segunda-feira, 28 de novembro de 2011

GESSE ANUNCIA MUDANÇAS NO SETOR ADMINISTRATIVO DA COOMIGASP


Publicado no dia 12 de agosto de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
GESSE ANUNCIA MUDANÇAS NO SETOR ADMINISTRATIVO DA COOMIGASP
O presidente da Coomigasp Gesse Simão disse ontem que na próxima semana o Conselho Administrativo da Coomigasp estará solucionando a vagância da diretoria administrativa  que era ocupada pelo líder garimpeiro Carlos Jovino falecido há 21 dias vitima de um AVC .  Ele explicou ainda que o Estatuto será aplicado  e que o Conselho  Administrativo saberá indicar o nome  do substituto de Carlos Jovino. Gesse Simão afirmou que as preocupações da Agasp Brasil é a mesma dele no que diz respeito a profissionalização dos setores chaves da administração da  Coomigasp. “Tenho consciência de que isso é necessário”, afirmou.

 Ele também concorda com a Agasp Brasil sobre a necessidade de contratar  consultorias especializadas na área da gestão administrativa e  gestão geológica e de minas. “Não podemos continuar com o discurso que serviu em muito para ganhar a nossa  portaria de lavra. Agora temos que falar a sociedade como será o seu ganho dentro da parceria”, apontou.

Por todo esse mês o presidente da cooperativa garantiu que fará a contratação de uma empresa especializada na área de gestão administrativa que seja capaz de colocar a Coomigasp no mesmo patamar de conhecimentos de sua parceira Colossus. A consultoria  contratada é quem vai sugerir  como deve ser a divisão dos lucros, mais quem vai bater o martelo é   sociedade convocada  em assembléia geral para este fim.

Gesse Simão afirma que não deve e não fará nada soczinho. “Acredito que com todas essas providencias nós vamos esta de igual para igual com a nossa parceira”, garante. Ele afirmou ainda que a Agasp  Brasil,  como entidade maior do povo garimpeiro de Serra Pelada, tem todo o direito de  cobrar aquilo que acha melhor para a sociedade. “Nós comungamos dessa mesma linha. Se chegarmos ate aqui foi também pelo empenho  aguerrido da Agasp Brasil  que tem a frente o grande líder Toni Duarte”, concluiu.

a geral que irá apenas ratificar a transferência desse direito.  Como determina  o estatuto da Coomigasp foram realizadas as pré- assembléia a onde o assunto foi debatido em 15 plenárias que reuniram garimpeiros nos  Estado do Maranhão, Pará, Tocantins,  Piauí, Ceará  e Brasília. Com a realização da assembléia geral  do dia 28  as obras da construção da mina e a  montagem  dos equipamentos de superfície  irão avançar com rapidez.

CRIMINOSOS PREPARAM INVASÃO CONTRA COOMIGASP
O  estelionatário Luiz da Mata , alem de Raimundo Maligno e Etevaldo Arantes  com o apoio criminoso do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, planejam usar um grupo de sem-terras de Palmares II para invadir Serra Pelada durante a manhã de hoje.  Não é a primeira vez que esse grupo criminoso faz isso. Em 2008  eles invadiram o prédio  , quebraram e roubaram computadores e documentos  da Coomigasp. Na época as lideranças garimpeiras deram um prazo de 4 horas para que a policia do Pará evacuasse o grupo  que antes havia ocupado por 40 dias a ferrovia da Vale. 

Diante da  disposição  dos garimpeiros em tirar os sem-terras de dentro da cooperativa  na porrada  a Secretaria de Segurança Publica  determinou a rápida evacuação do grupo.  Cerca de 40 pessoas foram presas e autuadas em flagrante por roubo, cárcere privado agressão corporal grave  e formação de quadrilha. Ao tomar conhecimento da ação criminosa planejada para hoje contra Serra Pelada a comunidade está pronta para reagir contra a invasão. O  pau vai cantar, promete a comunidade.

 A governadora Ana Julia Carepa  foi avisada  sobre a ameaça de invasão pela direção da Coomigasp  e pelo prefeito  de Curionópolis, Wenderson Chamom.  Ana Julia determinou o deslocamento da PM para o policiamento preventivo e ostensivo na região.  Por outro lado a Coomigasp  resolveu entrar com ação de interdito proibitório  na justiça contra  Luis da Mata, Raimundo Maligno, Toto  e  contra o aloprado prefeito Darci Lermen. A policia tem mandado para prender o primeiro que aparecer.

Publicado no dia 11 de agosto de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
COOMIGASP CONTINUA SEM DIRETOR ADMINISTRATIVO
Hoje completam 20 dias do falecimento do diretor administrativo da Coomigasp, Carlos Jovino (foto) e até o momento o importante cargo continua vago. De acordo com o que reza o artigo 56 do Estatuto da Coomigasp o cargo em vagância deverá ser preenchido pelo substituto ( Primeiro Vogal)  no prazo maximo de 60 dias da ocorrência . O artigo diz ainda que a decisão neste sentido deverá ser  tomada pelo Conselho de Administração.

Apesar do que determina e orienta  as normas estatutárias porem até agora nada foi feito neste sentido. Pela regra do Estatuto o sucessor será o vogal Salomaozinho. Essa é uma situação que o presidente da cooperativa, Gesse Simão já deveria ter resolvido. Isso não deve ser feito sob a  ótica de quem é mais competente para assumir o cargo já que alem de Salomaozinho os outros dois vogais brigam internamente pela posição.

