terça-feira, 15 de novembro de 2011

REFORÇO ESCOLAR PARA REFINARIA PREMIUM COMEÇA DIA 26


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
REFORÇO ESCOLAR PARA REFINARIA PREMIUM COMEÇA DIA 26
>
A direção da Agasp Brasil e o Governo do Maranhão através da Secretaria de Ciência e Tecnologia  fecharam ontem em São Luis, a data inicial do reforço escolar direcionado a atender cerca de 2.400 filhos e filhas de garimpeiros de Serra Pelada. A primeira aula inaugural que contará com a participação da governadora Roseana Sarney, (foto) do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e do secretario de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão, está marcada para o dia 26 de janeiro (sábado), às 17 horas, no grande auditório do Grêmio Lítero Português no bairro do Anil  em São Luis. As aulas serão retomadas no dia 28 (segunda-feira) nos municípios escolhidos.
Coube ao  Instituto Daniel de La Touche, uma instituição de ensino de São Luis a oferecer o reforço escolar bancado pelo Governo do Maranhão através da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Serão instaladas salas de aulas nos municípios de São Luis, Bacabal, Barra do Corda, Codó, Imperatriz, Presidente Dutra, Raposa, Santa Inês Vargem Grande e Vitorino Freire. Uma das exigências feitas tanto pela Agasp, como pela própria SECTMA é que o Instituto Daniel de La Touche  contrate professores dos próprios  municípios onde serão instaladas as salas de aulas.
O projeto idealizado pela Agasp Brasil e que conta com o total apoio da governadora Roseana Sarney e do secretario Waldir Maranhão  tem  o objetivo fundamental  de oportunizar aos  filhos e filhas de garimpeiros ao processo seletivo  do Programa Nacional de Petróleo e Gás da Petrobras com vistas a montagem da Refinaria Premium  no município  de Bacabeira no Maranhão. O exame nacional  que será realizado pelo Prominp foi adiado para o inicio de abril abrindo uma grande chance dos filhos e filhas de garimpeiros se preparar para enfrentar o exame nacional.
Os que concluíram o ensino fundamental e o ensino médio  irão receber gratuitamente  aulas nas  disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico”, disse o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte. Ele  aplaudiu a contratação do Instituto Daniel de La Touche  por ser uma empresa com tradição criado por um grupo de educadores preocupados em elevar a qualidade do ensino e a melhoria dos índices educacionais no estado. “Estamos convicto que esse projeto idealizado pela Agasp Brasil  irá ajudar essas centenas de jovens a ingressarem no mercado de trabalho”, apontou Toni Duarte.
A Agasp Brasil montou um quadro de dez coordenadores  ligados a própria entidade para acompanhar  de perto o desenvolvimento do projeto nos municípios que será realizado. Um trabalho de divulgação  do reforço escolar será feita através de emissoras de radio, jornais e emissoras de televisão. 

