terça-feira, 15 de novembro de 2011

REFORÇO ESCOLAR


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
REFORÇO ESCOLAR
O presidente da Agasp Brasil , Toni Duarte, segue para São Luis, na próxima segunda-feira, para definir junto a Secretaria de Ciência e Tecnologia do governo do Maranhão o inicio do esforço escolar  direcionado aos 2.400 jovens filhos e filhas de garimpeiros de Serra Pelada. O reforço escolar já era para ter iniciado, porem, de acordo com o secretario adjunto da SCTMA, Lauro Assunção  a demora se deu em face do  conclusão do processo licitatório. Em São Luis o presidente da Agasp, Toni Duarte vai definir junto com as autoridades da Secretaria de Ciência e Tecnologia  a data do inicio  das aulas que  ocorrerão em dez municípios do Maranhão.
 VIGNATT DARÁ ENTREVISTA
O deputado Cláudio Vignatt (PT-SC), presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, dará a manhã uma entrevista ao Programa de radio “Conexão Garimpeira”, onde falará sobre a audiência publica que será instalada para debater o Projeto de Lei 5227 de 2009 que estabelece uma aposentadoria especial aos garimpeiros de todo o  país e uma pensão vitalícia aos garimpeiros  de Serra Pelada. A instalação da audiência foi  um pedida da Agasp Brasil ao deputado Vicentinho Alves  (PRP-TO) que teve requerimento aprovado neste sentido n o ultimo dia 25  na Comissão de Finanças e Tributação. O relator da proposta Pepe Vargas (PT-RG) em entrevista na mesma radio garimpeira disse que vai se esforçar ao maximo para aprovar o relatório de forma positiva para os garimpeiros.
 AGASP BRASIL ORGANIZA O “NATAL GARIMPEIRO”
No próximo dia 18 de dezembro a Agasp Brasil comemora em Brasília o seu  “Natal Garimpeiro”  com  as 300 famílias que moram em Brasília e nas cidades do Entorno. A entidade nacional está organizando uma bonita festa. O  secretario executivo do Ministério do Trabalho , Ezequiel Nascimento, será  convidado para o encontro. A Agasp Brasil pleiteia junto ao MT a aprovação de projetos voltados para capacitar jovens garimpeiros nas mais diversas áreas profissionais além de programas de inclusão digital. Ezequiel Nascimento tem sido sensível a essas  demandas da Agasp Brasil.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
LOBÃO É A SOLUÇÃO
Dezenas de ônibus  lotados de garimpeiros de Serra Pelada  garregando a palavra de ordem "Lobão é a Solução" começam a chegar  nesta manhã de hoje na cidade de Imperatriz no sul do Maranhão para o grande encontro que ocorrerá a partir das 8 horas que terá a participação do ministro de Minas e Energia Edison Lobão.  Os garimpeiros aproveitarão a presença do ministro para cantar os parabéns já que  neste cinco de dezembro ele está completando 73 anos de vida. Porem a maior ansiedade do povo garimpeiro é querer ouvir do próprio ministro sobre a liberação do alvará de lavra para a área dos 100 hectares  pertencentes a Coomigasp. Acompanham o ministro Lobão nesta viagem a Imperatriz para  conversar com os garimpeiros , o secretario de Geologia e Transformação Mineral, Cláudio Scliar e o diretor-geral Adjunto do DNPM, João César de Freitas Pinheiro.
Nem mesmo as lideranças das entidades garimpeiras que organizaram o encontro e mobilizaram os garimpeiros do Tocantins, Maranhão e do Pará, sabem   qual vai ser o teor da exposição do ministro  Lobão em relação  Serra Pelada. Mas  os dirigentes da Agasp Brasil, Toni Duarte e  Gesse Simão da Coomigasp ,  apostam que o ministro vem trazendo para dentro do encontro com os milhares de garimpeiros o seu compromisso de liberar o alvará de lavra  antes de deixar o MME , cuja saída ocorrerá no mês de março. Daí a expectativa  de todos para ouvir o que Lobão tem a dizer.
Os dirigentes de entidades afirmam que farão de tudo para não transformar a reunião em ato político. Alguns prefeitos da região, vereadores e deputados  serão convidados a participarem do encontro , mas sem direito a manifestações. Apenas quatro pessoas irão se manifestarão. O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, o prefeito de Curionópolis, Wenderson  Chamon , o presidente da Coomigasp, Gesse Simão e finalmente o ministro Lobão.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
LOBÃO ASSINARÁ ALVARÁ DE LAVRA
O ministro de minas e Energia Edison Lobão garantiu hoje pela manhã na presença de 15 mil garimpeiros de Serra Pelada  na cidade de Imperatriz que o assinará  nesta segunda-feira, dia 07, o alvará de lavra da Coomigasp. “ Não vim aqui de mãos vazias  somente para receber essa bela homenagem feita a mim pelo meus  irmãos garimpeiros. Mas estou aqui também para realizar o sonho dando a todos o alvará de lavra”, disse Lobão  em meio de muitos aplausos. Lobão também afirmou que junto com o alvará  de lavra  os garimpeiros de Serra Pelada terão mais 700 hectares  de área o que irá possibilitar a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa pertencente aos garimpeiros e a empresa Colossus, a implantar o projeto aumentando o ganho de todos.
