terça-feira, 15 de novembro de 2011

TUDO PRONTO PARA O DIA 31


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
TUDO PRONTO PARA O DIA 31
O diretor Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguel Antonio Cedraz Nery  voltou a reafirmar  durante  reunião ocorrida ontem  no 5º Distrito do DNPM de Belém, que o governo está pronto para receber os resultados das pesquisas geológicas feitas na área dos 100 hectares pertencentes a  Coomigasp. O ato de entrega  dos resultados das pesquisas ocorrerá no próximo dia 31 deste mês na sede do DNPM da capital paraense. A reunião contou com as presenças do presidente da  Coomigasp, Gessé Simão de Melo, do vice-presidente de Operações da empresa, Colossus Minerals, Heleno Costa, além dos dirigentes da Agasp Brasil.
O encontro serviu para  colocar toda a documentação exigida pela legislação mineral em ordem e acertar a data de 31 de agosto como ponto de partida para a obtenção do alvará lavra. “Estamos chegando na reta final de uma caminhada de  muita luta para que os sonhos de milhares de garimpeiros  se torne em realidade”, disse Gesse Simão ao receber a  garantia  do DNPM em  outorgar o alvará de lavra a Coomigasp tão logo a cooperativa  cumpra com toda as condicionantes. “O governo não irá criar nenhuma dificuldade para que os garimpeiros de Serra Pelada façam a exploração da mina por eles requeridas através de sua cooperativa”, disse Miguel Cedraz. Para o executivo da empresa canadense, Heleno Costa, a entrega do relatório das pesquisas marcadas para o final deste mês  foi um compromisso assumido pela parceria  junto ao Ministério de Minas e Energia que pediu pressa na  realização das sondagens. A implantação definitiva do Projeto de Desenvolvimento Mineral de Serra Pelada,  segundo o presidente da cooperativa, ocorrerá  logo em seguida da entrega do relatório das pesquisas.
INVESTIDORES VISITAM MONTOEIRA
Um grupo de investidores de Brasília encontra-se neste momento em Serra Pelada para visitar de perto a montoeira e atestar a sua viabilidade econômica da  exploração do ouro concentrado nos rejeitos da cava. De acordo com informações obtidas através das recentes  pesquisas feitas na montoeira os resultados são bastante animadores  para um grande negocio. A equipe de geólogos acompanhada pessoalmente pelo presidente da Coomigasp, Gesse Simão, fará um teste ainda este final de semana  dos rejeitos. Se o resultado  for auspicioso uma parceria pode ser celebrada  entre o grupo brasiliense e a cooperativa para a exploração da montoeira.


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
DIA 18, GRANDE REUNIÃO NA CÂARA DOS DEPUTADOS
Esta marcada para o dia 18 de setembro uma sessão solene em homenagem ao povo garimpeiro do Brasil. A iniciativa é da Frente Parlamentar em Defesa do Garimpeiro da Câmara dos Deputados. De acordo com a programação a sessão ocorrerá no período da tarde e será presidida pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer. Cerca de 300 garimpeiros estarão participando do ato solene. A Agasp Brasil vai aproveitar o momento para apresentar o “Manifesto Garimpeiro” que exige do Parlamento Brasileiro a rápida aprovação do  Projeto de Lei n.º 5227 de 2009 que acrescenta capítulos à Lei 11.685 de 02 de junho de 2008, que institui o Estatuto dos Garimpeiros. O projeto regulamenta  a pensão vitalícia aos garimpeiros remanescente de Serra Pelada  e a aposentadoria especial para mais de 1 milhão e 500 mil  garimpeiros de todo o país. Atualmente o projeto  encontra-se  na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados  aguardando  que seja apresentado o relatório pela  relatora , deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA). A aprovação urgente desse projeto é de grande importância para a categoria garimpeira do Brasil que espera por  esse gesto do Congresso Nacional e do Estado brasileiro  há mais de cinco séculos.
 A LUTA CONTINUA
Mas enquanto o dia 18 não chega, depois de amanhã, quarta-feira, um grupo de lideres da Agasp Brasil fará uma nova investida   dentro da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. Vamos lá para um encontro com a deputada Elcione Barbalho que segundo informações,  já estaria  com o seu relatório pronto para ser apresentado ao plenário. A nossa presença é para que  coloque logo esse projeto  na pauta da Comissão que ela dirige. Estamos acompanhando tudo.


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
TUDO PRONTO PARA A ENTREGA DAS PESQUISAS
Faltam apenas seis dias para que a parceria Coomigasp e Colossus entreguem ao 5º Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral em Belém do Pará o resultado do relatório parcial das pesquisas geológicas feitas na área dos 100 hectares pertencentes a cooperativa. Foi uma tarefa muito difícil para que a Coomigasp chegasse até aqui. Muita gente deve se perguntar: Porque o resultado das pesquisas é apenas um resultado parcial e não total? A resposta para essa pergunta está no fato das interrupções  criminosas patrocinadas por um grupo que não deseja ver a mina produzindo e que seguidamente pararam os trabalhos das sondagens geológicas que servem exatamente para medir o tamanho do depósito mineral.
Desde quando a Coomigasp recebeu o alvará de pesquisa em março de 2007 até agora, os trabalhos de sondagens foram paralisados o equivalente a oito meses.A baderna, o crime e a canalhice instalada em Serra Pelada  teve o objetivo de infernizar o interesse maior de toda a sociedade garimpeira que torce para que o projeto de desenvolvimento mineral  dê certo e que todos possam viver dias melhores.   Vejam todos quanto tempo foi desperdiçado de um alvará que tem  três anos de validade e que expira no dia 28 de fevereiro do próximo ano. Bem que a Coomigasp poderia entregar esse relatório no ultimo dia do prazo. Mesmo assim as pesquisas seriam entregues de forma incompleta sem saber de forma exata  a quantidade do ouro que se encontra a 400 metros abaixo da terra.  
A iniciativa de entregar o que tem na segunda-feira da próxima semana ao DNPM se prende ao fato de a cooperativa correr contra o tempo, aproveitando para ter o alvará de lavra nas mãos ainda na gestão do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. O ministro provavelmente deixará o Ministério no mês de janeiro. A campanha que visa impedir que a Coomigasp tenha o seu alvará de lavra teve o dedo do senador José Nery do PSOL do Pará. Fez isso atendendo ao pedido desse mesmo grupo que mandou invadir a Coomigasp e que paralisou as sondas por diversas vezes.  Talvez o senador Jose Nery tenha feito esse malfadado gesto por não conhecer o tamanho do sofrimento e da dor do povo garimpeiro  que espera por muitos anos ter a sua mina de volta.
Mas à vontade e a força política do conjunto das lideranças garimpeiras de Serra Pelada fala mais alto. É por isso que tudo está sendo preparado para que no dia 31 seja entregue esse relatório e a confirmação da entrega do alvará de lavra a Coomigasp. Depois disso as pesquisas geológicas irão  continuar. Por tanto, chegou à hora de fazer com que esse sonho de ter um alvará de lavra nas mãos se torne realidade. Não existe no Brasil um político que mais entende sobre Serra Pelada  e que carrega o mesmo sentimento do povo garimpeiro que não seja o senador e atual ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Sem ele a histórica luta dos garimpeiros não seria coberta de tanto êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!