terça-feira, 15 de novembro de 2011

ESTAMOS VENCENDO A LUTA


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
ESTAMOS VENCENDO A LUTA
Até que fim o  Departamento Nacional de Produção Mineral –DNPM do Pará aprovou na ultima sexta-feira o Plano de Aproveitamento Econômico – PAE colocando a parceria Coomigasp e Colossus apita a implantar o projeto de Desenvolvimento Mineral da mina na área dos 100 hectares ´pertencentes a cooperativa. Agora só falta a aprovação total do EIA-RIMA , cuja situação deverá também ser definida de uma vez por todas na próxima reunião do COEMA – Conselho Estadual de Meio Ambiente do Pará  marcada para o próximo dia 26 (sexta) em Belém. No ultimo dia 9, também em reunião corrida em Belém, Raimundo Moares, membro do Ministério Publico, pediu vistas ao processo. Alegou que não teve tempo suficiente para  conhecer melhor o pedido de EIA RIMA. Pelo menos cerca de 500 garimpeiros da região de Belém estarão presentes nesta reunião do COEMA. A Agasp Brasil se fará presente.
Para o presidente Toni Duarte as lideranças garimpeiras não têm mais nenhuma duvida de que o Conselho Estadual do Meio Ambiente  irá endossar a sua posição favorável a aprovação do EIA-RIMA dos garimpeiros  de Serra Pelada. “Não há mais como protelar”, disse Toni Duarte. Com esses dois últimos instrumento devidamente aprovados  não haverá barreiras no mundo que possa impedir que o presidente Lula e o ministro de Minas e Energia , Edison Lobão  possam ir a Serra Pelada entregar  aos garimpeiros o tão sonhado Alvará de Lavra.
No dia 1 de março, segunda-feira, Gesse Simão acompanhado de todos os dirigentes das principais entidades garimpeiras estarão todos em Brasília para  dizer ao  próprio Ministério de Minas e Energia  que tudo foi cumprido como determina a legislação e saírem de lá  com a data marcada em que Lula e Lobão e Ana Julia visitarão Serra Pelada. “Vamos promover o maior ato publico que Lula  jamais viu como presidente da Republica nestes ultimos quase oito anos”, disse Gesse durante reunião ocorrida  ontem com garimpeiros de São Luis e região.  
Faixas com dizeres “Obrigado Presidente” e “Presidente Lula: orgulho Garimpeiro” serão vistas em toda Serra Pelada. As lideranças pretende  mobilizar e incentivar  30 mil garimpeiros  a marcharem com as suas bandeiras para Serra Pelada. O prefeito de Curionópolis Wendesem Chamon e a governadora Ana Julia Carepa também estão empenhados para levar Lula e Lobão ao sul do Pará. “Será uma grande honra para Curionópolis acolher o maior líder do nosso país”,  confessa Chamon.
A governadora Ana Julia tem sido deste da época em que era senadora da Republica  uma grande guerreira e aliada do povo garimpeiro de Serra Pelada. Esteve ao lado dos garimpeiros  durante o processo de readequação e da reforma  estatutária da cooperativa que na época  sofria com os desmando tocados por Sebastião Curió. Uma fase  negra que foi  superada com o apoio e determinação política de Ana Julia e do próprio Lobão hoje ministro de Minas e Energia.Agora a governadora do Pará fará parte da historia maior de um povo pela qual está lutando ha mais de 25 anos. "Nada irá impedir que os garimpeiros de Serra Pelada tenha a sua mina de volta  em ato que será consolidado  pelo presidente Lula", disse Ana Julia.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
PREFEITO DE CURIONOPOLIS FAZ APELO POR LICENÇA PREVIA PARA A COOMIGASP
O prefeito de Curionópolis Wenderson Chamon fez um dramático apelo aos 13 membros do Conselho do Meio Ambiente do Pará para que votem a favor da liberação da Licença Previa para que a Coomigasp e a empresa Colossus implante o projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada. Durante a ultima reunião do COEMA realizada em Belém , Chamon fez questão de lembrar que antes Serra Pelada só aparecia nas páginas dos jornais pelos assassinatos e outros tipos de crimes que aconteciam por lá . O prefeito apontou que hoje, pela primeira vez, algo de bom vem acontecendo em Serra Pelada e conseqüentemente ao seu município a onde a vontade do povo é que irá prevalecer. Ele disse que o que mais interessa a todos é a geração de emprego e renda a e melhoria da saúde de todos. Ele destacou que debater a questão ambiental se faz necessária e apontou que Serra Pelada ainda vive com as seqüelas ambientais do passado mas que hoje o projeto da Coomigasp e Colossus terá condições de restaurar toda as área degradada. No final ele pediu aos membros do COEMA para analisar o pedido de Licença Previa como muito carinho e senso de responsabilidade. O prefeito lembrou a todos que o povo não agüenta mais esperar. Veja vídeo.

 

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
DIRIGENTE DA COLOSSUS FALA SOBRE PRODUÇÃO DA MINA
O geólogo Heleno Costa, vice-presidente de Operações da Colossus Minreals Inc., fez uma explanação técnica aos membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Pará, sobre o Projeto de Desenvolvimento Mineral de Serra Pelada que será implantado por Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa criada pela parceria Coomigasp e Colossus. Na exposição feita por Heleno Costa ele explicou que a reserva pesquisada esta na ordem de quatro milhões de toneladas com um teor de 8,2 gramas por tonelada. O geólogo relator ainda que em metais a reserva esta divida da seguinte forma: 33 toneladas de ouro, sete tonelada de platina com teor de 9,7 gramas por tonelada e 10 toneladas de paládio com teor de 2,6 gramas por tonelada. De acordo com a explanação de Heleno Costa a mina terá uma vida útil de oito anos e que ira produzir 480 mil toneladas de minério. A mina segundo ainda o geólogo ira produzir três toneladas 540 quilos de ouro por ano. O investimento feito em pesquisa foi de pouco mais de R$ 19 milhões e os investimentos totais foram de R$ 127 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!