terça-feira, 15 de novembro de 2011

PARABÉNS AIRTON PORTILHO!!!


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
PARABÉNS AIRTON PORTILHO!!!
pan style="font-family: arial,helvetica,sans-serif;">
A Agasp Brasil em nome da sua grande família  garimpeira  de todo o país e em especial os de Serra Pelada, parabeniza  neste dia 12 de janeiro o aniversario de  Airton Portilho,bravo companheiro de tantas  lutas sempre em defesa do povo garimpeiro do Brasil. Airton Portilho (foto) que é presidente da Agasp Regional de Palmas tem razão de sobra para tanta felicidade: o de comemorar  no mesmo dia  dois aniversários: o dele e o da sua filha Suiara Portilho.
O aniversariante promete mandar preparara aquela  famosa galinhada com pequi, cuja receita somente a família Portilho detém.   Se está feliz pelo dia de hoje, o líder garimpeiro tocantinense  está mais feliz ainda pela  escolha feita pela entidade nacional  em apoiar o bom nome do líder João Paz para disputar ao lado de Adilton e Juvenal o Conselho Fiscal da Coomigasp em eleição marcada para março. “Estou pronto para botar o pé na estrada para contribuir com a vitória esmagadora do Pará, Tocantins e Maranhão simbolizada pela  Chapa União Garimpeira”, promete Airton. Ao nosso grande líder Airton Portilho os nossos mais sinceros votos de felicidades. Um abraço do seu amigo  e companheiro,Toni Duarte.
Cadê a Montoeira
Como anda o caso da exploração da montoeira ? Na ultima assembléia realizada pela Coomigasp a sociedade aprovou uma pré-proposta da empresa paraense Amazon Industrial. Mas até o presente momento nem a sociedade e muito menos o presidente Gesse foi informado se a empresa vai encara ou não a exploração da montoeira. O assunto deve voltar em pauta na próxima semana já que há uma insistente  cobrança da sociedade para que a Coomigasp atue mais firme para tornar a montoeira produtiva.
Abaixo a impunidade
A Agasp Brasil vai pedir na próxima semana  que a  Frente Parlamentar de Defesa dos  Garimpeiros do Brasil da Câmara dos Deputados se mobilize no sentido de prescionar o governo do Suriname  que acelere as investigações para apurar o ataque à comunidade brasileira na cidade de Albina, conhecida pelo garimpo do ouro. O incidente ocorreu na véspera de Natal, quando um grupo de “morenos” (como são chamados no país os descendentes de quilombolas) agrediu uma centena de garimpeiros brasileiros com facões e pauladas, além de violentar brasileiras. Alguns suspeitos foram presos e depois de alguns depoimentos estão sendo soltos.
As autoridades policias daquele país também deixaram de fazer as buscas dos corpos de garimpeiros supostamente mortos no confronto. Sem corpos haverá dificuldade de provar (a morte dos brasileiros). De acordo com os primeiros levantamentos durante a fuga, muitos correram  para as canoas e foram para o rio. Um garimpeiro  maranhense de 24 anos, acredita que alguns brasileiros foram assassinados no conflito, que deixou pelo menos 81 feridos. Diante  do perigo do governo do Suriname esquecer o massacre, a Agasp Brasil irá exigir que a Frente Parlamentar em Defesa dos Garimpeiros e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara cumpra o papel institucional de averiguar in loco a situação dos garimpeiros que continuam no Suriname e exigir que o caso seja devidamente apurado.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
REFORÇO ESCOLAR DEVIDAMENTE CONSOLIDADO
O secretario de Ciência e Tecnologia do governo maranhense, Waldir Maranhão e o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, assinaram no final da tarde de ontem convenio para a realização do reforço escolar destinado aos 2.400 jovens filhos de garimpeiros de Serra Pelada. Participaram do ato de assinatura inúmeras lideranças garimpeiras vindas do interior do Estado os quais foram escolhidas para coordenar o reforço escolar em seus municípios de origem.
A primeira aula inaugural foi marcada para o próximo dia 23, (sábado) as 17 horas , no Grêmio Lítero Português no bairro do Anil em São Luis. A abertura do reforço escolar contará com a presença do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, da Governadora Roseana Sarney, do Secretario Waldir Maranhão, alem de lideranças garimpeiras.
O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte  durante a celebração do convenio destacou  o projeto como  um  desafio da maior importância para  segmento garimpeiro que ao longo de suas gerações pouco teve oportunidades no sentido de elevar a alto-estima de cidadania.
A criação de mais de cem mil novos empregos para o processo de implantação da Refinaria Premium da Petrobras no Maranhão considerado um dos maiores empreendimentos da história da foi o que estimulou a Agasp Brasil a buscar meios para também dar oportunidades aos filhos de garimpeiros.
 “Neste momento em que o Maranhão passa por ações transformadoras que cada vez mais o torna como um estado economicamente forte e competitivo obriga também que a nossa gente esteja preparada para ocupar esse grandioso espaço que se avizinha”, disse o dirigente da Agasp. Ele acredita que a ação conjunta entre a Agasp Brasil e o Governo do Maranhão irá ajudar essa parcela da população maranhense no sentido de  emergir   para um futuro prospero e  grandioso.
O secretario adjunto da SECTEC e reitor da Univima ( Universidade Virtual do Maranhão), Lauro Assunção, também destacou a importância do reforço escolar  voltado para os filhos de garimpeiros. “Trata-se de um projeto de grande alcance social por ajudar a inserir essas pessoas ao mercado de trabalho”, apontou.  
Para o secretario Waldir Maranhão o papel da Sectec diante da sociedade é o de promover a inclusão social do povo maranhense. “Entendo que é através do conhecimento da ciência que nós vamos buscar essa inclusão e certamente contribuir para melhorar os indicadores sociais e educacionais do nosso estado”, disse.
Segundo Waldir Maranhão, a vinda da Refinaria para o estado é um projeto que trará possibilidades de emprego desde o canteiro de obras até a mão-de-obra especializada. Ele apontou que a ação conjunta da Agasp Brasil e o Governo do Maranhão produzirão um grande impacto social nas vidas de todos os participantes do reforço escolar.
Para Waldir Maranhão, esta é uma ação de governo que precisa ser popularizada. Para ele a vinda da Refinaria vai mexer com todos os municípios do Maranhão e não só com o município de Bacabeira. “A Agasp Brasil como importante entidade representativa do povo garimpeiro teve essa percepção de que é hora de preparar o seu povo a disputar em pé de igualdade com outros concorrentes esse mesmo espaço”, destacou Waldir Maranhão.
Vitorino Freire e Bacabal ainda sem coordenadores
Apenas dois dos dez municípios escolhidos para a instalação de salas de aulas para o reforço escolar até agora não estão com seus coordenadores definidos. O primeiro deles é Bacabal e o segundo é Vitorino Freire.Por causa disso a direção da Agasp Brasil destacou o líder garimpeiro Jose Brandão a ir pessoalmente nestas cidades com o objetivo de resolver a questão.
Encontro de Coordenadores
Ontem todos os coordenadores do reforço escolar receberam orientação detalhada pela pedagoga Imara Helena Alves de Carvalho  sobre como será executado o projeto que será desenvolvido pelo Instituto Daniel de La Touche  sediado em São Luis. Os coordenadores foram orientados pelo presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte a iniciarem em seus municípios um cadastro suplementar das pessoas que perderam o prazo de inscrição para o programa realizado na época pela entidade nacional. A nova lista deverá ser usada pelos coordenadores caso haja desistência de algum aluno inscrito anteriormente  ao programa. 
Com quem falar
Coordenação do reforço escolar em São Luis :
<> 


