segunda-feira, 28 de novembro de 2011

IMPRESA INTERNACIONAL VISITA A MINA DE SERRA PELADA


Publicado no dia 6 de outubro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
IMPRESA INTERNACIONAL VISITA A MINA DE SERRA PELADA
Uma caravana de jornalistas internacionais, representados pela ANSA - Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil, estará  visitando a Nova Serra Pelada nesta semana. A equipe conhecerá de perto o início da construção do túnel que dará acesso a mina subterrânea, sob responsabilidade do Engenheiro Luiz Carlos Celaro.

Os correspondentes internacionais além de conhecerem de perto a primeira mina subterrânea em construção no Pará, levarão  informações dos trabalhos socioambientais que a parceria Colossus e Coomigasp está realizando no município de Curionópolis, que  sedia  o projeto em implantação.
 A comunidade garimpeira com  mais de 600 famílias  já sente  mudanças em sua qualidade de vida.

A parceria, além de priorizar a mão-de-obra local, está investindo em capacitação profissional e dando atenção redobrada à saúde e educação das famílias de garimpeiros que ainda residem no local e agora podem sentir de perto os benefícios advindos da parceria que está tornando real o sonho dos mais de 40.000 garimpeiros espalhados por todo o Brasil.

O projeto consiste na exploração mecanizada do tríplice depósito de ouro-platina-paládio da mina, com desenvolvimento de galerias subterrâneas, através de máquinas de mineração contínua Road Headers, mais conhecidas como “tatus”, que chegam a perfurar diariamente 10 metros de galerias de 30m².
A visita da imprensa internacional que deve ocorrer até o dia 08 próximo, já tem confirmados os seguintes correspondentes:

Thomas Milz (ARD - Alemanha), Eleonora Gosman (Clarin - Argentina), Katia Bortoluzzi (La Stampa - Itália), Alexandre Rocha (Brazil-Arab News Agency - ANBA), Ricardo Panessa (Auto Bild/La Tercera - Chile), Roberto Cattani (ANSA - Itália), presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil e coordenador da Caravana.

Fonte: Bateia de Ouro Agência de Publicidade Ltda-Me.

ACORDA GESSE!!!
Ate ontem Gesse Simão continuava  comemorando na cidade de Imperatriz  a reeleição  de Cleber Verde para a Câmara Federal sem se dar conta que  as eleições  já passaram , que a vida continua e que  é hora de  retornar ao batente para  traçar  aquela pauta de prioridades que ao longo do tempo vem sendo defendida pela Agasp Brasil porque traduz o sentimento garimpeiro.

Em matérias passadas publicadas no blog  falamos da importância de Gesse Simão marcar uma nova data para a visita de delegados e dirigentes de entidades  ao canteiro de obras da mina, já que ficou impossibilitada da visita acontecer na ultima terça feira por causa das eleições.  Ate agora Gesse não disse quando isso irá ocorrer. Agasp Brasil também cobrou do presidente da Coomigasp sobre  a exploração do ouro da montoeira. O assunto foi levantado pelo líder garimpeiro  Adalto Gomes  dentro da primeira reunião  de delegados da Coomigasp e dirigentes de entidades no mês de agosto. Estamos em outubro e nada foi feito neste  sentido.

Outra questão de extrema relevância  defendida pela  Agasp Brasil é quanto o dinheiro  dos garimpeiros retido na Caixa Econômica Federal. Apesar dos nossos apelos  Gesse  ate agora não se mexeu . Esse dinheiro não sairá  se não houver a boa vontade da direção da Coomigasp  que continua tímida em querer resolver a questão.

 A Agasp Brasil já deu o caminho para buscar esse direito o qual obrigará a Caixa a pagar o que deve diretamente  a cada um dos 45 mil garimpeiros sócios da cooperativa. São mais de R$ 400 milhões e mais juros e correções monetárias  que estão lá a espera da iniciativa  jurídica da cooperativa.  Gesse fica dando uma de  surdo-mudo para a vontade da sociedade.  Ta na hora de o presidente da Coomigasp  tomar consciência que as coisas não pode girar em torno dele. É como disse o líder garimpeiro  e delegado da Coomigasp  em São Luis, Gentil Jose: " Gesse continua pensando que ele é o sol, mas não é”.

Publicado no dia 5 de outubro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
AGORA, AGASP BRASIL VOLTA A CÂARA PARA CONTINUAR BRIGANDO POR APOSENTADORIA
Passadas as eleições  a Agasp Brasil retorna com a sua pauta de trabalho na Câmara dos Deputados , apesar  da presença dos poucos parlamentares, até o final do ano,  já que muitos deles  em torno de 45,61%, segundo dados  apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não conseguiram se reelegerem. Isso quer dizer que dos atuais 513 deputados, cerca de 205 não devem retornar à Câmara no ano que vem.

Alguns dos atuais deputados optaram por concorrer ao Senado, a governos e assembléias estaduais e à Vice-Presidência da República. Mas apesar dessa renovação  na Camara os projetos de interesse da classe garimpeira  do Brasil não estarão prejudicados por falta de estímulos daqueles que foram reprovados pelas urnas. Senão, vejamos. A deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), que é a presidente da Comissão Especial que irá analisar a PEC 405, que incluiu a categoria garimpeira ao Regime Geral da Previdência no bojo da Constituição Federal, recebeu a segunda maior votação do povo paraense para retornar com um novo mandato no próximo ano. Elcione foi reeleita com 209.635 (6,12%) e está pronta para dar continuidade ao seu trabalho, inclusive encaminhando o seu relatório favorável  em torno da PEC da Aposentadoria dos garimpeiros.

