segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ADIADA MAIS UMA VEZ VISITA DE LULA A SERRA PELADA


Publicado no dia 15 de junho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
ADIADA MAIS UMA VEZ VISITA DE LULA A SERRA PELADA
Mais uma vez foi adiada por mais 30 dias a visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva a Serra pelada como estava marcada para o próximo dia 22 conforme havia sido anunciado pelo ministro de Minas e Energia , Marcio Zimmermann durante a entrega da Portaria de Lavra da Coomigasp no inicio do mês de maio. De acordo com informações  o presidente Lula deseja ir a Serra Pelada não apenas para fazer uma simples visita aos garimpeiros: quer anunciar um pacote de medidas que visam melhorara a qualidade de vida dos garimpeiros e da população de Curionópolis, município que abriga a Serra Pelada.

De acordo com o senador Edison Lobão, o presidente  quer anunciar a construção de casas populares, curso de capacitação profissional destinados  aos garimpeiros e não garimpeiros  residentes  no município de Curionópolis, alem da implantação de ações de saneamento básico  na região. Esse pacote de políticas publicas  que envolvem  alguns  Órgãos do governo federal voltadas para beneficiar os garimpeiros de Serra Pelada e a população de Curionopolis  ainda não ficou pronto. Como foi adiada a visita do presidente Lula  deve também ser adiada a realização de uma assembléia geral  que estava sendo convocada pela Coomigasp para o próximo dia 22, mas essa decisão ainda está sendo debatida pela direção da cooperativa.

  audiência que contará com a participação de lideranças garimpeiras do Pará, Tocantins e do Maranhão, tem como objetivo  negociar  com o ministro Carlos Gabas uma solução para que o projeto seja aprovado  sem nenhum problema  dentro da CFT. O deputado Pepe Vargas (PT-RS) que  continua sendo o relator do projeto  deverá também participar da audiência.

 Carlos Eduardo Gabas é servidor público desde 1985, quando ingressou como agente previdenciário. Antes de se tornar ministro ele assumiu a Secretaria Executiva do Ministério da Previdência em 2005. Agora, substituiu  José Pimentel pré-candidato ao Senado pelo PT do Ceará e que deu uma bruta sacaneada na categoria garimpeira do Brasil. Em  discurso de posse Gabas disse  que a Previdência deixou de ser "um mal” e passou a ser a maior política de distribuição de renda do país. “A Previdência foi duramente atacada. Era tida como um problema, um mal que deveria ser extirpado. Era simples a alternativa da previdência privada. Mas qual empresa privada vai olhar para os pobres? Tivemos que lutar para que a Previdência não sucumbisse”, disse Gabas.

rador o direito a aposentadoria. O deputado Arnaldo Faria de Sá (foto) é o relator da  PEC. O relatório de Arnaldo Faria de Sá era para ter sido apresentado na quarta-feira da semana passada , mas a reunião da CCJ caiu por falta de quorum .Se aprovada nesta quarta-feira a PEC  será apreciada por uma Comissão Especial  formada pelo  presidente da Câmara Michel Temer (PMDB-SP). A  Comissão Especial  terá a função de  oferecer um parecer a ser enviado ao Senado da Republica.

Publicado no dia 15 de junho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
TJ DO PARÁ CONSOLIDA MAIS UMA VITORIA DA COOMIGASP
Por oito votos a favor e um contra  o colegiado da Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Pará  arquivou  de vez a ação judicial movida pela advogada Vitória Fernandes em nome do ex- presidente impostor da Coomigasp, Zé Maria, além de João Lepos, Ze Filhos  e outros que pede a anulação do ato de intervenção proferido pela desembargadora Maria Rita Xavier em outubro de 2008.  Em apenas 20 minutos de debates os desembargadores julgaram como acertada a decisão da desembargadora Maria Rita Xavier.

O desembargador Leonardo Noronha Tavares que na ultima reunião  do colegiado havia pedido vistas do processo  defendeu o ato de intervenção realizada pelo Poder Judiciário paraense acompanhado pela maioria esmagadora dos desembargadores. Apenas o desembargador Raimundo Holanda Reis solitariamente votou contra. O placar foi comemorado pelo presidente da Coomigasp, Gesse Simão, que acompanhou os debates  dentro do plenário das Câmaras Cíveis Reunidas. “Enterramos de vez mais uma ação perniciosa do  grupo da baderna  que agia dentro de Serra Pelada”, comemorou  Gesse.

