segunda-feira, 28 de novembro de 2011

AGASP BRASIL E COOMIGASP DECRETAM GUERRA CONTRA A CAIXA ECONOMICA


Publicado no dia 6 de setembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
AGASP BRASIL E COOMIGASP DECRETAM GUERRA CONTRA A CAIXA ECONOMICA
A partir desta quarta-feira a Coomigasp e a Agasp Brasil se unem em torno de uma nova luta: a de obrigar a Caixa Econômica Federal a devolver os valores reajustados referentes a quase uma tonelada de ouro e do paládio retidos por ela durante a extração do garimpo de Serra Pelada.

A estratégia das duas entidades é buscar esses Valores e que eles sejam pagos diretamente a cada garimpeiro individualmente e não diretamente a Coomigasp como determina a decisão judicial. O primeiro passo das duas entidades é pedir informações sobre o processo que se encontra na 7 Vara Federal da Sessão Judiciária de Brasília.

Esses valores já ultrapassam os R$400 milhões, mas no final do ano passado a direção da Caixa argumentou que esse dinheiro já teria sido pago a Coomigasp quando ainda o garimpo funcionava o que é uma grande mentira da instituição financeira. Esse processo judicial para buscar os referidos valores demanda desde 11 de julho de 1986 iniciado com uma Ação Ordinária de Cobrança contra a Caixa Econômica Federal e Banco Central na 7ª Vara Federal.

Na época o Banco Central provou em juízo que os recursos referentes a pouco mais de 900 quilos de ouro extraídos do garimpo haviam sidos pagos a Caixa que por sua vez não repassou o dinheiro aos garimpeiros. O fato é que a Caixa foi condenada a pagar o que deve a Coomigasp. Nos últimos cinco anos, desde quando recebeu o alvará de pesquisa,  pouco foi o tempo que  a Coomigasp teve para  tratar do relevante assunto da Caixa.

O esforço maior das lideranças garimpeiras ficou por conta da quase interminável  luta travada  dentro do Ministério de Minas e Energia para receber a sua portaria de lavra fato somente ocorrido em maio deste ano. Mas agora o momento é outro.

 Não dar mais para ficar de braços cruzados ao ouvir da boca da própria Caixa Econômica que não deve nada aos garimpeiros. O assunto foi levantado na ultima assembléia da cooperativa ocorrida  em Curionópolis. Na oportunidade o presidente  da Agasp Brasil, Toni Duarte A Agasp Brasil disse que esse é o momento dos garimpeiros através de suas entidades  brigar firme contra a Caixa Econômica.

Gesse Simão, presidente da cooperativa,  entendeu o desejo e o sentimento dos mais de 20 mil garimpeiros que apoiaram de imediato a proposta da Agasp Brasil. Na próxima quarta-feira vamos começar a vasculhar a 7 vara Federal de Brasília. A pergunta primeira a ser feita é: cadê o processo contra a Caixa, como ele se encontra e quanto é devido aos garimpeiros de Serra Pelada. Esse guerra começa agora.

Publicado no dia 3 de setembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
TÁ NA HORA DA COOMIGASP SER UMA EMPRESA DE VERDADE
POR TONI DUARTE

Agora que a construção da mina e a sua exploração  será de responsabilidade da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa criada pela parceria Coomigasp e Colossus, começam a surgir as enormes fragilidades administrativas  que vive desde muito sempre a maior cooperativa de mineradores do Brasil. Essa é uma questão t" width="198" vspace="6" src="/UserFiles/Image/GESSE11111.jpg" alt="" />que daqui por diante Gesse Simão (foto)  terá que se debruçar se entender realmente  que é presidente de uma cooperativa  e não de uma banca de bananas da esquina.

