terça-feira, 15 de novembro de 2011

LOBÃO RECEBE GESSE E TONI E DIZ QUE A COOMIGASP TERÃO O SEU ALVARÃO DE LAVRA


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
LOBÃO RECEBE GESSE E TONI E DIZ QUE A COOMIGASP TERÃO O SEU ALVARÃO DE LAVRA
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão voltou afirmar  que assinará o alvará de lavra para  os garimpeiros de Serra Pelada o que pode ocorrer  no mês de janeiro. A garantia foi dada ontem ao receber em Brasília o presidente da Coomigasp, Gesse Simão e ao residente da Agasp Brasil Toni Duarte. O encontro dos dois dirigentes garimpeiros como o ministro Edison Lobão serviu para repassar a ele o atual cenário de união da categoria garimpeira em torno da implantação do projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada. Gesse também aproveitou para falar sobre as alterações contratuais que visam melhorara a participação da sociedade no empreendimento que será tocado pela parceria Coomigasp e Colossus.
“Estamos fazendo tudo na maior lisura e transparência. O contrato feito  entre a cooperativa e Colussus em 2006 havia algumas pedras no meio do  caminho que diluíam a participação do garimpeiro. Acabamos com esses empecilhos e agora estamos debatendo de forma ampla esse assunto em varias pré -assembléias que estamos realizado no Maranhão, Pará, Tocantins e Brasília. Mas tudo só será concretizado no dia 8 de novembro na grande assembléia de Curionópolis. É lá que o garimpeiro vai decidir o que realmente quer”, disse Gesse.
O dirigente da Coomigasp detalhou sobre o sentimento de união do povo garimpeiro em torno da implantação da mina. “As 600 famílias que moram em Serra Pelada já abraçaram a causa. A cooperativa consolidou a suas ações sociais voltadas para a comunidade e vai capacitar centenas de garimpeiros para trabalharem na mina. Os altos investimentos que irão alem dos R$ 200 milhões de dólares nesta segunda fase vai gerar renda e emprego a todos. A governadora Ana Julia Carepa está dando todo apoio e o prefeito Chamom  de Curionópolis, defende o empreendimento que vai gerar mais divisas para o município”, afirmou Gesse.
O presidente da cooperativa reclamou que o relatório das pesquisas apresentado ao DNPM no dia 8 de setembro ainda continuava sem qualquer analise por parte do órgão o que prejudica a apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico (PAE) para o recebimento alvará de lavra. O ministro Lobão pediu ao secretario de Geologia e Transformação Mineral, Claudio Sclia que estava presente na audiência para exigir rapidez em todos os assuntos da Coomigasp dentro do DNPM e dentro do próprio Ministério. “Fique tranqüilo Gesse que aqui você terá  o meu total apoio e transmita isso aos nossos irmãos garimpeiros”, afirmou Lobão. O ministro aceitou o convite feito pelos dois dirigentes para participar  de uma grande festa que será realizada no dia 5 de dezembro em Imperatriz. Neste dia cerca de 15 mil garimpeiros de Serra Pelada irão comemorar os 73 anos do ministro Lobão. 
Por outro lado o dirigente da Agasp Brasil , Toni Duarte, aproveitou a audiência com o ministro para fazer um balanço sobre a tramitação do projeto de lei na Câmara dos Deputados que estabelece a pensão vitalícia aos garimpeiros de Serra Pelada e uma aposentadoria especial para os não garimpeiros de Serra Pelada. Toni Duarte pediu o empenho de Lobão para que o projeto tramitasse com mais rapidez na Câmara.
“Estarei conversando com o presidente Michel Temer, com o ministro do Planejamento,Paulo Bernardo, e com o ministro da Previdência Social, Jose Pimentel, para que olhem com mais carinho para esse justo pleito da categoria garimpeira do Brasil. Os garimpeiros não podem ficar sem esse importante direito que é a aposentadoria”, disse o ministro. Ele elogiou o empenho diário que a Agasp Brasil vem tendo diante desta causa. “Essa é a verdadeira entidade de classe dos garimpeiros. Não somente dos de  Serra Pelada, mas  de todos os garimpeiros do Brasil” , apontou o ministro.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
SARNEY RECEBE GESSE E TONI E REVELA APOIO AOS GARIMPEIROS
O presidente do Congresso Nacional, José Sarney anunciou o seu total apoio na aprovação do projeto de lei que estabelece a aposentadoria e uma pensão vitalícia aos garimpeiros de Serra Pelada. O anuncio foi feito diretamente ao dirigente da Coomigasp, Gesse Simão e ao presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, durante audiência no gabinete da presidência do Senado Federal. O presidente Sarney classificou como justa a reivindicação e disse que irá pedir ao presidente da Câmara Michel Temer para dar celeridade ao projeto. 

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
OS GARIMPEIROS UNIDOS EM TORNO DE UM PROPOSITO
“Quem vai decidir o que o garimpeiro quer é o próprio garimpeiro”. Essa é a palavra final do presidente da Coomigasp, Gesse Simão, a cada pré-assembléia que vem realizando nos mais diversos estados do Brasil. Com essa palavra de ordem Gesse tem conseguido a pré-aprovação unânime dos garimpeiros para a mudança de alguns pontos do contrato feito entre a Cooperativa e a Colossus em 2006.
Dessa forma aconteceu na mega–reunião de Novo Repartimento , em São Luis, Xinguara e será da mesma forma em Santa Inês (sábado) e Presidente Dutra (domingo). O apoio dado pela massa garimpeira ao presidente Gesse Simão revela que ele está no caminho certo. Nunca em toda a historia da Coomigasp a sociedade teve a oportunidade de debater previamente de forma profunda temas relevantes a exemplo do contrato de parceria feito entre a cooperativa e a Colossus.
Em 2006 esse mesmo contrato foi aprovado por unanimidade mais sem uma discussão ampla e profunda. Agora ele está sendo discutido de uma forma diferente. Como presidente eleito em janeiro Gesse tomou para si a responsabilidade de melhorar o contrato que diluía a participação da sociedade na futura prospecção do ouro de Serra Pelada. Foi para as inúmeras rodadas de negociações dentro da empresa parceira e no final conseguiu melhorar em muito o contrato draconiano.
São essas melhorias explicadas de forma mais detalhada possível, é que vem sendo feitas dentro dessas pré-assembléia realizadas até o momento pelo presidente da cooperativa. Os garimpeiros tem votado unanimemente pelas mudanças contratuais e revelam apoio claro ao presidente Gesse Simão. No dia 8 de novembro ocorrerá a grande assembléia geral em Curionópolis que dará o seu referendo final em torno da parceria Coomigasp e Colossus.
Ninguém tem duvida de que a sociedade mais uma vez de forma unânime irá optar pela plena aprovação das alterações contratuais. No vídeo a baixo a assembléia realizada em São Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!