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
CENTENAS DE GARIMPEIROS ESTARÃO SÁBADO EM SÃO LUIS COM O MINISTRO LOBÃO
Em decorrência de uma agenda totalmente cheia para este mês de fevereiro, o presidente Lula combinou com o ministro de minas e Energia Edison Lobão de irem juntos a Serra Pelada  somente no mês de março. A data exata Edison Lobão irá anunciar durante a abertura do reforço escolar que ocorrerá em São Luis, no Lítero Recreativo Português no bairro do Anil,  as 17 horas do dia 23, sábado. Lula faz questão de participar do ato de entrega do alvará de lavra aos garimpeiros documento que vai autorizar a prospecção do ouro existente na área dos 100 hectares pertencente a cooperativa.  A mudança do mês de fevereiro para o mês de março foi comunicada pelo próprio ministro Lobão ao presidente da Coomigasp Gesse Simão, durante uma audiência ocorrida no Ministério de Minas e Energia no ultimo dia 14.
Grupos de garimpeiros  de Chapadinha, Pinheiro, Santa Inês, Itapecuru, Pindaré, Nunes Freire, alem de outras cidades do interior do Maranhão já estão se organizando pedindo ajuda aos prefeitos ou vereadores de seus municípios no sentido de ajudá-los a se deslocarem para  São Luis.  Os garimpeiros  moradores da grande São Luis com as suas famílias estarão cedo no Lítero. O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, convidou o presidente da Coomigasp, Gesse Simão e o dirigente da Coomic, Raimundo Lopes. Os dois já garantiram presença na abertura do reforço.
Assim como a Coomigasp que vem obtendo sucessivas vitórias rumo ao seu desenvolvimento a Coomic também já segue ao mesmo ritimo. A Colossus empresa parceria da Coomigasp está disposta também investir no garimpo da Cutia.  Durante toda esta semana tudo será feito para que a abertura do reforço escolar que ocorrerá no próximo sábado em São Luis, seja coroada de total êxito. O  programa  da Agasp Brasil  irá ajudará os candidatos a se preparem para a Refinaria Premium da Petrobras. Para a cerimônia de  abertura estão sendo convidados  toda a família garimpeira.
Os 700 hectares para a Coomigasp  foi consolidado.
Por outro lado  a audiência no Ministério de Minas e Energia  ocorrida na semana passada serviu  para consolidar de uma vez por toda a transferia de uma área de 700 hectares pertencente a Vale do Rio Doce  para os garimpeiros. Será feito um contrato de exploração  pela Vale diretamente com a Coomigasp e não mais com a SPCDM, como era da  vontade inicial da própria Vale. Com essa nova área  nas mãos a Coomigasp terá que fazer uma pesquisa geológica já que a área até então nunca foi explorada.
Nem a Vale e nem ninguém sabe que tipos de minérios existem por lá. Isso irá possibilitar de a cooperativa fazer um bom negocio seja com a Colossus ou mesmo com a própria Vale o que vai melhorar ainda mais o ganho dos garimpeiros sócios da cooperativa. O presidente da Coomigasp , Gesse Simão , avaliou que o atual momento vivido pela cooperativa  que deixou para traz  e não aceita mais a “política da terra arrasada”, está propiciando que os garimpeiros sejam vistos pelo setor mineral com mais seriedade e mais responsabilidade.
"Quem primeiro apostou nesta virada  de que podemos ser uma cooperativa de renome mundial no ramo da prospecção de minérios  foi o próprio governo através do ministro  de Minas e Energia , Edison Lobão. “Sem ele não chegaríamos a tanto”, disse Gesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!