Exemplo  numero 1º:  Ate agora ninguém sabe  ao certo sobre  numero exato de sócios e o que será feito  com aqueles que possuem carteiras  com dupla matricula. Só uma auditoria  idônea  e independente contratada poderá apresentar um diagnostico detalhado sobre a situação.   Essa auditoria a muito tempo está sendo esperada  pela  sociedade para por fim no tremendo saco de gato .Tem gente que  se diz dono de 50 ou  100 carteiras e não paga um tostão furado a cooperativa ,mas querem gozar dos  mesmos direitos daqueles que só tem uma e pagam por elas religiosamente as suas anuidades. Quem são então os tais  reis das carteiras? De que forma as conseguiram? Essas carteiras pertenciam a quem? Tudo isso merece ter uma resposta através de uma minuciosa investigação. Isso   não  pode ser feito por diretores como a Coomigasp  vez por outra faz.  Essa apuração  terá que ser feita   por uma empresa de auditoria independente  contratada pela cooperativa  e que possa  fazer isso o mais rápido possível. Sem duvida a  bagunça no  sistema do quadro de sócio é flagrante  e a diretoria não pode continuar  ignorando o tremendo  saco de gatos  que  se tornou o setor  administrativo  da cooperativa . 

Exemplo 2º  :  Até agora não houver qualquer iniciativa pratica da direção da Coomigasp  para contratar uma empresa  especializada em auditoria geológica que possa acompanhar de perto todo o processo de sondagens geológicas que continuam sendo feitas na área dos 800 hectares. Os garimpeiros sabem apenas dos resultados  de pouco mais de 51 toneladas  revelados  com a entrega  do PAE (Plano de Aproveitamento Econômico )  ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no ano passado.  Nenhum diretor da Coomigasp , incluindo o próprio presidente Gesse (foto)   entende dos complicados dados geológicos  que possam fazer a suas próprias leituras. É como os garimpeiros ter um negocio e não entender nada do próprio negocio. Ao nosso ver , essas iniciativas em contrar empresas de consultorias no ramo de gestão administrativa e da mineração  sem duvida colocaria a sociedade garimpeira  em pé de igualdade aos seus parceiros canadenses.

Essas  ações terão que ser feitas da forma mais urgente possível. Outro aspecto que deve servir de preocupação  para a direção da Coomigasp é sobre a forma que será aplicada no futuro  próximo, da distribuição dos lucros  aos garimpeiros quando a mina começar a produzir. Fala-se em tudo, menos nesse ponto. Ta na hora de fazer tudo isso para que a Coomigasp seja uma empresa de verdade.

t" width="170" vspace="6" src="/UserFiles/Image/ElcioneBARBALHO2.jpg" alt="" />ELCIONE BARBALHO FAZ DOBRADINHA COM NEUTON PAULINO

A deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) candidata a reeleição fechou uma dobradinha política ao lado do também candidato a deputado estadual Neuton Paulino (PRB) que tem o apoio das 17 mil famílias dos garimpeiros de Serra Pelada no Estado do Pará. A União entre Elcione e Neuton Paulino será apresentada no meio de uma grande reunião  com garimpeiros de Serra Pelada  em São Geraldo do Araguaia no próximo dia 11 de setembro as 20 horas.

Elcione  Barbalho tem o respeito e o apreço do povo garimpeiro de Serra Pelada e do Brasil. Como presidente da Comissão de Seguridade Social e Família  se empenhou para a aprovação do projeto de aposentadoria dos garimpeiros  do qual foi a relatora. Atualmente a deputada paraense é a presidente da Comissão Especial criada pelo presidente da Câmara, Michel Temer, com o objetivo de analisar a PEC- 405 que inclui os garimpeiros com os mesmo direitos  dos meeiros e agricultores  dentro da Constituição Federal. Estarão  presentes  ao encontro de São Geraldo  do Araguaia no  sábado do dia 21 o presidente da Coomigasp Gesse Simão e o presidente da Agasp Brasil , Toni Duarte, alem de inúmeras outras lideranças garimpeiras do Estado do Pará .

LOBÃO FALA AOS GARIMPEIROS
O senador Edison Lobão que disputa a sua reeleição ao Senado da Republica pelo Estado do Maranhão ocupa o horário político eleitoral para falar sobre a luta dos garimpeiros de Serra Pelada. A relação política e de amizade de Edison Lobão com os milhares de garimpeiros de Serra pelada e com os pequenos mineradores espalhados pelo país já dura mais de 30 anos. Votar sempre em Lobão tornou-se para o garimpeiro do Maranhão um ato de cidadania. VEJA A MENSAGEM DE LOBÃO AOS GARIMPEIROS ATRAVES  DO VIDEO EXIBIDO PELA TV AGASP NO TOPO DA PAGINA.