 No Maranhão o deputado Cleber Verde autor desse mesmo projeto foi um dos campeões de votos. Foi o terceiro colocado entre os 18 eleitos para o próximo mandato. Cleber foi reeleito com 126.896 (4,17%). A deputada Nice Lobão tambem do Maranhão e que sempre defendeu a causa garimpeira  foi a oitava mais bem votada. Recebeu 95.129 (3,13%) dos votos  válidos.

 Ainda pelo Maranhão o senador Edison Lobão defensor da causa garimpeira  em mais de 30 anos de vida publica  foi o senador mais votado da historia do estado com 1.702.085, mais do que recebeu a governadora Roseana Sarney que venceu no primeiro turno com 1.459.792 (50,08%)  dos votos validos. Lobão ainda vai continuar no Maranhão por conta do segundo turno para  ajudar a eleger Dilma Presidente.

 No Tocantins o senador João Ribeiro, ex- garimpeiro e ex-tesoureiro da Coomigasp foi reeleito para mais um mandato com 375.090 (27,96%) dos votos do povo tocantinense. Outro senador que sempre apoiou a causa garimpeira que foi reeleito  trata-se do senador Romerio Jucá de Roraima  com 118.481.

O deputado Pepe Vargas (PT-RS) que é o presidente da Comissão de Finanças e Tributação e relator do PL 5227/2010 que institui uma aposentadoria aos garimpeiros e uma pensão vitalícia aos ex-garimpeiros de Serra Pelada foi também reeleito  com 120.707  votos do povo gaucho. Pedro Paulo Delfino votou nele.

Já o deputado Paulo Rocha (PT-PA) que  foi  contra a aposentadoria dos garimpeiros ficou inelegível como candidato a senador  recebendo apenas 1.733.376 votos que ficaram perdidos. Como se vê, ganhamos mais que perdemos . Daqui para frente a Agasp Brasil volta com toda força dentro da Câmara e do Senado para aprovar o maior dos direitos  do povo garimpeiro do Brasil que e a aposentadoria.

Publicado no dia 4 de outubro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
LOBÃO: UM SENADOR BOM DE VOTO ELEITO PARA O SEU QUARTO MANDATO NO SENADO DA REPUBLICA
O senador eleito Edison Lobão obteve ontem uma estrondosa vitoria nas urnas com 1.701.739 de votos  e assumirá pela quarta vez o cargo no Senado Republica. Após a apuração dos votos  computados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão que confirmou a sua reeleição deu entrevistas mostrou-se bastante feliz com a enorme votação que obteve. O senador teve mais de um milhão e meio de votos e foi o mais votado do que a própria Roseana Sarney que se reelegeu em primeiro turno com 1.459.457 votos. Lobão também conseguiu levar junto com sigo para o Senado  o candidato João Alberto Sousa. “Recebo [o resultado da eleição] com extrema alegria e agradecido a Deus e ao povo da minha terra. Isso me deixa profundamente feliz” disse Lobão.

Durante todo o período de campanha ninguém tinha duvida de que no final da corrida eleitoral Edison Lobão conseguiria ser  um dos senadores  mais votado proporcionalmente do Brasil. Os 217 municípios maranhenses votaram em peso no ex-governador do Maranhão e ex-ministro de Minas e Energia que retorna para o seu quarto mandato de senador da Republica. O povo garimpeiro de Serra Pelada que reúne cerca de 25 mil famílias  que moram no Maranhão deu a sua contribuição nesta  extraordinária votação de Edison Lobão.

AIRTON PORTILHO
O líder garimpeiro Airton Portilho (PDT) conseguiu apenas 1.292 votos durante a apuração realizada pelo Tribunal Regional do Tocantins na noite de ontem. Apesar de ter conseguidos apenas 0,17% dos votos validos , ainda assim, a participação de Airton neste pleito de 3 de outubro  foi de grande importância para a categoria garimpeira de Serra Pelada que começa a  despertar e  estimular candidaturas  dentro do próprio  movimento. A  Agasp Brasil  entende, que, quem concorre uma eleição seja para que cargo for pela primeira vez, não perde a eleição:ganha. Não vamos abrir mão do nome de Airton para projetos futuros. Os que votaram em Airton o agradecem pelo seu empenho nesta grande e acirrada luta. Valeu companheiro!!

JÁ O NEUTON...
io ou porque o candidato desistiu da candidatura. O site do TSE (  Tribunal Superior Eleitoral) traz no  seu rodapé da pagina de  confencia dos votos  que:  "O(s) candidato(s) que aparece(m) com zero voto pode(m) não ter votação ou estar em uma das seguintes situações: indeferido com recurso, renúncia ou falecimento após a preparação de urnas". Como Neuton não morreu, a  renuncia foi a mais provável ter acontecido. Ele  retirou a candidatura  e continuou fazendo  de conta que era candidato para o nosso povo e fazendo todos  de besta. Isso  é demais para o nosso fígado.  Uma tremenda  sacanagem com todos aqueles que perderam seus votos   numa candidatura fantasma , alem de ser um tapa na cara de todos nós  que confiamos  e chegamos até brigar com pela candidatura de  Neuton. Nos  sentimos literalmente  traídos. O sujeito  tripudiou de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!