre do Grêmio recreativo Português no bairro do anil. A maioria dos prefeitos dos municípios a onde serão instalados as salas de aulas  estão contribuindo  para que  uma parcela de suas populações  recebessem a oportunidade de se prepararem para o exame nacional da Petrobras  e de se inserirem ao mercado de trabalho.  
Quem é Quem e como fazer contato:
Instituto Daniel de La Touche: Avenida Marechal Castelo Branco, Nº 71, São Francisco, São Luis. Telefone  98 32270432..insdtma@yahoo.com.br lukas.a@hotmail.com
Coordenação  em São Luis :
Domingos Rocha: domingosrocha08@hotmail.com
Celular : 98  99688166 – 98  81263170
Wibsen Beckman
Celular: 98 84139046
alenebeckman@yahoo.com.br
Welington Alves
Celular: 98 88215059
welingtonpalves10@hotmail.com
Vicente Carvalho
Celular : 98 88249405
vicentecarvalho@grupoatlantica.com.br
Coordenação em Raposa:
Aline Andréa
Celular 98 84215834 . 98 81948151
Coordenação em Imperatriz
Nilbert Santos
Celular : 99 91616050. 99 30722550
nilbertsantos@bol.com.br
Coordenação em Codó
Telma Beliche
Celular: 99  81271540
telmabeliche@hotmail.com


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
"FORÇA PTM" CAI NO GOSTO DO POVO GARIMPEIRO
Continua crescendo as candidaturas de Adilton Cardoso, João Paz e Juvenal de Nunes Freire para o novo Conselho Fiscal da Coomigasp  para ocorrer em eleição marcada para o mês de março. A chamada chapa “ Força PTM” (Pará, Tocantins e Maranhão) já caiu no gosto do povo garimpeiro. A união dos três estados consolida o sentimento federativo da grande Nação Garimpeira. Adilton nesse curto espaço de tempo tem a seu favor o apoio de quase 100 representantes da base garimpeira do estado do Pará. No Tocantins o nome de João Paz se é assunto diário no meio garimpeiro. No  Maranhão Juvenal é quase uma unanimidade.
Enquanto a “Força PTM” avança no  corpo-a-corpo falando abertamente com cada garimpeiro de seus estados, alguns outros candidatos preferem o caminho contrario, feito as  portas fechadas.  Francinaldo atual secretario do Conselho Fiscal , agora  quer  se tornar  presidente. Acha que para isso acontecer só precisa do voto de Gesse Simão e de mais ninguém. Acredita  que isso lhe basta. Ele faz a  leitura  de que Gesse está muito bem no conceito dos garimpeiros  e que ,  se quiser, elege até um poste.
O  mesmo caminho  faz o atual presidente Pedro Gomes que também exige o apoio do presidente da Coomigasp. Quer se  manter no mesmo posto ou em  outra posição. Como a eleição para o Conselho Fiscal é o principal assunto da Serra Pelada  os candidatos já dão um tom de que em campanha eleitoral  vale tudo.
 “Francinaldo e Pedro Gomes estão redondamente enganados achando que podem  continuar nos cargos  sem combinar primeiro com o povo”, provoca Adilton Cardoso. Ele destaca o apoio de Gesse  como de  grande importância para qualquer candidatura, inclusive a dele ,  mas não são  favas contadas  de que o candidato que ele for dar esse apoio pode  sair vencedor das urnas.
 “Acho que, em primeiro lugar, o candidato que pretende disputar uma vaga dentro do Conselho Fiscal da Coomigasp é necessário que ele esteja bem no meio da massa garimpeira. Esse não é o caso de Francinaldo e também de Pedro Gomes”, aponta.
Nisso Adilton tem toda razão. É de opinião  que Gesse  como presidente da Coomigasp deveria ficar neutro no jogo da disputa  estimulando a boa e salutar alternância no poder. Quanto mais candidato, melhor a disputa. Vencerá quem melhor souber  conquistar o voto. É isso que Adilton, João Paz e Juvenal  vem fazendo diariamente.  Afinal, a  chapa “Força PTM “  urgida sob a união mobilizadora dos três estados ( Pará, Tocantins, Maranhão) com maior concentração de garimpeiros sócios da cooperativa aptos a votarem  fica muito difícil  para qualquer líder ignorar o tamanho dessa força.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
FILHOS DE GARIMPEIROS SERÃO INSERIDOS AO MERCADO DE TRABALHO
Foi um sucesso a abertura da aula inaugural do reforço escolar direcionado aos 2.400 jovens filhos de garimpeiros de Serra Pelada ocorrido no ultimo sábado, 23, no Grêmio Lítero Português no bairro do Anil em São Luis.  Cerca de 2.500 pessoas participaram do ato solene  que contou ainda com a participação de varias autoridades ligadas ao Governo do Maranhão, deputados federais e lideranças garimpeiras. O ministro de Minas e Energia , Edison Lobão não pode  comparecer ao evento em decorrência de outros compromissos surgidos, mas pediu que fosse representado pelo senador Lobão Filho (PMDB-MA).