Publicado no dia 2 de setembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
ATENÇÃO: INADIMPLENTES PODEM FICAR FORA DA COOMIGASP
Os 70% dos garimpeiros sócios da Coomigasp  que se encontram inadimplentes  com a cooperativa  terão que se quitarem nos proximos dois meses. A direção da cooperativa  pretende aplicar a determinação de assembléia geral ocorrida em dezembro do ano passado quando estipulou  como prazo final para os que devem e não pagam. Dos 45 mil sócios  apenas um pouco mais de 5.000 estão quites com as suas obrigações estatutárias. O problema da inadimplência foi suscitado  durante a ultima assembléia geral extraordinária ocorrida no ultimo sábado na cidade de Curionópolis.

Os  garimpeiros que estão com as suas  contas em dias  reclamam daqueles  que não pagam e ainda acham  que podem ter os mesmo direitos dos que pagam em dia  as suas contribuições. Um grupo de garimpeiros cobrou o presidente da Coomigasp, Gesse Simão para que  cumpra o que foi determinado pela assembléia ocorrida no  final do ano passado.  A questão é melindrosa. Na verdade  muitos garimpeiros não pagam é porque não tem dinheiro mesmo. Outros deixaram de pagar as suas mensalidades por não acreditar  que a cooperativa fosse capaz de vencer a luta. 

Tem muita gente que deixou de fazer isso logo em seguida a readequação realizada  em junho de 2005. De lá para cá a divida cresceu. Tem garimpeiros que preferiram seguir os conselhos de alguns aloprados que pregavam o calote contra a Coomigasp. Os três patetas Etevaldo Arantes, Raimundo Maligno e Otacilio Rodrigues da Coompro  foi um exemplo disso. Eles  tentaram até o ultimomomento para  nada dar certo.  Entraram com uma tosca e infundada ação no Ministerio Publico  Federal visando impedir a realização da  assembleia geral extraordinaria realizada no sabado passada. Mas a Justiça Federal deu causa ganha  a ampla maioria. A assembleia foi realizada. Como não tem mais  como apelar, os tres que tanto fizeram campanha para que os garimpeiros  não pagasse suas importantes contribuições junto a cooperativa foram os primeiros  a correr  para pagar as suas dividas de quase cinco anos de atraso. Perceberam que iria ficar de fora.

O fato é que a Coomigasp  aos trancos e barrancos venceu a parada. Os trabalhos de implantação da mina avançam a todo vapor. Para o mês de outubro estão sendo esperados os primeiros equipamentos  da gigantesca   planta que será montada  na extensa área pronta para recebê-la.

Entre os principais equipamentos da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral estão um conjunto móvel sobre esteiras, um britador, um moinho SAG , um moinho de bolas de 24’x40’, duas peneiras vibratórias LH , uma coluna de flotação e um Vertmill.

Ate o final do ano a parceria Coomigasp e Colossus deve contratar cerca de 700 pessoas  para trabalharem na construção da mina.  Diante de todo esse cenário de certezas  e prosperidades faz com que os sócios da cooperativa que estão com as suas contas em dias,  cobrarem da direção da cooperativa uma posição firme contra  aqueles que estão há anos  sem pagar.

; Presidência da República, sobre o adversário do PSDB, José Serra, aumentou de 10 para 17,9 pontos percentuais de acordo com a ultima pesquisa feita pela  Sensus divulgada no ultimo dia 24 pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Dos pontos válidos (excluídos brancos e nulos), Dilma soma 55,3% dos votos, contra 44,7% dos demais candidatos somados. De acordo com esses números, a petista venceria a eleição em primeiro turno.  VEJA ATRAVES DA AGASP TV O VIDEO GRAVADO POR DILMA ROUSSEFF QUE QUER VER NOVAMENTE LOBÃO SENADOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!