terça-feira, 15 de novembro de 2011

LOBÃO,LULA E DILMA IRÃO A SERRA PELADA ENTREGAR ALVARÃO


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
LOBÃO,LULA E DILMA IRÃO A SERRA PELADA ENTREGAR ALVARÃO
Cerca de 20 mil garimpeiros estarão em Serra Pelada para aplaudir Lobão, Lula, Dilma e Ana Júlia Carepa durante o ato de entrega do tão sonhado alvará de lavra  da Coomigasp. Será uma grande festas que ficará na história  do grande e importante povo garimpeiro de Serra Pelada e de todas as suas lideranças que irão bradar ‘Lobão é a Solução!!
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão garantiu esta semana durante uma  audiência concedida  ao presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte,  que   convidará o presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra chefe da Casa Civil , Dilma Roussef,  para entregar com ele, o alvará de lavra  da Coomigasp  em Serra Pelada. A governadora do Pará, Ana Julia Carepa e o prefeito Chamom do município de Curionópolis também serão convidados para a grande cerimônia que vai contar com a presença de mais de 20 mil garimpeiros. A data ainda não foi confirmada mais o mês será o de fevereiro. Ele afirmou ainda que o documento já está devidamente assinado em cima de sua mesa aguardando tão-somente a aprovação  do Plano de Aproveitamento  Econômico (PAE) pelo 5º Distrito do DNPM do Pará. O documento foi entre pela parceria Coomigasp e Colossus no ultimo dia 23. Mas até ontem (6)  Every  Aquino, chefe do DNPM em Belém  ainda não havia tomado conhecimento da existência  do documento no DNPM.
A aprovação do  Plano de Aproveitamento Econômico é peça importante para a entrega do alvará definitivo de lavra.   Lobão voltou a afirmar que não sairá do Ministério sem antes deixar totalmente resolvido o que desejam os garimpeiros de Serra Pelada no que diz respeito  ao alvará de lavra que dar direito aos garimpeiros a exploração da mina na área dos 100 hectares numa parceria com a empresa Colossus  Disse  que ainda este mês a questão dos  700 hectares  que fica colada a área dos garimpeiros e que  ora pertencem a Vale do Rio Doce   também será  definitivamente resolvida. O  repasse dessa área foi anunciado pelo ministro na cidade de Imperatriz no dia 5 de dezembro diante de 15 mil garimpeiros. Serão convidados os  dirigentes da Vale e da Coomigasp e da própria Agasp Brasil para  uma reunião nos próximos dias no Ministério de Minas e Energia.
Edison Lobão defende que a área seja repassada diretamente a Coomigasp. Ele disse que  também esse é o interesse da Vale, embora antes a própria Vale tenha anunciado que só abriria mão em favor da SPCDM, empresa que irá explorar a mina na área dos 100 hectares. Se a área for diretamente para a cooperativa essa forma abriria nova chance da Coomigasp  utilizar a área para um novo contrato, seja com a Colossus, atual parceira na área dos 100 hectares, ou outra empresa interessada em  fazer parceria com os garimpeiros. Se for nessa forma é claro que tanto para os dirigentes da Coomigasp como para os dirigentes da Agasp Brasil é bem melhor para toda a sociedade garimpeira no sentido de aumentar seus ganhos numa área  que chegará a  800 hectares no total.
Enquanto as coisas chegam aos finalmente com o empenho do ministro Lobão, do presidente Lula, de Ana Julia Carepa e do prefeito Chamom  de entregar o tão sonhado alvará de lavra  aos garimpeiros de Serra Pelada num grande evento que ficará marcado na historia, o ex-interventor Guilherme  Ventura  prega  novamente que seja feita uma intervenção na Coomigasp. Regredir os avanços feitos por milhares de cidadãos  que querem ver Serra Pelada produzir é no mínimo um ato insano. Para com isso, Ventura!