 A vaga pertence ao velho Salomão. Fazer diferente  do que dita a lei pode acarretar sérios prejuízos, inclusive jurídicos, para a própria cooperativa,alem de afetar a parceria. O argumento  de que o sucessor não está preparado para suceder Jovino não pode servir  de mote para se atropelar a lei. Bastam os pepinos jurídicos  que a cooperativa já tem. O cargo de diretor administrativo é importante na linha sucessório  e é quem pode  substituir o presidente interinamente em seus impedimentos por motivo de força maior.Por tanto tá na hora de Gesse seguir e aplicar  o que a lei determina.

Por outro lado também esta na hora da cooperativa começar  a profisionalizar seus setores a começar pelo Conselho Administrativo. O velho e repetitivo discurso não interessa mais ao povo garimpeiro  que deseja daqui por diante saber qual será a sua participação nos dividendos da produção da mina. Todos já sabem que terão 25% livre. Como vai ser a divisão e qual a forma da distribuição dos lucros  são  perguntas que merecem respostas por parte dos dirigentes da Coomigasp.  Resta saber se Gesse já tem essas respostas. Chegou a hora do presidente da Coomigasp  deixar os velhos e simplórios discursos de lado e de  fato  se transformar no gestor que a sociedade exigirá daqui para frente.

SILENCIO ...
Apesar do que foi publicado pela Agasp Brasil sobre os  riscos de não ser realizada  no próximo dia 28 a assembléia de ratificação  da transferência dos direitos minerarios da Coomigasp  para a SPE, não se tem noticia se os tais ajustes administrativos  da empresa formada pela cooperativa e pela Colossus estão sendo  feitos. Não haverá assembléia se não houver os ajustes. pelos menos esse é o motivo da assembleia. Ninguém sabe até agora de forma oficial como fica a composição dentro da SPE. O Heleno Costa  fica ou continua? O Jairo fica ou continua?  Silencio...

ecial com seus 17 membros para analisar o texto da PEC 405 que incluir na Constituição Federal  o direito de aposentadoria dos  garimpeiros  e pequenos mineradores, ao lado de agricultores familiares, parceiros, meeiros e pescadores artesanais. Como se ver o projeto de aposentadoria está avançando para uma grande vitoria. Tudo isso graças ao empenho da Agasp Brasil e do seu dirigente.

UMA VERDADE
O conceituado líder  garimpeiro do Estado do Tocantins,  João Paz, comunga da mesma opinião da Agasp Brasil, da maioria dos delegados e representantes garimpeiros  de varias partes do país em relação a este novo momento que vive Serra Pelada.  “Ta na hora da gente parar com os  discursos  e cuidar de entender como se faz um gerenciamento de uma mina”, disse. João Paz tem razão.

Publicado no dia 10 de agosto de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
ASSEMBLÉIA DA COOMIGASP PODE SER ADIADA
Faltando apenas 18 dias para a realização da assembléia geral  convocada pela Coomigasp para o próximo dia 28, que servirá para  ratificar a transferência do direito mineral, porém a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa criada pela junção da  Coomigasp e Colossus, ainda carece de  alguns  ajustes administrativos.

Isso pode causar pela terceira vez o  adiamento da  assembléia  conforme prevê o próprio setor jurídico da cooperativa. O problema é que tem muita coisa concentrada nas mãos de Luis Carlos Celaro que não sabe se trata de cavar o buraco da mina ou se cuida das questões administrativa da parceria. Trocado em miúdo:  Não sabe se toca o sino ou acompanha a procissão.

Por conta disso a diretoria da cooperativa age com prudência e muita prudencia. Por duas vezes cancelou  a assembléia para tal fim. O Coomigasp quer   realizar a transferência  dos seus sagrados direitos minerarios em condições seguras  e com muita cautela nessa hora. Isso pode ser feito sem pressa  até o dia 6 de novembro, prazo bastante razoavel  para que a Colossus faça os ajustamentos administrativos. Isso não pode ser jogado ao segundo plano ou na vala do "esquecimento". Estão mais do que com a razão os garimpeiros que entendem que: “parceiro é parceiro, mas negócios a parte”.

ucional) que incluir na Constituição Federal  o direito de aposentadoria dos  garimpeiros  e pequenos mineradores, ao lado de agricultores familiares, parceiros, meeiros e pescadores artesanais.

O texto depois de analisado e aprovado por esta comissão será enviado por todo o mês de setembro  para o Senado da Republica. Ontem a Agasp Brasil deu inicio a uma nova maratona dentro da Camara para angariar o apoio dos lideres partidários na indicação de deputados que tenham alguma identificação com o povo garimpeiro  ou que sejam sensível a nossa causa.

O deputado Lazaro Botelho (PP-TO) trabalha para ser o presidente dessa comissão especial e a deputada Lucenira Pimentel (PR-AP) a relatora. Tanto Botelho como Lucenira possuem  fortes  afinidades  com o povo garimpeiro de todo o país.Os dois nomes serão reforçados pelo presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, os quais serão sugeridos ao presidente Michel Temer.

No nosso programa Conexão Garimpeira de hoje comandado por Helio Correia, o deputado Cleber Verde fala sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!