O reforço escolar com duração de  três meses irá acontecer em 10 municípios maranhenses com as primeiras aulas a partir do de 6 de fevereiro. O principal objetivo da iniciativa da Agasp Brasil é a de  preparar os filhos de garimpeiros ao exame nacional que será realizado pelo Programa de Mobilização  da Industria  Nacional de Petróleo e Gás Natural – PROMINP –  órgão ligado a Petrobras. O exame nacional trata-se de um processo seletivo voltado para preparar mão de obra especializada para a construção e montagem da Refinaria  Premium que será instalada no município de Bacabeira  a 70 quilometro de São Luis.
O médico cirurgião plástico, Wiliam Honório de Castro,  desempenhou o importante  papel de paraninfo da grande turma. O discurso do jovem e renomado médico com atuação em Vitória do Espírito Santo, filho do garimpeiro remanescente de Serra Pelada, Chico Honório, serviu como primeira lição de apoio e estimulo aos 2.400 alunos  do curso que  os ajudarão a conquistar  um futuro melhor e mais promissor. “Sou filho de um  garimpeiro que teve o mesmo sofrimento e as mesmas angustias que sentiram os  vossos pais, mas que lutou com determinação. Hoje sou um médico bem sucedido na profissão. Vocês também poderão alcançar o mesmo e tenho plena  convicção que    no futuro próximo poderão também ajudar  a melhorar a qualidade de vida dos vossos sofridos pais”, disse o Dr. William sob forte aplausos.
 Para o presidente da Agasp Brasil o reforço escolar representa a redenção de um segmento da sociedade que jamais  teve oportunidades  como estas. “Ao longo dos séculos o Estado Brasileiro sempre esteve de costas para as sofridas  famílias garimpeiras de todo o país em especial aos de Serra Pelada. Com o surgimento da Agasp Brasil podemos afirmar que governo nenhum irá continuar  fazendo de contas que não existimos”, discursou Toni Duarte.
Ele afirmou que o convenio celebrado entre a Agasp Brasil  e o Governo do Maranhão que  oferece um reforço escolar a 2.400 jovens filhos e filhas de garimpeiros  trata-se de um importante pacto pelo resgate da cidadania  porque tem o objetivo de realizar a inserção dessas pessoas   ao mercado de trabalho.Toni Duarte anunciou que no final do curso será realizado um simuladão entre todos os concorrentes e que a Agasp Brasil irá premiar  com  notbuck  para cada um dos  três primeiros colocados. “Isto servirá de estímulo aos concorrentes e   para  que o curso chegue ao seu final sem evasão”, justificou. O presidente da Agasp destacou o empenho do secretario de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão e do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão pelo apoio dado a consolidação do reforço escolar. “Foi fundamental o apelo do ministro Lobão  feito ao governo do Maranhão e a determinação  do secretario Waldir para que o sonho de dois mil e quatrocentos jovens fosse realizado”, destacou o dirigente da Agasp.
O senador Lobão Filho classificou como “grandioso” o trabalho que vem sendo feito pela Agasp Brasil na defesa dos interesses dos garimpeiros e de suas famílias. “Esse trabalho do Toni Duarte, através da Agasp  é o ponto de partida para a verdadeira inclusão social de uma categoria que ao longo dos anos ficou esquecida”, disse o senador ao defender a. continuidade do curso para que possa atingir um maior numero de pessoas. Ele afirmou ainda que  essas fases de qualificação básica e profissional, pode perfeitamente  ajudar a inserir  esses jovens trabalhadores  no mercado de trabalho, por meio de parcerias com empresas públicas e privadas. O senador anunciou que irá disponibilizar cinco vagas de trabalhos em suas empresas  para os primeiros cinco colocados no reforço escolar.
 O secretario de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão disse que esse projeto da Agasp Brasil em parceria  com o governo do Estado é uma forma muito eficaz de inserção no mercado de trabalho, uma vez que o jovem pode se tornar um funcionário efetivo de qualquer  empresa e crescer dentro dela. Ele garantiu que essa parceria  entre o Governo do Estado e a Agasp Brasil será ampliada por mais duas etapas do curso para atender aqueles jovens filhos de garimpeiros que não tiveram a oportunidade de se inscreverem nesta fase inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!