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
PARÁ, TOCANTINS E MARANHÃO: A UNIÃO QUE FAZ A FORÇA
A Agasp Brasil resolveu botar o pé na estrada no final deste mês em defesa de três grandes nomes para compor uma chapa sob as benções da Associação Nacional a disputar as vagas do Conselho Fiscal da Coomigasp em eleições a ser realizadas no mês de março. A chapa com Adilton Cardoso, João Paz e Juvenal de Nunes Freire na opinião da maioria dos lides garimpeiros torna-se imbatível nas urnas. “Agasp Brasil com essa chapa está fazendo a união dos três Estados (Pará, Tocantins e Maranhão) muito bem representados por esses líderes e que terão lugar de destaque dentro do corpo diretivo da Coomigasp”, disse o líder Airton Portilho, presidente da Agasp Regional de Palmas. Ele adiantou que o povo garimpeiro tocantinense que já esteve representado por Pedro Gomes vai agora continuar sendo representado por João Paz e certamente marchará unido em torno dessa chapa construída pela Agasp Brasil. Nelton Paulino, um dos maiores articulistas da política garimpeira  dentro do estado do Pará disse que o nome de Adilton Cardoso apontado pela Agasp Brasil  reúne o nohall, portanto é uma pessoa que tem amplo conhecimento para presidir o Conselho Fiscal da Coomigasp. Já para as lideranças  garimpeiras no Maranhão, o  líder garimpeiro Juvenal continua sendo uma das grandes forças  no estado no Estado. Para José Brandão, presidente da Agasp Regional de São Luis, Juvenal foi peça muito importante que ajudou a eleger  Gesse Simão no comando da Coomigasp em janeiro do ano passado. Alem de ter o apoio de todos os dirigentes das oito AGASP’s Regionais  espalhadas no Maranhão ,Juvenal terá o apoio absoluto dos lideres garimpeiros dos municípios  que compõem a  baixada ocidental maranhense. Lá tem um exercito.  Para o dirigente nacional, Toni Duarte, não existirá páreo para bater  esse trio parada dura que forma uma chapa vencedora. Ele disse ainda que não tem duvidas de que Gesse tem essa mesma leitura e que vai ajudar pedir votos para eleger  a “Chapa União”.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP FAZ CAMAPNHA DE DIVULGAÇÃO DO REFORÇO ESCOLAR
O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, chega hoje  em São Luis para acompanhar de perto  o andamento do reforço escolar direcionado para os filhos dos garimpeiros cuja a primeira aula inaugural está marcada para o dia 23 de janeiro, as 17 horas no salão do Grêmio Lítero Português no bairro do Anil em São Luis do Maranhão. A abertura do reforço terá a participação da governadora Roseana Sarney, do ministro de Minas e Energia Edison Lobão , do secretario de Ciência e Tecnologia , Waldir Maranhão, alem de lideranças garimpeiras de Serra Pelada.
Toni Duarte anunciou que será feita uma forte campanha de divulgação através de emissoras de radio e televisão nos dez municípios maranhenses onde serão instaladas as salas de aulas. O projeto desenvolvido pela Agasp Brasil em parceria com o Governo do Maranhão  está  ganhando destaque  no meio dos  vários prefeitos dos municípios  onde será realizado o reforço escolar.  
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira afirmou que o reforço escolar será de grande importância para esses maranhenses que ao final terão oportunidade de se inseriram ao mercado de trabalho. Ele afirmou que está pronto para ajudar a Agasp Brasil na cidade de Imperatriz disponibilizando salas das escolas de seu municípios .Cerca de  280 alunos de imperatriz e região serão beneficiados com o projeto.. O prefeito Nezinho de Barra do Corda  destacou que a iniciativa da Agasp Brasil e se colocou a disposição para ajudar no que for preciso. O prefeito de Codó, Zito Rolim, já  confirmou a sua presença na abertura do reforço que ocorrerá em São Luis.” O segmento garimpeiro precisa dessa ajuda e Codó ganha muito com esse gesto”, disse o prefeito.  O prefeito de santa Inês, Robert Bringel  afirmou que o seu município também irá disponibilizar salas de aulas para atender os alunos de sua região.
Reunião no Ministério
Está marcada para a próxima quarta-feira, dia 13, as 11 horas , no Ministério de Minas e Energia uma reunião entre os diretores da Vale do Rio Doce e os dirigentes da Coomigasp. O assunto a ser tratado será o dos 700 hectares os quais foram prometidos pelo ministro Edison Lobão a ser repassados para os garimpeiros ligados a cooperativa. Antes os diretores da própria  Vale havia anunciado que só abririam mão dessa área se fosse diretamente para a SPCDM. Agora eles já falam ao contrario. Querem doar direto para a Coomigasp o que para o garimpeiro é bem melhor. O fato é que tudo isso ficará definitivamente acertado  nesta reunião.
Mas que Natal...
Os técnicos  do DNPM  de Belém do Pará que irão analisar o Plano de Aproveitamento Econômico ( PAE), documento importante  para que a Coomigasp receba o seu alvará de lavra no próximo mês de fevereiro, caso seja aprovado, ainda continuam de recesso natalino. Será que papai noel existe ?
O compromisso de Ana Julia
Por outro lado os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente  do Estado do Pará trabalham a todo vapor no sentido de libera o licenciamento ambiental para a Coomigasp o mais rápido possível. A governadora Ana Julia Carepa disse que os garimpeiros de Serra Pelada já fizeram a sua parte e agora falta o Governo do Estado fazer a dele. O Projeto Cristalino e Serra Leste, ambos no município de Curionópolis, já estão com as suas Licenças de Instalação nas mãos. Falta apenas o da Coomigasp. “Vai sair”, garante Ana Julia.
Conexão Garimpeira no ar
O programa “Conexão Garimpeira” retorna  ao ar a partir desta segunda-feira. No programa de hoje  destaca uma entrevista com o líder garimpeiro e presidente da Agasp Regional de Xingurá , Adilton Cardoso. Ele fala sobre o trabalho que vem sendo feito e os apoios que tem recebido para a sua candidatura a presidência do Conselho Fiscal da Coomigasp , eleição que será convocada para o mês de março. Nos próximos dias duas entrevistas serão feitas. Uma com João Paz, líder garimpeiro do Tocantins e Juvenal líder garimpeiro no estado do Maranhão. Ambos  ao lado de Adilton Cardoso completam a chapa construída pela Agasp Brasil e batizada como “União Garimpeira”.   Para ouvir o programa de hoje basta clicar no botão da sua Radio Web Garimpeira ao lado direito do topo da pagina. Bom programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!