segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"SE DEUS É POR NÓS QUEM SERÃO CONTRA NÓS?"


Publicado no dia 6 de novembro de 2010 às 0:00 por Toni Duarte.
"SE DEUS É POR NÓS QUEM SERÃO CONTRA NÓS?"
* POR NILBERT SANTOS
Toni Duarte, se tem alguém para ser reconhecido como o maior líder da luta garimpeira de Serra Pelada essa pessoa é você. Você não só encheu a gente de esperança como ajudou o nosso sonho a se realizar. Acompanho a tua luta em defesa de nós garimpeiros desde a época da readequação quando milhares estavam de fora do quadro da Coomigasp  por imposição do Curió. Você ajudou a organizar e fortalecer ao mesmo tempo o sindicato do Maligno. Pena que o sujeito traiu o povo garimpeiro. Por causa disso  você criou a Agasp e hoje ela se tornou a entidade de maior referencia do povo garimpeiro, não só de Serra Pelada, mais como de todo o Brasil.

Com a Agasp foi possível você lutar com coragem e inteligência como os grandes líderes lutam por uma causa.  Em 2007 foi pra cima do governo federal para que a Coomigasp tivesse o direito de ter um alvará de pesquisa.  Reagiu duro contra aqueles que de forma criminosa queriam empancar o sonho de se ver um dia o garimpo de Serra Pelada voltar a produzir.  A Agasp Brasil foi o instrumento necessário e  decisivo para que  houvesse a intervenção na cooperativa e que em seguida fossem realizadas eleições limpas , seguras e democráticas  como aquelas que acabou elegendo o atual presidente Gesse Simão. Sem duvida você foi o grande responsável por isto.

O seu gesto para com o nosso povo não parou por aí. Não parou enquanto o governo federal, através do MME,  não  desse uma Portaria de Lavra para que os garimpeiros tivesse o direito de explorar a sua mina através do processo mecanizado. Foram dias de agonia, aqueles que antecederam a liberação dessa outorga. Mas fomos vitoriosos. Apesar de todas as suas boas lutas que só tem  beneficiado o povo garimpeiro, no entanto, a mais emblemática e mais sublime de todas,  é a sua luta diária  pela direito a aposentadoria.

Você é quem mais luta com muita determinação para que o velho trabalhador garimpeiro em nosso País tenha direito de se aposentar  e que o ex-garimpeiro  irmão nosso de Serra Pelada seja ressarcido por tudo que sofreu no garimpo com uma justa  pensão vitalícia. Essa vontade  sua , Toni Duarte, é quase uma profissão de fé.

Há  aqueles  que apenas  gestam  um filho e  aqueles que cuidam  do  filho para que ele cresça e se fortaleça na vida. Você cuida desse  projeto de aposentadoria de autoria do eminente deputado Cleber Verde como se fosse o  verdadeiro pai que cuida para que ele seja aprovado. Pudemos ver a sua reação de coragem ao ir para o enfrentamento  contra o deputado Paulo Rocha do Pará quando de forma infeliz afirmou  que  se o projeto fosse aprovado causaria um rombo na Previdência. Provou que ele estava enganado.

 Fez o mesmo enfrentamento contra o deputado gaucho Pepe Vargas ao sentir que  fazia pouco caso do valoroso projeto e do poder de organização da categoria. Milhares dos nossos irmãos garimpeiros puderam acompanhar  a sua brilhante defesa em prol do direito a aposentadoria dentro de uma audiência publica da Câmara dos Deputados instalada para debater a questão. Depois desse ato, deputados que eram contra passaram a ficar a favor da proposta.

Ganhou aliados de peso na luta em favor de um dos mais sagrados direitos que possa se dar a um trabalhador no final da vida. Quando acesso  hoje  o seu blog e leio um artigo seu falando do progresso que ora chega a Serra Pelada, gerando renda e emprego para a população de um dos municípios mais pobre do Pará, me leva  a uma profunda reflexão. Esse mérito, sem duvida, caro  amigo Toni Duarte, é todo seu. Falo isso com toda convicção que é a mesma dos milhares que te acompanham e te aplaude.  Como garimpeiro e como Pastor Evangélico posso dizer encerrando o meu pensamento, que, assim como Deus escolheu homens especiais para conduzir o seu povo a terra prometida de Canaã, Deus escolheu você, Toni Duarte , para conduzir  o povo garimpeiro de Serra Pelada a essa grande vitoria. Se Deus é por nós quem, será contra nós?

Nilbert Santos é Pastor Evangélico,
Dirigente da Agasp Regional de Imperatriz
E sócio da Coomigasp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGASP agradece seu interesse!