terça-feira, 15 de novembro de 2011

MARIO GILBERTO VOLTA A ACUSAR CAIXA ECONOMICA


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
MARIO GILBERTO VOLTA A ACUSAR CAIXA ECONOMICA
O advogado Mario Gilberto de Oliveira  durante entrevista concedida ao programa Conexão garimpeira desta sexta-feira, voltou a acusar ex-diretores da caixa Econômica federal que  queriam uma grana alta para poder liberar o dinheiro que a instituição financeira deve aos garimpeiros de Serra Pelada. Há mais de dez anos que a Caixa Econômica foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal para devolver o dinheiro referente às sobras do ouro e do paládio cujo valor atualizado chaga há mais de R$ 380 milhões. A denuncia contra diretores da Caixa foi feita por Mario Gilberto durante uma audiência publica  ocorrida no final do ano passado na Comissão de Finanças e Tributação a onde foi discutido o projeto 5227 que estabelece uma aposentadoria especial aos garimpeiros de todo o país e uma pensão vitalícia aos ex- garimpeiros de Serra Pelada.
As graves denuncias feitas pelo advogado fez com que o deputado Vicentinho Alves (PR-TO) e o deputado Professor Sétimo (PMDB-MA)  entrassem com requerimento conjunto dentro da Comissão de Fiscalização Controle  da Câmara para que seja  desta vez convocada  e não convidada a atual direção da Caixa Econômica para  explicar as denuncias feitas pelo advogado. Ao ser convidada a participar da audiência publica  ocorrida no ano passado na Comissão de Finanças e Tributação a direção da Caixa relaxou o convite e não deu nem bolas para os deputados. Mandou  um boy avisar  que não tinha nada a falar aos parlamentares e muito menos a Associação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada  que pediu a realização da audiência publica. A agora o bicho vai pegar para o lado da Caixa.   
A Agasp Brasil defende que o dinheiro da Caixa possa ser usado  pelo Governo Federal  como um fundo para  pagamento da pensão vitalícia aos garimpeiros remanescente de Serra Pelada. “Essa é forma mais segura para que este dinheiro chegue aos garimpeiros sem o risco de ser garfados por bandoleiros”, defende  Toni Duarte , residente da Agasp Brasil. Na entrevista de hoje através da Radio Web Garimpeira , Mario Gilberto dar detalhes como ex-diretores da Caixa estavam agindo para meter a mão  grande na grana do povo garimpeiro. No programa de segunda-feira tem mais denuncias feitas por Mario Gilberto.  Para acompanhar a entrevista é só clicar no botão do seu lado direito no topo da nossa página. Boa escuta.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS DE SANTA INES E REGIÃO QUEREM ELEIÇÃO PARA DELEGADO
Não dar mais para adiar. Os mais de 3 mil garimpeiros dos 63 municípios que compõem a  região de Santa  Inês  no Maranhão  começam a ficar insatisfeitos  com o delegado interventor Antonio Ferreira Milhome. Eles  querem que Gesse Simão promova no dia 27 de fevereiro  a eleição para a escolha do novo delegado para tomar conta da  Delegacia Regional da Coomigasp.  O nome mais forte para concorrer o cargo e que tem o apoio  dos lideres garimpeiros é José Maria  Pinheiro Reis. A Delegacia regional de Santa Inês  foi criada no dia 15 de julho do ano passado  e nasceu  sob o sistema intervencionista comandado por Antonio Milhome que ficaria por apenas três meses. A intervenção feita por Gesse foi feita porque na época não havia união entre as principais lideranças da região. 
Para Jose Maria  que funciona como interlocutor das lideranças garimpeiras  com o interventor Milhome, esse período já acabou. “ Fizemos a união de todas as lideranças dessa região que querem  escolher o delegado de forma democrática”, defende José Maria. Ele disse que o seu nome tem o apoio de importantes líderes garimpeiros  como Sansão de Bom Jardim, Zé Carlos de Zé Doca,  Queiroz de Santa Luzia do Paruá, Juvenal  da Nunes Freire, Zé Raiumundo de Pinheiro, Fogoió  de Vitória do Mearim, Ribamar de Piu XII, Edmundo de Vitorino Freire e  Antonio Barros de Santa Inês.
Opinião da Agasp Brasil
Os mais de três mil garimpeiros da região de Santa Inês tem toda a razão de pleitear do presidente da Coomigasp Gesse Simão, que realize o mais rápido possível uma eleição para a escolha do delegado e mais dois auxiliares para a  importante Delegacia Regional de santas Inês. A decisão tomada de colocar o interventor naquela época foi uma medida providencial já que não havia consenso em torno de um nome e os milhares de garimpeiros não poderiam ficar penalizados sem uma delegacia para resolver seus problemas  por causa do desentendimento entre  algumas supostas lideranças. Mas isso já é passado como bem atesta o líder Jose Maria Pinheiro. Milhome já fez a parte dele e agora  tem que desocupar o lugar.
Alem de ter todo o apoio de seus companheiro moradores da região Jose Maria , também  tem o total apoio da Agasp Brasil para ser aclamado delegado regional de Santa Inês. Ele vem fazendo um grande trabalho como Coordenador do Reforço Escolar  programa tocado pela Agasp Brasil em convenio com o governo do Maranhão  voltado para  mais de 200 filhos e filhas de garimpeiros de Santa Inês e região. A Agasp Brasil também defende  data  de 27 de fevereiro  para que seja realizada a eleição que irá eleger democraticamente o novo delegado regional de santa Inês.É uma data estratégica para se realizar a eleição por acontecer antes da eleição do novo Conselho Fiscal da Coomigasp, prevista para o mês de março. O candidato a delegado regional Jose Maria tem o nosso apoio e o nosso voto.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
PARAZINHO MORRE EM MARABÁ
Faleceu hoje por volta das 9 horas  o líder garimpeiro Manoel das Graças de Sousa , mais conhecido por “Parazinho” (foto) depois de sofrer uma parada cardíaca  no Hospital Regional de Marabá no Pará onde se encontrava internado. Parazinho  se recuperava de uma cirurgia  a que foi submetido para a retirara de um tumor na cabeça e  apresentada um quadro de saúde  bastante debilitado. A Agasp Brasil enviou telegrama de condolência à família. O presidente da Coomigasp, Gesse Simão  que se encontra em Brasília determinou a sua diretoria que prestasse todo apoio a família. O enterro está marcado para amanhã, às 9 horas, no Cemitério  da Saudade  na  folha 29 em Marabá. Centenas de companheiros garimpeiros acompanharão o cortejo fúnebre.
Para o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, o líder garimpeiro Parazinho  se transformou numa lenda viva das lutas de Serra Pelada. Como garimpeiro no auge da Serra  Parazinho  foi um dos poucos  que bamburrou. Suas mãos seriam abençoadas. Onde cavava havia metal precioso. Ficou rico meteoricamente, porem empobreceu na mesma velocidade. Durante anos cativou  o sonho de um dia ver Serra Pelada a produzir novamente. Lutava para isso na sua forma. Era polemico e muitas vezes incompreendido. Mas a sua voz era conhecida de todos aqueles que tinham o mesmo propósito. Não havia um só deputado ou um só senador no Congresso Nacional que não o conhecia.  Fazia da Câmara  a sua morada quase diária. Alem de lutar pela volta do garimpo Parazinho alimentava uma outra vontade: a de construir um reator. A finalidade só ele sabia. Não dividia o seu segredo  que certamente  levou consigo para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!