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
"PRESENTE DE GREGO", É MELHOR NÃO DAR!
*Por Toni Duarte
Porque tudo para os garimpeiros de Serra Pelada  sempre chega recheado de dificuldades e imposições? O que deveria ser um  simples repasse de 700 hectares que pertence a Vale a ser dado aos garimpeiros  em negociações muito bem entabuladas pela  SPCDM e a grande mineradora  começa a ficar cada vez mais encrencado. O que seria um grande presente de final de ano para os garimpeiros fazer  crescer a sua pequena área de 100 hectares  para 800 hectares se torna cada vez mais n um presente de  grego.
Quando a Coomigasp fez um apelo ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão para que desse aos garimpeiros  uma área de 700 hectares e que fosse direcionada  a empresa Serra Pelada Desenvolvimento Mineral, empresa mineradora dos garimpeiros  que  irá tocar o empreendimento na área dos 100 hectares, é porque sabe que essa é a forma mais segura  para  uma sociedade constituída por 45 mil pessoas.  Ninguém sabe até agora porque o professor Cláudio Scliar, secretario de Geologia e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia  continua sendo  o único a insistir que esses  700 hectares  tem que ser repassados para a Coomigasp e não para a SPDM,  como é o desejo de toda a sociedade.
O pleito feito pela diretoria da Coomigasp tem fortes  justificativas  para não aceitar o que deseja unicamente o senhor Cláudio Scliar. São varias as razões alencadas  pelo  presidente da cooperativa, Gessé Simão de Melo. E a primeira delas foi a que levou os garimpeiros sócios da Coomigasp reunidos em assembléia geral a criarem a empresa Serra Pelada Companhia de  Desenvolvimento Mineral _SPCDM -  como única forma de blindar os futuros  ganhos da sociedade que ameaçados de  ser garfados por um punhado de bandoleiros  que levaram a Coomigasp a uma  condenação judicial, cuja divida  vai alem dos R$500 milhões.
Tão  logo esses bandoleiros descobriram que a cooperativa havia feito uma parceria com a empresa canadense Colossus Minerals Inc., para prospectar o resto do ouro existente na área dos 100 hectares de Serra Pelada , todo os 78 processos cíveis e trabalhistas que condenaram a cooperativa voltaram a cobrar judicialmente o que é devido. No ano passado a Coomigasp sofreu uma serie de bloqueios e confisco de sua renda até mesmo aquela fruto da contribuição de seus sócios. O ex-deputado e hoje hospede da Penitencia de Pedrinhas em São Luis, Jose Gerado de Abreu,  está só esperando que o primeiro dinheiro advindo da participação dos garimpeiros quando a mina entrar  em produção cai na Coomigasp. Zé Gerardo quer sozinho meter as mãos sujas e  gananciosas em R$ 52 milhões que diz ter direito.
É por conta disso que a conta bancaria da Coomigasp não pode ser depositado nada. Sem conta no banco, conseqüentemente a parceria com a Colossus ou com qualquer outra empresa  não se sustentaria. Diante do impasse a  única saída foi a sociedade garimpeira criar a SPCDM cujo o seu presidente é o próprio presidente da cooperativa Gesse Simão de Melo. Essa é apenas uma das razões. Encaminhar os 700 hectares para a Coomigasp é dar tudo que nela possa existir aos bandoleiros. A outra razão é de que sendo os 700 hectares pertencentes a Vale do Rio Doce, a mineradora só abrirá mão dela se for para a SPDM e não para a Coomigasp. Para justificar o repasse da área aos seus acionistas, a Vale abre mão mediante uma contrapartida de 5%  do que  for mineralizado pela SPCDM na área dos 700 hectares repassados. Fora isso a Vale já deixou claro que não tem negociação.
A governadora do Pará, Ana Julia Carepa em carta endereçada ao Ministério de Minas e Energia pediu que a área fosse para a SPDM. O ministro Edison Lobão diante de 15 mil garimpeiros de  Serra Pelada na grande festa de Imperatriz também disse que a tal área seria dada para a nova empresa dos garimpeiros. O prefeito Chamon do município de Curionópolis  defende que a área possa ir para a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral. Somente Scliar faz coro ao contrario. Nos particularmente não acreditamos que o desejo de Lobão, de Ana Julia Carepa, do Prefeito Chamon e de 45 mil garimpeiros não possa valer nada. Se a pequena vontade de alguns prevalecer o  que deveria ser um grande presente de  fim de ano para os garimpeiros de Serra Pelada pode se transformar num grande “presente de grego”. Se for assim é melhor não dar.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
LOBÃO E ROSEANA COM OS FILHOS DOS GARIMPEIROS
A governadora do Maranhão Roseana Sarney e o ministro de Minas e Energia Edison Lobão já confirmaram presença na primeira aula inaugural do reforço escolar para os  2.400 jovens filhos e filhas de garimpeiros de Serra Pelada que acontecerá no dia 27 as 17 horas em São Luis. O secretario de Ciência e Tecnologia Waldir Maranhão, um dos maiores aliados da Agasp Brasil nesta luta  também se fará presente. O medico cirurgião plástico Dr. Willian Honório de Castro, filho d garimpeiro de Serra Pelada, Chico Honório,  dará uma de paraninfo dos 2.400 jovens  dando-lhes boas vindas e os estimulando para vencer esta grande caminhada do saber.
Projetado pela Agasp Brasil em convenio com o governo maranhense através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o  reforço escolar em matemática e português  ocorrerá  em salas  instaladas em 10 municípios do Maranhão.O objetivo é preparar os filhos e filhas de garimpeiros a enfrentar o exame nacional que será realizado pelo Prominp com fins de recrutar trabalhadores para a construção da Refinaria Premim da Petrobras que será construída  em Bacabeira no Maranhão.
Para o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, 2010  será um grande ano para toda a família garimpeira. “O que já conseguimos fazer no Maranhão, vamos também conseguir o mesmo no Tocantins, Pará e Brasília”, disse. Toni Duarte afirmou que a partir de 11 de janeiro serão abertas inscrições para cursos de  capacitação profissional em varias áreas para todos os garimpeiros de Brasília e das cidades do Entorno. As inscrições serão feitas diretamente na sede da Agasp Brasil, sala 404 no Setor de Diversões Sul, Conic. A partir de março serão às vezes do Tocantins e do Pará.

Um comentário:

ANDRAINO ADAMS disse...

Bons artigos, Você já ouviu falar do Sr. Benjamin, Email: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: + 1-9893943740-- que trabalham com serviços de financiamento, me concedem um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e eu os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos restantes, embora goste de trabalhar com eles, porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem lhe dar qualquer tipo de empréstimo.

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!