terça-feira, 15 de novembro de 2011

LOBÃO FILHO GARANTE APOIO TOTAL A GESSÉ E A TONI DUARTE


Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
LOBÃO FILHO GARANTE APOIO TOTAL A GESSÉ E A TONI DUARTE
O senador Lobão Filho (PMDB-MA) disse ontem ao receber  em São Luis o presidente da Coomigasp, Gesse Simão e o presidente da Agasp Brasil Toni Duarte que fará de tudo para ajudar os garimpeiros de Serra Pelada na luta pela implantação da mina e na luta pela  pensão vitalícia de três salários mínimos, cujo projeto encontra-se para analise da Comissão de Fianças e Tributação da Câmara dos Deputados. Ele elogiou o trabalho que vem sendo feito por Gesse Simão na condução da cooperativa  e destacou como muito “importante” a luta de Toni Duarte no que diz respeito a aprovação do projeto de aposentadoria. Lobão Filho anunciou que quando o projeto chegar ao Senado tomará de conta para que ele seja aprovado o mais rápido possível.
Na próxima terça-feira as 10 horas, o ministro de Minas e Energia , Edison Lobão irá receber Gesse e Toni Duarte  em Brasília. A visita será mais para levar informações  sobre o que já foi feito até agora pela cooperativa  que se prepara para receber o seu  alvará de lavra e fazer o convite oficial  ao ministro patrono dos garimpeiros para marcar presença na grande festa garimpeira no dia 5 de novembro em Imperatriz. Cerca de 15 mil garimpeiros serão mobilizados para fazer uma grande recepção ao ministro Edison Lobão.
REUNIÃO EM SÃO LUIS E XINGUARA
As 14 horas de hoje os garimpeiros estarão reunidos em pré assembléia no auditório do Parque Folclórico da Vila Palmeira. Cerca de 600 pessoas estão sendo esperadas segundo os cálculos de Gentil Jose da Silva, delegado da Coomigasp na região. A presidente da Agasp Brasil vai explicar sobre um dos temas mais pedido pelos garimpeiros que é a pensão vitalícia e aposentadoria, cujo projeto encontra-se ainda na Câmara dos Deputados. Amanhã, domingo é a vez de realizar a mesma assembléia na cidade de Xinguara no Pará. Lá as lideranças garimpeiras organizam uma grande carreata pelo centro da cidade.

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
GARIMPEIROS UNIDOS EM TORNO DE GESSE
Centenas de garimpeiros de Serra Pelada que compõe a regional da Cooperativa em São Luis votaram previamente a favor das alterações contratuais da parceria Coomigasp e Colossus. A pré-assembléia que ocorreu ontem pela tarde no auditório do Parque Folclórico da Vila Palmeira foi conduzida pelo presidente da cooperativa Gesse Simão. O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, aproveitou a reunião com os garimpeiros para explicar sobre o projeto de aposentadoria que tramita na Câmara dos Deputados. “A cada dia avançamos bastante para ver aprovado esse projeto que irá estabelecer um dos direitos mais sagrados para os garimpeiros do Brasil e para os garimpeiros de Serra pelada que é aposentadoria e uma pensão vitalícia”, disse o dirigente da Agasp Brasil.
Por outro lado a decisão da Coomigasp em promover as pré-assembléias  nas suas mais diversas delegacias regionais instaladas no Maranhão, Pará , Tocantins e Brasília  servem para unir os garimpeiros em torno  de um amplo debate em torno do contrato de parceria firmado em 2006 entre  a Coomigasp e a Colossus. Estamos discutindo o contrato o qual nós já debelamos as diluições, mas que é preciso passar pela aprovação da sociedade no dia 8 de novembro numa grande assembléia que ocorrerá em Curionópolis.
As reuniões prévias, de acordo com Gesse, servem para que o garimpeiro sócio da cooperativa absorva a situação e vote de acordo com a sua consciência.  Ao explicar  sobre os  riscos que os garimpeiros corriam  com  as diluições na parte que lhes cabe   foi fator preponderante  para aprovação unânime da proposta de mudanças no contrato na parceria. Os mais de 1000 garimpeiros reunidos em Novo Repartimento no Pará disseram sim, votando a favor da nova proposta de Gesse Simão e dando-lhe total apoio a sua gestão. Em São Luis não foi diferente. A garimpeirada que lotou o auditório do Parque Folclórico da Vila Palmeira também votou a favor. Amanhã será a vez da pré-assembléia de Xinguara.
O senador Lobão Filho (PMDB-MA) elogiou a maneira responsável e  democrática  que vem sendo tomada por Gesse Simão. “Um tema importante como esse é necessário que ele seja profundamente debatido no meio da sociedade. O caminho escolhido por Gesse Simão é o mais democrático possível por que dar a chance de os garimpeiros a raciocinarem e escolher o melhor caminho a seguir”, disse o senador.  

