segunda-feira, 28 de novembro de 2011

LULA, LOBÃO E ANA JÊLIA VÃO ANUNCIAR CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA GARIMPEIROS


Publicado no dia 2 de junho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
LULA, LOBÃO E ANA JÊLIA VÃO ANUNCIAR CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA GARIMPEIROS
O presidente Lula  ao lado do senador Edison Lobão e da governadora  do Pará , Ana Julia Carepa irá anunciar no próximo dia 22 de junho em Serra Pelada, um grande pacote de políticas publicas para a categoria garimpeira  e para o município de Curionópolis que inclui inúmeros cursos de capacitação profissional para a área da mineração, geologia e outras , alem da construção de novas habitações para as 600 famílias  que moram em Serra Pelada. O prefeito Wenderson Chamon  será avisado pelo governo dessas iniciativas.

De acordo com informações do próprio Ministério de Minas e Energia  os cursos de capacitação profissional  visam prepara a população residente em Curionópolis para ocupar as vagas de trabalhos que serão abertas com o projeto tocado pela empresa Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral –SPE – que pertence a parceria Coomigasp e Colossus , como também, no projeto Serra Leste e Cristalino ambos pertencentes a Vale .

A construção de dez mil casas numa área  devidamente doada pela prefeitura de Curionópolis  no  “16” serão  doadas as famílias que moram em Serra Pelada. Dados do Ministério da Saúde indicam  que a contaminação dos lençóis freáticos  por mercúrio acumulado desde a época que o garimpo funcionava  é um dos  principais  fatores pelo alto índice  de hansianise entre os moradores. A recuperação do meio ambiente  da região de Serra Pelada é um dos compromissos da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral  conforme ficou estabelecido no  Plano de Aproveitamento Econômico (PAE)  entregue ao Governo Federal.

HOJE É DIA DE APITAÇO GARIMPEIRO NA CÂMARA
tadoria da classe garimpeira  que encontram-se em seu poder desde de outubro do ano passado. O comportamento do deputado Pepe Vargas nos leva a acreditar que ele preferiu atender ao sórdido  pedido do ex-ministro da Previdência, Jose Pimentel e do deputado mensaleiro  do Pará , Paulo Rocha  que  lutam para que os garimpeiros não tenham direito a aposentadoria”, disse Toni Duarte.

MAIS UMA VEZ ADIADO
Foi adiado mais uma vez pelos desembargadores integrantes das Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Pará o julgamento do ato de intervenção que colocou nos eixos a Coomigasp  proferido em 2008 pela desembargadora Maria Rita Xavier.  O desembargador Leonardo Noronha Tavares pediu vistas do processo e promete devolve-lo  nos próximos 15 dias. Os debates em torno da decisão de Maria Rita Xavier duraram apenas 45 minutos em  reunião ocorrida  ontem pela manhã no TJ/PA.

Publicado no dia 2 de junho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
QUARTA DO BARULHO FAZ PEPE VARGAS DESISTIR DE RELATORIA DO PROJETO DE APOSENTADORIA
O deputado Pepe  Vargas (PT-RS) ,presidente da Comissão de Finanças e Tributação,  desistiu de ser o relator do Projeto de Lei 5227/2009 que estabelece a aposentadoria dos garimpeiros. Ele está disposto a entregar o PL para que outro parlamentar faça e apresente o relatório. “Não agüento mais esses garimpeiros no pé do meio ouvido”, teria desabafado o deputado gaucho depois do “apitaço” promovido pela Agasp Brasil nesta quarta-feira dentro do plenário da Comissão de Finanças e Tributação. “Estamos dispostos a renovar o nosso protesto na próxima quarta-feira até que sejamos ouvidos. Não vamos aceitar esse desrespeito  com a nossa categoria seja de quem quer que seja”, afirmou o dirigente da Agasp Brasil. Em entendimento com o deputado Cleber Verde (PRB-MA) autor do PL o deputado Pepe Vargas que também é o presidente da Comissão de Finanças e Tributação  terminou abrindo mão da relatoria do projeto de aposentadoria. A Agasp Brasil sugeriu o nome do  deputado Hidekazu Takayama (PSC-PR) para ser o novo relator. Takayama  que é deputado pelo Paraná defende a aprovação do projeto apesar do seu estado não existir garimpeiros. Voce pode acompanhar o apitaço atraves da AGASP BRASIL TV. É só clicar no topo da pagina.

Publicado no dia 1 de junho de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
TJ DO PARÁ DECIDE SOBRE A INTERVENÇÃO
Daqui a pouco, as 9:30  a  Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Pará iniciará  o julgamento da ação contra o ato de intervenção na Coomigasp ocorrido em outubro de 2008 proferido pela desembargadora Maria Rita Lima Xavier. A intervenção judicial na época foi um dos instrumentos mais importantes para conter a explosão de um grave conflito entre os próprios garimpeiros de Serra Pelada  ao mesmo tempo em  que assegurou eleições, limpas, democráticas e seguras para o Conselho Administrativo e Conselho Fiscal da  cooperativa. Cerca de 18 desembargadores que compõe a Câmara Cível irão se manifestar  sobre o relatório da desembargadora Maria Rita Xavier. O advogado da Coomigasp, Daniel Vilas Boas irá fazer a defesa oral do processo de intervenção. Estarão presentes ao julgamento o presidente da Coomigasp, Gesse Simão e o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, alem de alguns lideres garimpeiros. O blog vai  acompanhar o julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!