A festa que os milhares de garimpeiros preparam para homenagear o ministro iniciou  com uma carreata  por volta das 10 horas  que  partiu do aeroporto de Imperatriz passando pelo movimentado centro da cidade até chegar no amplo recinto da Maçonaria situado na rua Alagoas. Lobão foi reverenciado por centenas de bandeiras nas mãos do povo garimpeiro com o slogan “Lobão é a Solução”. O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte em seu discurso contou o passo a passo da luta de Lobão em defesa dos garimpeiros de Serra Pelada desde quando era deputado federal, passando pelos seus três mandatos de senador da Republica.   “Agora como ministro de Minas e Energia não tem como não realizar o antigo sonho e o desejo de milhares de cidadãos que esperam ver a sua mina produzindo e distribuindo o bem mineral igualmente para todos”, disse Toni Duarte.
O dirigente da Agasp Brasil clamou os milhares de garimpeiros que lotavam o auditório da maçonaria  a  levantarem de as mãos dadas para cima. “Ao longo dos anos o senhor  nos incentivou para unir o povo garimpeiro. Esse grandioso gesto demonstrado aqui neste momento é o sentimento maior da união”, enfatizou o dirigente da Agasp Brasil. Ele disse ainda que não existe conflitos entre os garimpeiros de Serra Pelada. “O único conflito existente nesses mais de 25 anos de luta é o provocado pelo Estado brasileiro que se nega a reconhecer os direitos de que os garimpeiros têm direito, a exemplo da aposentadoria especial e de uma pensão vitalícia emendou o dirigente da Agasp Brasil.O prefeito de Curionópolis Wenderson Chamon presente ao ato afirmou que a parceria Coomigasp e Colossus vem fazendo um trabalho serio e de grande importância  para o desenvolvimento de seu município. “É por isso que estou empenhado para que ocorra logo a audiência publica marcada para o próximo dia 16 de dezembro”, apontou o prefeito Chamon.
O presidente da Coomigasp Gesse Simão de Melo afirmou que tudo que os garimpeiros puderam fazer através de sua cooperativa para habilitá-la a conseguir um alvará de lavra foi feito. Gesse fez um balanço de seus oito  meses de gestão a frente da cooperativa para qual foi eleito com 93% dos votos. Está conseguindo a derrubada de  um dos mais difíceis gargalos da Coomigasp que são os processo civis e trabalhistas cuja a maioria desses processos transitados em julgados pela justiça  foi forjado de forma fraudulenta. Neste curto espaço de tem o presidente da cooperativa entregou o relatório de pesquisas ao DNPM e agora espera pela aprovação do Relatório de Impacto Ambiental pelos órgãos ambientais  do governo do Pará. Para o dirigente da Coomigasp o que  falta  agora  é ter o alvará de lavra. “Essa homenagem que ora fazemos ao senhor trata-se de um gesto de carinho e  de apreço que  a grande família garimpeira  de Serra Pelada  tem pelo seu mais ilustre patrono pelo seus 73 anos de vida”, acentuou Gesse.Ao se dirigir ao povo garimpeiro Lobão disse que em toda a sua existência de vida jamais recebeu tão forte homenagens no dia de seu aniversario. “ Não estou aqui apenas para receber um dos mais importante e significativos presentes de minha vida, mas  para também trazer importantes presentes para o meu povo garimpeiro”, disse o ministro emocionado.
“O Toni tem razão quando diz que ao longo da historia de luta dos garimpeiros de Serra  Pelada, o Estado pouco se importou para resolver o problema. Mais agora, na condição de ministro e  de representante do Presidente Lula, eu sou o Estado presente que irá assinar o alvará de lavra transformando o sonhos de todos  vocês em realidade”, enfatizou o ministro Edison Lobão  no meio da explosão de alegria  dos milhares de garimpeiros que se comprimiam dentro do grande auditório da rua Alagoas de Imperatriz. Ao direcionar a Gesse Simão, o ministro Edison Lobão disse: “tudo que você pedir dentro do Ministério de Minas e Energia será devidamente atendido e com rapidez”. Afirmou isso para em seguida anunciar a liberação  de 700 hectares para os garimpeiros, cuja área  pertence a Vale. Os milhares de garimpeiros que foram a Imperatriz saíram de lá com a convicção de que a vitória está consagrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!