SÓ PARA RECORDAR
A intervenção judicial na época foi um dos instrumentos mais importantes para conter a explosão de um grave conflito entre os próprios garimpeiros de Serra Pelada  ao mesmo tempo em  que assegurou eleições, limpas, democráticas e seguras para o Conselho Administrativo e Conselho Fiscal da  cooperativa. O pleito que elegeu Gesse foi acompanhado por membros  do Ministério Publico, OAB, Ministério de Minas e Energia, Poder Judiciário e Entidades representativas da categoria como a Agasp Brasil, Abasp e Freddigasp. Três chapas concorreram o pleito com votos apurados por urnas eletrônicas. No final Gesse Simão foi eleito com quase 93% dos votos.

Publicado no dia 14 de junho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
IMPLANTAÇÃO DA MINA DE SERRA PELADA JÁ COMEÇOU
Foi iniciada no ultimo sábado,12, a implantação da mega estrutura física do canteiro de obras  da mina de Serra Pelada.Os serviços de terraplanagem foram acompanhado por dirigentes da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral- SPE – um consorcio realizado entre Coomigasp e Colossus Minrals Inc. Extra-oficialmente, a informação é de que uma empresa paraense na área da construção civil teria sido contratada para  esse tipo de serviço, mas  outra grande empresa no ramo da construção da mina deverá assinar contrato  com a SPE no próximo dia 22 quando o presidente Lula fará uma visita  aos garimpeiros  e ao canteiro de obra  do grande projeto mineiro de Serra Pelada. Uma pequena área escolhida pelos engenheiros  de minas e geólogos para a abertura da rampa da mina de Serra Pelada  encontra-se no terreno pertencente aos irmão Arantes, mas as negociações  estão cada vez mais difíceis de prosperar. Etevaldo  Arantes  teria exigido 10 milhões  de reais para  a empresa dos garimpeiros  pelo pequeno  espaço para  construir a boca da mina, mas nenhum  diretor da SPE  confirmou  essa exigência.

Já  pelo lado da Coomigasp, diretores informaram que o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen,  teria entrado no circuito como interlocutor  da negociação  junto  aos Arantes para convencê-los  a permitir a construção da cabeça da rampa por um justo preço. Lermen é muito amigo dos Arantes. Se é verdadeira ou não essa  imposição dos Arantes, o fato é que   a SPE dos garimpeiros, segundo um diretor da Coomigasp  já tem uma segunda alternativa para por em pratica sem ter que  fazer a rampa da mina no quintal dos Arantes. “Não é por causa dessa gente que o nosso projeto irá ficar paralisado”, disse um diretor  da cooperativa.

 As obras de terraplanagem iniciadas no ultimo sábado ocorreram na área onde serão instaladas as unidades de processamento  de ouro da  Serra   Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral. Além da terraplanagem, serviço que deverá movimentar 30 % de terra na área que serão instaladas as  gigantescas plantas de beneficiamento do ouro , a  contratação dessa empresa  também engloba obras de drenagem. Pela complexidade dos trabalhos que incluir toda a construção da mina , a expectativa é que os investimentos fiquem em torno de R$ 140  milhões .

 Ainda não foi anunciado o cronograma dos serviços iniciados , mas após a etapa da terraplanagem e construção da mina , cujos serviços devem ser concluídos em 15  meses, (estimativa nossa)  a SPE  iniciará a fase da  construção e montagem  dos equipamentos , que também deve durar pelo menos mais oito meses, abrangendo serviços de bases e fundações, estruturas de concreto e metálicas, instalação de equipamentos, montagem de tubulação e eletromecânica, etc. As fases de construção e montagem da  mina , além de criar oportunidades de emprego e renda para a população, favorecerá negócios para as empresas locais em relação ao fornecimento de bens e serviços, como transporte, alimentação, segurança, manutenção e conservação, equipamentos de soldagem, de corte, de movimentação de carga, de usinagem e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!