terça-feira, 15 de novembro de 2011

PROJETO DE APOSENTADORIA PODE SER APROVADO DIA 4.


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
PROJETO DE APOSENTADORIA PODE SER APROVADO DIA 4.
Terminou  na ultima quarta-feira  o prazo regimental para que os deputados membros da Comissão de Fianças e Tributação pudessem apresentar emendas ou qualquer tipo de alteração ao  Projeto de Lei 5227 de 2009 que estabelece uma aposentadoria especial aos garimpeiros de todo o país e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. Como não houve nenhuma manifestação o deputado Pepe Vargas (PT-RS) voltou a confirmar  que  deverá  apresentar o seu relatório na reunião da CFT nesta quarta-feira, dia 4.
Independente de apresentar ou não o relatório a Agasp Brasil já convocou cerca de 150 garimpeiros para uma investida dentro da Comissão de Finanças e Tributação no próximo dia 4, a partir das 9 horas da manhã. A estratégia da Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada é a de pressionar os deputados membros da Comissão a se decidirem logo pela aprovação do Projeto de Lei 5227. “Temos que ficar bastante vigilantes para que o projeto de lei não permaneça na fila de espera para ser debatido e aprovado dentro desta comissão”, disse o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte.
Ele lamentou a atitude do deputado Paulo Rocha (PT-PA) de ter alertado ao ministro da Previdência Social Jose Pimentel sobre a tramitação do PL que estabelece a aposentadoria especial e pensão vitalícia aos garimpeiros pedindo a sua interferência para vetá-lo dentro da Comissão de Finanças e Tributação. “Um parlamentar que age dessa forma não tem respeito ao povo paraense que o elegeu muito menos as categorias trabalhadora desse país”, afirmou o presidente da Agasp Brasil.
Apesar das atitudes sombrias e equivocadas de Paulo Rocha, mas o presidente da Agasp Brasil acredita que a maioria dos parlamentares membros da Comissão de Fincas e Tributação tomará uma posição pela aprovação do PL. “É uma questão de fazer justiça a esta  categoria trabalhadora  que foi injustiçada  a longos de 509 anos  dentro de um  país que o  ajudou e continua ajudando a enriquecer-lo”, apontou Toni Duarte.
GARIMPEIROS UNIDOS EM TORNO DE UM PROPÓSITO
Ontem em São Domingos do Araguaia , a Coomigasp realizou a sua oitava pré-assembléia com centenas de garimpeiros da região. Conforme vem acontecendo em todas as pré-assembléias anteriores o sentimento da sociedade da cooperativa é o sentimento de aprovação da proposta de alteração contratual  colocada em discussão pelo presidente da Coomigasp, Gesse Simão de Melo principal item da pauta da grande assembléia geral marcada para o próximo domingo na cidade de Curionópolis.
DEPUTADA BERNADETE GANHA DESTAQUE NO MEIO GARIMPEIRO
O presidente da Agasp Brasil , Toni Duarte, presente na reunião de São Geraldo do Araguaia destacou o importante trabalho que vem sendo feito pela deputada estadual Bernadete ten Caten (PT) pelo seu empenho em defesa do povo garimpeiro do Pará e do  Brasil . A parlamentar foi aplaudida por todos ao anunciar que dará entrada esta semana de um requerimento na Assembléia Legislativa  de seu estado para a criação de uma moção de apoio em torno do PL 5227 de 2009 apelando para a sua aprovação. A deputada também disse que irá pedir na Secretaria de Meio Ambiente que dê celeridade no analise e aprovação  do EIA-RIMA enviado pela Coomigasp, autorização importante para que seja implantado a mina de Serra Pelada.   

