terça-feira, 15 de novembro de 2011

GESSE PROMETE ELEGER NOVO DELEGADO DA COOMIGASP EM SANTA INÊS


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
GESSE PROMETE ELEGER NOVO DELEGADO DA COOMIGASP EM SANTA INÊS
O presidente da Coomigasp Gesse Simão disse ontem que irá fazer a eleição para a escolha do delegado da Delegacia  de Santa Inês no próximo mês de abril para conter o clima de insatisfação gerado  pelo interventor  Antonio Ferreira Milhome. Na avaliação do próprio presidente da Coomigasp, o líder garimpeiro José Maria  Pinheiro Reis é o nome de consenso entre os mais de três mil  garimpeiros dos 63 municípios que compõem a  região de Santa  Inês  no Maranhão.
Zé Maria  tem o apoio  de importantes líderes garimpeiros  como Sansão de Bom Jardim, Zé Carlos de Zé Doca,  Queiroz de Santa Luzia do Paruá, Juvenal  de Nunes Freire, Zé Raimundo de Pinheiro, Fogoió  de Vitória do Mearim, Ribamar de Piu XII, Edmundo de Vitorino Freire e  Antonio Barros de Santa Inês. Alem de ter todo o apoio de seus companheiros moradores da região Jose Maria, também tem o total apoio da Agasp Brasil para ser aclamado delegado regional.
Ele vem fazendo um grande trabalho como Coordenador do Reforço Escolar  programa tocado pela Agasp Brasil em convenio com o governo do Maranhão  voltado para  mais de 200 filhos e filhas de garimpeiros de Santa Inês e região. A ida de Milhome para Santa Inês se deu pela falta de consenso entre as lideranças para apontar os nomes que ocupariam os cargos da Delegacia Regional criada pela Coomigasp em julho do ano passado. “Penso que agora vai dar para realizar a eleição para aclamar o nome do delegado definitivo de Santa Inês e  vamos escolher aquele que seja da Região e que tenha o apoio da maioria”afirmou o presidente da Coomigasp.
Gesse soube que o interventor Antonio Milhome está utilizando a estrutura da Delegacia de Santa Inês para fazer campanha para continuar no cargo. Soube ainda que ele está alugando carros de som para  se alto promover nos municípios da região e incentivando a discórdia  entre as lideranças. Gesse desautorizou  Antonio Milhome de fazer tal campanha e disse que a missão dele como interventor  acaba no momento em que ocorrer a escolha do delegado definitivo da região de Santa Inês.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
DO MÊS DE MARÇO NÃO PASSA!
Restam apenas 10 dias para terminar o mês de fevereiro. Quando março entrar os garimpeiros sócios da Coomigasp  começam a contar os dias de forma regressiva para receberem o presidente da Republica, Luis Inácio Lula da Silva e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Ambos  prometeram visitar Serra Pelada neste mês de março em data que só será marcada depois da aprovação total do EIA-RIMA pelo  Conselho Estadual de Meio Ambiente, COEMA. Na reunião ocorrida no ultimo dia 9  em Belém dos 13 membros que compõe o Conselho, 12 deles  votaram a favor da liberação da Licença Previa. Mas o membro do Ministério Publico Estadual do Pará, Raimundo Moraes, resolveu pedir vistas do processo. Alegou que não teve tempo suficiente  para estudar o projeto de EIA –RIMA  que autoriza a Secretaria de Meio Ambiente a liberar a LP , cujo documento é um das exigências para que o Ministério de Minas e Energia libere a Alvará de Lavra. O promotor de Justiça prometeu apresentar o seu voto no próximo dia 26. Ninguém  sabe se ele  será a favor ou contra. Se for contrario, ainda assim  o que vai valer mesmo  é o voto da maioria. Um outro documento que ainda não está totalmente dado como aprovado é o Plano de Aproveitamento Econômico –PAE que continua  senso averiguado com lupa pelos zelosos técnicos do DNPM do Pará. No caso do projeto Serra Leste da poderosa Vale que fica vizinho Serra Pelada no município de Curionópolis tanto o EIA-RIMA quanto o Projeto de Aproveitamento Econômico foram aprovados de forma meteórica. Alias, tudo o que a Vale quer, resolve-se  de imediato. Por esta razão  é que tem  garimpeiro  dizendo  por aí que a Vale, vale o que vale. O fato é que Lula e Lobão terão que dar um ponto final nessa extensa luta dos garimpeiros de Serra Pelada. Do mês de maço não passa.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
O ALGOZ DOS GARIMPEIROS
O que leva o ministro da Previdência Social  José Pimentel (PT-CE)  que deixa o governo Lula no próximo mês para retornar a Câmara dos Deputados a achar que as milhares de famílias garimpeiras do Ceará, o seu estado, não valem nada. Pimentel  como ministro da Previdência faz de tudo para que o projeto de lei 5227 de 2009 que estabelece uma aposentadoria especial aos garimpeiros do Brasil, seja literalmente enterrado dentro da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Inicialmente ele havia escalado até mesmo um coveiro para isso: o deputado Pepe Vargas (PT-RS). Pimental não aceita aposentar os garimpeiros, mas quer os seus votos   e os de suas familias quando estiver em campanha no estado do Ceará. Se Pimentel tenta  sepultar o projeto 5227, também temos o mesmo direito de mobilizar a classe garimpeira do Ceará para  ajudar a enterrar de baixo de sete palmos a candidatura  do agora ministro da Previdência Social  que nunca gostou de aposentados.
O advogado do diabo
O presidente da Coomigasp, Gesse Simão esta seguindo a Brasília para voltar a  dizer pela enésima vez ao secretario de Geologia e Transformação Mineral, Cláudio Scliar, que os 45 mil sócios da cooperativa se recusam a fazer qualquer ato de anuência de área a favor da  inexpressiva Cooperserra, cujo  presidente é Raimundo Maligno. A posição da Coomigasp de não querer  favorecer nada  a Cooperserra está no fato de maligno ser autor de três processos  judiciais contra a Coomigasp, entre os quais o que pede a não liberação do alvará de lavra  que será entregue pelo Presidente Lula neste mês de março.“Não acreditamos que para  entrega do nosso alvará o Professor Scliar queira impor a Coomigasp  que facilite alguma coisa para Raimundo Maligno. A nossa resposta é não”, disse Gesse.
Agasp Brasil Aumenta na mensalidade
A partir do dia 1º de março as taxas de contribuições dos sócios da Agasp Brasil passaram de R$ 3,00 para R$ 5,00. O aumento das parcelas mensais regida por  portaria baixada pela Diretoria  está de acordo com  o reza o Artigo 10º , parágrafo 1º  do Estatuto da Entidade que estabelece as suas contribuições no mesmo valor  correspondente as mensalidades cobradas pela   Coomigasp. Quem  deixar de pagar suas mensalidades  em atraso  até o ultimo dia de fevereiro  terão que pagar  a  partir do próximo mês  seguindo a regra do novo aumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!