Publicado no dia 1 de janeiro de 1900 às 0:00 por Toni Duarte.
AOS NOSSOS JOVENS FILHOS DE GARIMPEIROS UMA JUSTA HOMENAGEM
Neste dia 12 de outubro “Dia das Crianças”, a Agasp Brasil quer fazer uma justa homenagem aos milhares de filhos e filhas de garimpeiros de Serra Pelada que com muitas dificuldades na luta pela sobrevivência se tornaram hoje rapazes e moças que continuam lutando para viverem dias melhores.
Sem duvida nenhuma eles são fruto de uma geração que transpôs a uma tragédia social imposta aos seus pais pelo estado brasileiro. O cidadão que esteve em Serra Pelada por quase duas décadas de trabalho escravo e que ajudou a arrancar do funda da terra cerca de 40 toneladas de ouro para enriquecer o Tesouro Nacional, foi, no entanto, impedido de dar assistência merecida a sua família e mais oportunidade aos seus filhos. Apesar das adversidades da dura vida essa geração cuidada por suas mães sozinhas e guerreiras não se descaminhou um só momento.   São homens e mulheres dignos e dignas que continuam a espera de oportunidades.
Foi pensando nisso que a Agasp Brasil luta junto ao Governo do Maranhão, do Pará e do Tocantins no sentido de assegurar a essa geração mais oportunidades de empregos e de saber. A partir do próximo mês 2.400 filhos e filhas de garimpeiros moradores do Maranhão estarão recebendo reforço escolar em matemática e português como forma de se preparar melhor para o exame nacional que será realizado em janeiro pelo PROMINP da Petrobras. Acreditamos no potencial da nossa juventude garimpeira e temos certeza de que essas ações terão um futuro melhor. É isso que deseja a Agasp Brasil neste Dia 12.
REUNIÃO EM XINGUARA
Depois de se deslocarem de São Luis do Maranhão durante o dia de ontem, o presidente da Coomigasp, Gesse Simão, e o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, já se encontram na cidade de Xinguara no sudeste do Pará. Os dois estão sendo esperados por centenas de garimpeiros da região que estarão reunidos em pré-assembléia convocada pelo próprio líder da cooperativa com o objetivo de debater de forma profunda as alterações contratuais da parceria firmada em 2006 entre Coomigasp e Colossus.
Gesse vai explicar sobre os riscos que os garimpeiros corriam com as diluições que poderiam corroer os seus  ganhos tão logo a mina começar a produzir. O fim das diluições já foi aprovado por unanimidade pelos garimpeiros da região do Novo Repartimento e pelos garimpeiros da região de São Luis. O presidente da Agasp Brasil Toni Duarte explicou sobre o Projeto de Lei 7225 de 2009 que tramita na Câmara dos Deputados o qual estabelece a aposentadoria especial para a categoria e uma pensão vitalícia aos garimpeiros de Serra Pelada. Assista a baixo o vídeo da ultima reunião em São Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!