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
PEPE VARGAS EXPLICA PORQUE NÃO APRESENTA RELATORIO HOJE
O deputado Pepe Vargas (PT-RS) informou ontem no final da tarde  que ainda não será hoje, quarta-feira, que irá apresentar o seu relatório em cima do Projeto de Lei 5227  que estabelece uma aposentadoria especial aos garimpeiros de todo o pais e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada. Ele afirmou que o estudo que mandou fazer na Consultoria Legislativa da Câmara  não ficou pronto.
“Quero apresentar um relatório com uma justificativa seguira para que o PL possa ser aprovado”, explicou o parlamentar. Apesar disso o dirigente da Agasp Brasil, Toni Duarte, manteve a investida garimpeira que ocorrerá daqui a pouco, as 10 horas, dentro da Comissão de Finanças e Tributação onde se encontra o projeto de lei em tramitação. “A presença dos garimpeiros é uma demonstração de força  em defesa de seus direitos e servirá como pressão para que  a Comissão  coloque o mais rápido possível a proposta de aposentadoria em pauta de discussão”, disse o presidente da Agasp.
A UNIÃO DOS GARIMPEIROS DE BRASÍLIA
Foi tranqüila e muito bem organizada  a  pré-assembléia  ocorrida na manhã de ontem  em Brasília. Garimpeiros de Goiás, Ceará e até de São Paulo que  participaram da reunião  saíram dela  satisfeitos com  que ouviram do presidente da Coomigasp  Gesse Simão em relação  a alteração contratual firmado entre Coomigasp e Colossus  em junho de 2006. O dirigente da cooperativa disse que não tem nenhuma duvida de que a grande assembléia geral  de Curionópolis que ocorrerá no próximo domingo será coroada de grande vitória da maioria.” Mais uma vez vamos provar que estamos no caminho certo”, disse Gessé. No nosso programa de radio “Conexão garimpeira de hoje Gesse Simão faz um completo balanço da caminhada feita nos vários estados  colocando em discussão o tema que será debatido na assembléia do dia 8.  
COLOSSUS QUER FAZER PARCERIA COM COOMIC E COOPERSERRADO
O presidente da Cooperserrado, Manoel Rosa Oliveira encontra-se em Brasília para uma reunião dentro do Departamento Nacional de Produção Mineral. O diretor geral do DNPM, Miguel Cedraz Nery, convidou Manoel e Raimundo Lopes, dirigente da Coomic, para discutirem sobre a área requerida pelas duas cooperativas no distrito mineral de Serra Pelada. A empresa Colossus atual parceira da Coomigasp, demonstrar ter o interesse de constituir parceria  com a Coomic e com a Cooperserrado na área  em Serra Pelada. Os dois dirigentes das duas cooperativas estão animados com essa possibilidade.  

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL QUER AUDIENCIA PUBLICA PARA DEBATER APOSENTADORIA
Cerca de 120 garimpeiros de Serra Pelada comandados pela Agasp Brasil lotaram o plenário da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados hoje pela manhã. O projeto de lei que estabelece um,a aposentadoria especial aos garimpeiros de todo o pais e uma pensão vitalícia aos garimpeiros de Serra Pelada não foi colocado em pauta  em decorrência  da não conclusão dos estudos solicitados pelo relator Pepe Vargas (PT-RS) junto a Consultoria Legislativa da Casa.
Na pressão feita pelo presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, para que a Comissão tomasse  uma posição rápida para debater o Projeto de Lei, o deputado Vicentinho Alves (PRP-TO) acatou a sugestão do dirigente  da Agasp   que defende a  instalação de uma audiência publica. “Não podemos ficar de braços cruzados e ver o direito  do garimpeiro de ter a aposentadoria e uma pensão vitalícia  no caso dos de Serra Pelada sendo empurrado para a lata do lixo como o ministro da Previdência Social, Jose Pimentel, deseja”, reagiu Toni Duarte.
 A reação do presidente da Agasp Brasil se deu logo depois que o próprio deputado Pepe Vargas confessou a sua dificuldade de defender o projeto de lei. “O governo não deseja  que esse projeto seja aprovado”, disse ele . Mais aplaudiu a iniciativa da Agasp Brasil ao pedir a realização de  uma audiência publica  para que o assunto seja de forma debatido com maior profundidade. No programa  Conexão Garimpeira que será levado ao ar amanhã (quinta-feira) , você irá acompanhar as manifestações feitas por Vicentinho Alves seguidos por Pepe Vargas e Cláudio Vignatte em relação ao projeto de aposentadoria dos garimpeiros . Vale acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!